14.04.2016

Como lidar com as críticas?

Passando por cima!

Sempre que faço posts de comportamento por aqui vocês deixam comentários e enviam e-mails com algumas perguntas, e nesse último recebi o e-mail da Anna Paula questionando como eu conseguia lidar com as críticas, tanto na vida pessoal quanto aqui pela net, e achei que a coisa valia um post.

Como quase todo mundo, passei boa parte da vida “preocupada” com o que os outros achavam de mim, com medo de errar, assustada com o peso do julgamento alheio, até que um dia, depois de uns bons anos de terapia, entendi que “você, pra mim, é problema seu”, que o que você pensa sobre mim não tem nada a ver comigo e que não preciso me preocupar com isso.

Eu não estou falando de críticas construtivas feitas por pessoas que gostam de mim e querem o meu bem, de pessoas que têm o cuidado gastar o próprio tempo, a própria vida, pra me observar, pra observar o meu trabalho e dar “toques” quando achar necessário. Essas são essenciais e eu quero sempre, porque me ajudam a crescer, a ser melhor, a ser maior.

A crítica que falo aqui, e que não me interessa, é a de quem não está interessado em ajudar, de quem não faz nada além de julgar, de quem anda tão contaminado pela inveja e por sentimentos ruins que não faz outra coisa a não ser despejar tudo isso no outro.

E gente assim é o que mais tem, mas procuro sempre mantê-las bem longe de mim, porque o que a gente escuta tem um impacto enorme no nosso ser, mesmo que a gente não perceba, sabe?

São mais de 10 anos de meditação e a plena consciência de que o que quer que as pessoas pensem de mim tem a ver com a imagem que elas têm de mim, e essa imagem não sou eu, é uma projeção delas, e não posso levar pro lado pessoal.

Não posso porque o que cada um fala ou pensa sobre mim (e sobre você) tem a ver, na verdade, com seus próprios sentimentos, crenças e opiniões, com o mundo no qual vive, não tem nada a ver comigo, e justamente por isso não é problema meu.

Acontece que nós somos complexos demais, e muitas vezes ter consciência não é o bastante, porque a partir do momento em que a gente começa a ouvir e internalizar tanta coisa ruim, esse veneno toma conta da gente, e é por isso que bato na tecla de que crítica eu só escuto e levo em consideração se for de alguém que goste de mim.

como-lidar-com-as-críticas

Porque sim, eu já errei muito e vou errar ainda mais. Vou meter o pé pelas mãos mesmo, vou ser injusta muitas vezes, vou exagerar, falar demais quando não deveria, falar de menos quando deveria abrir a boca, ser ridícula, idiota, vil, covarde, mesquinha e tantas outras coisas ruins.

Farei tudo isso e muito mais porque eu sou humana, não sou um semideus, e porque o sentido de estar aqui é evoluir, e pra evoluir a gente tem que passar por tudo isso mesmo, não tem nada de errado.

Errado, pra mim, é colocar tudo isso embaixo do tapete, vestir a roupinha da perfeição e, com toda a hipocrisia do mundo, julgar, apontar o dendo e criticar os outros por coisas que, veja só, eu também faço, e talvez faça pior.

Então, seja no mundo real ou virtual, eu tento absorver só o que for bom, só o que for construtivo. O que for vazio, o que tem o intuito de machucar, de ferir, de ridicularizar e de não gerar crescimento eu tento passar por cima, e mesmo que em algum momento alguma dessas coisas me magoe, eu logo entrego pra Vida, a maior de todas as escolas, aquela que, não raras vezes, te faz passar pelas mesmas coisas que você fez os outros passarem.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Cami  14/04/2016 - 13h33

    Muito amor pelas suas reflexões! <3

  2. Eliane Farias  14/04/2016 - 13h35

    Oi Ju, já dei muita importância para as críticas e sempre tinha medo das observações… hj, aprendi a viver de um jeito mais leve, não dou mais atenção para as coisas q pensam de mim… se a crítica dor construtiva absorvo se destrutiva não dou atenção e deixo nas mãos do Criador e sigo meu caminho do jeito q aprendi e gosto de viver… todos os dias me proponho ser feliz embora venha tempestade !

    Bjuss lindona e como sempre seu post é show!

    • Ju  14/04/2016 - 17h00

      Li, tá mais que certa! <3

  3. Natalie  14/04/2016 - 14h42

    É isso mesmo Ju! Infelizmente esse tipo de gente (da energia ruim) não vem com um letreiro na testa informando que são “azedas, amargas, invejosas, venenosas” e muitas vezes nos deparamos com essas criaturas…mas o tempo é amigo e a vida, como você disse, é a maior de todas as escolas!E estamos (e estaremos) mais fortes e blindadas para ver a “resposta” que a vida, o tempo e o mundo darão! Beijo linda Ju!!!

