Vizcaya
04.06.2019

A Pressão De Ser Tudo Maravilhosamente Bem o Tempo Todo

Ontem, lá no Instagram (@jurovalendo, segue lá!), pedi nos stories pra que vocês deixassem sugestões de temas não relacionados com beleza que vocês gostariam de ver por aqui, e o que mais teve (até o momento) foram pedidos para falar da ansiedade e da pressão de, como mulher, ter que ser tanta coisa, de produzir e entregar tudo ao mesmo tempo.

E maravilhosamente bem. Claro.

Sempre me questionam isso, como se eu, veja só, fosse um exemplo de alguém que dá conta de tudo, mas ontem a quantidade de sugestões pra falar sobre isso me chamou atenção.

E aí fui conversar com algumas dessas leitoras no privado e, bom, não tinha como não escrever sobre isso.

Não sei de onde saiu essa miragem de que qualquer ser humano nesse mundo consiga fazer e ser oitocentas milhões de coisas impecavelmente ao mesmo tempo, mas, vai por mim, isso não existe.

Cancela os posts “comercial de margarina” que tentam te vender e vem aqui pertinho que tenho várias coisas pra te contar.

pressão
Essa imagem é 1% de todos os meus dias. Na maioria das vezes, nem o cabelo dá pra pentear, e tudo bem!

Essa pressão é imoral!

Eu tenho 36 anos, pago minhas contas e moro “sozinha” com mais de 10 gatos, 2 cachorros, 2 jabutis, 1 peixe e uma coruja que me visita todos os dias.

Tenho o blog, que, além do meu trabalho, é uma empresa. Como extensão do blog, tem o Instagram, o Facebook, os grupos fechados, o Mulher de 30 e o Pinterest pra cuidar.

Tem conteúdo pra produzir todos os dias. Tem minhas leitoras pra dialogar todos os dias. Tem as partes burocráticas de uma empresa pra lidar, tem as partes técnicas pra resolver.

Tem que cuidar da casa, das plantas, dos meus bichinhos.

Tem que dar atenção pra mãe, pros amigos, pra mim. Tem que cuidar de mim, por dentro e por fora.

Tem que fazer atividade física, ler, meditar, cuidar da saúde e mais trocentas coisas o tempo todo.

Sabe quando eu consegui fazer tudo isso sozinha? Nunca.

Não tem um dia sequer em que nenhuma coisinha fique de lado. Não tem um dia em que erros e passos em falso não aconteçam. Em que eu ache que não vou dar conta.

Porque a verdade é que é impossível dar conta, não dá.

E no dia em que eu, que achava que tinha todo o controle do mundo nas mãos, me dei conta disso, entendi que precisava de ajuda. Em casa, no trabalho, na vida.

E sim, eu tenho ajuda nas várias esferas, e mesmo assim sempre acabo o dia descabelada, com uma lista de coisas que não deu tempo.

Querendo produzir mais, trabalhar mais, ficar mais com meus bichinhos, cuidar de mim, do meu corpo, do meu emocional, da minha saúde mental.

Sair mais, viajar, ir na casa de minha mãe, ver meus amigos, fazer tantas, mas tantas coisas… Além de, claro, ser tão impecável como todo mundo parece nas redes sociais ao lado (contém ironia…).

Só que não dá, porque são coisas demais, e tá tudo bem.

Não vou entrar nesse surto de ser perfeita, de fazer tudo perfeito, de ser a melhor em tudo porque não sou. Ninguém é.

E não deixo de ser uma mulher da po*** por isso.

Tenho muito orgulho, na verdade, de tudo que sou e faço, e de toda ajuda que recebo, que infelizmente ainda não é suficiente para que eu consiga fazer muito mais coisas.

Mas é o que tenho nesse momento, e não vou me colocar pra baixo por isso. Não vou criar mais e mais ansiedade e me sentir péssima.

Assim como não vou permitir que ninguém sugira que não estou “fazendo o bastante”, porque é isso que o mundo todo tenta fazer 24 hs por dia.

E você não deveria permitir também.

P.s: pra ler mais textos como esse é só clicar aqui.

