03.03.2015

Dieta Cetogênica: Como Funciona a Minha Dieta!

Já fiz alguns posts aqui falando da minha dieta, que é a dieta cetogênica,  mas nunca expliquei “tim tim por tim tim”, e como recebo muitas perguntas aqui, no Face e no insta (@JuroValendo, segue lá!), resolvi colocar a coisa detalhada.

Mari, promessa é dívida! rs ♥

O que é Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica é rica em gorduras boas, moderada em proteínas e pobre em carboidratos, o que faz com que o organismo entre em cetose e use a gordura estocada (e a consumida) como fonte de energia.

dieta cetogênica

Ser pobre em carboidratos não significa cortar completamente os carboidratos, e eu continuo comendo verduras e legumes (já dou a “listinha”), mas cortei o açúcar, inclusive de frutas e leite, e não como mais pães, massas e coisas do tipo.

Essa dieta é usada há tempos como coadjuvante no tratamento de doenças como a  epilepsia, e inclusive a Associação Brasileira de Epilepsia fala sobre essa dieta nesse post aqui, e o câncer. E, como toda dieta, é individualizada, então você precisa de acompanhamento nutricional e precisa fazer exames.

Existem muitas dúvidas sobre ela, e sugiro a leitura da entrevista do Dr. Fabiano Sterfaty, que é  professor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (clique aqui).

Como fazer e cardápio

Uma das perguntas que mais leio é sobre os alimentos permitidos, e vou colocar o cardápio “geral” da dieta cetogênica, que é a regra da dieta, e as minhas adaptações:

dieta cetogênica

  • Carnes, aves, peixes e presuntos diversos (não se aplica pra mim porque não como carnes, então substituo pela carne de soja).
  • Ovos e queijos
  • Azeite de oliva, manteiga (tô usando a ghee), óleo de coco
  • Creme de leite e maionese caseira (ou a Heinz, que não tem carboidrato)
  • Verduras e legumes: pode quase tudo, exceto inhame, milho, cenoura, batata (inclusive a doce), beterraba e aipim. Ah, nada de feijão, lentilha e coisas do tipo.
  • Frutas: abacate e coco.
  • Azeitona, cogumelo, palmito, picles, alcaparras, limão pra “temperar”, mostarda, temperos diversos, etc
  • Castanhas, nozes e amêndoas (amendoim não pode)
  • Gelatina, refrigerante light/diet, café, chá, água

Não pode leite e iogurte, mas vez ou outra uso leite em alguma receita, muito pouco, e vinha tomando iogurte, mas reduzi o consumo pra 2 vezes na semana. Tava usando um pouco de milho e de cenoura nas saladas, mas parei, porque nem sinto falta, era mais pra deixar colorido. rs

Mas Ju, só pode isso? Não, existem várias outras coisas permitidas, é que não dá pra listar tudo, mas, resumindo, pode tudo o que for pobre em carboidratos.

dieta cetogênica

E como saber isso? Existe um aplicativo chamado Fat Secret (também tem o site) que dá pra ver a quantidade de carboidratos (inclusive carbos líquidos) de todos os alimentos, daí subtraio o total de carboidratos pela quantidade de fibras e sei exatamente quando tem de “carbo” ali. O abacate, por exemplo, tem carboidrato, mas quase tudo é fibra, não é frutose, então ele entra na dieta. Já a pêra tem 3 vezes mais frutose que fibras, então tá fora.

É Difícil? Emagrece mesmo?

Eu sempre falo que dieta é individual, e essa foi feita pra mim!rs No início sentia falta de pão  e tal, mas me viro muito bem com tudo o que posso comer e todos os dias faço um prato diferente, então não enjoo. E também não existe contagem de calorias e limitação na quantidade, então você come o quanto quiser, não passa fome, sabe?

Não tive nenhum efeito colateral ou problema, não sinto falta de energia e me sinto muito mais disposta! A perda de peso é acelerada, principalmente no início,  mas a quantidade varia bastante de pessoa pra pessoa. Eu já perdi MUITO, mas só conto dia 18…hahaha Sosseguem o facho que dia 18 vocês vão entender (e ver rs), tá?

Já respondi algumas perguntas sobre a dieta nas posts do Diário da Dieta, e pra conferir é só clicar aqui. Já as comidinhas posto tudo lá no instagram, então sigam lá no @JuroValendo!

