Eu detesto tarde de domingo porque a gente nunca tem o que fazer, fica cheia de preguiça e, consequentemente, pensando besteira. E foi isso que fiz hoje, parei um pouquinho pra pensar que daqui a 10 dias faço 31 anos.
É engraçado isso de idade porque quando, anos atrás, me imaginava com essa idade tinha uma ideia completamente diferente do que realmente está sendo. Tá sendo muito melhor, aliás.
Eu jurava que 30 anos era tipo “a porta do envelhecimento” e morria de medo de passar por esse marco porque achava que não poderia fazer as coisas que sempre gostei por não ser “adequado” pra idade, mas hoje vejo o quanto isso é besteira, porque continuo sendo tão “menina” como sempre fui e continuo fazendo as coisas que gosto, do jeito que gosto sem sequer lembrar que o tempo passou. Quem lembra disso, sempre, são os outros.
Sim, a pele muda, o corpo muda, o metabolismo muda, e isso pode não ser lá muito bom, mas tem uma coisa que muda, e muda pra melhor: a cabeça!
Eu não tenho as inseguranças que tinha aos 20. Eu não tenho as dúvidas que tinha aos 20. Eu não paraliso de medo como já paralisei muitas vezes, e passei a ter a força e a coragem que nunca imaginei que teria. Eu me conheço muito mais e me permito muito mais também. Eu sei exatamente o que quero e, principalmente, o que não quero. Eu aprendi a dizer “não” e aprendi que era muito mais importante ser quem eu realmente era do que ceder aos desejos e vontades alheias pra ser “aprovada ou aceita”, porque isso me isolava de mim mesma, e esse era o maior erro que eu poderia cometer.
Aprendi, finalmente, a “deixar ir”, a “deixar viver o que precisa viver e morrer o que precisa morrer”. Eu não sou mais tão ingênua quanto era antes, mas continuo acreditando no bem. Parei de me cobrar tanto, de me criticar tanto e de me punir tanto. Parei de olhar para os lados e comecei a olhar pra dentro e a cuidar de dentro, que é onde, afinal, tudo acontece.
Aos 20 eu me achava a dona da verdade e me ofendia quando alguém me criticava ou pensava diferente de mim. Aos 30 eu aprendi, e cada vez aprendo mais, que eu sei muito pouco e que isso é maravilhoso, porque me permite aprender cada vez mais. Passei a aceitar as críticas e valorizá-las como atos pontuais de cuidado, e valorizo e respeito quem pensa diferente de mim, porque sem discordâncias não existe crescimento e cada um tem o direito de pensar o que quiser. Aprendi, enfim, a aceitar as pessoas como elas são e a amá-las sem “se” e independente “de”.
Aprendi que não preciso de muito pra ser feliz e que tudo o que eu acreditava que me traria felicidade era pura ilusão. Aprendi que nada pode me fazer feliz se eu não estiver feliz, e isso só depende de mim.
Aprendi que querer esganar uma pessoa não me impede de amá-la. Ao contrário, porque já quis esganar meus amigos mais queridos pelo menos uma dúzia de vezes (e tenho certeza que eles quiseram me esganar 10 vezes mais!) e continuo dizendo que eles são os melhores do mundo.
Aprendi que não preciso “ir longe” pra viver bons momentos, porque não foram poucas as vezes em que tomar vinho quente de garrafão com meus amigos na calçada da rua ou num boteco qualquer me fez infinitamente mais feliz, proporcionou as melhores risadas e me divertiu milhões de vezes mais do que o melhor vinho no melhor restaurante de Paris (que eu nem achei tão bom assim…).
Ainda preciso aprender muitas coisas, conhecer muitas coisas e viver muitas outras coisas, mas hoje, muito mais do que 10 anos atrás, eu tenho certeza que estou no caminho certo, fazendo as coisas do jeito certo e, melhor, não tenho a afobação que tinha antes, e isso, sinto muito, não tem preço!
E, falando em preço, se envelhecer é o preço que se paga pra não morrer de ansiedade todos os dias, tenho que dizer que vale demais e que não troco isso por nada no mundo!
É… A verdade é que não trocaria a Ju de hoje pela Julliana de 10 anos atrás “nem a pau”, porque quanto mais a gente vive, mais experiências tem, e nada no mundo é mais interessante e mais bonito do que uma pessoa que vive muito, experimenta muito e conhece muito.
E que venham os 31…
Beijos
Ju
Que lindo! Espero chegar aos 30 com esse pique todo ainda estou nos 20 e as incertezas e desejo de querer agradar me perseguem.
Ôooo Rol, obrigadaaa! rsrs Mas isso melhora com o tempo, pode ter certeza! beijos
Ju, gostaria de uma opinião sua, quero muito usar Vitamina C no rosto. Sei que ela é super difícil de estabilizar, falam super bem do Improve C 20 da Dermage, mas acho super caro, há farmácias de manipulação que oferecem nanosferas de vitamina C a 20%. É enrolação? Eles conseguem estabilizá-la? Vale a pena? Dá o mesmo efeito? Porque manipular sai 100% mais barato, né? Aguardo resposta, obrigada.
Oi Nina! Não é não, eu uso manipulada lá da Art Vitta já tem um tempão e gosto muito! Pode manipular sem medo!
concordo com tudo ju e eu já estou com 32 e não troco por nada, as experências que tive até hoje.
Que lindo Ju !!!!!!
Sabe que apesar de estar com quase 28, td que vc escreveu é o que eu sinto???? Antes qdo tinha 20 e poucos pensava que não queria chegar aos 30, que ia me sentir velha!!!
Mas hj com os pés no 28 rsrsrsr, vejo que o tempo só me faz bem!!!
Td que vc escreveu está acontecendo comigo!!!
E olha me sinto bem melhor hj, solteira e feliz…. do que com 20 e poucos e namorando!!!
E não só pelo fato de estar com alguem ou não!!!!
Mas sim pelo fato de me amar em primeiro lugar!!!
Gostaria de dizer que amo seu blog, que adoro ser sua amiga no Face!!!
Bjosss
Thay !!!! [tulipaa] [tulipas] [coqueiro] [drink] [flower2] [bow] [heart] [star]
Oi Thay!
Nossa, minha “mudança” começou aos 28 também, eu mudei muitoooo! Que bomm que tu tá se sentindo assim porque eu acho que a gente só melhora, né?
Que bommm, fico felizzzz! Obrigada por fazer parte de tudo isso, tá?
Beijos <3
Nossa Ju, como sempre parece q vc percebe tudo q a gente precisa neh…
Uns dias atras estava na crise dos 30, mas parei pra pensar e refleti [biquini] e vi q isso são só numeros, ou melhor, q esses anos me proporcionaram muitas coisas, mas a mais importante de todas acredito q foi a aprendizado e a saberodia.
Concordo com cada palavra q vc disse, e elas me fortaleceram ainda mais pra encarar meus 30 anos csdasadas
Bjos Ju
Oi flor! Ah, é que eu vivo as mesmas coisas que vocês… rsrsrs
Encare os 30 como um bom aliado!
Beijos
Ju emocionei agora ='( Parabéns por ser essa grand emulher.! Exemplo para muitas.Copiei seu texto p/ mim. e com certeza irei ler algumas outras vezes.! Pois acho que você disse tudo!! Tenho meus 20 anos ainda…. e quero ter meus 30 / 31 assi mcomo você! EStar segura d eminhas escolhas. [cool]
Oi Kaka!
Obrigada minha flor! :)
Chegará, tenho certeza! :) <3
Beijos
@Ju Lopes, Que os anjos digam Amém. csdasadas
Amémmmmmmmmmmmmmm! <3
adorei esse post … lindo
:)
Faço minhas suas palavras, eu trintei em janeiro de 2013 , e até agora já fiz e pensei tanta coisa, que levaria pelo menos uns 2 anos para pensar e executar.
Exemplos :…. fiz uma tatoo que queria a tempos, troquei a cor do cabelo de rosa pra roxo novamente, saí do meu trabalho depois de 5 anos e meio, e abri minha própria empresa , etc….
Foi muito bom trintar, e digo com orgulho!!!!
@Vika Bark, ah e parei de fumar !!!!! que foi o mais importante …..kkkkk
É tão bom né Vika? Parabéns!
nem eu troco a Jac de 32 anos pela de 20… e viva a experiência!
Oi , Ju te juro que tô com 24 e já to com medo de tudo!! [xora]
Laiss, larga de loucuraaaaa! Tu é linda menina!
Oi Ju!Estou com 31,foi quando passei a dizer que tinha trinta ,fiquei estranha parecia que tinha ganhado 10 anos ao inves de 1;cheia de receios ,perguntando p/ amigas se estava pagando mico com as roupas meu estilo,tudo havia mudado ,mas cai na real estou linda,gostosa maravilhosa com meus 31 !que venha 32,33….pois o melhor de Deus ainda esta por vir!Bjim [pinkheart]
Jana, super sei como é isso! Dá um peso mesmo, porque que fiz questão de esquecer! kkkk
Beijos
Lindo texto, me identifiquei muuuito, tudo o que eu penso e sinto, também fiz 31 anos ano passado. Parabéns pela inspiração de escrever tão bonitas palavras!! Me deixou mais animada com a minha idade! :-) bjos
:) Que bom que gostou minha flor!
Isso mesmo, tenho 32 e tbm não trocaria Ju. Bjos
Muito bem!
Hoo Jujuba você e de mais.
Queria eu chegar aos 30 assim como você!!!!
Super hiper mega sua fã #jurovalendo
csdasadas
Tha, linda, que linda você é!
Obrigada, viu?
