27.08.2015

5 Coisas Que Você Precisa Fazer Por Seus Amigos!

Pra ser amigo de verdade...

Amizade, pra mim, é das coisas mais sagradas da vida. É a família que a gente escolhe ou que o destino nos presenteia, é aquele laço que o tempo não desgasta, só fortalece. É, como bem dizia Jorge, o Amado, o sal da vida.

Mas ser amigo não é uma dessas coisas que a gente “nasce sabendo”, e leva tempo, muito tempo, pra que a gente consiga aprender a ser pro outro o que gostaríamos que ele fosse pra gente.

Como todo mundo, já meti o pé pelas mãos muitas vezes, e errei feio, vejam só, quando achava que estava fazendo o que era certo. Mas o tempo, sempre ele, vai jogando as coisas na nossa vida até que a gente aprenda, e das coisas que aprendi que preciso fazer pelas minhas amigas (os),  e que quero que elas sempre façam por mim, essas são as mais importantes.

5 coisas que você precisa fazer por seus amigos

1. Fale a verdade

É muito, muito difícil falar verdades que possam machucar quem a gente gosta, mas se você, que é amiga, não fala, quem vai falar? Eu quero amigos que tenham coragem de me enfrentar, de me defender de mim mesma, de não deixar que eu tente me enganar, que de forma generosa, mas firme, me falem a verdade, principalmente aquelas que eu não quero ver ou ouvir.

Um amigo assim é como um farol em nossas vidas, então seja você o farol na vida de alguém.

2. Não passe a mão na cabeça

Quem diz amém pra tudo o que eu falo e faço, e vive passando a mão na minha cabeça, não é meu amigo, porque amigo de verdade nos faz melhor, nos fortalece, nos faz crescer. Quem passa a mão na cabeça, ao contrário, nos enfraquece, nos faz menor, pior, nos impede de evoluir.

Se a pessoa está cometendo erros, não importa quais sejam, você não pode passar a mão na cabeça, fingir que nada está acontecendo ou, pior, apoiar tudo isso, porque o resultado é nefasto. Já tive amigos que fizeram isso por anos seguidos, não sei se pra evitar o “enfrentamento” ou pra me polpar, e isso só me fez mal, porque, de certa forma, eles “confirmavam” os meus erros, o que me fazia acreditar cada vez mais que eu estava certa quando, na verdade, não estava.

3. Amigo a gente defende!

Ninguém fala mal de amigo meu na minha frente, mesmo que ele esteja errado, porque aprendi que amigo a gente defende em público, e se for pra repreender, pra mostrar os erros, que se faça em particular. Isso se chama lealdade, e é o mínimo que você pode oferecer a alguém a quem chama de amigo.

E não, não importa o tamanho do erro cometido, porque isso não é motivo pra falar mal, apontar o dedo e deixar o outro a deriva.  Todo mundo comete erros, inclusive boas pessoas, e isso não significa que elas sejam más, significa que elas são humanas, como eu e você.

4. Impulsione seus amigos!

Quase nada vale tanto do que gente que acredita na gente, que nos impulsiona, que nos apoia, que “bota fé” nos nossos sonhos, e se um amigo não faz isso, ele serve pra quê mesmo? Porque amigo que é amigo, e olha aí o clichê, é igual balão:  nos coloca pra cima, nos encoraja, nos faz subir, nos ajuda a acreditar em nós mesmos quando estamos fracos demais pra isso.

Todo mundo, por mais forte que pareça, precisa de apoio, precisa de encorajamento, precisa de “confirmação”. Não deixe de oferecer isso!

5. Vibre com suas vitórias!

Se engana quem pensa que amigo de verdade a gente conhece nas adversidades, porque lidar com o sucesso do outro, com suas conquistas e vitórias, é muito mais difícil, sobretudo se você não está numa fase tão boa assim. Mas amigo que é amigo vibra sim, torce sim e fica verdadeiramente feliz com realizações daqueles com os quais ele compartilha a vida.

A vitória dele é também a sua vitória, e poucas coisas são tão bonitas quanto ficar feliz com as vitórias de quem a gente diz amar, e eu, aliás, já falei disso no post “Amigo de Verdade” (clica aqui pra ler!).

E sim, eu sei que nem tudo é tão fácil quanto parece, porque, afinal, somos humanos, cheios de defeitos, mas estamos aqui pra melhorar, e nossas amizades são excelentes oportunidades pra exercitarmos o que existe de melhor em nós…

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Carol  27/08/2015 - 16h50

    Nossa flor, q texto lindo!!!

    Realmente, quem é AMIGO msm tenta fazer e ser o melhor pelo outro e sempre com mt sinceridade, infelizmente o mundo está cheio de pessoas invejosas, então qdo alguém vibrar com o seu sucesso, ai sim esse é seu verdadeiro AMIGs2

    Bjoks = ) e melhoras tá pimentão rsrsr

  2. ZEZÉ  27/08/2015 - 17h02

    Jú sempre leio o seu blog e acho o máximo, foi um achado e concordo com a maioria das coisas que vc diz. Aprendi muito a cuidar de mim fisicamente, e principalmente quando vc escreve coisas maravilhosas sobre comportamento e diversas coisas, e hoje lendo aqui este post tinha que te dizer que vc escreve muito bem e tem o dom, continue nos presenteando com os seus textos maravilhosos. Bjos….

  3. Danny  27/08/2015 - 23h02

    Dizer o quê? AR-RA-SOU! Linda, vc dá voz à muita gente! #jurovalendo

    • Ju  28/08/2015 - 08h42

      Sua lindaaaaa! <3 Tão bom te ver aqui todo dia, Danny!

      • Danny  28/08/2015 - 10h49

        É vício! E se aparecesse o nome de quem visualizou cada post no dia… Kkkkkk. Vejo e revejo vários. As vezes que não comento, ao menos, clico no coraçãozinho (do post novo e dos outros de novo). Não já te disse não que vc me faz um bem enorme?! É tanta energia boa que sinto em cada palavrinha que leio! Cada vez mais viciada #jurovalendo. Beijo Juuuu.

      • Ju  31/08/2015 - 14h56

        Ô coisa mais linda da vida! <3

  4. Natasha  28/08/2015 - 05h49

    Saber que existem pessoas que valorizem(enquanto a maioria não reconhece, ou não sabe o real significado)
    é confortante !!!!
    Não existem regras para como ser amigo(a), porque se é.. basta.
    É o que você disse em todos os pontos do texto e resumindo : esteja para seu amigo(a) <3
    AMIZADE; MELHOR SENTIMENTO DA VIDA.
    Como é bom ler isso, Top 1 esse; digno de seus textos…

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!