Vizcaya
04.11.2015

Camomila Clareia o Cabelo?

Por um loiro mais dourado e iluminado!

Sempre recebo perguntas aqui sobre métodos naturais de clareamento, e um dos maiores questionamentos é se camomila clareia o cabelo. Como fiz ontem um post sobre um shampoo clareador, o do Tio Nacho (veja aqui), achei que seria uma boa esclarecer essa dúvida, sabe?

E aí, camomila clareia o cabelo?

camomila clareia o cabelo

Bom, usei shampoo e spray de camomila (já falo como faz rs) a infância toda, porque meu cabelo naquela época era castanho claro com reflexos dourados, e eu queria porque queria intensificar esse dourado, daí minha mãe me fazia usar o shampoo e também o spray de camomila quando ia tomar sol, e sim, isso ajudava a deixar os fios com os reflexos dourados, mas o meu cabelo já era mais claro e tinha partes douradas, então o que a camomila fazia era intensificar isso.

E intensificava mais ainda quando eu ficava exposta ao sol, porque o sol  ajuda a “clarear” ( e a desbotar também) os fios, ou melhor, a iluminar, sobretudo os cabelos castanhos mais claros e os loiros.

Camomila deixa o cabelo dourado

O que acontece é que tanto o chá, usado no “spray”, quanto os shampoos de camomila são amarelos, ou seja, pigmentam para o amarelo (por causa de um pigmento chamado apigenina), e isso mesmo com a presença do azuleno, um outro pigmento presente na camomila que supostamente agiria neutralizando essa cor e deixando o cabelo mais “branco”, só que pigmentar pro amarelo não é sinônimo de clarear, e na “vida real” nunca vi a camomila deixar o cabelo super claro, e sim dourado, com reflexos em tons mais quentes.

O fato é que a camomila não tem  o poder de “clarear os fios”, aquele clarear que a maioria espera, mudando mesmo a cor. O máximo que a camomila faz é “suavizar” o tom, clareando de leve,  deixando os fios mais iluminados, intensificando  os reflexos dourados e doando brilho aos cabelos mais claros, mas não espere que um simples shampoo ou chá de camomila de transforme na nova loira do pedaço, porque ó, é furada!

Shampoo de camomila: ilumina e intensifica o dourado!

camomila clareia o cabelo

Nas meninas de cabelos loiros o efeito é mais visível, sobretudo porque o cabelo mais iluminado parece ainda mais claro, mas isso com o uso constante e após um longo período. E, claro, usando o chá e se expondo ao sol o resultado aparece bem mais rápido, já que os raios solares potencializam o efeito de oxidação dos pigmentos.

Falando no chá, a receita era bem simples: usava 1 copo de água e 4 colheres (das de sopa) de flores de camomila, e colocava pra ferver. Feito isso, deixava o chá esfriar, colocava numa vasilha com tampa de spray e aplicava nos fios enquanto tomava sol, brincando na praia ou na piscina.

Meu cabelo ficava super iluminado, com a cor um tiquinho mais clara,  mas sempre puxando para o dourado, e eu achava lindo, mas quem não gosta das nuances mais quentes deve evitar, porque o lance da camomila é “dourar”, não é platinar, tá?

Vale usar camomila no cabelo loiro?

Enfim, acho o uso válido se você sabe o que esperar do shampoo/chá, mas quem usa achando que vai, do dia pra noite, ficar loira, com certeza tende a se decepcionar. E se você quer clarear, mas não quer usar coloração ou descoloração, vale apostar  nas loções clareadoras que falei nesse post aqui, e uma que usei quando estava com os fios mais escuro foi a Biondina, que resenhei nesse post aqui.

