13.10.2014

10 Dicas Pra Fazer Uma Escova de Salão em Casa!

Nunca tive coordenação motora pra segurar o secador e a escova ao mesmo tempo, tanto que tempos atrás pensei em comprar uma escova rotativa (a minha já tá pra chegar !), porque aquilo facilita muito a vida.

Mas, enquanto fiquei na enrolação, me decidindo pela marca e modelo (ôoooo trabalho!), tive que “aperfeiçoar” minha escovação, porque a coisa era um desastre: a raiz ficava lisinha, mas o resto do cabelo parecia que eu tinha penteado seco, sabe como é? Ficava uma farofa! Fora que perdia muito tempo, o que também é um problema.

Pra que a coisa fique minimamente digna, olhem só as dicas que funcionam comigo:

escova de salão em casa

1. A lavagem

Pois é, a coisa toda já começa na lavagem! Se não removo todo o acúmulo de oleosidade, que no meu caso se concentra na raiz, a escova não dura e o liso fica esquisito, ensebado, sabe? Por isso gosto de usar um pré shampoo antes (falei dele aqui), e se não tiver nenhum uso o shampoo “normal” duas vezes, lavando bem a raiz.

Falando em lavagem, é essencial que o cabelo seja bem lavado e enxaguado, e isso significa enxaguar o shampoo e o condicionador até que a água “desça” cristalina, sem resíduos, senão o cabelo acaba ficando “pesado”.

2. A escolha dos produtos

Essa é uma dica que quase nunca consigo seguir porque preciso testar muitas coisas pro blog, mas faz muita diferença quando, antes de escovar, lavo o cabelo com shampoo e condicionador que garantem um efeito mais liso, tipo os que falei nesse post aqui.

escova de salão em casa

3. Encharcado não!

Ao terminar de lavar o cabelo é preciso remover o excesso de umidade com uma toalha. Depois disso sempre espero o cabelo secar um pouco ou seco com o secador “de longe”, mas sem escovar, porque já notei que se escovo com os fios muito molhados eles ficam oleosos mais rápido, e isso acontece porque o tempo de exposição ao calor térmico acaba sendo muito maior, e isso estimula a oleosidade.

4. O protetor térmico

Antes de começar a escovar é preciso usar um protetor térmico pra proteger os fios do calor térmico. A maioria dos produtos oferece benefícios extras, como o controle do frizz e maciez, e existem vários leave-in que já vêm com essa função. Pra quem quiser opções, tem um post aqui com os que mais gosto.

Aqui é preciso fazer uma ressalva: protetor térmico não é igual a produto termoativado, embora um mesmo produto possa ser as duas coisas ao mesmo tempo. O protetor térmico protege os fios do calor térmico, enquanto que o produto termoativado depende de fonte de calor pra agir.

5. O defrizante

Pra quem tem cabelo cheio, cacheado ou indomável, o defrizante é uma “mão na roda”! É que ele consegue relaxar os fios temporariamente (até a lavagem seguinte), e isso facilita demais a escovação, além de deixar o cabelo liso mais facilmente e ajudar no controle do frizz.

O ideal é que o defrizante ofereça proteção térmica, porque aí já vai o “pacote completo” em um só produto, né? Já falei mais sobre ele nesse post aqui.

escova de salão em casa

6. O milagreiro

Já testei muitos produtos pra ajudar na escovação, mas nenhum se compara ao Healing Smooth Smoother Straightening Balm, da L´anza! No meu cabelo ele faz milagre, porque é tudo ao mesmo tempo (defrizante e protetor térmico) e  ajuda absurdamente na escovação, deixando o cabelo mais liso, e por mais tempo. Tem resenha dele aqui.

7. O jeito certo de secar

Essa é uma dica boba, mas se você não faz certo o cabelo vira uma farofa, e eu, lerda toda, fiz errado por muito tempo! É o seguinte, o secador precisa ficar posicionado na diagonal, de cima para baixo e não o contrário, senão os fios secam desalinhados e “farofados”, sabe?

Outra coisa é que não pode “encostar” o secador no cabelo, tem que deixar um espaço de uns 15 cm, principalmente quando estamos secando a raiz, senão ela fica oleosa.

