28.07.2015

Melasma: 8 Cuidados Essenciais Pra Tratar o Problema

Uns dois ou três anos atrás, numa consulta dermatológica, coloquei o rosto dentro de uma maquininha e fiquei em estado de choque com a aparência interna da minha pele, porque a verdade é que “por dentro” ela parecia extremamente manchada, mesmo que externamente a coisa fosse infinitamente mais branda. Foi aí que comecei um relacionamento sério com o tal do melasma, essa praga.

Nesse aparelhinho vi manchas mais claras e mais escuras, e minha dermato explicou que as manchas claras é que eram as mais problemáticas, porque significava que o pigmento estava mais profundo, então eu teria que levar a coisa a sério pra evitar que, em pouco tempo, a minha pele ficasse, a olho nu, como estava lá na maquininha.

Ela me orientou direitinho, como expliquei nesse post aqui, e receitou algumas coisas, que já postei aqui no blog, mas já falo mais sobre isso.

De lá pra cá, venho cuidando da pele, claro que com alguns “escorregões”, e quero compartilhar o que mais tem feito diferença!

Tratamento Para Melasma em 8 passos

melasma como tratar

1. Melasma ? Filtro solar é rei!

Eu moro em uma cidade extremamente quente, e isso facilita, e muito, o surgimento e a piora das manchas, então a recomendação número um, a mais importante, é caprichar no protetor solar!

Mas não é qualquer protetor solar, porque ele o ideal é que ele tenha o PPD acima de 12, coisa que é pouco divulgada por aqui. A questão é que são os raios UVA os maiores causadores de manchas, e a medida de proteção desses raios é o PPD, que quase não aparece nos filtros solares nacionais.

Expliquei tudinho sobre isso nesse post aqui e recomendo demais a leitura: Como Identificar a Proteção Contra os Raios UVA.

A princípio, a recomendação era que eu aplicasse o protetor solar 4 vezes ao dia, mesmo estando dentro de casa (Sim, mesmo dentro de casa a gente precisa aplicar filtro solar, e expliquei isso nesse post aqui), e eu só parei de seguir essa recomendação quando comecei a usar o Bioré Rosinha, meu filtro solar preferido (resenha aqui), que tem o PPD super alto e é mega resistente, do tipo que só sai com demaquilante bifásico, mas se vou me expor diretamente ao sol, reaplico mesmo assim, porque prevenção é tudo!rs

No mais, minha dermato disse que filtro solar com cor não era indicado no meu caso, e expliquei os motivos nesse post aqui, e que a aplicação do filtro solar,  pra ser eficaz, deveria ser feita numa quantidade que, nem de longe, eu pensava em usar, e sugiro que você leia esse post aqui pra entender certinho como a coisa funciona.

Ou seja, tem melasma? O investimento maior tem que ser no filtro solar, seu melhor amigo, então pague pelo melhor, e pague sem pena!

2. Filtro solar em cápsulas com Picnogenol

Além do filtro solar de uso tópico, minha dermato recomendou um reforço: o filtro solar em cápsulas! O meu é formulado com picnogenol, vitamina C, vitamina E, selênio e zinco, e tomo uma cápsula ao dia, mas nunca quando tomar café, já que o café interfere na absorção da vitamina C, o que acabaria com o efeito do bonitinho aí.

Postei a fórmula do meu filtro solar em cápsulas nesse post aqui, mas existem alguns que são vendidos em farmácias, e falei mais sobre isso nesse post aqui.

melasma como tratar

Ele funciona como um coadjuvante, que vai garantir ainda mais proteção pra pele, então nem pense em substituir o filtro de uso tópico por ele, tá? E sim, sinto uma diferença bem boa com ele, que, além de proteger a pele, é rico em antioxidantes e previne o envelhecimento.

3. Melhor Clareador

Sim, os clareadores são maravilhosos e vão ajudar a combater o problema, clareando as manchas, mas nem pense em usar um produto desse tipo sem orientação do seu dermatologista, porque os riscos de ganhar manchas maiores e mais difíceis de sair são enormes!

No mais, só o seu dermato, após avaliar a sua pele, vai definir qual o melhor tratamento pro seu caso, quais produtos são os mais indicados pra clarear as manchas, estabilizar e impedir que elas voltem.

