06.05.2016

10 Coisas Que Aprendi com Relacionamentos

E ainda preciso aprender tanto...

Ahhh, o amor… Seria tão mais simples se as relações dependessem apenas dele, né? Mas relacionamentos são “coisas” que a gente constrói dia após dia, e como toda construção, não se faz com um tijolo só. E, justamente por isso, quanto menos habilidade e, principalmente, maturidade a gente tem, mais difícil a coisa fica.

Fica porque convivência não é fácil, e rotina também não. Porque nós, na imensa maioria das vezes, não sabemos sequer nos relacionar com nós mesmas, que dirá com o outro. Porque nos relacionamos pelos motivos errados, e nem nos damos conta disso. E por tantas, tantas coisas mais.

Eu não sou nenhuma especialista no assunto, e errei muito (muito!) mais que acertei. Mas, foram esses erros que me fizeram amadurecer, e mesmo tendo uma imensidão de coisas pra aprender ainda, existem lições que jamais vou esquecer, e é sobre elas que, resumidamente, a gente vai papear agora!

relacionamentos juro valendo

1. Não namore por carência

Namorar pra tapar buraco, porque você está carente, é a pior furada: não vai funcionar, o vazio vai crescer dia após dia, você vai se machucar e machucar o outro, porque pra entrar de verdade em qualquer história você precisa, primeiro, estar bem consigo mesma, e a carência, minha amiga, é a pior das conselheiras!

Já caí nessa algumas vezes (falei sobre isso nesse post aqui) e o resultado foi o pior possível, porque me perdi de mim mesma e só quando dei um basta na bagunça e passei por uma fase maravilhosa de solteirice terapêutica, curando minhas feridas e me conhecendo de verdade é que entendi que passei boa parte da vida me enganando e vivendo histórias que não tinham nada a ver comigo simplesmente pra não estar só, e justamente por isso me sentia cada vez mais só.

2. Ninguém tem a obrigação de te fazer feliz

O outro, seja quem for, tem que vir pra somar, pra compartilhar, pra te fazer bem, mas não coloque nas costas dele o peso de te fazer fazer feliz, porque isso é com você, não tem nada a ver com ninguém. A única pessoa que pode te fazer feliz é você, essa é uma responsabilidade sua, e se você ainda não aprendeu a ser feliz consigo mesma não tem milagre nem príncipe encantado que dê jeito!

3. Príncipes encantados não existem

Pois é, sabe tudo aquilo que você “aprendeu” nos filmes da Disney e nas comédias românticas? Trate de desaprender, porque é tudo mentira! Não existem pessoas perfeitas, e aquele cara que você sonhou, com todas as características que você idealizou, que vai te amar acima de todas as coisas, inclusive dele mesmo, que vai fazer todas as tuas vontades e transformar teu mundo num conto de fadas é pura ilusão.

Ilusão porque somos pessoas de carne e osso, que erram o tempo todo, que metem os pés pelas mãos, que se sentem perdidas, confusas e magoam os outros, muitas vezes sem querer, e a menos que você entenda isso e pare de esperar do outro o que é irreal, nenhuma relação vai funcionar.

4. Contos de fada também não!

Como as pessoas não são perfeitas e ninguém está aqui para caber nos nossos sonhos, é evidente que relacionamentos de comercial de margarina não existem, né? Na vida real, em relacionamentos reais, as pessoas brigam, se desentendem, comentem erros, ficam inseguras, são grosseiras às vezes, fazem coisas que o outro não gosta e tudo isso faz parte, porque convivência não é fácil, rotina muito menos e estamos todos aprendendo e tentando fazer a coisa funcionar.

relacionamentos juro valendo

Tentando porque relacionamentos não chegam prontos, embalados para presente. Eles são construídos no dia a dia, com erros e acertos, com duas pessoas diferentes aprendendo a conviver juntas, e a menos que você entenda isso e pare de criar expectativas irreais, vai passar o resto da vida frustrada.

