Vizcaya
03.11.2014

Como “Fazer” a Cor do Cabelo da Marina Ruy Barbosa?

Quando penso em cabelo ruivo penso logo na Marina Ruy Barbosa, que tem um dos tons mais lindos da vida! É uma “cor desejo”, sem a menor dúvida, tanto é que volta e meia recebo por aqui perguntas de como chegar nesse tom.

Pesquisei um monte e acabei encontrando a resposta em uma edição da revista Cabelos & Cia de junho do ano passado, e  também numa matéria do Juha Antero, do MG Hair Design, pra Vogue.

De acordo com a Cabelos & Cia, o esquema é esse:

cabelo da marina ruy barbosa

Cabelos “Virgens”

1. Se o seu cabelo é virgem e loiro: pra conseguir o tom da Marina é preciso usar a coloração 7.4 com oxidante de 30 volumes.

2. Se o seu cabelo é virgem e castanho de claro a médio: a coloração escolhida aqui é a 8.7, associada ao intensificador 0.4 e oxidante de 30 volumes.

3. Se o seu cabelo é virgem e castanho escuro: primeiro é preciso fazer uma “limpeza de tom” (deve ser feita em salão) pra deixar o fundo alaranjado e depois disso aplicar a coloração 8.44 misturada com a 7.7 e oxidante de 30 volumes.

Instruções gerais

1. O tempo de pausa será de 55 minutos se você já tiver fios brancos e de 45 minutos se não tiver.

2. A proporção de tinta pro oxidante vai depender da marca que for utilizada, e é importante que os dois sejam da mesma marca, já que foram produzidos pra atuar juntos. Pra quem usa a coloração da Wella, que é bem indicada, o ideal é 60 gramas de coloração pra cada 60 ml de oxidante.

Cabelos Coloridos

Se o seu cabelo não é virgem, se já recebeu coloração, luzes ou qualquer outro procedimento que altere a cor não importa em qual tom os fios estão, a coloração a ser usada será a 7.4 e o que vai variar é a volumagem do oxidante.

cabelo da marina ruy barbosa

No loiro (base clara) a coloração 7.4 deve ser aplicada com oxidante de 20 volumes. No castanho claro ou médio o ideal é fazer um “zigue-zague”, aplicando em algumas mechas a coloração 7.4 com oxidante de 20 volumes, e nas outras a coloração 7.4 com oxidante de 30 volumes.  Nos cabelos de base escura (castanho escuro) deve-se usar coloração 7.4 com oxidante de 20 volumes na raiz e coloração 7.4 com  oxidante de 30 volumes no comprimento.

A proporção da mistura é de 60 ml do oxidante para cada tubo de tinta, e a quantidade de tinta utilizada vai depender do tamanho e do volume do cabelo. Assim, quanto maior e mais volumoso for o cabelo, maior a quantidade de tinta e de oxidante.

O Que Diz o Juha Antero

Já o Juha Antero alerta que esse é um tom ( um ruivo mais claro, mistura de cobre com dourado)  “sólido”, então a tinta vai apenas acentuar as tonalidades já existentes no cabelo vez que seus pigmentos são mais translúcidos, o que significa que só cobre tons mais claros. Já pra quem tem cabelos escuros a indicação dele é fazer uma descoloração prévia pra que a cor “pegue nos fios”.

Quanto às opções de tinturas disponíveis no mercado, ele indica a Majirel 8.34, da L´Oréal, e a Igora Royal 9-7, da Schwarzkopf, pra chegar a nuance da Marina.

Outras Opções

Achou que complicou? Vamos complicar ainda mais! Já vi indicações de outras cores, e as duas que mais “batem” são a 7.34 e a 7.43 pra cabelos mais claros e a 8.34 ou 9.43 pra cabelos mais escuros.

cabelo da marina ruy barbosa

No caso dos cabelos escuros e tingidos, o ideal seria fazer a limpeza da cor com descolorante ou mesmo o Dekap Color, já que tinta não clareia tinta, né? Assim, remove-se boa parte do pigmento escuro, facilitando a aderência da coloração. Já nos cabelos mais claros o ideal é fazer uma pigmentação prévia, senão cor não vai fixar corretamente e  ruivo vai desbotar muito rápido.