Minha dermato receitou uma fórmula pro dia e uma pra noite, que usei por vários meses e deram excelentes resultados, mas por teima parei de usar, porque queria testar outras coisas aqui pro blog, mas agora em agosto volto lá e peço minhas fórmulas de novo!

Postei as fórmulas aqui no blog, mas só a título de referência, porque, ainda bem, elas não podem ser feitas sem receita, o que é muito bom, porque, como falei acima, esse tipo de produto tem que ser receitado por um dermatologista, de acordo com as necessidades da sua pele.

Pra quem quiser conferir, a fórmula pro dia é essa aqui e pra noite é essa aqui (é só clicar onde está em negrito).

4. Cuidado com o anticoncepcional!

Não existe uma causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado com fatores como a exposição solar, a gravidez, a predisposição genética, ao uso de determinados medicamentos, a fatores hormonais e, também, ao uso de pílulas anticoncepcionais.

Isso significa que quem tem melasma não pode usar pílulas anticoncepcionais? Não, isso significa que é essencial conversar com o seu dermato e com o seu dermatologista sobre a melhor opção pro seu caso, que geralmente contém uma quantidade menor de hormônios.

melasma como tratar

5. Mantenha o estresse e a ansiedade sob controle!

Apesar de não existirem provas “definitivas” sobre isso, minha dermato ressaltou que tanto o estresse quanto a ansiedade pioram o melasma, e depois disso fui procurar informações na net, vi vários estudos sobre o assunto e acho que faz todo sentido, já que, quando o estresse e a ansiedade tomam conta, liberamos diversos hormônios que podem sim agravar o problema.

6. Resistência a insulina: cuidado!

Outra coisa que minha dermato explicou foi que, apesar de não existem, ainda, provas científicas, é fato que a resistência a insulina também está relacionada ao melasma, assim como o excesso de peso, coisa que a Dr. Denise Steiner também já abordou nesse post aqui.

Ou seja, se você, como eu, tem resistência a insulina, é preciso tratar isso, tanto pra melhora da sua saúde quanto pra obter melhores resultados no clareamento das manchas.

7. Depilação: escolha o melhor método!

Quem depila o buço precisa ter bastante cuidado com o método escolhido, porque quando o método agride a pele, como a cera, por exemplo, a tendência é que a pele pigmente mais, o que causa manchas.

E, conselho de amiga: fuja dos cremes depilatórios! Já vi vários casos em que eles causaram manchas de difícil remoção.

Eu, que tenho medo do laser, uso a pinça, tanto no buço quanto na sobrancelha (ops, no girino que eu chamo de sobrancelha rs), que é uma opção mais segura.

8. Mudança de hábitos

Se você quer que as suas manchas clareiem e que seu melasma não piore, tem que mudar de hábitos. É preciso evitar a exposição solar em horários de sol mais forte, é preciso proteger o rosto não só com filtro solar, mas com o uso de chapéu quando vai a praia ou piscina, é preciso fazer do filtro solar o seu melhor amigo, usar corretamente os clareadores recomendados e ter disciplina, o que é chato sim, mas é melhor, muito melhor do que ficar com a pele toda manchada, né?

A Vivian, do Dias de Sol, tem um ótimo post sobre porque o seu melasma não clareia (leia aqui), e ainda essa semana faço um top 10 de filtro solar pra quem tem melasma, combinado?

E se você tiver mais alguma dica, compartilhe aí!

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. Daniela  28/07/2015 - 14h22

    Esse tal de melasme é uma praga mesmo Ju!

  2. Vivy Pereira  28/07/2015 - 14h34

    Te entendo Ju, TODAS as mulheres da minha família por parte de mãe têm melasma, a vida vejo minha mãe reclamando e desgostosa da vida por causa dessas manchas, que no caso dela são muito fortes e espalhadas pelo rosto todo. Ela já usou diversos produtos, peeling ácido, laser e etc… mas elas sempre voltam. Protetor é o melhor amigo dela, SEM dúvidas … Aguardo ansiosa o post dos melhores protetores e esse já estou imprimindo pra levar pra ela ler.

