14.01.2016

Usar ou Não Usar Shampoo?

Eu uso, e uso muito!

Já faz tempo que me perguntam o que acho da ideia de não usar shampoo, e essa semana, após o relato de uma jornalista da Marie Claire, recebi uma chuva de questionamentos, daí resolvi responder num post porque fica mais fácil, sabe?

Usar ou não usar shampoo?

Acho que essa é uma opção bastante pessoal, e eu, Ju, não me imagino sem shampoo. Eu gosto de shampoo, eu gosto de espuma, eu gosto de cheiro bom, eu gosto da sensação de refrescância na minha cabeça e gosto de lavar o cabelo todos os dias, primeiro porque moro numa cidade extremamente quente e transpiro muito, principalmente no couro cabeludo, e segundo porque não me imagino chegando da academia, com o cabelo suado e fedido, e não lavando os fios. Deus me livre!

usar ou não usar shampoo juro valendo ju lopes

Mas essa é uma opção minha, é uma escolha minha, e escolhas são pessoais. Eu não estou dizendo que shampoo é melhor ou pior, eu não estou dizendo que quem não usa shampoo tem o cabelo sujo ou fedido, eu estou dizendo que eu não abro mão do shampoo, e por dinheiro nenhum no mundo!

Tem uma porção de gente que “lava” o cabelo com condicionador, e já criaram até os condicionadores de limpeza, que falei nesse post aqui, mas eu jamais me adaptaria porque eu gosto é de shampoo, gosto da sensação de limpeza que ele proporciona, sabe?

Da mesma forma, shampoo que não espuma já me decepciona de cara, por mais que limpe bem, por mais que seja maravilhoso, porque o hábito já está impregnado em mim, porque mesmo sabendo que espuma não tem relação nenhuma com limpeza, que a coisa é meramente sensorial, eu gosto de espuma, eu quero espuma, e pode mandar de balde! rs

Pelo que li, a dupla que mais funciona por quem para de usar shampoo é bicarbonado, que tem o pH bastante alto, e vinagre, que tem o pH ácido. Já fiz várias vezes o detox com esses dois, e inclusive já ensinei aqui no blog (detox caseiro), mas não usaria bicarbonato no cabelo todos os dias, justamente porque o pH é bastante alto.

Não, nos relatos que li as meninas não lavam os cabelos todos os dias, acho que só uma vez na semana, mas isso jamais funcionaria pra mim, que transpiro horrores e moro em uma das cidades mais quentes e abafadas do país.

Ó, minha cabeça coça só de pensar em ficar uma semana sem lavar o cabelo, e não, eu não abro mão de lavar o cabelo todos os dias (no inverno até consigo dar um intervalo de de 1 dia, exceto se estiver indo pra academia). Eu não durmo com o cabelo suado, eu detesto sensação de sujeira, eu gosto é de cheiro bom, e se é o shampoo que me proporciona isso, tô com ele e não abro!

Mas isso, claro, é a minha opinião, é uma escolha, e cada um escolhe o que for melhor pra si!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
37 comentários
  1. Milena  14/01/2016 - 10h55

    Eu tenho o cabelo fino e liso com tendências a frizz no topo da cabeça. Já faz um ano que aderi o low poo
    com cosméticos de naturais a orgânicos. O meu cabelo está na melhor fase da minha vida e estou gastando bem menos.
    No começo o cabelo sofre um pouco, mas vale muito a pena, posso dizer que hoje não tenho trabalho algum com o bixinho. Agora vou tentar uma vez na semana fazer co wash tbm.

    • Ju  14/01/2016 - 11h03

      Mi, eu gosto muito de cosméticos naturais e orgânicos, mas jamais conseguiria ficar sem lavar com shampoo, sabe? E no verão tenho que lavar todo dia, aqui é MUITO quente, não tem a menor condição!
      Mas que bom que funciona pra você, é o que importa! <3
      Beijos

  2. Jéssica  14/01/2016 - 11h00

    Ju, você lava e usa o secador todos os dias?

    • Ju  14/01/2016 - 11h02

      Jessi, não uso secador todos os dias não, mas no verão lavo todos os dias, não tenho a menor condição de ficar sem lavar, aqui é MUITO quente!

