22.01.2016

Minhas Mãos Mancharam: Socorro!

Sol + limão: uma mistura que não funciona!

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu tenho uma leve obsessão com minhas mãos, a ponto de, por exemplo, dirigir de luvas pra que elas não fiquem manchadas, coisa que comentei por aqui tempos atrás e vocês até hoje me matam na resenha. Pois nesse verão minhas mãos mancharam, não foi pouco, e eu fiquei pra perder o juízo, com drama e tudo, claro!

Tomei todos os cuidados com filtro solar, e inclusive usei nas mãos o Bioré rosinha, porque ele é resistente a água e só sai com demaquilante, então a coisa é mais segura, só que essa história de ficar fazendo uma roska aqui e outra ali não deu muito certo, porque a praga do limão queimou meus dedos, criou bolhas, feriu e “respingou” nas mãos, criando manchas. Fiquei virada no saci, porque passei a vida inteira tomando todo cuidado do mundo, daí bastou um vacilo pra tudo ir por água abaixo… Injusto isso!

minhas-mãos-mancharam-limão

Minhas mãos mancharam de verdade!

Quando mostrei no Snapchat (jurovalendo, segue lá), várias meninas disseram que essas manchinhas de sol saiam com o tempo, só que as minhas não são exatamente (ou só) de sol, são de limão também, o mesmo, aliás, que causou a praga da mancha que eu tenho no buço há anos e que, mesmo tratando o tempo todo ainda não desapareceu.

Logo que cheguei a ideia era marcar dermato, mas estava com tanta coisa acumulada que não deu tempo e fui me virando com o que tinha em casa e resolvi deixar a consulta pra depois do carnaval, quando o ano começa oficialmente (pois é…).

Aí comecei a usar a Suavicid, uma pomadinha tudo de bom pra clarear manchas, que tem ácido retinoico (tretinoína) e a hidroquinona na composição, ativos que sempre usei. Estou usando há duas semanas nas manchas e já comecei a notar suaves melhoras: as manchas das mãos estão mais claras, e as dos dedos, que são maiores e feias, estão começando a clarear.

minhas-mãos-mancharam-limão

Já usava a Suavicid, que foi receitada por uma dermato, então ele não me dá problema, mas não é o tipo de pomada que qualquer pessoa pode usar, tem que ter sempre indicação e recomendação médica, tá?

Daí, de manhã lavo as mãos pra remover a pomada, mas lavo bastante, por que não dá pra brincar com hidroquinona e ácido retinoico, né? Em seguida aplico bastante protetor solar, e continuo dando preferência ao Bioré Bright Face Milk (esse aqui), justamente porque ele é mais difícil de sair e agora eu sou uma mocinha que cuida da casa hahaha

Tem funcionado, mas é obvio que eu vou conversar direitinho com minha dermato, até porque acho que essas manchas maiores não vão sair tão facilmente, sabe? E eu, que sempre fui apaixonada por mãos, não quero ficar com as bichinhas manchadas não, não aceito de jeito nenhum!

minhas-mãos-mancharam-limão

E que isso sirva de alerta, porque muita gente usa limão pra “clarear a pele”, em receitas usadas durante a noite, sem saber de uma coisa bem simples, que eu já expliquei aqui no blog: quando entra em contato com a pele, o limão consegue penetrar na epiderme e por lá fica por até 7 dias, que é o tempo que a pele leva pra gerar a descamação. Durante esses 7 dias, mesmo que tenha sido aplicado a noite, o limão está ali na sua pele, de modo que o contato do sol, por menor que seja, pode levar a uma “queimadura” conhecida como fitofotodermatose, que, simplificando, causa manchas escuras, bolhas e pode deixar cicatrizes.

Ou seja, não da pra brincar, né? E não dá, também, pra tomar roska e esquecer das coisas! hehehe

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
23 comentários
  1. ZILKA SACHT DE ALMEIDA  22/01/2016 - 11h50

    Já aconteceu comigo, fui ao médico e ele me disse que era por excesso de vitamina C no organismo, na época eu tomava limonada com cenoura ou beterraba para ficar com um bronze legal. Foi só parar de tomar limonada que sumiram as manchas.

  2. Vanessa  22/01/2016 - 12h06

    Oi, Ju… ja aconteceu comigo de queimar fazendo caipirinhas, mas não deu bolha não: com o tempo passou, e nem sinal das manchas…. Logo as suas melhoram tambem..

  3. Natalie  22/01/2016 - 12h25

    Eita Ju! Já tive essas manchas por causa de limão…e foram grandinhas até! Na mão e na barriga…mas as minhas sumiram com o tempo mesmo! Acho tão lindo esse cuidado teu com as mãos!!! Rs sou super relaxada! Beijoo

    • Ju  24/01/2016 - 18h47

      Nat, espero que sumam mesmo, tô retada! rsrs

  4. Isa  22/01/2016 - 12h37

    Eu já tinha reparado mesmo que sua mão estava manchada no post anterior qndo mostrou o hidratante do boticário!
    Tbm sou como vc, acho lindo mão branquinha e sem manchas, por isso reparo na mão de todo mundo!rsrs

    • Ju  22/01/2016 - 13h28

      Isa, fico arrasada de vê-las assim, mas tô cuidando pra que elas fiquem branquinhas de novo!
      E eu também reparo! kkk

  5. Liliane  22/01/2016 - 14h18

    Nossaaaaaa Ju…. queimou bastante!!! +a dermato com certeza vai dar jeito:)

