28.05.2014

Cronograma Capilar: O Guia Completo

Sempre falei muito sobre a importância de identificar qual a necessidade do cabelo pra tratá-lo corretamente mas nunca fiz um post completo do famoso cronograma capilar, que, com certeza, rende vários posts. Como tem muita gente perguntando, resolvi “resolver” o problema e fazer o bendito do post, que com certeza será dividido em vários porque tem muita coisa pra ser dita, tá?

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma espécie de planner, de agenda de cuidados com os fios onde você vai planejar sua rotina de tratamento, o que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, com o intuito de sanar as necessidades dos seus cabelos.

cronograma capilar

Pra fazer isso você vai precisar saber do que, afinal, o seu cabelo precisa, ou melhor, do que ele mais precisa, e já ensinei como fazer isso nesse post aqui ó: Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

É essencial ler o post acima e aprender como se faz essa identificação porque cada cabelo é uma sentença e não dá pra montar um cronograma com base em “achismos”.

Via de regra, todo cabelo precisa de tudo, o que vai mudar é a intensidade dessa necessidade. De certo existe uma coisa: todos os cabelos precisam de hidratação! Alguns precisam, num dado momento, de mais reconstrução, outros precisam de mais nutrição, e as necessidades podem mudar, então é importante ficar atenta ao que o cabelo precisa, porque é dando o que ele quer que a melhora vem.

cronograma capilar

Assim, como cada cabelo possui necessidades diferentes, não dá pra generalizar e criar um cronograma fixo porque é furada, já que o que é  remédio pra o cabelo da amiga pode ser veneno pro seu.

Porque fazer o cronograma capilar?

A resposta é simples: pra dar ao cabelo o que ele precisa. Você pode usar uma máscara top de linha, pode fazer tratamentos caríssimos, mas se não der ao seu cabelo o que ele precisa, não vai adiantar. Explicando: se uma pessoa está com sede (precisa de hidratação) e você oferece um churrasco (reposição de proteínas), ela vai continuar com sede, certo? Com o cabelo é a mesma coisa!

Os cabelos perdem nutrientes todos os dias devido a ação dos raios solares, da poluição, do vento, da chapinha, do secador, dos processos químicos, dentre outros, e é preciso que esses nutrientes sejam repostos na medida exata das suas necessidades, caso contrário o cabelo fica fraco, ressecado, sem brilho e sem vida.

Com o cronograma você vai aprender a distinguir do que o seu cabelo mais precisa naquele momento e tratá-lo de forma direcionada. Quando seguimos as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução percebemos facilmente a qual fase o cabelo responde melhor, e aí dá pra saber do que ele mais precisa naquele momento.

cronograma capilar

As necessidades do cabelo variam com o passar do tempo, então se o cabelo não reponde mais tão bem a uma máscara é porque, provavelmente, ele não precisa tanto dela como antes, e aí é preciso refazer as três etapas pra identificar do que o cabelo passou a precisar. Ou seja, o “trabalho” é constante porque as necessidades mudam de tempos em tempos.

O cronograma capilar funciona?

O cronograma é sim uma arma das boas pra recuperar o cabelo porque a proposta é repor tudo o que o cabelo precisar, é “atacar” por todos os lados.

Pra entender como isso é possível basta saber qual é a “composição” do cabelo.  O cabelo é composto basicamente por:

  • 90% (em média) de queratina, uma proteína que possui 18 aminoácidos em sua estrutura (etapa de reconstrução)
  • 8% de lipídeos, água, glicogênio, pentoses e ácido glutâmico (etapa de hidratação e nutrição)
  • 2% de minerais (lembram do enxofre? )

cronograma capilar

Se a estrutura do fio de cabelo é formada por essas substâncias e elas são perdidas no dia a dia, é evidente que sua reposição se faz necessária.

Aí vem um questionamento comum: se tem mais queratina, tenho que caprichar na reconstrução porque ela é a mais importante? Não. Você tem que caprichar no que o seu cabelo precisa e todas as etapas são igualmente importantes!

Exemplificando: cimento é essencial pra construir uma parede, né? Mas sem a água não tem como fazer com que o cimento “segure” os blocos, e aí não tem como a “parede” existir, certo? Com o cabelo é a mesma coisa, e se você não hidratar e nutrir os fios ficarão porosos, frágeis e quebradiços porque não tem água e óleo pra “fazer a massa”.

Como o post ficou muito grande, vou dividir e no próximo explico como fazer o cronograma capilar, quais produtos usar e coisas do tipo, tá?

Segue nesse post aqui: Cronograma Capilar- Como Fazer?

+ Cronograma Capilar

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
65 comentários
  1. shirley alves  28/05/2014 - 13h35

    Oi JU….acabei de ler o seu post obre o cronograma capilar e como sempre,adorei! Faço luzes há um ano e tenho tentado cuidar do meu cabelo em casa mesmo e até 2 meses atrás tinha um resultado de 70%. De dois meses pra cá tentei uma dica da minha tia que é cabeleireira pra fazer um cronograma diferente, só com produtos mais naturais…..e vou te contar meu cabelo eh outro! O melhor de tudo? Não gastei muito pra fazer. Durante 2 meses só usei durante uma semana em cada mês a linha shampoo e condicionador e máscara botica da bioextratus e o sahmpoo e condicionador coco e algodão da phytoervas, com a máscara pós-química tbm da phytoervas. Como leave-in usei o Yamasterol classico e o protetor térmico da phytoervas quando ia fazer chapinha! Nas outras semanas seguintes tudo normal, os cremes e shampoos desamareladores da vida…..
    Queria compartilhar isso pq acho q vale a pena a gente da um descanso pro cabelo desses produtos cheios de petrolato e afins…..vale a pena tirar uma semana para fazer essa”dieta” no cabelo! bjs

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 23h32

      Oi Shirlei! Que bommmm <3 Que bom saber disso... Eu AMO essa linha de coco da Phytoervas, amo!
      Vou testar aqui essa dieta, obrigada pela dica, viu?
      Beijos

  2. Rebeka  28/05/2014 - 14h04

    Certeza que leu meus pensamentos!! Passada!! Kkk
    Tava ontem, antes de dormir, pensando exatamente que eu precisava aprender o que era melhor pro meu cabelo e criar um cronograma de cuidados com ele. Muitas vezes saímos comprando vários produtos mas sem base e planejamento! Acaba nao dando resultados!