Ah, e separe o cabelo em partes pequenas, nada de pegar grandes porções de cabelo pra escovar de vez senão os fios não ficam totalmente lisos. Pra isso, primeiro separe os fios em 4 partes, duas superiores e duas inferiores, prenda todas todas e comece sempre a escovação pelas inferiores, que devem ser divididas em várias outras “partes”.

8. O jato frio

Quando a escova tiver pronta, com os fios já lisos, finalize com um jato de ar frio. É outra coisa que parece besteira, mas que faz diferença, já que ajuda a evitar os fios espetados e sela as cutículas.

escova de salão em casa

9. Escolha a escova certa!

Já faço um post sobre os melhores tipos de escova pra cada cabelo e pro efeito desejado, mas li uma vez numa matéria do cabeleireiro  Sérgio Yamashita que quanto maior a escova mais liso fica o cabelo, e desde então tenho usado uma escova grande e noto que o cabelo fica mesmo mais liso e com um efeito mais “solto”, entende? Isso só não funciona bem pra quem tem o cabelo curtinho, mas no próximo post explico tudo direitinho, tá?

10. Pra finalizar

Acabou tudo? Aplique umas gotinhas de óleo nas mãos e passe nos fios, preservando a raiz, pois isso ajuda a controlar o frizz.

Ah, já fiz um post aqui com 5 dicas pra escolher o melhor secador, e já que vou fazer da escova, pensei em fazer da chapinha e do modelador, o que vocês acham? Alguém tem mais alguma dica? Compartilhem aí!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
44 comentários
  1. Ana Paula  13/10/2014 - 12h13

    Oi, Ju,

    Sou aqui de Santos, litoral de São Paulo. Faz tempo que gostaria de comentar, acompanho o seu blog já a alguns meses e adoro! Parabéns!

    Eu tenho a escova rotativa a minha veio com 2 escovas uma grande e outra média e facilita muito a minha vida. Tenho bastante cabelo, seco um pouco com o secador e quando já esta quase seco uso a escova para modelar e fica um espetáculo.

    Boa semana e bjs

    • Ju  13/10/2014 - 14h56

      Oi Aninha, tudo bem?
      Que bom saber disso, obrigada minha flor! :)
      A sua é qual????
      Beijos

      • Ana Paula  13/10/2014 - 15h49

        OI Ju,

        A minha escova é da Arno, faz uns 3 anos que eu tenho essa escova, várias amigas minhas compraram na mesma época mas da Polishop, mas a da Arno é mais potente e vem com 2 escovas de tamanho diferente.

      • Ju  13/10/2014 - 15h56

        Obrigada Aninha!

  2. Vanessa Aquino  13/10/2014 - 12h37

    Ju, no começo eu tbm fazia tudo errado, e os meus cabelos acabaram estragando demais, principalmente nas pontas (e ainda estão, rs)
    Mas agora melhorei mais, rsrs É só com a prática mesmo Ju, não tem jeito!
    Ah, esse defrizante da alta moda é bom mesmo?
    Hein, hoje irei testar o óleo de rícino nos cabelos, durante a noite, amanhã te conto o que achei tá? rs
    Beijo

    • Ju  13/10/2014 - 14h54

      Nessa, ele é bom usei só duas vezes e gostei!
      Me conta mesmo! Beijos minha flor

      • Emanuella  13/10/2014 - 16h59

        Ju, estou fazendo uma vez por semana, uma melecada que dá dando certo para o meu cabelo. Misturo Óleo de rícino, maizena, e maionese rsrs, coloco um pouco de creme e misturo deixo no cabelo por umas duas horas, depois lavo e hidrato, fica super alinhado com brilho e peso, a parte ruim é a melecada toda que faz, mas resultado estou amando.

  3. Carla  13/10/2014 - 12h54

    Ju, a foto do Smooth da Lanza é do Thermal Defense, mas o que você usa e indica é o Straightening Balm, né?

    • Ju  13/10/2014 - 13h45

      Isso Carlinha, é que esse também é ótimo, mas não é a mesma coisa!

      • Carla  13/10/2014 - 14h08

        Ok, obrigada! Aproveitando, amei o post sobre a história do Blog! Me identifiquei em vários pontos rsrsrs. Beijo grande!

