11.03.2015

Cabelos Coloridos: Como Evitar Que a Cor Desbote?

Eu já tive cabelo de todas as cores, e só em 2014 passei pelo castanho , vermelho e dois tons de loiro, e se tem uma coisa que tive que aprender na marra foi como evitar que a cor desbotasse rápido, coisa comum pra quem é partidária dos cabelos coloridos.

Vou separar por “tópicos” os problemas/cuidados que acho mais importantes porque assim facilita:

1. shampoo para cabelos coloridos

O primeiro cuidado em relação ao shampoo é evitar os shampoos de limpeza profunda, os muito adstringentes e os de caspa, que tendem a ser um pouco mais “agressivos” e a remover um pouco do pigmento, o que deixa a cor “apagada”.

cabelos coloridos

O ideal é optar por shampoos específicos pra cabelos coloridos, já que eles possuem o pH mais baixo e contém ativos que evitam a perda de pigmento e aumentam a durabilidade da cor.

No mais, cuidado com o excesso de lavagem, pois isso também interfere na durabilidade da cor, assim como a forma de lavar, como mostrei nesse post aqui.

2. Sol, piscina, água e calor térmico

Os raios solares, sobretudo os raios UVA,  contribuem, e muito, para o desbotamento da cor, assim como o calor térmico, então é essencial usar produtos que ofereçam proteção contra os raios solares e, caso você use chapinha, babyliss ou secador, proteção térmica.

Já fiz alguns posts aqui falando do tanto que é importante usar protetores térmicos (clique aqui), que protegem a cor e evitam que o cabelo estrague, e nesse post aqui tem várias opções de protetores térmicos bons e baratos, recomendo a leitura!

No caso da água, aquela de chuveiro, o problema são os resíduos metálicos que penetram nos fios, deixando-os frágeis, danificados e quebradiços, além de levar a uma alteração na cor, o que acontece com mais frequência em cabelos claros, como expliquei nesse post aqui.

Além de usar um filtro no chuveiro, vale apostar na acidificação de vez em quando, e já até postei uma acidificação caseira que é sucesso por aqui (clique aqui).

E a água da piscina acaba danificando as cutículas dos fios, o que torna mais difícil a retenção das partículas de cor, levando ao desbotando. A solução? Prevenir! Antes de entrar na piscina use um leave-in (ou creme de pentear) ou óleo de cabelo que ajude a formar uma película de proteção.

cabelos-coloridos

E aqui vale lembrar: quanto mais tratado o cabelo estiver, mais “seladas” estarão as cutículas e menores serão os danos!

3. Tratamentos errados

O ideal é escolher produtos para cabelos coloridos e evitar os que possuem pH alto, pois eles vão fazer descer pelo ralo boa parte dos pigmentos, deixando os fios desbotados.

Quando estava com o cabelo castanho e vermelho não abria mão de uma máscara de proteção da cor, que não são lá muito hidratantes, mas ajudam demais. A dica aqui é misturar um pouco dela com um pouco de alguma outra máscara mais emoliente, sabe?

Já fiz resenha aqui da Brilliance (post aqui), da Vinoterapia (post aqui) e da de cereja, de O Boticário (post aqui), e falei de várias, de todos os preços, nesse post aqui.

4. A cor “errada”

Vermelho é o rei do desbotamento, mas a verdade é que quanto mais distante  da cor natural do seu cabelo, mais difícil será manter a intensidade da cor e o brilho.

A solução é apostar nos banhos de brilho, que a gente pode fazer em casa pra intensificar a cor e deixar os fios muito mais brilhosos!  Já ensinei vários banhos de brilho por aqui, ó só clicar no indicado pro seu cabelo:

Claro que existem mais dicas, mas acho que essas são as mais importantes! E segurem aí que já sai um “Kit Básico pra Cabelos Coloridos” e um “#Pechincha” também!

Beijos, Ju

Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Luana  11/03/2015 - 14h33

    Oi Ju! Acho você linda, e eu to inlove com o blog,passo aqui todo dia!
    Bom Ju, queria saber se você, tem alguma química pra alisa o seu cabelo..
    Porque minha cabeleireira disse que não posso fazer luzes e alisar! to muuuuuuito triste Ju, me da um help!!
    beijooos você é demais!