    Beijosss … =*

  3. Eliana  28/07/2015 - 15h33

    Menina, lembrei do primeiro diagnóstico dos meus melasmas:exposição diária ao sol e suas consequências e desde então passei a usar filtro solar.E fiquei preocupada por ler num outro lugar(http://www.clubedocabeloecia.com.br/2015/02/protetor-solar-o-verdadeiro-vilao.html)exatamente o contrário.Ju você que tem contato com profissionais e tem mais informação técnica poderia dar sua opinião sobre o artigo?Ele diz exatamente o oposto do que todo mundo acredita sobre proteção solar.Bj

    • Ju  29/07/2015 - 09h39

      Liu, TODOS os dermatologistas que eu conheço, e eu tenho amigos que são dermato, todos dizem que tem que usar SIM e todos usam. A questão é procurar os melhores, mas eu, Ju, jamais abriria mão de filtro solar, e acho que as coisas precisam ser analisadas no contexto, porque TUDO pode fazer bem e pode fazer mal, tudo, a questão é como é preparado, como é usado e coisas do tipo.
      Eu tenho um tio, Tio Beto, que teve câncer de pele e nunca tinha usado filtro solar, morava na fazenda e tal, depois do tratamento ele não fica mais sem protetor de jeito nenhum, e foi recomendação médica…
      Eu, Ju, não deixo de usar, a menos que me provem, com estudos de vários centros de pesquisa respeitados no mundo, centros imparciais, que eu estou errada, porque pesquisas são “lançadas” todos os dias, aí tem que ver quem tá financiando, quem está por trás, qual o interesse de quem está por trás e por aí vai…

      • Eliana  29/07/2015 - 15h58

        Acho que é isso mesmo,os “interesses” por trás desta divulgação a meu ver,estapafúrdia,bjk!

  4. Talita  28/07/2015 - 16h46

    Ju, amo demais seu blog. Descobri ele tem umas três semanas e estou devorando ele, rs. Estou aprendendo demais com você. Minha pele é super oleosa, com poros abertos, manchas. Sempre odiei minha pele mas nunca corri atrás pra cuidar dela de verdade, sabe? Mas já comprei meu sabonete, meu protetor e vou na dermatologista pra usar o ácido retinóico. E me tira uma duvida, Jee fica a quanto tem de Salvador? Mora aqui e nunca tinha ouvido falar nessa cidade! Beijão e parabéns pelo blog!

    • Ju  29/07/2015 - 09h34

      Oi Ta, que bom saber que estás gostando! <3
      Ahahahahaah Jee é Jequié, fica a 6 horas, mais menos! rs
      Cuide sim porque faz todaaaa diferença, você vai ver!
      Beijos

      • Talita  29/07/2015 - 09h49

        Ahhhhh, tá! Rs. Jequié eu conheço! Você costuma fazer encontros com as leitoras? Que tal fazer um aqui em Salvador? Ia ser incrível um bate papo com você para trocar dicas e experiências de produtos de beleza!

      • Ju  29/07/2015 - 09h55

        Rsrsrs, é que só consigo falar o “apelido”, sabe? rsrs Nunca fiz, na verdade, mas é uma boa ideia, vou organizar isso, pode deixar!
        Beijos

  5. Luci  28/07/2015 - 17h47

    Oii..eu estou fazendo peeling químico 1x por mês, estou na segunda sessão, mas não tô vendo as machas sumirem. ..tô um pouco desanimada. Bjo…adoro as dicas do blog.

  6. Vivian  28/07/2015 - 19h17

    Ju, obrigada pela indicação do Dias de Sol aqui no JV! O melasma é meu desafio constante, mas tenho certeza de que todas as mulheres que têm o mesmo problema, se tiverem disciplina e paciência, conseguirão sucesso no tratamento, e em breve terão uma pele com cor bem mais homogênea!

    Um beijo!

    • Ju  29/07/2015 - 09h33

      Oi Vi! <3
      Nem fale, sofro com ele, e sei que é bem o que você falou, disciplina e paciência...
      Beijos e boa semana!

  7. silvia  28/07/2015 - 20h07

    Todas as dermatos que já fui indicam protetores com cor para quem tem tendencia a manchas, por causa da proteção da luz visivel, engraçado que a sua disse justamente o contrario, eu espero que ela esteja certa porque para mim quem tenho tendencia a acnes todos os protetores com cor deixam minha pele pior, sem falar que os clareadores tambem pioram muito a acne, então eu tive que escolher ou tratar as manchas ou a acne, eu preferi a acne porque meu sonho é ter uma pele lisinha.A ultima dermato que fui me recomendouaplicar o protetor de 3 em 3 horas, sem negociação, gostaria de saber qual protetor nacional você gosta e quantas vezes reaplica durante o dia.