Agora vem a pergunta mais importante: nessa farofa aí, quem é que tá certo? Todos, porque tudo vai depender do tom atual do cabelo, da “cor de base”, se tem ou não coloração, se existe resquício de coloração nas pontas, dentre outras coisas.

O que eu mais estranhei foi, no caso de cabelos escuros já coloridos, não ter, de acordo com a Cabelos & Cia, uma descoloração ou limpeza de cor prévia, porque tinta não clareia tinta, né?

Como as possibilidades são muitas, acho que o melhor, no caso de mudanças drásticas de cor, quando a gente quer exatamente “aquele tom”, é procurar um bom profissional, porque não existe “receita de bolo”, tudo vai depender do seu cabelo, sabe?

Se alguém já tentou fazer esse tom e conseguiu, deixa as dicas nos comentários!

+ Cabelos Ruivos

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Mayara Mello  03/11/2014 - 17h36

    Oi Ju,

    Sou loira e estou looouca pra colocar esse tom no meu cabelo, mas estou com aquele receio, sabe?
    Mas, estou criando coragem pra mudar na virada de ano, entrar 2015 com vizu novo, haha .

    Amei as dicas, vou falar com meu cabeleireiro.
    Beijos ;*

    • Ju  03/11/2014 - 18h03

      May, se fizer me mostra! :)
      Beijos

  2. Alana  04/11/2014 - 08h37

    Oi Ju!! Sou ruiva tingida e é exatamente como você falou não é receita de bolo, meu cabelo natural é castanho claro á médio e grosso então a 7.4 com ox de 40v não fica nem parecido com isso ai…resolvi descolorir até um fundo laranja porque cabelo grosso você sabe né ou ox de 40 ou descolore porque não abre bem não! Hoje uso a igora 8-77 com ox de 30v só na raiz e tonalizo o restante, mas ainda assim é um tom mais escuro que o da Marina… Acho que inspirações são válidas mas temos que conhecer nosso cabelo e entender o que é possível fazer com ele, a cor é linda mas cada cabelo é diferente na textura, porosidade, espessura…então nem sempre fica igual! Beijos!

  3. Audrey Betarelli  04/11/2014 - 11h09

    Ai que cabelo lindooo. Parece que não tem quebrado nenhum né? Super bem tratado!
    Uma vez (há uns 20 anos) o meu ficou parecido, com a coloração Colorly Italy. Só que p/ recolorir depois com outra cor é um parto! :)

  4. Suzana Santana  05/11/2014 - 04h01

    A cor natural do meu cabelo é castanho médio, a primeira vez que pintei, usei um tom bem vermelho (666), depois fui morena (preto azulado), loira, castanha e sabe lá Deus mais o quê…
    Atualmente eu uso a cor (6646)louro escuro cobre vermelho intenso – cereja (que nome gigantesco hein… rsrsrs), ou seja, já tenho um tom ruivo, mas quero a mesma cor do cabelo da Marina Ruy Barbosa.
    O que devo fazer ? Descolorir pra depois pintar, aplicar direto esse outro tom de ruivo ou nada disso ?

  5. Anna Carolina Braun  18/11/2014 - 09h57

    Oi Ju!
    Eu nasci ruiva, mais depois meu cabelo escureceu um pouco, ele só ficava ruivo no sol, ou em foto com flash, ai como eu queria dar um mudada no cabelo, vi um amenina com o cabelo ruivo e perguntei qual tinta ela usava, comprei e usei a tinta IGORA Royal 7-77, essa tinta é ótima, deu muito certo no meu cabelo. Ficou da mesma cor que o da Mariana Ruy Barbosa.
    Beijo

  6. luiza  12/12/2014 - 16h05

    Oi então eu sou loira natural tipo puxado pra dourado e eh virgem fui na loja e a mulher disse que eu poderia usar a 7.4 pra chegar nesse tom e a água ox 40 será que da certo ?