Alguém aqui usa? Tem alguma outra dica ou opinião diferente, acha que camomila clareia o cabelo? Compartilha aí, menina!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Jade Pinheiro  04/11/2015 - 10h27

    Quando eu era pequena me lembro que mãe usava muito shampoo de camomila Da jomshon no meu cabelo ficava bem claro. A cor dele é castanho e ficava com algumas mechas de cor Mel acredito que o efeito era do uso do shampo

  2. Shey  04/11/2015 - 10h44

    Ju, quando eu era mais nova eu usava bastante shampoo de camomila na esperança de ficar loira, mas como eu tinha o cabelo escuro não adiantou muito, mas deixava o cabelo bem soltinho e cheiroso. rs
    Vou procurar aqui pra voltar a usar, já que sou parcialmente loira. rsrsrs

    Bjs

  3. paola  04/11/2015 - 11h07

    oii Jú apesar de ser morena já usei shampoo de camomila para dar uma iluminada e pra isso ajuda msto e sempre gosto de usar shampoo pra cabelos coloridos pq acho que dao brilho uso o da natura plant castanhos..bjao

  4. Livia  04/11/2015 - 11h33

    Oi Ju! Td bem?
    Deixa eu te perguntar uma coisa: posso fazer a misturinha para hidratação apenas com a máscara e mais a glicerina??? (É que eu não tenho o Bepantol em casa e não estava afim de gastar dinheiro comprando – hihihihi).
    Beijão!

  5. Luciana Johnson  04/11/2015 - 13h18

    Oi, Ju! Eu já quis usar o shampoo Tio Nacho Clareador, mas não tenho coragem, pois acredito que ressecaria meus fios devido aos ingredientes para limpeza profunda. Achei interessante no post que fez sobre ele vc utilizá-lo como pré-shampoo devido a isso!
    Ah, eu sempre quis ver como vc era qdo usava o cabelo naturalmente cacheado e gostei qdo fez o post mostrando. Achei tão linda quanto agora! bjs

  6. Luciana Johnson  04/11/2015 - 13h21

    Fui montando meu “kit juro valendo” com as dicas daqui kkkk. Minha glicerina está reservada, pq o tempo é e está naturalmente seco aqui e msm diluindo não curti. Esperando um tempinho de umidade mais elevada! Na Bahia… :D

  7. Renata  04/11/2015 - 14h30

    Oi Ju :)

    Acompanho seu blog desde agosto. Não sei como o encontrei, mas foi amor a primeira lida!
    Que ambiente aconchegante, que leitura deliciosa, que aura boa, quanta energia boa encontro aqui!
    Como é bom receber informações simples e tão valiosas sem aquele papo de “tem que ter/comprar”.
    Desejo vida longa a você e ao blog!

    Beijos

    • Ju  05/11/2015 - 09h36

      Re, lindaaaaa, que delícia ler esse comentário seu… Quando criei o blog era exatamente esse ambiente que eu queria, e que bom saber que daí, do outro lado da telinha, você sente exatamente isso!
      Beijo enormeeee de grande!

  8. CRISTINA MEDEIROS  04/11/2015 - 22h42

    Juuuuuu, quando eu era adolescente acreditava na camomila como clareador :3 mas também era a mesma época em que pintava mechas com papel crepom, então minha opinião nem vale! Eu já usei Biondina e deu esses mesmos reflexos que vc citou, tipo um queimado de sol, um reflexo avermelhado, no meu cabelo que é castanho escurissimo.

  9. Edilaine Freitas  05/11/2015 - 08h25

    eu tbm já usei muito o chá,mas hj vendo esse post vou voltar a fazer pq morro de medo de tinta no cabelo,como tenho o cabelo castanho claro ja vai dar um resultado legal adorei

  10. Bruna  05/11/2015 - 08h29

    Oi, Ju!
    Qual shampoo de camomila você me indicaria?

    bjsss :)

    • Ju  05/11/2015 - 09h34

      Bru, acho que eles todos são bem parecidos, sério!

  11. Amanda Foligne  05/11/2015 - 09h14

    Ju, será que eu posso misturar algum lave in no chá para clarear?? Queria usar aquele para praia da acquaflora… Sei lá né… vai que da pra clarear e hidratar rsrsrs

  12. Pollyana  08/11/2015 - 23h02

    Perfeito o post, parabéns mais uma vez Jú, nós loiras agradecemos!!!

  13. Anónima  15/09/2016 - 12h44

    Meu cabelo é castanho escur, o então por que ele ficava mais claro?

  14. Amanda Santanna  17/03/2017 - 02h12

    Eu posso usar ao inves de flores de camomila ,aquilo que vem no saquinho do cha? Não sei ondr encontrar flor de camomila

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…