    • Ju  14/04/2016 - 17h01

      Exatamente isso, Nat! <3

  4. Larissa Gutierres  14/04/2016 - 15h35

    Oi Ju, boa tarde. Tudo bem?
    Entro todo santo dia no seu blog, mas nunca tinha comentado (por preguiça, confesso).
    Penso exatamente como você sobre esse assunto: O que você acha sobre mim não me interessa. Sempre tem aquelas pessoas sem noção, que fazem comentários (às vezes sem perceber) que nos machucam.
    Por exemplo, meu cabelo natural é castanho, mas recentemente pintei de ruivo acobreado. Não pedi a opinião de ninguém, sabe? Mas sempre aparecem os “experts da beleza” pra dizer que a cor não combina comigo, que castanho era melhor, etc. As pessoas precisam parar de opinar por conta própria. Se eu pedi sua opinião, sinta-se à vontade pra dizer o que pensa. Se eu não pedi, qual a finalidade de criticar grosseiramente?
    Desculpa o desabafo (rs), mas esse é um assunto que me interessa bastante e que eu acho que deveria ser mais discutido pra todo mundo viver mais feliz.
    Beijos,
    Te adoro!

    • Ju  14/04/2016 - 17h02

      Oi Lari, tudo bem sim, e você?
      Lari, minha linda, continue não se importante com o que o povo fala, vão falar sempre, não importa o que você faça, sabe?
      Enquanto isso, continue vivendo, continue sendo quem e o que você é!
      Beijos, sua linda! <3

  5. Taynara Pereira  14/04/2016 - 15h57

    Perfeito Ju…
    Você arraza… muito sabias suas palavras… Bjkass

  6. Hellissa  14/04/2016 - 17h04

    Oi Ju, Boa tarde Tomei coragem de comentar kkk Adoro seu blog, mudou meu relacionamento com o meu cabelo kkk Agora quero fazer umas perguntinhas extras. Pode?

    • Ju  14/04/2016 - 17h35

      Oi Helli, que bommmmm ver seu comentário!
      Pode sim, claro! :)

  7. Bruna Bussular  14/04/2016 - 20h49

    Justamente hoje, no dia de hoje, esse texto caiu como uma luva!
    Você é nota 1.000!!!!!

    Beeeeijos
    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

  8. Leila Moura  14/04/2016 - 22h09

    Texto perfeito Ju!!!
    Tudo que você escreve é luz!

    • Ju  15/04/2016 - 10h22

      Sua linda, obrigadaaa! <3

  9. simone  15/04/2016 - 10h15

    Adorei sua opinião sobre o assunto e concordo plenamente, temos de absorver o que é bom, o que nos faz crescer, acredito que o sentido da vida esteja em estar sempre melhorando como pessoa e as criticas vinda de pessoas que nos querem bem, será sempre bem vinda, agora aquelas pessoas que percebemos que querem nos tirar o brilho, essa devemos deixar nossos ouvidos “surdos”… como vc disse somos humanos e iremos errar, cada pessoa tem seus valores e sua visão, irão nos enxergar do seu ponte de vista, que na maior parte, não condiz com o que ralmente somos…adorei o que escreveu..bjs

  10. Vívien  15/04/2016 - 13h49

    Ju, tenho aprendido tanto com você, com suas reflexões…É impressionante o quanto essas palavras tem tocado a alma, e tenho levado pra vida…aliás, acordei pra vida. Guardo principalmente o que disse sobre o quanto a infelicidade alheia pode ser contagiosa, sobre aprender a dizer não… Sério, graças a essas palavras estou aprendendo a me posicionar melhor nessas situações. Esse post de hoje também especialmente, vou levar comigo.
    Você tem um grande poder nas mãos enquanto comunicadora pois suas palavras são de grande alcance, e você escolheu usá-las de modo a contribuir positivamente para vida das pessoas. É INCRÍVEL como até mesmo para falar de beleza você consegue fugir da futilidade e principalmente fala sem se deslumbrar, sem fugir da realidade…Continue assim, espalhando luz e, de alguma forma, ajudando a tantas pessoas! Muito sucesso!♥

  11. Fabiane Lima  23/04/2016 - 08h46

    Ju, lindo post…me ajudou tanto hj. Vou guardar para ler em dias difíceis..Estou num momento da vida que estou buscando essa evolução que vc já conseguiu, que ignorar a frustração do outro. Obrigada . Bjs , amo seu blog.

  12. Soraia  11/06/2016 - 20h24

    Olá, Boa Noite, você não me conhece, mais eu sigo seu blog e curto muito tudo o que você escreve. Me senti identificada com essa reflexão sua, acho que há muita gente neste mundo nosso, sendo muito ruim e muito poucos querendo realmente ajudar.Eu já passei e continuo a passar muita coisa feia com minha família, e veja só, moro no Brasil a dez anos, minha família moram todos no Uruguai, onde eu nasci. Acho triste porque levo anos e anos tentando muito estar bem com eles, mas já desisti de tudo, as vezes temos que desapegar, não por orgulho ou rancor, mas por amor a mim mesma e dignidade, porque sinceramente, a maioria das críticas recebidas nunca foram para construir, sempre foram para me jogar para baixo. Em fim, queria dizer que curti muito e compartilhei esse post no meu facebook .
    Obrigado por escrever tão lindo, e coisas que tocam o coração da gente. Abraços.

  13. Gisele  11/06/2016 - 22h25

    Aplausos infinitos para esse post!!!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!