      • Ju  13/10/2014 - 14h53

        Carlinha, que bom saber disso! <3

  4. Lúcia Matos  13/10/2014 - 14h04

    Nunca consegui fazer escova do modo convencional. Graças a Deus inventaram a escova rotativa!
    Sofro da síndrome “das duas mãos esquerdas”…Rsss
    Super dicas!
    Show de post Juuuuu!
    Beijos ♥

  5. aline  13/10/2014 - 15h14

    Oi Ju, Não sei se você já usou, mas o spray defrizante termoativado da Acquaflora é mara!!! Bom e barato, fica digno de escova de salão, isso que eu também não consigo escovar meu cabelo com escova e secador, eu seco somente com secador e quando está quase seco passo a rotativa para modelar

  6. Kenya  13/10/2014 - 18h41

    Juu
    esses protetores térmicos e anti frizz servem pra fazer babyliss tbm? Gosto de espirrar nos cabelos secos e depois fazer o babyliss pra proteger mais, já que o baby “frita” o cabelo quase né
    hehe
    Acha certo?
    Beijos

  7. Tais Basso  13/10/2014 - 21h31

    Nossa… vou fazer essas dicas porque meu cabelo esta, ó!!! Rs.
    Beijos.

  8. Marcela  15/10/2014 - 20h45

    Ju,

    Boa noite, tudo bem? Primeiramente quero agradecer suas dicas. Já tive problema anteriormente com luzes e fiquei sem fazer por anos. Decidi tentar novamente, mas outra cabeleireira. Procurei todas as informações e conversei com clientes. Estava tudo perfeito, até que meu cabelo puxou pro rosa em algumas partes. Aí houve a insistência para retirar (insistência da minha parte também) e meu cabelo sofreu corte químico, no dia não notei, mas no dia seguinte entrei em desespero ao lavar o cabelo, estava um “chiclete”. Uma amiga indicou seu site e hoje, após somente 4 dias, já estou com o cabelo muito melhor, não tem aquele efeito elástico e nem está quebrando ou parecendo palha. Consegui até tirar o rosa, que fazia questão de aparecer a todo instante e que me matava de vergonha.
    Segui suas dicas, mas de maneira errada… Fiz uma sobrecarga de tratamentos, primeiro hidratação, depois reconstrução, depois umectação e novamente hidratação. Sem pausas, mas era tanto o desespero, que somente agora estarei dando as pausas.
    Usei a dica da Glicerina, do Bepantol, da Queratina, da matização com DiaRichesse 9.01 e muitas outras. Já li quase todos os posts e estou “in love”!!! A-DO-REI
    Bjs e obrigada

  9. Loraine  18/10/2014 - 11h33

    Ju minha progressiva está apenas nas pontinhas, estou me livrando dela com muito sacrifício, porém estou quase desistindo porque minha raiz está horrível, ela está meio dura sem maleabilidade sabe? você teve/tem esse problema? alguma dica?

    • Ju  19/10/2014 - 14h10

      Lo, é assim mesmo, é péssimooo! Mas eu seguro a onda tratando, fazendo umectações…

  10. Janaina  21/10/2014 - 11h21

    Ju, adorei as dicas, eu mesma tento domar meu cabelo, tem dias que fica parecendo que fiz num salão, mas tem dias que não acerto…Só tenho uma dúvida, qual a posição certa do secador? Não consegui entender, poderia postar uma foto?
    Bjs

  11. Rita de Cássia  28/10/2014 - 08h53

    Oi Ju, sua escova já chegou? qual é? principalmente, gostou? rsrs Beijooos

  12. Gizele  23/11/2014 - 18h31

    Olá!
    Então Jú, uso bastante minha escova rotativa, também seco um pouco com o secador antes de usá-la, é muito prática, porém noto que meu cabelo fica com as pontas ressecadas na primeira lavagem pós escova, uso ela mais de final de semana para a escova ficar perfeita, e durante a semana faço escova normal (com uma escova maior, inclusive esta sua dica foi boa porque eu estava procurando uma escova menor, acreditando que o resultado seria diferente..rs…). Também gostaria de dizer, que há dois meses estou fazendo o cronograma capilar e está sendo ótimo para meus cabelos, que mesmo virgens, ficam ressecados devido ao intenso uso de secador, chapinha e rotativa..
    Abraçod

  13. Vanessa Aquino  05/12/2014 - 11h08

    Ju, a sua escova rotativa já chegou? Já testou? Haha

    • Ju  14/12/2014 - 19h42

      Já Nessa, tô gostando, bora ver se dura! rs

      • Danni  26/01/2015 - 15h09

        Qual a marca da escova rotativa você comprou?