    • Ju  29/07/2015 - 09h30

      Sil, o grande problema deles é a que a gente não usa na quantidade adequada pra realmente proteger a pele, é sempre um pouquinho, por isso ela não indica.
      Eu uso o Bioré, mas aqui tem o a Adcos que é muito bom, tem o Minesol Oil Control… Mas, o Bioré é mais barato que todos eles e acha fácil no Mercado Livre!
      Beijos

  8. Flavia Lourenço Scatolino  28/07/2015 - 20h35

    Oi JU coisa linda de DEUS..
    Sofro com isso a uns 5 anos… até desanimei do tratamento porque não vi resultados significativos.
    O pior é às vezes incomoda mais os outros do que a mim mesma, mas mesmo assim é horrível você ohar no espelho e ver algo que nao nasceu com você.
    Gostaria de recuperar minha esperança…me ajuda????

    Beijocas e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada por existir.

    • Ju  29/07/2015 - 09h28

      Fau, é ruim mesmo, sei bem disso… :(
      Vc tá fazendo tratamento?
      Beijos

  9. Suellen cristina  29/07/2015 - 08h35

    Ju minha linda,tiver que vim aqui no blog te agradecer por essas dicas maravilhosas,só quem sofre com melasma sabe como e difícil tratar.estou esperando o post dos protetores.bjss e estou com saudade de VC no YouTube.espero que VC esteja melhorzinha.bjss

  10. Fernanda  01/08/2015 - 07h39

    Oi Ju! Eu passo o protetor sem cor, espero absorver e passo por cima um com cor de base ou um bb cream p tonalizar a pele – e os melasmas :/

  11. Chris Figueiredo  09/08/2015 - 18h23

    Ju,
    Onde consigo comprar o Bioré rosinha? Vi no Ebay varios anuncios, mas como vou saber se é original???
    Vc poderia indicar alguns vendedores confiáveis?
    Bjos

  12. Jéssica  09/08/2015 - 21h26

    Oi ju. Tenho melasma e uso Vitacid durante a noite e melhorou bastante, queria saber se durante o dia posso usar o clareador lumixyl, mesmo usando o vitacid a noite? Obrigada!!! Bjss

  13. Elisangela  17/11/2015 - 17h55

    Boa Tarde Jú, sua pele tão linda nem parece que tem melasma, já sofro demais com os meus, na testa e bochechas, não aguento mais ter que rebocar a cara de maquiagem pra esconder essas manchas que eu morro de vergonha :( , obrigado por compartilhar sua experiência com a gente, e fico no aguardo do top 10 dos protetores pra melasma, no momento estou usando vitanol A 1% e( vitamina C a 20 % com ácido hialurônico 5 %) faz uma semana que estou usando, comprei na art vitta. Estou muito confiante com esse tratamento e espero que resolva. Nos dê mais dicas para amenizar essa manchas Jú ! Obrigado, bjos no seu coração ♥

  14. Rute  25/01/2016 - 07h21

    Ju, gostaria de saber se posso usar o azelan que eu já uso a muito tempo associado ao Active C [10] La Roche Posay, usar um dia um outro dia o outro?
    Bjs

  15. Paula  08/09/2016 - 20h50

    Vou esperar anciosamente o post dos melhores filtros para quem tem melasmo. Bjs obrigada

  16. Pérola  22/11/2016 - 17h24

    Ola ju. Descobri seu blogs já li vários artigos. Também estou com melasma, mas estou no dilema de qual anticoncepcional usar. Minhas dermato não recomenda nenhum e o ginecologista indicou o mirena. Vc usa qual no momento? Estou pesquisando e sem usar nada por enquanto. Tem algum post?

  17. Val  12/02/2017 - 13h28

    atualmente uso protetor solar episol mit no rosto.

  18. […] Melasma: 8 cuidados essenciais […]

  19. Roseli  12/08/2017 - 13h34

    Eu tomo selenne, me falaram q o anticoncepcional tb piora mas nao posso parar d timar tenho relacao sexulal e acne. Qual remédio posso tomar q n causa tanto esse melasma?

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo