Amo óleo de abacate e é um dos melhores pra umectar o cabelo, como mostrei nesse post aqui, mas ele é bom pra tantas coisas que eu preciso compartilhar a dica!
Antes de começar é preciso avisar pra ter cuidado no momento da compra, já que muitos óleos vendidos como de abacate são, na verdade, “montados” a partir do óleo de soja. O óleo de abacate extra-virgem é verde, sendo que alguns chegam a coloração verde esmeralda, já que é extraído da polpa e não do caroço.
Seu cheiro também é forte, e ele é rico em vitamina A, vitamina D, vitamina E e ômega 9, dentre outras coisas. O grande teor de vitamina E faz dele um poderoso antioxidante, sendo, por isso, usado pra combater e reduzir os sinais do envelhecimento.
Óleo de Abacate na pele
Geralmente é usado diluído (2 à 6 ml pra cada 100g de creme), e ele é maravilhoso pra tratar rugas, melhorando o tônus e a vitalidade da pele, já que é eficaz em síntese de colágeno. Por esse motivo, aliás, é que é tão indicado no tratamento das estrias.
Pra estrias ele pode ser usado puro ou associado a óleos essenciais. Eu faço com ele uma misturinha maravilhosa que mostrei nesse post aqui, e uso não só nas estrias, mas também nas partes mais ressecadas do corpo, sabe? É tudo de bom!
Quando usado com o óleo essencial de hortelã pimenta ajuda no clareamento da pele, e dizem ter efeito botox quando usado com o óleo de mirra, que vou providenciar com urgência, porque né, 32 aninhos não é brinquedo não! Pode ser usado, também, como óleo facial, como mostrei nesse post aqui.
É um dos óleos com maior poder de absorver os raios UV, sendo, por isso, usado em muitos cosméticos como protetor solar. Também é indicado para o tratamento de dermatites, queimaduras, acne, inflamações, bem como no pós-cirúrgico, devido ao seu poder cicatrizante, ajudando a prevenir a formação de queloides e/ou manchas.
No caso da cicatrização, de acordo com estudo publicado no jornal Wond Care, ele é eficaz tanto no uso interno como externo, ou seja, tanto ingerido quando usado topicamente para tratamento de cicatrizes e escaras.
Seu efeito cicatrizante é ainda maior se associado ao óleo de cipreste e/ou palmarosa, e no caso dos quelóides a mistura com o óleo de rosa mosqueta mostra-se bem indicada.
Óleo de Abacate no cabelo
No cabelo o óleo de abacate é festa pura! Nutre, restaura e trata verdadeiramente os fios, principalmente os mais ressecados, danificados e porosos.
Ajuda a fortalecer os fios, a proteger o cabelo da ação dos raios solares, evitando o desbotamento da cor, potencializa o brilho, alinha e controla, o que é ótimo pra cabelos volumosos e/ou cacheados ou crespos.
Pode ser usado como óleo pré shampoo (tem tudo sobre isso nesse post aqui), pra nutrir e umectar (veja como nesse post aqui), pra potencializar máscaras capilares e pra melhorar a aparência das pontas espigadas, e o modo de fazer expliquei nesse post aqui.
Vale lembrar que várias marcas apostam nesse óleo pra enriquecer seus produtos, e recentemente testei dois: o Avorganic Magic Oil e o Oil Reflections.
O óleo de abacate que eu uso é o da Laszlo e custa R$29,88 (compre aqui), e indico muito os produtos de lá! Ah, não tenho nem nunca tive nenhum tipo de vínculo com a marca/loja, é que minha professora do curso de aromaterapia sempre indicou os produtos deles, então uso há bastante tempo e confio.
Alguém já usou esse óleo? Testou pra alguma outra coisa? Divide aí menina!
Beijos, Ju
Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Olá…….a marca/loja indicada por vc não tem o óleo de abacate disponível no momento……será que o da marca Copra seria uma boa compra?
Adri, Copra é legal sim!
Obrigada!!!!! Vou comprar já!!!!!!
Bjosssssssss
Oi! Ju…. Qual oleo vc indica pra quem faz luzes e tem o cabelo bem cacheados, nisso ele fica seco por natureza… Bjao!
Nessa, o de abacate ou o de coco são ótimas opções!
Ju é impressionante como aprendo a cada dia mais e mais com o seu blog, não tinha a menor idéia como se fazia a umectação e através de você aprendi, já fiz e adoreii… Muito obrigado por ajudar a gente!! Bjins
<3 Ju, fico muito feliz em saber disso, muito!
Bom Ju se você falou tá falado! Vou correndo comprar o meu!!!!
<3 Me conta o que achou!
ju do céu!!! estava eu em uma loja aqui da cidade (sou do interior da Bahia) comprando minha argila.. quando vi o óleo de abacate ..não levei pq não sabia se era bom… quando vejo agora esse post seu!!! kkkkkk’ mas fica para a próxima compra!!
beijo ju!adoro você
Na próxima pode comprar Pa, é mara!
Eu estou louca pra comprar o óleo de coco pra fazer umectação no cabelo,mas eu me interessei nesse de abacate pra pele rsrsr,afinal t ficando madurinha né? rsrsrsrs,bjo Ju valeu a dica
Eu uso receita de óleo de abacate feito em casa com azeite de oliva, não creditei muito, mais ele é perfeito para o cabelo, ele alinha da brilho e mantem o cabelo hidratado por um bom tempo. Muito bom!!
Oi Ju linda! como que usa ele no tratamento pra acne?
Sol, geralmente é com óleos essenciais, mas também como óleo facial!
Oi Ju! Eu tenho o oleo da tratta que tem oleo de abacate e outros, mas confesso que nao gosto nao, deixa o cabelo pesado! Vou tentar misturar nas mascaras.
Bjos… to sempre aqui olhando as novidades !
Nossa que maravilha saber que esse òleo de abacate é bom pra tudo eu não conhecia vou ver se encontro e VC e seu cabelo é show adoro suas dicas !!
Olá Ju tudo bem ?!? Estou em contato com esse universo hidratação, nutrição, reconstrução e umectação agora então estou um pouco perdida sobre. Rs
Olha o meu cabelo é misto(oleoso na raiz e seco nas pontas), e tenho luzes loiro claro e meu cabelo é fino mas não ralo ! Gostaria de saber além do óleo vegetal de Jojoba qual outro vc sugere ?!? Ah e o que acha dos óleos vegetais da bio essência ?!?
Gratidão pela atenção
Melina
Ju, o óleo de abacate pode ser usado na raiz? Ele ajuda a combater a queda?
JU, ensina a receita do oleo de abacate com oleo essencial de mirra, que diz ter o efeito botox, essa ai vai ser otima.