Beijos
Oi Ju, estou com 26 anos e vivo com medo de chegar aos 30, como vc mesmo disse achando que vou chegar “a porta do envelhecimento” achando que não vou ter tempo de fazer mais nada que ainda não fiz. Achei o site por acaso e ler esse texto me ajudou muito sabe mas do que vc possa imaginar, é bom saber que esse medo é normal e q ao 30 a experiência te deixa mais madura, acho que mais segura é a palavra certa, Obrigada, lindo texto.
Ju,descobri seu blog a pouco tempo e estou adorando as suas dicas, e sobre envelhecer também descobri que é maravilhoso, li seu post e concordo com tudo o que você disse, a experiência que adquirimos ao passar dos anos,não tem preço, tenho 37 anos 3 filhos, mas não me vejo velha, dentro de mim há uma eterna garota de 15 anos, muita vivida e super feliz, bjs
Que lindo Ju!Já vai fazer um ano esse post (tô lendo só agora porque faz pouco que te achei)mas é lindo o que vc escreveu(que venham mais tardes de domingo ociosas).Tô com 28 e estou com um medinho de chegar aos 30 porque acho que quando chegar lá vou ter que ser mais mulher do que menina e eu adoro ser menina, usar roupas rosa pulseiras coloridas . Parece que seu post foi feito pra esse momento da minha vida (19/07/14) mas um ano atrás. Choquei.
bom ju ainda estou distante dos 30, mas gostaria de ter essas certezas que so vem com o tempo
Ju que texto lindo, me emocionei agora .. Tenho 24 anos quase 25, e tenho medo de tudo, principalmente de ficar sozinha, de não casar, de não ter filhos .. esse texto era todo que eu precisava ler .. Entro todo dia no seu blog, e a cada dia vejo o quanto você é abençoada!
“É… A verdade é que não trocaria a Ju de hoje pela Julliana de 10 anos atrás “nem a pau”, porque quanto mais a gente vive, mais experiências tem, e nada no mundo é mais interessante e mais bonito do que uma pessoa que vive muito, experimenta muito e conhece muito.” Lindo isso… nem eu me trocaria também! rsrs
Parabéns! Por tudo, níver, a mulher incrível que és! Tó amando o juro Valendo. E é assim mesmo aos trinta parece que trocamos de cabeça
Muito obrigada Ju! <3
Ju, muito bom ler seu texto, pq daqui 20 dias chego aos 27, e começo me culpar e pensar em tudo q nao fiz e que estou chegando aos 30,complexada ao extremo rsrs. Pelo menos com suas palavras consigo me acalmar, e pensar: porque não posso chegar aos 30, lindona e. de bem como a Ju rsrsrs
Muito bom o post Ju, daqui 6 anos é minha vez, e eu espero que seja muito melhor do que hoje. Aos 24 anos morro de medo de envelhecer mas suas palavras mudaram meu jeito de ver.
Oi Ju! Bom dia!
Faz mais de um mês que estou te acompanhando, mas parece que faz anos.
Já sou sua fã. Adoro seus post.
Li esse post hoje pela manhã e me identifiquei muito.
Em maio entro nos 29 anos e sabe dar um medo de pensar que ano que vem entro pros 30 kkkkkkkkk
Por outro lado me sinto tão segura por ter vivido coisas tão erradas e ter que aprender com elas.
Hoje me sinto tão diferente! E preparada pra viver mais coisas daqui pra frente sem ter medo de errar!
Lindo seu texto.
Bom dia! Bjos
Lindo post, Ju! <3
Fiz 30 em dezembro e confesso que ainda estou um pouco "perdida" rs mas realmente, esse sentimento de se sentir mais segura e de deixar coisas banais pra lá, é fato! Alias, conheci seu blog faz pouco tempo, e estava pesquisando sobre como cuidar da pele aos 30. Haha
Adorei seus posts e o jeito como você se expressa, e to aqui acompanhando. Beijo :*
Ju gostaria de dizer que apesar de ter ficado super chateada que vc não respondeu uma mensagem minha ainda continuo te seguindo e adoro seus posts!
Sil, mensagem onde? Tive problemas com o sistema de comentários e tô com exatas 159 mensagens pra responder ainda por causa disso!
Beijos
Simplesmente, me emocionei e amei! Muito obrigada por compartilhar essa reflexão.
Me definiu esse texto! Muito lindo. E hoje aos 30, me vejo assim!
Amo esses textos!
Que lindo texto! Amei Ju, estou na casa dos 24 anos e ainda não sei bem o que fazer da vida, minha ansiedade é tão grande que chego a me projetar com 30 e ainda não saber como conduzir minha vida e não ter alcançado metade dos planos que tenho (principalmente no profissional) é muito angustiante, Deus queira que eu chegue aos 30 realizada como você!
Hoje ironicamente voltei aqui pra ler esse texto. Parece bobeira mas precisava refletir. E eu reflito lendo… e posso ler todo dia e sempre que vou achar tudo muito atemporal, inspirador e confortante.