      • Ju  26/01/2015 - 15h09

        Ga.Ma Dani!

  14. Aline Fer  06/12/2014 - 10h02

    Que ótimas dicas, te acompanho desde o Patricinha Esperta (há uns 2 anos qdo comecei a ficar loira). Faz 6 meses que não faço progressiva, e realmente estou pensando em não fazer mais, estava precisando desta dica. Aí mesmo que eu não farei. Mechas loiras e progressiva não combinam, custou mas agora que isto entrou na minha cabeça. Hahaha. Bjs Ju

  15. Bruna C  07/12/2014 - 23h25

    Oi Ju! Nossa conheci seu blog agora e já adoro! Fiquei loira faz duas semanas e antes de ficar, li quase todos os posts que você faz sobre o cabelo loiro e o trabalho que dá rsrsrs.
    Eu tenho o cabelo fino, mas após as luzes senti que engrossou um pouco mas pode ser impressão minha. De qualquer forma, estou em dúvida quanto a máscara de hidratação. Estou pensando em comprar ou a da lanza moi moi que você fez um post dela e falou super bem ou da Joico moisture que disse ser um dis seus preferidos no momento. Queria saber qual você me indicaria experimentar primeiro. E claro, sei que cada cabelo reage de uma forma mas queria sua opinião. Obrigada. Beijooos

  16. Raiane Marinho  11/02/2015 - 19h46

    Oi Ju, estou quase enlouquecendo com meus cabelos, durante 03 anos fiz definitiva, agora resolvi deixar meus voltarem ao natural, com o intuito de deixa-los louros após retirar toda a química , mas, eu não estou aguentando mais a minha raiz, meus cabelos naturais são somente ondulados, mas, mesmo assim fica uma diferença enorme, da raiz para as pontas, ai eu pensei em fazer selagem nos fios até a definitiva sair totalmente, me diz , terei problema? já ouvir dizer que a selagem sai depois de umas 20 lavagens, isso procede? desde já agradeço

  17. Maysa  07/05/2015 - 01h29

    Ju, Obrigada por tudo! tenho companhado o site, meus cabelos estavam ralos,ressecdos, cheios de pontas… hoje percebo que nunca soube cuidar!
    Desde que conheci seu site, meu cabelo é outro!
    Estou super sem grana, passando por uma crise (espero que momentânea), mas mesmo assim consegui mudar visivelmente meu cabelo, e até estou adiando o corte que achei que seria inevitável. Isso é outra coisa que tem me deixado mega feliz, estou conseguindo deixar crescer,,,,ebaaaa
    O dermatologista me ajudou também com a espirolactona e a troca do anticoncepcional que estou tomando e me ajudou no controle da oleosidade excessiva da raiz do cabelo e da pele, mas enfim… Vou contar minha maravilhosa rotina baseada no que aprendi com vc: agora lavo um dia sim, um dia não, e na véspera de lavar a noite durmo com as pontas do cabelo umectado no azeite de oliva extravirgem (coisa que já tinha em casa, gasto zero hehee), na manhã seguinte eu lavo bem com shampoo tranparente da seda mesmo, depois passo alguma máscara (pego tudo que tenho em casa, vou variando, não tenho mascara muito boa, só novex, amend, a melhorzinha é a pantene age defy, mas coloco glicerina e betantol, deixo agir) e ao secar e faço uma escova ‘mais ou menos’, pois não tenho muita pratica… aplico o all uniq one da revlon (meu unico investimento mesmo até agora…kkkk). Estou nessa rotina de hidratar e nutir e meu cabelo já está muuuuiito bom, macio, maleável, e agora vou investir numa reconstrução, pois as pontas ainda tem um pouco de pontas duplas e com aqueles pontinhos brancos que se partem… ainda não decidi se faço a primeira reconstrução/cauterização no salão e as demais em casa ou se já faço em casa mesmo com as receitas que vc ensinou… oque acha?
    Mas o que eu queria perguntar mesmo é o seguinte: graças a vc eu tb estou desistindo de fazer de novo a progressiva. Já faz um ano que não faço, devido aos problemas que te falei, meu cabelo tava diminuindo muuuuiiiito, além do ressecamento, detonado, afinando, partindo, etc etc, então dei esse tempo. O dermato falou que posso fazer sem problemas duas vezes ao ano, mas prefiro não fazer… Queria saber então se posso fazer escova todas as vezes que lavo o cabelo (dia sim, dia não) ou se isso também é prejudicial?
    O que mais vc indica pra mim, agora analisando o meu caso? rsrsrsrs… te agradeço muito desde já e confio muito em vc…beijinhosss

