Aprender, finalmente, a dizer não é uma das coisas mais libertadoras da vida, e só lamento não ter aprendido isso antes. Mas, antes tarde que nunca, né?
Por vias tortas, somos induzidas, desde cedo, a concordar, a agradar, a, simplificando, fazer qualquer coisa pra sermos aceitas. E a gente cresce fazendo o que pode e o que não pode pelos outros, dizendo sempre sim, mesmo que a gente não queira ou não possa, e não se dá conta de que, na grande maioria dos casos, dizer sim para o outro é dizer não para nós mesmas.
dizer sim para o outro é dizer não para nós mesmas
Só que dizer não é muito, muito difícil, porque não fomos condicionadas a isso. Porque acreditamos que se fizermos isso as outras pessoas vão se decepcionar, se afastar, nos excluir. E vão sim, mas só as pessoas que sequer deveriam estar nas nossas vidas.
É por isso, por ser tão difícil dizer não, que as pessoas se sentem confortáveis em pedir tantas coisas o tempo todo, inclusive as mais absurdas. E a medida que você diz sim, elas se sentem no direito de pedir cada vez mais.
São abusivas e invasivas sim, mas isso só acontece porque você é permissiva demais, porque quer agradar a todos e deixar todo mundo feliz. Exceto você mesma, né?
Não é sua obrigação agradar o outro ou fazer alguém feliz. A sua obrigação é, primeiro, com você, e isso não é, nem de longe, egoísmo, é bom senso mesmo.
Portanto, se ocupe em se fazer feliz, em se agradar, em ser honesta com você mesma, com seus desejos, suas vontades, sua vida. Se ocupe em viver para você, e não em ser boazinha para os outros.
Isso torna tudo mais fácil e infinitamente mais simples.
O ” Não” é uma frase completa…
E aprenda: o “não” é uma frase completa. Você não tem que explicar ou justificar porque disse não, assim como você não justifica o porque de dizer sim.
Quando a gente aprende isso, quando diz não sem culpa, e não temos que nos sentir culpadas por isso de forma alguma, a vida muda pra muito melhor.
Muda porque você passa a viver pra você, a viver de uma forma muito mais honesta, gentil e generosa com você mesma, e isso é maravilhoso.
Algumas pessoas vão se afastar? Com certeza. E pra muitas, que antes te achavam a melhor pessoa do mundo, você será vista como a pior das piores, mas isso é bobagem. Que fique quem realmente nos faça e queira bem, mas essa gente que fica perto pelo que podemos oferecer, que nada mais fazem que, de muitas formas, nos usar, podem (e devem!) sair. Já vão tarde.
O não é uma palavra mágica, pode usar sem medo. É ela que te faz dizer sim pra si mesma, que te tira do papel da coadjuvante que está ali pra servir e te transforma em protagonista da própria história. Recomendo!
E se quiser ver mais posts como esse, é só clicar aqui.
Beijos, Ju♥
Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Lindo Post. O nós brasileiros deveríamos aprender a dizer “não” mais vezes.
Todos os dias olho teu blog, mas é a primeira vez que comento.
Ju, minha linda, obrigada! <3 E comente mais, por aqui a gente adoraaaaa conversar!
Beijos <3
Adorei o texto, é bem assim que acontece quando somos pequenas nos moldam e a gente acho que tem que seguir só uma linha, mas ainda bem que amadurecemos e nos libertamos para seguir decidir entre várias linhas a seguir, com a nosso própria opinião. Dizer sim é bom mas o não muitas vezes é melhor ainda. Bjs.
Se tem uma coisa que preciso aprender é a dizer não, eu não consigo, e tenho medo de machucar os outros e sempre acabo me machucando é exatamente isso que você escreveu, dizer sim aos outros é dizer não para nós mesmas, você agrada os outros, mas te desagrada, te faz mal, mas para mim, eu já estou acostumada com o mal, então é como se eu “preferisse” me machucar a machucar os outros.
Bom dia
Te acompanho há alguns meses e estou adorando seus posts, mas esse…. mulher.. muito eu rsrsrs, como vc disse nunca é tarde pra aprender a dizer não e me surpreendi como as pessoas se afastaram de mim pelo simples fato de não ser a boazinha de sempre.. muita decepção, mas vida que segue e agora depois de muitos anos estou vivendo pra mim e querendo ao meu lado pessoas que gostem de mim de verdade.
Bjs linda
Amei o post Ju, é incrível como você escreve tão bem e ainda por cima, parece sempre adivinhar o que estou precisando, você parece ler meus pensamentos e daí vai lá e faz um post lindo e delicioso de ler. Te visito aqui todos os dias, nem sempre dá para comentar, mas sempre dá para ler e isso renova minhas energias. Obrigada Ju, você é um anjo na minha vida. Te adoro por demais. Bjão :)
Nessa, amor meu, você é das antigas, tá aqui desde o comecinho, amo! <3 <3 <3
Você não sabe como esses posts caem como luva pra gente! Você é demais, ju! E repito: escreve um livro, nunca te pedi nada kkkkk! Beijos
hahaha Mila, queroooooo! <3
Muito bom Juh! Bom que vir até aqui muitas vezes nos faz ter uma renovação no humor, não apenas por tratar da beleza física, muitas vezes não é ela que impacta na auto estima, mas sim pequenas atitudes como essa de dizer não, eu comecei a fazer inconscientemente por notar que o sim as vezes nos obriga a coisas que não queremos de verdade, a vida é tão curta pra viver para agradar os outros. E quando os outros estão preocupados em nos agradar??? Obrigada por esse post! Bjs!
Brenda, minha linda, que delícia ler seu comentário, fiquei feliz! <3
Que mensagem maravilhosa de se ler!! Com toda certeza Ju, o Não é libertador! E aprender a dizer não faz parte do nosso processo evolutivo.
Amei o seu texto!!! Como sempre amo todos que você posta… você é muito linda!!! Adoro o seu blog!!!
Oi Ju! Como sempre perfeita. Eu já disse muito não pra mim e hoje estou aprendendo a dizer mais sim e me sinto bem melhor por isso. Beijão Ju!