Prometi a receita de iogurte grego lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) tem uns 10 dias já, mas só esse final de semana consegui fazer e fotografar tudo certinho, porque sempre esquecia alguma coisa, sabe? Aliás, esse final de semana fiz várias receitinhas, então a semana será recheada!
Como pra fazer o iogurte grego é preciso fazer, primeiro, o iogurte natural, resolvi colocar a receita dos dois de uma vez. Vamos lá!
Iogurte Natural
Fazer iogurte é a coisa mais simples, fácil e barata do mundo, olhem só:
Vocês vão precisar de:
- 2 litros de leite
- 1 pote de iogurte natural (com fermento lácteo/lactobacilos vivos)
Só faço com leite de caixinha (não pode ser em pó!), e uso o integral, mas pode usar o desnatado sem problemas. O Iogurte precisa ser natural, aquele sem corantes, sem açúcar ou adoçante e sem sabor, tá? Pode usar o desnatado, mas fica mais ralo.
Coloque o leite numa panela e leve ao fogo, deixando lá até um pouco antes de ferver e desligando o fogo em seguida. Quem tiver termômetro culinário (não tenho), deixa até 85º.
Espere o leite esfriar até que você consiga colocar o dedo dentro sem queimar (pra quem tiver o termômetro, é 45º). Quando chegar nesse ponto despeje o iogurte (em temperatura ambiente) na panela de leite e mexa bem.
Tampe a panela e coloque-a num isopor, preferencialmente com água quente. Eu nunca lembro de colocar a água quente, mas coloco a panela tampada dentro do isopor, tampo o isopor e deixo lá até que o iogurte fique consistente.
Se não tiver isopor em casa, enrole a panela em uma toalha e coloque no forno, preferencialmente com a luz (do forno) acesa.
O tempo que ele vai ficar lá varia muito, mas é, geralmente, em torno de 10 horas. Pra saber se já está na hora de tirar é só olhar a consistência.
Pra ficar bem cremosinho, é só usar um fouet (batedor de arame) pra misturar, daí é colocar na geladeira e tá pronto!
Eu coloco em vasilhinhas pequenas, de consumo único, e se você não tiver recomendo que coloque em algum vaso (com tampa) tipo garrafinha. Esse tipo de vasilha é melhor pra evitar contato com algum tipo de talher, o que acabaria contaminando.
Você pode, quando for servir, acrescentar açúcar, adoçante, polpa de frutas, frutas, o que quiser. Prefiro fazer isso no momento de servir pra evitar que ele acabe azedando.
Iogurte Grego
Gostou do iogurte natural mas quer fazer o grego? É mais simples ainda e você só vai precisar “drenar” o soro do iogurte pra que ele fique mais grosso!
Pegue uma panela ou recipiente mais fundo, encaixe uma peneira e forre-a com aqueles paninhos de fabricar queijo, que são bem finos, com uma fralda (nova e usada só pra isso, claro!) ou um pano de prato mais fino (novo e usado só pra isso).
Aí é só colocar na peneira forrada aquele iogurte natural que você fez, tampar e deixar na geladeira por 3 ou 4 horas. Após esse período o soro terá “descido” e o iogurte grego está pronto!
É só colocar em um recipiente e usar um fouet pra misturar, guardando em seguida!
Tanto o grego quanto o natural aguentam, em tese, 10 dias na geladeira, mas aqui em casa sempre acaba em 5 dias,então não posso afirmar.
Quando ao rendimento, no caso do grego cai pela metade, então dois litros de leite rendem, mais ou menos, 1 litro de grego.
Adoro essa receita e faço toda semana! Alguém já fez?
Beijos
Ju
Obaaa bora fazer iogurte grego… a forma de fazer o iogurte natural eu já sabia, mais o grego é super fácil vou tentar e te conto Ju.
Sa, fácilll demais, e fica tão gostoso!
Hummmmm, delícia vou fazer o iogurte grego. Ju bkjs.
Ju sou intolerante a lactose, porém amo iogurte, vou tentar adaptar a receita pra mim, usando iogurte natural sem lactose e 2 litros de leite sem lactose. será que vai dar certo?
Erica, tenta e me conta!
Minha mãe fazia essa receita …quanta Saudades! Na epoca era mais barato.iogurte era muito caro eu adorava ess iogurte!
Di, amo esse iogurte porque os de mercado fico enjoada do gosto do açúcar e do adoçante!
Hum que dili ! Vou fazer pois se torna bem mais barato do que comprar o grego pronto, e aqui em casa, haja potinho de iogurte grego rsrsrsrs
Oi! Não conhecia a receita, super interessante mas cheia de passos! ;) Beijoo!
http://makempauta.blogspot.com.br/
Que delícia! Adorei a receita, Ju. Meu pai fazia isso direto, mas deixava na geladeira por uma semana tampado, e virava coalhada, que também era uma delícia. Vou tentar hoje mesmo!
Visite meu blog, no último post falei de você: http://www.hypefemme.com.br
Beijos
Pati, adoro coalhada! <3
Ah, já vou olhar!
Beijos
Amei, JU! Farei e vou te contar. Amo o grego de mercado, esse feito em casa deve ser melhor ainda, ne?
beijão
Kah, eu acho uma delícia! Aí você pode adoçar e colocar polpa de frutas, sabe?
Valeu Ju!! Tava mesmo esperando essa receitinha! Só falta a maionese caseira agora #maisenjoadalogo kkkk. Bjao
Ju, gostei de saber como fazer o grego, mas o natural eu faço de maneira muito mais fácil… vou explicar, se vc quiser testar. 1 l leite caixinha na temperatura de geladeira – misturar com 1 iogurte natural (uso paulista ou da fazenda), e 2 colheres de leite em po (para dar uma encorpada no iogurte). Ferver 1 l leite. Misturar muito bem os dois leites. Isopor como vc faz… 6a8 h pronto… qdo vc mistura o leite a temp geladeira, iogurte e o leite fervendo, chega na temperatura ideal para fazer iogurte. depois diz se fez, please! bjs Cris
Cris, vou testar!
Oi Ju, amei a receita, essa semana vou fazer, com certeza vai ficar uma maravilha. Parabéns pelo trabalho, beijoss.
Obrigada Tami! E me conta se gostou! <3
Beijos
oi Ju sua linda sddes de vc eu amo fazer esses iogurtes caseiros…mas me tira uma duvida porque tem k deixar no forno com a luz acesa? se vc puder me explicar e o isopor tem k ser tambem um dos 2??/ porque? bjux
Lia, linda, saudade dupla! rs
É pra manter a temperatura, aí anda mais rápido, mas pode ser sem a luz mesmo!
Olá!!
Também faço em casa os dois, o grego só descobri a pouco tempo como fazia, porque no mercado eu acho caro, então comecei a fazer. E o iogurte caseiro sempre fiz e agora tenho uma iogurteira que mantém a temperatura constante e fica perfeito, não tem erro. É da marca Izumi, muito boa! Recomendo!! Abraço!!
Oie Ju!
Tudo bem? Já te seguia por causa das suas super dicas de beleza! Agora tbm tô te seguindo por causa dessas receitas deliciosas! Sua Ana Maria Braga do blog!kkkkkkkkk
Martinha, sua linda, aliás, “Namariaaaa”, que bom saber disso! <3
Beijos
Ju sou sua fã! Desde que descobri seu blog ficou favoritado no meu pc rs fiz receitinhas infinitas, li praticamente o blog inteiro rs.
Amooo suas gambis rs ainda bem que temos pessoas como você com ótimas ideias de soluções alternativas!
Fiz essa receitinha e ficou delicioso! Misturei uma geléinha de framboesa e ficou mara, agora em casa é produção de iogurte toda semana forever rs to trazendo para o trabalho pra comer de lanchinho da tarde.
Beijos :)
Oi Su, que alegria saber disso! <3
Menina, eu tô viciada no iogurte, faço todaaa semana! É bom, né? E bem mais "fresco", sem conservantes, adoçantes, corantes...
Ju, vc salvou a minha vida! to em dieta cutting e ninguem aguenta pagar o preço de iorgut natural e grego pra comer varias vezes no dia e todos os dias. Vou fazer amanha mesmo! Adoro seu Blog *-*
Me conta o que achou Ma!
Beijos
Ju , a gelatina diet está inclusa nessa alimentação que ‘prioriza’ as proteinas ? Estou fazendo a alimentação assim tbm , porem estou achando mt dificuldade em achar alimentos que eu possa comer no decorrer do dia e que não tenha carbo , meeee ajuda ?
Jú.. fiz com iogurte desnatado (que era o que eu tinha em casa), porém usei leite de gado (moro numa cidade pequena que ainda vende leite na porta kkkkkkk), porém usando 1,2l de leite. Ficou ótimo. Na próxima vou tentar fazer o grego.
Obrigada pelas dicas!!!!!!
Oi Ju!
Me diz uma coisa, o seu iogurte fica levemente ácido?
O meu fica =~~
Fica sim Bru, como todo iogurte natural! Ele é “base”, aí vc usa geleia, frutas e/ou açúcar!
Beijos
Oi Ju, é meu primeiro comentário, mas entro aqui quase todo dia. Se eu tivesse que dizer apenas uma palavra em relação ao blog seria: AMOOO!!!
Tenho feito sua receita de iogurte sempre. Foi super aprovada aqui em casa. E, como eu também não como carnes, esta receita caiu como uma luva, pq assim aumento a ingestão de leite (é que eu não sou muito chegada em leite… mas iogurte não tem como não gostar né?).
Ah… muito obrigada por suas dicas… meu cabelo e minha pele agradecem! Beijos.
Olá. Gostaria de saber como acrescentar a polpa no iogurte? Quero acrescentar a de tamarindo. Só é misturar a polpa no iogurte?
Oi Ju, tudo bem? Em primeiro lugar amo seu blog, parabéns. Eu fiz essa receitinha duas vezes, a primeira com leite integral e a segunda com leite desnatado. Na primeira demorou 10 horas pra ficar firme e ficou super gostoso amei, mas na segunda demorou quase 24 horas pra ficar no ponto e depois de pronto ficou azedo. será que foi por causa do leite ser desnatado? Oque vc acha? Obrigada..bjs
Jú, uma dica: fralda é com L, frauda com U é de fraude, fraudar algo! Fica a dica
Rol, obrigada, já vou ajeitar! <3