E se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários, tá?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
32 comentários
  1. Edilaine Freitas  03/03/2015 - 14h23

    que bacana eu preciso mesmo de uma dieta pra ganhar peso(massa)pq emagrecer pra mim é só picar o olho, mas pra ganhar é um sacrifício rsrsrs vai entender adorei o resuminho sobre sua dieta bjo Ju

  2. luciana Rossi  03/03/2015 - 14h33

    Muito bem explicado juh… concordo quando fala ke eh individual… mais uma vez parabéns, vc eh um belo exemplo de determinação!!! Bjooo

  3. diana  03/03/2015 - 14h54

    Louca pra ver o resultado da dieta!

  4. Vanessa  03/03/2015 - 16h09

    Oi Ju
    Eu nao consigo fazer dieta sou muita desligada e acabo comendo algumas coisas q nao pode…
    Entao resolvi so comer menos pois comia igual uma leoa…. agora estou tentando comer como uma gatinha isso faz um mes … emagreci meio kilo …neste mes vou entrar na academia quem sabe consigo emagrecer um pouco mais…
    boa sorte na sua dieta bjs

  5. Nayara Keith  03/03/2015 - 16h35

    Realmente não daria conta dessa dieta, preciso de pelo menos 1copo de leite por dia, caso contrário, meu organismo sente falta. Meu consumo diário de fruta se baseia em maça no café e banana no lanche. Cenoura faz parte da salas pelo menos 2xpor semana. So como frango(por não gostar msm das outras). Desde que comecei a zumba e o boxe fui numa nutricionista e ela montou o cardápio conforme o que gosto. Acho que independente de gostarem da sua dieta, o ideal é realmente procurar uma nutricionista. Mas tenho que concordar Ju, parece uma ótima dieta.

  6. silvia de abreu sousa  03/03/2015 - 16h51

    como é no cafe da manhã, sem pão, carboidrato. Ju, parabéns! acho que eu não conseguiriam viver sem carboidrato. rs,rs

  7. Cindy  03/03/2015 - 19h03

    Eu faço dieta paleolítica/low carb, bem parecida com a sua, mas como a perda de peso estacionou estava considerando fazer cetogênica (paleo, ainda, porque esse é amor pra vida toda). Por coincidência hoje num dos grupos de paleo que participo no Facebook tinha a indicação de um livro, aliás “O” livro sobre dieta cetogênica, para kindle, por 2,81 reais… não sei se é uma promoção temporária, porque o capa dura aqui no Brasil está por 66,69. Para quem se interessar e ler inglês, segue o link: http://www.amazon.com.br/dp/B00MEX9B4C/ref=pe_740090_127726600_TE_M1T1DP

    • Ju  03/03/2015 - 19h37

      Oi Cindy, já vou procurar, livro é sempreeee bem vindo! <3
      Obrigada, viu?
      Beijos

      • Cindy  04/03/2015 - 18h58

        Ju, li os três primeiros capítulos e só parei porque estava muito além da hora de dormir, é excelente!

  8. Cindy  03/03/2015 - 19h05

    Como o comentário ainda não foi aprovado, deixo o nome do livro aqui, caso tenha algum problema com o link:

    Keto Clarity: Your Definitive Guide to the Benefits of a Low-Carb, High-Fat Diet (English Edition) [eBook Kindle]

    Eric Westman MD (Autor), Jimmy Moore (Autor)

  9. sarah  03/03/2015 - 22h49

    oi Ju, amo seu blog. Vc faz alguma atividade física? pra quem faz, eh recomendada essa dieta? beijo do Ceará.

    • Ju  04/03/2015 - 11h21

      Oi Sarah, que bommm saber disso! rs :)
      Só caminhada, mas vou começar academia agora!
      É sim, só precisa “dosar” as coisas!
      Beijos

  10. Suellem  05/03/2015 - 10h10

    Ju quero saber se vc ja usou Finalizador Argan Oil Hair Serum?
    se gostou ou ja ouviu falar e se pode ser usado depois da xapinha!
    aguardo resposta! :)

  11. Luana  16/03/2015 - 15h54

    Oi Ju essa dieta vem a ser a mesma da proteína ou n?Por favor me responde uma coisa: O leite mesmo o desnatado ta fora?tenho tido muitas contradições nos sites que falam da dieta da proteína,pq uns falam que pode já outros falam que só desnatado e outros falam que n pode….