  3. Michelle Landim  14/01/2016 - 11h02

    Bom dia, Ju! Também gosto muito de espuma e fico decepcionada com shampoo com pouca espuma (experimentei o Oroargan da Bioderm e ele não espuma de jeito nenhum, é extremamente cremoso); Gosto de espuma em tudo, até nos detergentes pra lavar louça kkkk. Não sei se daria contar de ficar sem usar shampoo.

    • Ju  14/01/2016 - 11h04

      Mi, também adoro espuma e PRECISO dela, mesmo sabendo que não tem nada a ver com limpeza. É gosto, né? rsrs

  4. Erica Fidalgo  14/01/2016 - 11h29

    Essa coisa de ficar sem shampoo é uma idéia que não consigo conceber… mas cada um tem seu gosto né?

  5. Gabrielle  14/01/2016 - 11h37

    Ei Ju, verdade eu tb não vivo sem shampoo e tem que ser cheiroso, outro dia desses deitei na cama e meu esposo elogiou o cheirinho de meu cabelo, fiquei até rosada de emoção :) , agora imagina aquele cheiro de suor…
    Comecei a fazer selagem em outubro e a cabeleireira me indicou lavar a cabeça o mínimo possível, até tentei mas não dá, a cabeça coça, quando passa um vento dá para sentir o cheiro de suor, é terrível.
    Inclusive tenho usado a linha Hidrocauterização da Pantene, vc acha que ele tiraria a selagem mais rápido?

    Bjs
    Gabi

    • Ju  14/01/2016 - 17h26

      Oi Gabi!
      Pois é, eu também tenho essa necessidade, gosto mesmo! Dispensaria até o condicionador se fosse o caso, mas shampoo não, não abro mão nem a pau! E tem que ter cheiro bom, muito bom!
      Vc mora em cidade quente? Porque eu moro e o suor me incomoda demais, antes ficava sem lavar um dia, lavava no outro, mas agora, com a academia, não aguento, é muito calor, é muito suor!
      Não acho não, gosto bastante dele!
      Beijos

  6. Thais  14/01/2016 - 11h50

    Ju

    Eu primeiramente quero dizer que amo seu blog ! Vejo-o todos os dias, varias vezes durante o dia, hahaha, a louca do F5 !
    Ju eu tenho o cabelo cacheado e mesmo assim, estou contigo e nao abro, nao consigo ficar sem lavar meu cabelo, me da coceira, me sinto suja e fedida, CREDO ! Nao adianta, eu nao consigo, nada contra quem consegue, mais eu já tentei, pq, seria bom para meus cachos, mais nao adianta.
    Ju eu faço luzes no meu cabelo, ja tem meses que nao retoco, porém, ele esta mega ressecado e muito dificil de desembaraçar, quero uma dica sua de um condicionar ou mascara que eu possa usar como condicionar, que derreta o cabelo, como vc diz: igual manteiga no cuzcuz quente, rsrs, pq, essa semana estou chegando atrasada no meu serviço, pq, tenho que ficar cerca de 20 minutos só desembaraçando os benditos ! Alguma super dica para me dar ???
    HELP-ME PLEASEEEE !!!

    Beijos !
    Te adoro !

    • Ju  14/01/2016 - 17h28

      Oi Thai!
      Que bommmm saber disso, fico muito feliz! <3
      Tenho várias leitoras que não usam shampoo e dizem que o cabelo melhorou muito, e acho que isso deve ser bem legal, mas eu não conseguiria, é hábito mesmo, é gosto, eu gostooooo de shampoo! rs
      Tu tá reconstruindo? Ele tá quebrando? Tá elástico?
      Me diz!
      Beijos

  7. Márcia  14/01/2016 - 12h46

    Ju, agora fiquei confusa…em alguns posts vc diz que devemos dar uma pausa de no mínimo 48h (depois de um tratamento) para só depois lavar os cabelos novamente, e assim o produto usado fazer efeito. E como eu nunca lavo o cabelo somente com shampoo e condicionador, sempre uso uma mascara também, fiquei na dúvida. Então vc lava o cabelo todos os dias? E o tempo de pausa dos tratamentos?