Beijos,  Ju♥

Vamos prosear nas redes sociais ⇒ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Vitória Farias  04/06/2019 - 16h32

    Bem verdade tudo isso o que tu disseste Ju. Vivemos num pressão constante de multitarefas que precisamos executar ou as milhoes de tarefas que temos ao longo do dia ou da semana. Pensa, se tu tens toda essa pressao FAZENDO O QUE GOSTA, imagina aquele que faz o que nao gosta?! Eu fico chocada.
    Eu estava trabalhando há 1 ano e meio (meio que um estágio) em um ambiente TOTALMENTE TÓXICO e eu segui firme por esse período, até que surgiu outra oportunidade e eu fui. Nao me arrependo, mas so fiquei lá por que eu tinha um desconto na faculdade, pq se fosse por mim, jamais teria ficado esse tempo todo naquele ambiente tóxico e podre, cheio de energia pesada…
    Adoro teus posts Ju.
    Beijao

  2. Lidy Pinheiro  04/06/2019 - 16h38

    São textos assim que me dão forças para não me cobrar tanto.

  3. Karla Lima  04/06/2019 - 19h30

    Amei Ju! É muita pressão e a gente acha que só gente não dá conta.

  4. Taiana Sarmento  04/06/2019 - 20h22

    Menina, que mensagem maravilhosaaa! Parabéns pra vc, e parabéns pra nós que temos você ao nosso lado. Uma hora dessas, estou em casa super cansada, sem saco pra pentear cabelo, piorou saco pra fazer as tarefas de esposa mais tarde. Banheiro precisando de um grau. Não consegui produzir nadinha prós próximos dias de postagem. E por aí vai. É sim, rola sensação de ser uma merda que não tá dando conta de fazer tudo. É sim, me sentindo pressionada, e sim me sentindo cansada, e sim em depressão também. Aff. Porque a classe feminina tem de ser Bombril super mega multi uso. Valeu Ju, por compartilhar conosco que somos mulher de verdade é que isso acontece com todas nós.

  5. Camila  08/06/2019 - 09h21

    Que texto maravilhoso!
    Indo de contra-mão com a maioria dos conteúdos a la COACH que vemos por aí… de sempre ser mais, procurar mais, trabalhar enquanto os outros dormem…rsrs
    Estamos na era digital, e inconscientemente estamos nos obrigando a trabalhar feito máquinas, sem descanso, sem erros…

    Esses dias me peguei pesquisando e cotando qual faculdade vou fazer depois que terminar esta… mas peraí? nem terminei essa ainda! Que necessidade é essa de querer ser mais, e nem focar no que estou fazendo agora.
    Me peguei pensando na minha mãe com minha idade (26 anos), ela nem tinha faculdade, só um emprego, mantia a casa e estava tudo bem. Nos anos 70 não tinham tantas cobranças de “você é o que? formado no que? trabalha aonde?” , e aparentemente se havia muito mais saúde mental!
    Esse texto me fez pensar mais ainda.
    Um dia de cada vez, e está tudo bem.

    Obrigada por este texto e pelo seu blog! ♥ Uma mulher erguendo a outra ♥

  6. Rafaela  11/06/2019 - 01h22

    Ju amei o texto
    Sou Baiana e Leonina
    Saindo um pouco do assunto do texto coloca mais produtos da yenzah pofavor , da Haskel e mais mascaras medianas, amo seu blog ele contém um pouco de tudo e traz sempre muita informação e da pra ver q também tem muito amor

  7. carol kalinovski  11/06/2019 - 08h33

    Ju!
    fala sobre seus últimos achados de beleza e produtos para cabelo, corpo etc.. o que vc tem usado ultimamente ..top 10 da leitora eu amava muito pena que não teve mais :(

    • Ju  11/06/2019 - 14h10

      Rol, farei, pode deixar! <3

  8. Aline Maria  11/06/2019 - 14h46

    Além dessa pressão de ter que dar conta de tudo, também sofremos com a pressão da idade. Com 17 anos nós temos que escolher qual curso fazer, aos 21/22 anos temos que estar formadas e atuando na área. Aos 26 temos que estar em um ótimo casamento, com o passaporte carimbando e planejando ter filhos. O que muitas vezes se esquecem, é que cada pessoa tem seu timing, e tá tudo bem. Se formar mais tarde ou não se formar, não ter filhos antes dos 30, não ter saído do país antes dos 40, não importa! O que importa é quem nós somos e o quão felizes nós somos com as nossas escolhas!

  9. Taiana Sarmento  12/06/2019 - 15h04

    Amiga Ju eu já tinha bem uns quatro meses que tinha comprado esse hidratante facial Vita c da needs e comecei a usar deve ter no máximo um mês e eu estou amando o resultado a textura que a pele do rosto está reagindo com o uso desse hidratante! O Vita c eu uso de manhã antes do protetor solar e a pele do rosto ela adere ligeiramente o creme. Então esse conforto da pele ficar sequinha pronta para receber o próximo produto é fantástico! E tenho usado à noite também porque percebi que meu rosto adorou esse produto.

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…