5. A prioridade da sua vida é você

Sabe aquela “mania” de priorizar o outro e se colocar em último lugar na sua lista de prioridades? Tá errado! Assim como está errado deixar de ser quem se é pra tentar se moldar ao que o outro quer, deixar de lado os próprios sonhos  e planos pra sonhar os sonhos alheios, deixar de pensar e fazer por si mesma pra fazer pelo outro e pela relação, e um bocado e coisas mais.

Primeiro você tem que gostar de você, cuidar de você, fazer por você, porque se você não faz, ninguém vai fazer, não se engane. E, como já falei por aqui uma vez, se você começa a priorizar o outro e esquece de si mesma, rapidinho esse outro vai começar a sentir falta da pessoa que você era, aquela por quem ele se apaixonou. E, ao mesmo tempo, você vai, mesmo que inconscientemente, começar a “cobrá-lo” por tanta dedicação, e aí ó, morreu bucha de sena!

6. Não aceite migalhas

Relacionamento só deve existir se você se sente bem nele, se você se sente amada, se os dois estão igualmente presentes. Mas se, ao invés disso, o que você recebe são migalhas, se você precisa mendigar atenção, carinho ou qualquer outra coisa, tá na hora de cair fora de onde jamais você deveria ter entrado!

Não se ama sozinho e nada de bom e bonito se constrói dessa forma, com o outro te tratando como última opção. A única coisa você vai conseguir com isso é se machucar cada vez mais, é ver sua autoestima no chão, é se transformar num trapo, numa sombra mal acabada do que você deveria ser e não foi, como já disse, inclusive, nesse post aqui.

7. Tenha vida própria

Sim, vocês são um casal, mas nem por isso deixam de ser indivíduos, certo? E, como indivíduos, nada mais saudável do que ter vida própria, até porque quase nada é tão enfadonho como que ter do lado alguém que “vive pra você”. Eu gosto de gente interessante, de quem me acrescente, me mostre coisas diferentes, que viva experiências diferentes das minhas, e se a pessoa não faz nada sem mim, se vive grudada, se não tem amigos, ela vai acrescentar o que mesmo?

Isso envolve muito a questão da confiança, e como sem confiança não se constrói nenhuma relação saudável, sou a primeira a estimular que o outro tenha vida própria, porque da minha não abro mão. E se for pra ficar me preocupando com o que ele pode ou não fazer quando não está comigo, termino logo, porque quero ao lado alguém que esteja comigo de verdade, que me respeite e seja leal, estando eu presente ou não.

relacionamentos juro valendo

8. Respeito é bom e todo mundo gosta!

Acredito muito naquela historinha de que a gente está onde se coloca, e como eu me respeito, não existe a menor possibilidade de estar numa relação abusiva, onde não exista respeito, e esse tipo de relação, aliás, sequer deveria existir, né?

E ó, pra mim a coisa é simples: acabou o respeito? Pode enterrar a relação, porque sem respeito não tem amor que se sustente. E é aí que, mesmo existindo sentimento, é preciso, pro seu próprio bem, dizer “fim” e seguir em frente. Sobre isso, aliás, falei nesse post aqui.

9. O pra sempre sempre (?) acaba

Ninguém entra numa relação pensando no fim, claro, mas a verdade é que o tempo passa, a gente muda, o outro muda, a relação muda e não tem como prever se aquela história (ou qualquer outra) será eterna. Só que a gente age como se tivesse certeza que sim e acaba investindo tudo no “nós” e esquecendo do “eu”, e é por isso que, em muitos casos, quando a coisa acaba a gente tá só o pó.

Eu não tô dizendo que a gente deve começar já pensando no fim, não é isso. Estou dizendo que em relação aos sentimentos não dá pra ter certezas eternas, porque quando nós mudamos, quando o outro muda e/ou quando a vida muda, eles, os sentimentos, também podem mudar e a relação pode acabar.

Então, viva suas histórias da forma mais bela possível, faça planos, sonhe junto, mas não esqueça dos seus, não deixe de ser um indivíduo com desejos, sonhos, planos, amigos e vida própria, porque se um dia acabar você continua tendo você, o que não acontece quando a gente pega todo o nosso mundo, toda a nossa vida e coloca nas mãos de outra pessoa.