    • Ju  14/01/2016 - 13h02

      Ma, isso é quando a gente faz algum tratamento, quando aplica uma máscara mais potente, quando faz uma cauterização, entende? Nesses casos eu dou pausa, mas não vou pra academia, por exemplo, porque eu transpiro muito e não consigo ficar sem lavar! Se morasse num lugar que não fosse tão quente, ok, mas aqui não dá!
      No dia a dia eu lavo todo dia, essa é a “regra”, mas quando uso uma reconstrução, quando queratinizo ou cauterizo, dou pausa, e até por isso prefiro fazer essas coisas na sexta, porque sábado e domingo não vou pra academia! rsrs

  8. Elidiane  14/01/2016 - 12h51

    Eu até tentei lavar só com condicionador mas só serviu pra me render uma coceira danada! Muitas cacheadas fazem com Washington mas eu mesmo usando meu cabelo natural cacheado, não irei largar o shampoo. Posso até usar os sem sulfatos pra não agredir tanto os fios, mas abolir completamente, nunca!

  9. Danny  14/01/2016 - 13h29

    Eu até comprei um produto para co wash. Limpa mas eu não consegui. Assim… Uso como segundo “shampoo” (que não é shampoo, né? Kkkk). Lavo com shampoo normal e depooois eu uso o co wash. E tem até feito diferença. Meu fuá tem ficado mais tranquilo. Kkkkk.

  10. Naylin  14/01/2016 - 14h03

    Um desserviço esse seu post!
    Não usar shampoo não é sinônimo de ficar sem lavar a cabeça e muito menos cabelos fedidos!
    Muitas meninas fazem no poo e aposto que se ofenderiam com sua ignorância!
    Se vc não conhece sobre um assunto, não opine!

    • Ju  14/01/2016 - 15h31

      Oi Naylin, tudo bem?
      No post tem um parágrafo que diz exatamente assim: “Mas essa é uma opção minha, é uma escolha minha, e escolhas são pessoais. Eu não estou dizendo que shampoo é melhor ou pior, eu não estou dizendo que quem não usa shampoo tem o cabelo sujo ou fedido, eu estou dizendo que eu não abro mão do shampoo, e por dinheiro nenhum no mundo!”

      Essa é a MINHA opinião, e no MEU blog eu tenho todo o direito de expor a minha opinião. Eu fui bem clara em dizer que “não estou dizendo que quem não usa shampoo tem o cabelo sujo ou fedido”, está escrito no texto, então não vejo razão pra que ninguém se ofenda, até porque seria um absurdo alguém se ofender porque alguém diz que não abre mão de shampoo, ué!

      Beijos

  11. THAIS  14/01/2016 - 15h32

    POXA ! COMENTEI AQUI E NADA DO MEU COMENTÁRIO ! FIQUEI CHATEADA

    • Ju  14/01/2016 - 15h35

      Thai, onde?

    • Ju  14/01/2016 - 15h40

      Hoje eu tô fora de casa, ainda não consegui responder tudo! :(

  12. Simone  14/01/2016 - 16h01

    Juuuu …td bem linda ?!!!! Desculpe tocar num assunto que não é o especificado neste tema (shampoo) ..Mas queria tirar uma duvida… Por caso, vc ja ouviu falar ou já escreveu algo sobre o Glicopan Pet (complexo vitaminício pros nossos bichinhos) com uso pros cabelos ?!!! Tenho pesquisado e tem muito material sobre ele na internet …Inclusive ele é citado como o salva vidas do cabelo com corte químico … Qual sua avaliação? Bjosssss e obrigada desde já !!!! :) Si

    • Ju  14/01/2016 - 17h22

      Oi Si, tudo bem sim, e você? Eu conheço sim, conheço pessoas que usaram e acharam maravilhoso, mas dou conta não, fedeeeeee demais!rsrs
      Beijos

  13. Maria José da Silva  14/01/2016 - 18h25

    Oi Ju;

    Não liga pra essa falta de interpretação e educação das pessoas, ignore….ohhh gentinha chata viu!!!

  14. selia  14/01/2016 - 19h36

    Você sofre de complexo de Gabriela, hahaha “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim” como eu. Aquela pessoa que acha que é assim e pronto, que não pode mudar. Gosto de shampoo, também, mas se a ausência de shampoo for melhor pro cabelo, não é burrice nossa persistir só por causa de uma espuma? Vamos mudar!