  18. JULIANE  23/08/2015 - 22h39

    oi eu quero fazer uma escova mais depois de 2,3 dias meu cabelo fica oleoso o que eu faço??????????

  19. Mary  01/10/2015 - 13h34

    Ju, qual escova rotativa vc acabou comprando?!

  20. ANA LUCIA GIDORINI = [ Lu ]  07/10/2015 - 01h31

    Olá minha QUERIDA , desculpe-me pela intimidade , mas , fiquei sabendo de sua existência ontem e hoje já nutro , sinto , UM ENORME CARINHO e um RESPEITO MUITO GRANDE por VOCÊ ! Porque uma pessoa que se dispõe a contar seus segredinhos pessoais e exclusivos livremente a todos , é com toda certeza alguém que só pode ter um CORAÇAO ENORME SEM UM PINGO de EGOISMO ou AVAREZA nesse PEITO ENORME. Logicamente que não tenho dinheiro para comprar sequer um produtinho dos CAROS indicados por voce . Mas quando eu tiver , já sei a quem recorrer ! Bom espero de coração que minha mensagem chegue até você , mas , sem pieguice e sim com muito carinho , afeto , admiração , pois , você de egoísta não tem absolutamente nada e isso é extremamente raro hoje em dia .E pra terminar , deixo estas palavras na mensagem exclusivamente escrita para você toda a minha amizade e carinho. Lu # GIDORINI A.L. # BEIJOS…….

  21. eliene de Almeida Brito  13/11/2015 - 07h03

    toda vez que escovo meu cabelo fica bom no dia no outro dia amanhece amassado quais os cuidados ao durmir

  22. Bianca.lima123456789@botmail.com  24/11/2015 - 12h54

    Adorei todo deu certo

  23. Rosana  09/12/2015 - 15h31

    Olá, adorei as dicas, por favor gostaria de saber se o tamanho das escovas dá para um cabelo mais curto. Bj

    • Ju  09/12/2015 - 15h43

      Ro, vou providenciar, pode deixar!
      Beijos

  24. Naira  04/02/2016 - 09h57

    Oi Ju! Comprei o shampoo hidrating detangling da avlon e o condicionador humecto porque estava atrás de um shampoo hidratante e me indicaram ele, mas já li que eles só devem ser usados se o cabelo está muito detonado. Você já usou esses produtos? Será verdade isso? Meu cabelo é seco e volumoso mas senti eles pesados. ..

  25. Tila Danek  23/05/2016 - 14h34

    Olá, boa tarde, estou pesquisando muito sobre produtos para cabelo porque deixei de fazer escova progressiva, estou curtindo muito suas dicas. E fiquei com uma duvida:
    – passo protetor térmico antes de secar o cabelo, mas logo depois, ou meia hora depois passo a chapinha, preciso passar novamente algum produto antes da chapinha ???

    E se no dia seguinte eu acordar com o cabelo de leao e só quiser passar um chapinha, que produto devo usar ?
    Duvida Cruel !!!! rs

    Obrigada

    Beijos

  26. caroline  13/07/2016 - 22h21

    oi td bem ju meu cabelo ta muito chiclete ja passei varios produtos e nao melhorou voce pode me ajudar?

  27. Alejandro  27/01/2017 - 23h44

    Essa dica das escovas foi muito boa. Eu acreditava que qualquer uma serveria.

  28. Estaelma  21/10/2017 - 15h59

    Estou começando agora e tenho muitas dificuldades em escovar cabelos

  29. Samara  29/01/2023 - 23h20

    Parabéns, adorei essas tecnicas de escovação de cabelo

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!