  7. Cristina garcia  07/02/2015 - 17h56

    oii boa tarde!!bom meu cabelo, ate hj, era num tom muito parecido com o da Marina, eu uso a numeração 8.4 com ox de 40, soh uso na raiz e no restante do cabelo uso um tonalizante da Kerathom, cobre ruivo natural, minha raiz natural eh castanho avermelhado ja as pontas tinham luzes loiras

  8. Thainá  15/07/2015 - 14h32

    Oi, meu cabelo tem mechas finas de loiro e quero virar ruiva o que faço? Já tive pesquisando e vi que no loiro o ruivo desbota… Também vi varias indicações para usar a majirel 7.4 mas não acho a majirel só outras tintas 7.4, tem alguma diferença de cor? bjos, te adorei :D

  9. Francielle  04/11/2015 - 17h20

    Oi. Eu tinha cabelo loiro descolorido, a umas duas semanas tentei pintar nessa tão sonhada cor de ruivo, mais não chegou esse tom. Ficou um ruivo mais escuro. Oq preciso fazer pra conseguir chegar nessa cor ?

  10. solange silva  24/11/2015 - 15h06

    Fui loira a vida inteira…ate que perdi o medo e fui direto para o ruivo…colorii com 8.43 ficou lindooo .o oxi que usei foi o de 30 so que desbotou muito rapido.ai fui para o 7.4 e oxi de 30ficou show.e nao desbotou tai rapido…

  11. leiliane  01/12/2015 - 20h40

    Olá boa noite meu cabelos esta ruivo muito escora usa a 8.4 quero fica com o mesmo tom que a Marina qual devo usa socorro urgente ..

  12. Jessica  09/12/2015 - 15h13

    Oi estou com um bebe de 1 mês e 20 dias queria saber se posso fazer, quero muito pintar meu cabelo dessa cor e já ouvir falar que tem uma tinta própria pra mulheres que estão amamentando, queria saber se você sabe que tinta e essa é qual a tinta tenho que usar ?

  13. Deborah Alves Martins  15/03/2016 - 10h09

    Oie Juh, eu cabelo Preto natural nunca pintado antes,
    gostaria de saber o tom que posso passar para que o
    meu cabelo fique como da Mariana Ruy Barbosa.
    Oque faço?

  14. Daniela  22/03/2016 - 21h12

    Acho que as dicas servem para ver as possibilidades, mas a primeira coisa é testar para que tom seu cabelo abre quando descolore. Mesmo usando ox de 30 com tintura, é uma espécie de “descoloração”, pois essa volumagem serve pra clarear.
    Outra coisa é que cabelos castanhos tendem a acobrear, mesmo sem final 04 depois de uns 15 dias, é e importante lembrar que, na maioria das vezes, a cor que mais se sobressai é a que se revela depois das três primeiras lavagens.
    Meu cabelo é castanho médio, uso 7.1 com ox de 30. Misturei com 3 cm de 7.3 e acobreou além do esperado por causa do fundo de clareamento cobre que tenho.

  15. Daniele Tavares  17/06/2016 - 22h01

    Tenho o cabelo castanho claro, queria pintar essa cor de cabelo, mais não achei a tinta e comprei acaju provocante… Vc acha que vai da certo? E meu cabelo é virgem!!! Mim responde por favor bjs

  16. Marcella Regina Becerra  18/07/2016 - 10h14

    Ju bom dia! Eu tinha mechas nos cabelos, e passei a 7.4 para ficar ruivo, a raiz ficou linda, bem ruivo igual eu queria, mas o comprimento ficou meio apagado, e agora q já faz 1 mes que pintei, as pontas estao praticamente sem nenhuma coloração, e o meio está o ruivo apagado e a raiz crescida .. meu cabelo natural é loiro escuro .. o que eu faço pra conseguir agora esse ruivo perfeito? pensei no 7.34 mas nao sei se vai ficar bom .. pode me ajudar? :D

  17. anja  17/04/2017 - 18h42

    Amei as dicas, vou fazer tudo isso essa semana :)

  18. Ana Vitória  27/06/2017 - 21h19

    oi Ju,
    Entao tenho luzes no meu cabelo ja estou com 4 dedos de raiz , ja faz 6 meses que fiz as luzes e queria muito atingir esse tom de ruivo da Marina Ruy Barbosa como devo fazer?

  19. Maria Helena Souza  14/05/2018 - 21h32

    Quanos fica muito vivo oque devo fazer para ficar mas
    Natural?

  20. maureen  11/03/2019 - 10h15

    Vou pintar, mas só com tonalizante!
    Meu cabelo é loiro natural, virgem, será que pega? nao queria usar tinta pra não danificar tanto pois meu cabelo é mt fino!
    Vou tentar o 7.4 da Loreal!
    Obrigada pela dica <3

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…