  6. Michelle Rocha  22/01/2016 - 14h46

    Juuuu,

    Te mandei uma composição por e-mail, me respondes o mais urgente possível, flor? É que se ele for “certinho”, vou fazer o procedimento com ele neste final de semana.

    bjsss

    • Ju  24/01/2016 - 18h46

      Mi, fiquei meio fora do ar esse final de semana, muitaaaa coisa pra resolver aqui, mas já vejo!
      Beijos

  7. Camila  22/01/2016 - 16h16

    O que mais me chamou atenção foram suas unhas vermelhas rs

  8. Bruna Souza  22/01/2016 - 17h07

    Juuuu… Não sei se estou ajudando… Mas teste o creme para as mãos da Reniew. Um tubinho branco e verdinho claro novo! Esse mês eu vi no catalogo na promoção… Parece que 25…30… Reais. Ele promete clarear manchas na pele.
    Fiquei triste ao ver suas mãos. Realmente manchou muito! Se cuida! Beijo linda.

  9. Clodiny  23/01/2016 - 09h31

    Jú, nas minhas ferias no começo Dezembro eu fiz a proeza de machar minha barriga com limão, comendo peixe com limão acabei repingando na barriga ficou a coisa mais feia, as fotos da viagem uma belezura. Melhorou muito quando comecei a esfolear todo o banho onde as manchas estavam, comecei a esfolear pq vi que as manchas parecem uma sujeira uma nodia que esta grudada na pele. Agora elas ja estao quase sumindo bem clarinhas.

  10. tamiris  23/01/2016 - 11h42

    oi Ju, mancha é terrível mesmo, a um tempo atras estava com mancha nas cochas, pq removia os meus pelos com barbeador, e como tenho alergia acabava coçando, e o local estava ficando escuro, dai vi um poster seu sobre o bio-oil, e usei ele, e não é que o danado funcionou, clareou as manchas da minha cocha, e agora não escurece mais. Tenta fazer o teste com ele, não custa nada…beijão amo seu blog não paro de ler, beijokas.

  11. Ana Carol  24/01/2016 - 21h29

    Olá! Olha, não sei se ajuda, mas eu tive uma queimadura de limão nos dedos bem feia quando criança, de doer como queimado no fogo e formar bolhas muito grandes. O que me aliviou muito, ajudou a cicatrizar e não deixou nenhuma mancha foi a dica da minha avó. Sumo de folha de tomateiro (pois é!). Colocava as folhas num pilãozinho, com um tico de água, extraía o sumo e aplicava nas queimaduras, todos os dias. Quem sabe funciona pra ti, né? Abraços!

    • Ju  27/01/2016 - 15h25

      Sério??? Ahh, eu vou testar, e aqui em casa tem tomateiro!
      Valeu, Aninha!
      Beijos

  12. Larissa  25/01/2016 - 09h08

    Ju, qual tratamento de pele você faz no verão, já que não dá para usar nosso amado ácido retinoico? please! Bjoss

    • Ju  27/01/2016 - 15h24

      Lari, tô fazendo nenhum, usando só o básico, aqui tá MUITO quente!

  13. Natália Rodrigues  25/01/2016 - 11h57

    Quando li seu relato e as fotos, a primeira coisa que pensei foi: “Limão, com certeza!”. Daí vim correndo escrever meu comentário e vi que outras leitoras te disseram. Pode ser por excesso de vitamina C no organismo (via oral ou cremes), ou por contato com limão/laranja – frutas ácidas. Eu, assim como outras disseram, tive essas manchas por ter usado limão logo antes de ir à praia. No meu caso se agravou um pouco e mais e, além das manchas, tive queimadura de 2º grau nas mãos. Com o tempo, alguns curativos (doloriiiido) e cuidado para não expor ao sol sob estas condições, elas estão iguais – como antes, sem sinal de manchas ou mesmo da queimadura que tive.

    Vai dar td certo pra vc tmb. ;-)

  14. Jack Rodrigues  28/01/2016 - 14h39

    Oie! Tive queimaduras graves com a mistura limão + sol tbm no início de 2015…manchou mãos, braços e até pernas (não me pergunte como o sumo do limão foi parar nas pernas kkk). Deu bolhas de queimaduras e como percebi que iria demorar sair, fui ao dermato que passou um composto manipulado para acelerar o clareamento. o problema chama fitofotomelanose, e pode ser causada por laranja e tangerina tbm. Demorou para sair (as maiores mais de 06 meses), mas sou muuuito branca. Graças a Deus saíram todas! Hoje em dia evito limão quando sei que terei contato com sol ou até ao ar livre, com mormaço. Boa sorte na recuperação das manchas!

  15. Lari  09/02/2016 - 18h42

    Ju, isso já aconteceu comigo também, e eu não passei nada (talvez um pouco de hidroquinona, pq na época tinha essa pomada em casa e não sabia como era “perigosa”). Bastante protetor solar e paciência, e em um tempinho saiu tudo. Claro que vc deve continuar com seus cuidados, principalmente o do protetor,mas fica tranquila que vai sair sim! Ah, eu morava em Salvador, que também é o inferno de sol e calor… Vai dar certo hahah

  16. flavia froes  19/02/2016 - 15h34

    ju ñ sei mais o que fazer ,meu rosto tem olheiras feias e manchadas serà q posso usar suavicid pra tentar clarear meu rosto?

  17. cristina santos paschoal  09/11/2016 - 16h58

    Ju! Uso o creme para clarear as mão da renew. Tenho 45 anos e nada de manchas. Passo a noite e retiro de manhã. E mtooo protetor solar nas mãos o dia todo. Experimenta! Quem sabe vai te dá um bom resultado. Mais uso ele direto.

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo