Vizcaya
19.11.2014

Bolo de Caneca de Chocolate

Tempos atrás comprei uma “caneca de bolo” que já vem com a receita mas demorei a “testar” porque já tinha experimentado bolo de caneca antes e achado a pior coisa do mundo. Sério, o cheiro de ovo e a textura “de borracha” eram insuportáveis!

Quando testei a receita dessa caneca pela primeira vez continuei sentindo o cheiro de ovo, então resolvi acrescentar um tiquinho de canela em pó pra disfarçar o cheiro. Ficou bem melhor, mas ainda não estava como eu queria. Aí eu resolvi fazer a receita  no liquidificador pra só depois colocar na caneca e ele finalmente funcionou!

bolo de caneca de chocolate

Faz muita diferença “bater” os ingredientes (exceto o fermento e a farinha, que são misturados depois) por 2 minutos no liquidificador e só depois colocar na caneca porque a massa fica mais “fina” e o cheiro de ovo desaparece.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 4 colheres (das de sopa) de leite
  • 4 colheres (das de sopa) de açúcar
  • 3 colheres (das de sopa) de óleo
  • 2 colheres (das de sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (das de sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (das de chá) de canela em pó
  • 1 colher (das de chá) de fermento em pó

bolo de caneca de chocolate

Como Fazer

Pra deixar as fotos mais “bonitinhas” mostrei a mistura feita na caneca, mas sugiro que vocês façam no liquidificador porque o cheiro e a textura ficam bem diferentes, tá?

Basta misturar todos os ingredientes, menos o fermento e a farinha de trigo, e bater por 2 minutos. Depois, coloque a mistura na caneca e vá acrescentando a farinha e o fermento, misturando bem. Em seguida é só levar ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima e tá pronto!

Quer deixar mais gostoso (eu sempre quero! rsrs)? Coloque uma calda de chocolate (chocolate em pó +leite + açúcar) bem quente ou “brigadeiro mole” quentinho. Fica uma delícia!

bolo de caneca de chocolate

Dicas Importantes

  1. A receita é com leite, mas gosto de usar leite de coco. O ideal é dar uma esquentadinha no leite ou no leite de coco antes (dessa vez tava gelado!).
  2. Usei farinha integral mas o gosto fica melhor com farinha (de trigo) branca. A farinha não deve ser batida no liquidificador senão a textura fica meio gelatinosa
  3. A medida da colher é sempre rasa.
  4. Pra essa receita a caneca deve ser de 300 ml, pelo menos, de cerâmica e ela nunca deve ir ao micro-ondas “cheia”,  porque acaba vazando.
  5. Jamais tampe a caneca senão a “massa explode” e meleca tudo! Ah, cuidado com a pele da gema do ovo (por isso gosto de bater no liquidificador!), porque se ela não for “rompida”, se não misturar direito pode fazer a “massa explodir”.
  6. Coma na hora! Só gosto de fazer na hora de comer porque  se deixar pra depois a textura muda.

bolo de caneca de chocolate

Claro que ainda prefiro o “bolo de forno”, que é mais fofinho e macio, mas é bom ter umas receitinhas assim “na manga” pra momentos “de sufoco”, né?

Alguém já testou? Tem alguma dica? Ah, vocês gostam dessas receitas rapidinhas? Me avisem porque essas são as minhas preferidas e posso postar mais coisas!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Ticiana  19/11/2014 - 17h31

    Juh aaaaaamo essas receitinhas rápidas, já que não sou muito fã de cozinhar. Praticidade, rapidez e sabor é o que há de melhor. Sinta-se muuuuuuito a vontade para postar mais receitinhas práticas. Aguardo, Beijos

    • Ju  20/11/2014 - 10h04

      Oba, pode deixar! ;)

  2. glauce  20/11/2014 - 00h09

    onde encontrou estes corações p decorar? são de chocolate? se eu mandar o dinheiro vc compra e manda p mim?

    • Ju  20/11/2014 - 09h40

      Glauce, esses eu comprei na Americanas! Vende em casa de confeiteiro, onde tem produtos de festas!
      Beijos

  3. Rita de Cássia  20/11/2014 - 08h46

    Ju, eu gosto desses bolinhos mas acho sem graça sabe? Tirar a pele da gema ajuda a diminuir o cheiro do ovo. Eu prefiro usar aqueles saquinhos de massa pronta para bolo de caneca. Beijos

    • Ju  20/11/2014 - 09h39

      Ritinha, não acho a oitava maravilha do mundo mas na tenho feito nos dias de pressa, sabe? E do saquinho tentei uma vez e não gostei, vc usa qual?
      Beijos

      • Rita de Cássia  20/11/2014 - 14h19

        Costumo comprar a DR Oetker e cada vez compro sabores diferentes, mas o de chocolate vem sempre. Moro no Sul e quando dá uma vontadezinha de doce o bolinho quente nos dias de frio é uma boa pedida. Bjs

      • Ju  21/11/2014 - 09h19

        Ritinha, hummm, vou olhar esse então!
        Ai, que coisa é morar no frio, ô glória!

      • Rita de Cássia  21/11/2014 - 23h38

        Ju, morar no frio é muito bom para se arrumar, amo! E tb posso abusar dos óleos de banho. Agora, moro a 2km de uma lojinha que sei que vc gosta, a Panvel. Já experimentei quase tudo da marca. Gostei muito do primer, deixa meu rosto uma seda e meu marido gosta muito do protetor solar, disse que nunca usou nenhum melhor. Ops … post errado kkkk Bj

      • Ju  24/11/2014 - 09h41

        Rita, o frio é TUDO de bom!
        Jura? Eu amo a “Panvis”! Tem muita coisinha boa e barata, né?Aff, babado!

  4. Jully  22/11/2014 - 12h18

    Ju, eu tenho um truque pra sumir com o cheiro do ovo que é batata! Funciona em todas as redeitas que eu já fiz e é bem simples. Quando eu separo a gema da clara, as gemas ficam numa vasilhinha separada. Daí eu acrescento um pouco de água e misturo, pq a água tira o cheiro de ovo das gemas sem precisar tirar a pele. Gosto de fazer assim em receitas que vão pra geladeira, pq a pele da gema ajuda a sobremesa não congelar acumulando gelo e ajuda também a ficar cremosa que nem sorvete!
    Um xero! Adoro seu blog, lindona!

  5. Jully  23/11/2014 - 11h48

    Ju, eu tenho um truque pra sumir com o cheiro do ovo que é batata! Funciona em todas as redeitas que eu já fiz e é bem simples. Quando eu separo a gema da clara, as gemas ficam numa vasilhinha separada. Daí eu acrescento um pouco de água e misturo, pq a água tira o cheiro de ovo das gemas sem precisar tirar a pele. E tem que acrescentar a água a parte mesmo, pra ação ser potente, pq só precisa de um pouquinho mesmo.
    Gosto de fazer assim em receitas que vão pra geladeira, pq a pele da gema ajuda a sobremesa não congelar acumulando gelo e ajuda também a ficar cremosa que nem sorvete!
    Um xero! Adoro seu blog, lindona!

    • Ju  24/11/2014 - 09h36

      Jully, adorei a dica, vou testar já! Muito obrigada, viu?
      Beijos <3

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…