    • Ju  16/03/2015 - 16h08

      Lu, é a dieta cetogênica, basicamente a mesma da proteína. Eu só uso leite pra preparar algum molho, coisa pouca, porque ele tem lactose, que é o açúcar do leite, então deve ficar fora.
      Beijos

  12. Denise  17/03/2015 - 13h30

    Oi Ju, tudo bem?
    Também sou vegetariana, mas não consigo gostar de pts de jeito nenhum! Como você prepara o pts? Quem sabe eu que estou fazendo errado…
    Beijos

  13. Marilia  17/03/2015 - 21h04

    Se amanhã (dia 18/03) não tiver o post com a sua pesagem juro que tenho um troço!

    • Ju  17/03/2015 - 21h20

      hahahahahahaha Teremos mais que isso!

      • Marilia  17/03/2015 - 21h32

        Só por isso estou tendo um troço neste exato momentoooo! Hahahaha Vou tentar sobreviver até amanhã pra ver. ;)

  14. […] E não tem jeito, gente, uma coisa “puxa” a outra e embora não tenha comido nenhuma gordice nessas duas semanas, comi coisas que não são permitidas pra mim, como banana e milho cozido (além de sucos e água de coco), e eu sei que isso, nesse momento, não é bom pra mim. Pra quem quiser entender um pouco mais sobre isso e sobre como funciona a minha dieta, o que pode e o que não pode, recomendo a leitura desse post aqui: Dieta cetogênica – Como funciona a minha dieta! […]

  15. patricia  08/06/2015 - 21h47

    me diz uma coisa….salame, creme de leite e queijo amarelo zero carboidrtos pode ser consumido a vontade??

  16. Lisandra Vargas dos Santos  10/08/2015 - 17h37

    Adoro esta dieta por causa dos resultados rápidos. Fiz há uns 2 meses atrás e emagreci 6 quilos, agora retomei,pois comecei a malhar e quero secar aquelas gordurinhas chatas que ninguém vê e tonificar os músculos. Já li algumas coisas sobre a dieta, mas seu post esclareceu algumas dúvidas que eu ainda tinha.
    Funciona, galera, mas tem que seguir à risca, senão é prejuízo na certa! Bjos, Ju!

  17. ediene  17/08/2015 - 17h18

    Estou fazendo a 6 dias do perdi 1.5 nao sei porque estou desanimada. Mas estou fazendo tudo direitinho.

  18. […] bem sem carboidratos, não vivo sem manteiga, não dá! Pra mim o que funciona é a cetogênica (falei sobre ela nesse post aqui), que libera verduras e legumes, além de proteínas e gorduras boas, e, entre uma escapada e […]

  19. Gessica  09/09/2015 - 00h26

    Ju, o corte do açúcar e dos carboidratos tem a ver com algum problema de pele? Minha dermato tb me indicou a redução destes por conta de uns problemas de pele. Dica certeira! Melhorou bastante! beijos

  20. […] molho, na verdade, não “cabe” na minha dieta (expliquei tudo sobre ela nesse post aqui) por causa do mel, mas eu acho que nessa fase de “transição”, de voltar a comer […]

  21. Nivia Xavier de Lana  25/09/2015 - 13h42

    Confesso que fiquei um pouco perdida com o que devo comer; chego ao supermercado automaticamente quando falamos em dieta, a primeira coisa que pensamos é; iogurte desnatado, maças, enfim muita salada, com esta dieta tive expressão que não sabia o que ia comer, mas comecei a dieta em 21/09 pesando 95,800 e hoje sexta-feira 25/09 já estou pesando 92,300. Vou continuar, também estou confiante nos resultados.

  22. Maira  09/12/2015 - 09h39

    Ju, bom dia!!
    Quando citou o exemplo do abacate, não entendi o pq tira as fibras para contabilizar os carbos…poderia me ensinar isso por favor…
    Amei o site que indicou, está me ajudando muito.
    Bjos

  23. Emily  30/01/2016 - 10h17

    Pode comer maionese helmals ?

  24. kelly  15/06/2016 - 11h24

    oi bom dia meu peso estacionou o que faço me ajudar por favor

  25. KATIA ISABEL TOLEDO DE VASCONCELLOS  08/11/2016 - 13h28

    Essa dieta tem que comer também de 3 em 3 horas. Ou não tem essa regra?

    Obrigada e um beijo pra Vc!! !

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo