29.11.2016

Sobre os Protetores Solares Reprovados Pela Proteste

Ontem fui marcada dezenas de vezes em matérias sobre os protetores solares reprovados pela Proteste (leia aqui), e como bato na tecla do uso do filtro solar há anos, achei que seria oportuno colocar a minha opinião aqui.

Anos atrás lia a Proteste regulamente, já que minha mãe assinava a revista. Gostava bastante, até que comecei a questionar algumas coisas. Porque, sim, pra jogar uma bomba dessas você precisa, em respeito ao consumidor, ser absolutamente transparente quanto as análises, você precisa mostrar esses testes, os laboratórios nos quais eles foram feitos, que devem ser independentes e reconhecidos, e a metodologia usada, pelo menos.

Só isso já me deixa com os dois pés atrás.

protetores solares reprovados

Mas, também me pergunto outra coisa… A Proteste é patrocinada por alguma marca? Porque se for, a questão da divulgação dos testes, da clareza da coisa toda, é ainda mais necessária para que não restem dúvidas sobre a idoneidade dos mesmos, certo?

Pois bem, além disso, acho que é no mínimo questionável que a revista lance esses resultados justamente esse mês, no qual ocorre uma divulgação maciça que visa conscientizar a população sobre a necessidade do uso de protetor solar como forma de ajudar  na prevenção do câncer de pele, que, ressalte-se, é o mais comum no Brasil,  o que tem o maior número de casos.

O Brasil, gente, é o segundo país do mundo com maior número de incidência de câncer de pele, então filtro solar aqui é, pra mim, questão de saúde, e ponto final. Meu padrinho, que é também meu tio, já teve câncer de pele, eu vi essa novela de perto e não quero pra mim nem pra ninguém.

A exposição solar sem proteção é o principal fator de risco pra esse tipo de câncer. Então, como é que você vai e divulga os resultados de um teste, sem apresentar esses testes, justamente no meio de uma campanha de conscientização? Acho complicado…

E, pra completar, esse não foi o primeiro teste realizado pela revista com protetores (esse aqui, por exemplo, é de 2009). O engraçado é que isso sempre ocorre nessa época, o que me causa estranheza. Assim como me causa estranheza que, até onde sei,  nenhuma marca tenha processado a Proteste.

Quanto às marcas, bom, ninguém aqui é ingênuo a ponto de achar que todas as marcas existentes no mercado são “santas”, né? Acontece que várias das marcas mostradas nesse teste fazem parte dos maiores laboratórios do mundo, que investem milhões em pesquisa para desenvolver seus produtos e, pelo que pesquisei, são bem transparentes quanto as análises e testes que são feitos.

Todos os produtos são testados e aprovados pela Anvisa, muitos são validados por metodologias utilizadas por órgãos internacionais, como a FDA, dos Estados Unidos, e a CCE, da Europa, e os laboratórios nos quais essas análises são feitas são reconhecidos mundialmente.

Então, não basta a revista jogar a bomba e responder que “o laboratório é capacitado e com reconhecimento internacional para a realização dos testes.” É preciso dizer qual laboratório é esse, quais metodologias foram utilizadas e mostrar os resultados dessa análise. Aí sim a coisa teria validade, ao menos pra mim.

Por fim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia soltou nota (veja aqui) de repúdio em relação aos dados divulgados, e enquanto a Proteste não informar o laboratório no qual os testes foram realizados e os detalhes desses testes, pra que se saiba em quais condições eles foram realizados, as informações específicas da metodologia utilizada e coisas do tipo, não tem como confiar no que está sendo mostrado, porque né, se tudo foi feito da forma correta, porque não mostrar tudo certinho, não disponibilizar tudo?

E desses que, supostamente, foram reprovados, tem dois que eu já usei e, no quesito proteção,  aprovei, viu? Um deles, inclusive, usei no verão passado e, veja bem, moro numa das cidades mais quentes do país, tenho melasma e uso ácidos, se ele não funcionasse meu melasma teria aumentado bastante nessa época (manchas têm a ver com os raios UVA) e meu rosto teria assado, né?

Portanto, já que a Proteste preza tanto pelos interesses do consumidor, é em respeito ao consumidor que ela deve informar todos os detalhes desses testes.

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Sabrina Cattaneo  29/11/2016 - 15h17

    Ju, por isso amo vc e seu blog, ler algo vindo de alguém que entende da coisa é ótimo. Bjss

  2. Marcela  29/11/2016 - 16h08

    Muito sensata Jú!
    Bjus

  3. Monalisa Orozimbo  29/11/2016 - 17h23

    Por isso que seu blog Ju ❤
    Nos dê dicas de bons protetores por favor?

    • Ju  29/11/2016 - 17h56

      Mona, sua linda, pode deixar! E muito obrigada! <3

  4. Suellen cristina  29/11/2016 - 17h29

    Bem importantes os pontos que vc abordou jú,da até um alívio,pois sei que vc entende bem desde assunto.bjs

  5. Janaina Pansarin  29/11/2016 - 17h32

    Concorco Ju, os que não apareceram na lista foram os que eu mais tive problemas, como exemplo o da Natura que me deixou com alergia nos olhos. Uso o Anthelios e minha pele sempre ficava vermelha ao anda no sol, o que nunca mais aconteceu desde que utilizo essa marca.
    Digo o mesmo da ROC que sempre me ajudou.
    Sua opinião me ajudou, e testificou o que já achava.
    Análise no mínimo questionável.

    • Ju  29/11/2016 - 17h58

      Jana, achei questionável, achei irresponsável, alarmista, sabe? Quer fazer a coia direito? Que maravilha! É só apresentar tudinho. Sem isso não passa, pra mim, de caça cliques, porque, convenhamos, todo mundo foi fuçar isso, né?

  6. Ayla Borges  29/11/2016 - 23h05

    Ju, fiquei de cara com o da La Roche-Posay! Uso o Anthelius Airlicium FPS 70 e fiquei com medo de estar desprotegida, pois o sol de Teresina também não brinca!

  7. Milena  30/11/2016 - 14h25

    Ju! Tbm achei questionável! Minhas piores experiências foram com o da Nivea e com o Da Cenoura e Bronze! Quando vi os resultados dos testes me senti um alienígena!! No verao desse ano usei o Da Loreal e foi bem satisfatório!!

  8. Mary Marques  01/12/2016 - 12h52

    Ju, queria muito que vc falasse sobre os filtros quimicos e fisicos. Pois já li matérias relatando que os com filtro quimico causam um mal maior que o sol. Gostaria de saber sua opinião pois confio nela. Bjs.

  9. Leonidas  05/12/2016 - 15h54

    Olá Ju Lopes, qual protetor você usou e recomenda, ainda mais por você ter melasma, qual melho ?

  10. Lucas Lima  14/12/2016 - 01h21

    Eu ficava em dúvida justamente nisso, que critérios utilizaram, como procederam para chegar aos resultados finais porque em uma pesquisa só aprovaram o da L’Oréal e da Cenoura e Bronze, marcas como Neutrogena e outras reprovadas…

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Dicas para o perfume durar mais na pele! O Fim dos Cabelos Ressecados! Dicas de Beleza Rápidas Pro Inverno! Pontas estragadas nunca mais!