Falei mais sobre isso nesse post aqui, e aqui também.

10. Existem outros

Sabe quando a relação acaba e a gente fica “daquele jeito”, achando que “nunca mais” um monte de coisas? Então, a verdade é que talvez ele tenha sido só mais um cara, que provavelmente ele não é o amor da sua vida e que, sim, existem outros.

A vida é feita de histórias, e você não precisa ficar presa em nenhuma que não te faça feliz, que não preencha, que não exista mais. No início pode parecer que não, mas, vai por mim, você ainda tem muita coisa pra viver, muita gente incrível pra conhecer, é só se permitir…

Claro que tem muito mais coisas que eu poderia dizer, mas o post já ficou gigante e vou parar por aqui… Quem sabe um dia a gente continua, né? Um dia a senta aqui e fala das grandes paixões, da tal da química (sem ela não dá!) e tudo o mais que a gente quiser falar…

Por agora só quero saber o que você aprendeu de mais importante nas suas relações…Divide aí com a gente, vai!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Lisi  06/05/2016 - 15h16

    Verdade Ju! Falndo assim, parece que falou da minha vida. Já vivi uma relação que eu vivia para o outro e esqueci de mim, foi difícil terminar pois achei que nunca mais ia gostar tanto e tal…Mas para minha surpesa hj vivo uma relação sadia e feliz, onde cada um tem seu espaço e sua vida, mas ao mesmo tempo compartilhamos sempre nossos sonhos e nos sentimos mas unidos…O amor precisa ser assim…deixar agnt leve! Bju grande!!

  2. Cláudia Biron  06/05/2016 - 16h26

    Nossa, falou bonito viu Ju, parabéns! Tenho 46 anos e suas palavras serviram muito para mim apesar da aparente estrada percorrida kkk (4.6), pode parecer óbvio os tópicos descritos, mas li um a um e a “ficha” foi caindo, a carapuça servindo, tipo caindo como uma luva…E assim pude me ver em todas ou quase todas as situações, percebendo que perdi e administrei mal meu tempo, sofri e fiz mutias pessoas sofrerem, triste conclusão.
    Mas como você mesma disse, nada como a maturidade. Espero de verdade não cometer os mesmos erros e ser mais feliz nos próximos relacionamentos.
    Te acompanho sempre, amo blogs de beleza mas o seu é muito singular e especial. Continue assim, porque nós leitoras, te amamos viu!
    Mega beijo e que Deus te abençoe!

  3. Fernanda  09/05/2016 - 02h21

    Adorei essa matéria, eu realmente estava precisando ler tudo isso. Me ajudou e muito, até tomei algumas decisões. Parabéns pelas palavras, a partir de hoje, sempre irei dar uma olhadinha nesse blog! Beijão Ju!

  4. Karen Raquel de Souza  10/05/2016 - 19h09

    Eita que esse post só tá dizendo verdade!
    Seria ótimo se tivesse descoberto tudo isso sem precisar passar por cada uma dessas coisas.
    Infelizmente precisei passar por tudo isso pra aprender,mas hoje posso dizer que tá bem aprendido viu rs.
    Beijão Ju.

  5. Karen Raquel de Souza  10/05/2016 - 20h47

    Pura verdade em cada tópico!
    Como queria ter aprendido tudo isso sem ter que passar pelas experiências :/
    Mas agora tá muito do aprendido!
    Beijão e um cheiro prucê Ju

  6. Grace  10/05/2016 - 22h13

    Nossa, que palavras bonitas!
    Muito bom , parabéns pelas palavras, você escreve muito bem!
    =)
    beijos

  7. linda  21/06/2016 - 10h46

    Tô passando pelo fim de uma relação que começou perfeita e foi desmorando aos poucos e wu tentei agarra-la por medo,carência…. Aceitei migalhas e muita falta de respeito pois acho que de certa forma ele se divertia com minha falta de amor próprio. Ta doentio pacas…Uma amiga disse mas valhe um fim com dor do que uma dor sem fim.Bem ,ela está certa.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!