30.05.2017

Mechas Loiras: Preparação e Passo a Passo da Minha Cor

E esse vício chamado cabelos loiros, mechas loiras, hein?

Todo dia quero uma coisa diferente, e umas duas semanas atrás, quando fui retocar a raiz, resolvi fazer uma coisa um pouco diferente…

Um ombré hair “do meu jeito”, com mechas loiras em todo o cabelo, só que em maior quantidade e mais claras nas pontas, com a frente bem iluminada e as mechas da raiz começando de locais diferentes, pra não ficar muito marcado.

Não gosto de raiz escura, então o ombré “normal” não daria certo pra mim.

Mas, ao mesmo tempo, queria algo que, mesmo com os fios bem claros, não me deixasse escrava do retoque, sabe?

O Cleiton entendeu certinho como eu queria, jogou duro e gostei muito do resultado, muito!

mechas loiras

Cabelos com mechas loiras: a preparação

Já fiz muitos posts aqui falando da importância de preparar o cabelo para o processo de descoloração, já que ocorre uma perda grande de massa capilar, e o básico é reconstruir muito antes pra que o cabelo aguente no “durante” e não sofra tanto no depois.

Comecei a pegar pesado na reconstrução 30 dias antes, usando a cauterização de aminoácidos, mas a cauterização caseira dá conta do recado muito bem também.

Usei muito Salva Fios nesse período, tanto que o cabelo ficou mais rígido, e um dia antes da descoloração fiz uma mistureba com o Salva Fios e o Novex Óleo de Coco, de Embelleze, apliquei no cabelo todo e sequei com o secador.

A coisa ficou “pesada” e só retirei no dia seguinte.

Aí lavei os fios, apliquei bastante Salva Fios e fui fazer a descoloração.

Como fazer

Há anos faço as mechas “no papel”, e o Cleiton começou pela parte de baixo do cabelo.

Uma coisa interessante é que dessa vez ele separava as mechas e usava uma espécie de pente pra “bagunçar” as mechas e só depois aplicar o descolorante, pois assim, segundo ele, a coisa não ficaria “marcada”, sabe?

É só separar as mechas e, com um pente mais fininho, puxar um pouco do cabelo pra cima, deixando meio “farofado”.

Achei a coisa estranha, mas funcionou! rs

As pontas ficaram quase que completamente descoloridas e da metade pra cima a coisa foi suavizando mais, com a raiz um pouco mais escura, mas ainda loira, e com mechas que começavam lá de cima e não alguns dedos abaixo da raiz como é feito no ombré tradicional.

mechas loiras

Pra raiz ficar como eu queria, ele alternou a altura das mechas, sempre com aquele truque do pente, e quantidade de mechas aqui foi menor, e elas foram mais finas.

A parte da frente ficou bem iluminada, com muitas mechas, alternando entre mais finas e mais grossas.

Além do descolorante, o mesmo de sempre, que tem que ser bom (faz toda diferença, já falei disso aqui!), ele usou o oxidante de 30 volumes, porque não queria abrir muito o tom.

E o Cleiton não remove o descolorante todo de uma vez.

Ele vai por partes, começando pelos locais que receberam a mistura primeiro, então fico um tempão no lavatório, porque a diferença de tempo, por exemplo, da remoção da parte de baixo e da parte da frente foi de mais de 50 minutos.

Meu tom de loiro

Depois de remover o descolorante e lavar o cabelo,  o Cleiton “fez a cor” com a coloração 12.01 de Maxton, da Embelleze, que é o loiro extra claro platina.

Como meu cabelo é castanho escuro e “puxa” para o alaranjado com o tempo, optamos por um tom que, além de platinado, tivesse um fundo acinzentado (01) pra ajudar a neutralizar isso e manter a cor mais bonita por mais tempo, sabe?

No salão ele fez a tonalização da seguinte forma: misturou 1 tubo da tintura Maxton com o oxidante de 10 volumes, deixando agir 5 minutinhos e enxaguando em seguida.

Se o loiro tivesse ficado alaranjado com a descoloração, ele usaria o oxidante de 20 ou de 30 volumes, mas aí dependeria do tom do cabelo, mas como a cor abriu bem, bastou o oxidante de 10 volumes.

banho de brilho para manter as mechas loiras

Para manter as mechas nesse tom, a cada 20 ou 30 dias, a depender do grau de oxidação, vou fazer um banho de brilho em casa com essa mesma coloração, e ele é super simples de fazer.

Vou, inclusive, fazer com vocês lá no canal, tá? Não fiz ainda porque o cabelo não precisou,  (boa essa Maxton, viu?

A cor continua bem intensa, mesmo lavando quase todo dia!).

Basta misturar 2 colheres de hidratação branca (tem que ser branca!), 2 colheres da coloração 12.01 Maxton (use o tom que você usou pra tonalizar) e 1 colher (das de sopa, em todas as medidas aqui) de oxidante de 20 volumes, e aplicar nos fios úmidos, após a lavagem com shampoo.