    • Ju  14/01/2016 - 19h53

      hahahaha Será?
      Eu adoro mudanças, adoro mesmo, mas tem coisas que eu não abro mão, e de shampoo não abro mão, não dá! A mesma coisa é pasta de dentes: se não fizer espuminha e não deixar a boca refrescante, não me adapto, não tem jeito! Uma vez usei aquela Sensodyne Original e, meu Deus, a impressão era de que os dentes não estavam limpos, porque não sentia refrescância. Nunca mais usei!

  15. Liliane  14/01/2016 - 23h12

    Oiii Ju…. to com vc…. Tbm li a matéria, pra mim tbm ñ funciona.
    Preciso da espuma… adoro seus posts… bjnho

  16. Vanessa Aquino  15/01/2016 - 09h31

    Ju, testa pra gente o creme de tratamento tresemmé reconstrução e força, pra ver se ele funciona mesmo como reconstrução, nutrição ou hidratação? Beijo

    • Ju  15/01/2016 - 10h58

      Nessa, acho que já testei ele, vou conferir aqui!

  17. THAIS  15/01/2016 - 09h46

    Oi Ju

    Bom nao sei pq, mas nao consigo responder ao seu comentário :( … entao vai outro comentário ! rsrs
    Entao Ju eu estou reconstruindo sim, comprei até o joico, já que é dito como o melhor do Mundo, porém, cada vez que reconstruo, pior fica ! Ele esta ressecado e quebrando quando penteia, mais nao chega a estar plástico e está embaraçando demais, já não sei mais o que fazer ….

    • Ju  20/01/2016 - 17h03

      Thai, suspende a reconstrução, pode ser excesso de reconstrução, e tenta nutrir pra amolecer!

  18. Carol  16/01/2016 - 00h44

    AMO shampoo! Há alguns anos eu fiz um teste e fiquei um mês (durante o inverno, é claro) sem usar shampoo, tentando outros métodos, mas como minha raiz é muito oleosa eu preciso dessa sensação de limpeza que só o shampoo dá. Super te entendo hahahahahahahaha

  19. Isabel  16/01/2016 - 15h27

    Quanto à espuma, não há o que fazer. Só mesmo o sulfato do shampoo pra produzi-la. Mas quanto à sensação de refrescância, você pode usar um desses condicionadores pra cabelos oleosos, que geralmente têm gengibre, hortelã ou frutas cítricas.
    Aqui em Recife é bem quente também, mas meu cabelo cacheado e seco não aguenta shampoo toda hora. Lavo duas vezes por semana, uma vez com shampoo sem sulfato e outra faço co wash. O cabelo tá menos ressecado e fica cheiroso, sim. Nos outros dias molho bem e esfrego todo o couro cabeludo.

  20. Juliana  17/01/2016 - 00h08

    Oi, Ju! Me diz uma coisa: quando você lava todo dia, deixa o cabelo secar natural ou usa sempre o secador? Lavo o meu dia sim, dia não, e só não lavo todo dia pq tenho medo de estragar e pq não queria usar secador td dia! Eu não escovo e nem prancho, uso secador e vou secando com as mãos mesmo. Asoro seu blog e também não vivo sem shampoo. Bjo, linda!

    • Ju  20/01/2016 - 16h59

      Ju, agora tô deixando secar natural, às vezes o que seca é o ventilador mesmo, porque tá sempre ligado aqui na minha frente kkkk

  21. Cristina De Vincenzo  17/01/2016 - 10h50

    Oi Ju, sou como vc: Adoro lavar a cabeça todos os dias e com shampoo, mas resolvi fazer umas mechas e meus cabelos crespos ressecaram demais… a soluçao que achei foi: um dia lavo com shampoo e condicionador (normal) e outro dia lavo com condicionador low pow… e meus cabelos crespos e muito secos melhoraram… mas devo confessar que fico esperando chegar a hora de lavar com meu shampoozinho muy amado! bjs Cris

  22. […] falei um pouco sobre essa história de lavagem sem shampoo no post Usar ou Não Usar Shampoo, e, sinceramente, não consigo ficar sem shampoo, mas resolvi comprar o produto pra testar porque […]

  23. Telma  11/04/2016 - 09h27

    Ai foi super dificil me desapegar da espuma… Mas consegui e meu cabelo agradeceu. Tenho o cabelo fino, ralo e com mto volume, e era sem forma, agora ele cacheia e esta com volume definido que adoro. Parei de brigar com ele… Kkk

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…