    • Ju  11/03/2015 - 17h58

      Lu, sua linda, obrigada! <3
      Faço não Lu, eu fazia e acabou com meu cabelo, tive corte químico, daí parei!

  2. ana carolina  11/03/2015 - 15h31

    Oi Ju. Voce nao me conhece mais eu adoro o seu blog, passo aqui todos os dias. Sigo todas as suas dicas, principalmente as de cabelos,porque tambem sou loira.Sou aqui de Carmopolis de minas- MG .abraços !

    • Ju  11/03/2015 - 17h58

      Oi Aninha, que bom te conhecer então! rs<3

  3. suellen cristina  11/03/2015 - 17h52

    Oi jú,muito legal esse post.jú muito ansiosa por video seu no canal do yt.se voce transformar alguns de seus posts em video vai ter muito assunto legal,ensina agente em video aquele babyliss que tu faz amarrando o cabelo.vai dar tudo certo.bjsssssss

  4. Marcela  11/03/2015 - 21h26

    Oi ju, tudo bem?! Acompanho seu blog a muito tempo e o que me trouxe aqui pela primeira vez foi a busca pelas suas dicas pro crescimento do cabelo. Tenho uma sugestão de post, você conhece a tricotilomania? Que é a compulsão por arrancar cabelo? Muitas vezes é ligada a ansiedade, stress e outras coisas. Sofro muito com isso, acho q seria legal um post falando mais sobre esse assunto (podendo até ter participação de algum profissional), talvez dando dicas também de como acelerar o crescimento das falhas, estimulando leitoras como eu a parar com essa atitude sabe? Bom, só uma dica já que o blog envolve o ‘mundo’ dos cabelos. Sucesso!

  5. Jéssica  12/03/2015 - 09h30

    Adorei as dicas Ju. Arrasando como sempre nos posts. Melhor blog pra sempre!

    Preciso de uma ajuda sua, meu cabelo é loiro escuro e faço luzes, já deve ter mais de 5 meses que não retoco e faço progressiva também. Sempre matizei ele e sempre puxava para o acinzentado, dando aquela quase platinada, mas de uns tempos pra cá meu cabelo tem ficado com um aspecto mais esverdeado, seja com Magic color, VG, shampoos desamareladores, todos têm deixado com esse aspecto.
    Poderia me dizer como posso resolver isso?
    Beijos

  6. Edilaine Freitas  12/03/2015 - 09h48

    Perfeita essas dicas v anotar aki pra quando eu começar a pintar as madeixas lembrar disso ai,meus cabelos ainda são naturais os fios brancos ainda não apareceram sorte a minha rsrsrs.Ju tem como eu fazer banho de brilho ja que os meus cabelos não tem tintura? se tiver dá uma dica ou faz um post sobre isso se possivel bjo

  7. Katherine  18/06/2015 - 15h12

    Juuu… to com uma dúvida (olha eu relendo posts antigos.. hahahaha)
    Então, meu cabelo ta mais puxado pro amarelado mas nada dá muito jeito, já usei o keraton prata mas ele puxa mais pro cinza (sem chumbar) e eu queria ele mais perolado!
    O que vc sugere? o banho de brilho loiro perolado ou testar o keraton platina? ambos tem o mesmo efeito? fico meio na duvida até pq eu morro de medo de acabar ferrando com meu cabelo.. hahaha

    Muito obrigada e adoro blog, acompanho sempre!

  8. Samy  21/10/2016 - 14h36

    Oi Ju sou daquelas que adora o blog mas pouco comenta, adoro te ver ao vivo no face, te acho uma fofa!! Qto a mascara de Cereja do Boticário, eu usava o shampoo, mas me parece q a linha de Cereja saiu de linha, ao menos nas revistas não acho mais, tenho usado o shampoo de Ameixa. Sabe fico na dúvida de qtas máscaras devo ter e a sequência / frequência devo usar. Uso a cada 15dias a absolute repair p reparação, a K-pro para hidratar e óleo de coco tda semana, mas não tenho um cronograma bem definido. Tenho cabelos castanhos, mas co tintura (pq uns fios brancos do mal insistem em residir na minha cabeça). Uso shampoo para cabelos coloridos alternados com outros. Vc acha q preciso de mais uma máscara p cabelos coloridos? E onde ela entraria na minha rotina de cuidados sem rotina? Hehehe tenho cabelos normais e coloridos. Qual vc indica? BJ sua linda

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…