Aqui a gente vai aplicando de mecha em mecha, e como meu cabelo está mais claro na parte de baixo, vou começar por baixo (pontas, depois comprimento) pra deixar agir mais tempo (5 minutos), e só no final espalho na parte de cima, esfregando como se fosse shampoo por 1 minutinho, no máximo, e enxaguando em seguida.

Aqui é preciso ter o cuidado de não aplicar o banho de brilho na raiz escura e deixar agir, por isso o Cleiton orientou a usar apenas no final do processo e ir esfregando, sem pausar.

Pra quem não tem muita habilidade com banho de brilho ou está com o cabelo mais danificado, é só usar o oxidante de 10 volumes (e aí dobra a quantidade para duas colheres).

mechas loiras

Feito isso, é só enxaguar, aplicar alguma máscara mais emoliente e que, preferencialmente, tenha alguma ação reconstrutora e pronto, o cabelo fica com o tom “vivo” novamente.

Dicas finais

Ah, vale lembrar que essa receita é a “base”, mas se o seu cabelo for maior, menor, mais cheio ou menos cheio, as quantidades variam, tá?

Eu não fico sem banho de brilho, já falei por aqui várias vezes, inclusive, justamente porque o loiro oxida muito facilmente, sobretudo no meu caso, que moro numa cidade super quente e escovo o cabelo sempre, sabe?

E o banho de brilho devolve aquele tom mais radiante de quando saímos do salão.

Cês gostaram da cor das minhas mechas loiras?

Achei incrível, garrei amor nessa 12.01 da Maxton!

E amei o efeito, bora ver como vai ficando com o passar do tempo, né?

Ainda essa semana mostro tudo que tô usando pra cuidar dos fios, e se tiverem alguma pergunta é só deixar nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Monique Tavares Correa  30/05/2017 - 16h48

    Ficou lindo Ju arrasou!!!

  2. Jaqueline Fernandes  30/05/2017 - 17h41

    A cor dos seus fios ficaram simplesmente lindas, e esse tom combinou muito com você.
    Adorei a sua explicação sobre a preparação e sobre o passo a passo.
    Bjs

  3. Laura  30/05/2017 - 20h08

    Ju, pra conseguir este tom só usando tintura msm? Com o matizado tu acha q no dá o msm efeito? Acho que qdo a tintura começa a sair fica muito marcado no cabelo sabe

    • Ju  30/05/2017 - 20h17

      Lau, pode ser! O Cleiton sempre usa coloração, vamos ver!

  4. Vanessa  30/05/2017 - 20h11

    Ju você nao usa os protetores de descoloração durante o processo das mechas? (Tipo olaplex)

    • Ju  30/05/2017 - 20h16

      Nessa. usei uma vez mas não achei que fez diferença não :(

  5. Gisele  30/05/2017 - 20h20

    Ju, da última vez que retoquei as luzes, meu cabeleireiro usou essa técnica, de “esfumar” a raiz pra ficar mais natural. Mas uma mecha ele “costurava”, e outra ele “esfumava” com o pente. Adorei o resultado! Só não sei o tom que ele usou pra matizar, mas acho que vou aproveitar sua dica dessa cor da Maxton. Seu cabelo ficou lindo!!

  6. Lihane Almeida  30/05/2017 - 21h11

    Ficou lindo ❤.

  7. Jéssica  30/05/2017 - 22h32

    Ju, seu cabelo ficou lindo de viver! A cor está linda linda, adorei o POST de passo a passo

  8. Nayara Keith  30/05/2017 - 23h33

    Ju minha cabeleireira usa essa técnica de umas mechas “desfiar” com o pente fino e em outras só separar normalmente desde a primeira vez que fiz luzes com ela. Sempre faço pontas bem claras e raiz sombreada. Conheço essa técnica que vc usou, como sombre’hair. Seu cabelo está com uma cor incrível.

  9. Tatiane  31/05/2017 - 00h10

    Passa o shampoo e condicionador que vc está usando!! Sou loira tb e não sei o que usar.

  10. Daiane  31/05/2017 - 11h41

    JÚ, seu cabelo ficou perfeitooooooooooo. Do jeito que eu sempre quis , mas nunca consegui um cabeleireiro que
    o fizesse…snifff snifff. Estou recuperando de umas “cagadas” e logo logo vou tentar novamente, quem sabe não vou em Jequié, pegar seu cabeleireiro emprestado?! kkkkkkkkkk. Vou fazer esse banho de brilho que você ensinou. O truque de passar na raiz como se fosse o shampoo e não deixar agir, achei ótimo. Vou testar. tomara Deus que dê certo. Um BeiJÚ!!

  11. Larissa Gomes  31/05/2017 - 12h28

    Ju, oi!
    Li aqui no seu blog que você já usou aquele Uso Obrigatório da Truss Hair.
    Parece que tem um lançamento novo para loiras! Chama Uso Obrigatório Blond Truss Hair. Voce já usou? Sabe sobre indicações? Poderia fazer um post sobre isso?
    Obrigadaa!!!

    • Ju  31/05/2017 - 13h46

      Lari, não usei não, mas o “normal” eu amo!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!