    Esse post era o que eu tava precisando!

    Bjao!!

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 13h39

      kkkkkk
      É isso mesmo Beka, a gente compra coisas demais e acaba comprando errado, mas até sábado coloco tudoooo do cronograma aqui, viu?
      Beijos

  3. Sara Almeida Fanco da Cruz  28/05/2014 - 14h07

    Boa tarde Ju.
    Hoje que conheci o seu site hoje,e gostei demais, tem muitas dicas interssantes e uteis.
    Como não vi nada que falasse sobre aumentar o cabelo, gostaria de saber se tem alguma dica para poder aumentar o cabelo, pois o meu esta muito pouco e ralo.
    abraços.

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 13h30

      Oi Sara, tudo bem? Que bom que estás gostando, fico feliz! Farei um post, pode deixar!
      Beijos

  4. Day  28/05/2014 - 15h58

    Ju vc é a melhor! Post shooow! Perfeito! Beijokas!

  5. Liz Godoi  28/05/2014 - 16h42

    Juuuuuu,

    Adorei…
    Me fala uma coisa, o óleo de rícino é nutritivo ou hidratante?

  6. lua  28/05/2014 - 19h36

    Aguardando ansiosa o post a respeito de quais produtos e quando usar no cronograma capilar.
    A priori, há algum comentário a fazer a respeito da lowell e da ox??

    Grata

  7. Bruna Bussular  28/05/2014 - 19h52

    Muiiiito bom!!
    meu cabelinho é da Nutrição. Como ele ama uma Umectação, oxe! Hidrato só uma vez na semana. Uma vez na semana faço umectação e uma vez lavo, uso máscara nutritiva e condicionador agora. Como ele está mais disciplinado e alinhado. Estou amando!!
    Mas meu cabelo é bem pesado né, pede isso.
    Ansiosa pelos próximos posts!!! ;) :*

  8. Adriana  29/05/2014 - 11h22

    Ju, bom dia. Vou usar a queratina liquida da Niely direto no cabelo. Queria saber se é melhor usar depois do enxague uma mascara de nutrição ou de reconstrução (sem queratina)? Achei que meu cabelo ficou muito “leve” com a AMO da Yenza e quero “encorpar” o meu cabelo. Obrigada.

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 13h40

      Oi Adri! Use uma de nutrição, é melhor!
      Beijos

  9. Jhennyffe  29/05/2014 - 12h37

    Ju, é verdade que se a gente ficar fazendo o cronograma por muito tempo o cabelo não responde mais. Tipo, ele já não faz o mesmo efeito positivo que no início. Tenho que dá alguma pausa?
    Eu fiz um mÊs de cronograma certinho e parei agora em maio porque fiquei com medo. Mas ainda assim faço as etapas, mas de forma solta sem me prender a dia certinho e quantidades.
    Mas agora em junho tô pensando em voltar.
    O que você recomenda?

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 13h42

      Oi Jen!
      A questão é que o cabelo pode acabar saturando, por isso não sou de fazer 3 aplicações na semana, prefiro duas, exceto quando o cabelo está muito detonado, sabe?
      Eu acho que você mesma deve montar o seu cronograma de acordo com as necessidades do seu cabelo. Eu não faço nada fixo, vou sentindo o que ele quer e dando exatamente isso!
      Beijos

  10. Liz Godoi  29/05/2014 - 14h14

    Juuuu,
    E o óleo de côco é hidratante ou nutritivo?

  11. Juliana Poloni Viana  29/05/2014 - 14h58

    Ju, faço o mesmo que vc. Uso o que percebo que meu cabelo quer no momento. Se me engano, na próxima vez mudo e pronto. O que é importante é isso mesmo que vc descreveu, ou seja, saber as necessidades do cabelo. Quando ele precisa de cada fase. O meu cabelo precisa de muita nutrição e hidratação, por isso, as reconstruções são leves e super espaçadas.

    Adorei!!! Beijinhos

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 16h05

      Ju, minha linda, tá certíssima! O meu implora por nutrição, é o que mais uso, e evito fazer 3 vezes na semana por que acho que pode pesar, sabe?
      <3
      Beijos

  12. shirley carvalho alves  29/05/2014 - 16h44

    poxa, vc nunca responde meu e-mail, ja t enviei varios, inclusive para comprar o biocale! bjs

    • Ju Lopes  29/05/2014 - 17h38

      Shirley, tô com um problema sério com o e-mail, não chega! Mudei a hospedagem semana passada também por causa disso, e achei que tinha normalizado, mas vou verificar, viu? Beijos

      • shirley carvalho alves  30/05/2014 - 17h08

        Tudo bem minha linda, ja passei por isso e sei como é!! Adoro seu blog e todos os dias dou aquela espiadinha básica…..bjs flor!!

      • Ju Lopes  01/06/2014 - 10h27

        Que bom que estás gostando flor! E obrigada por entender, viu?
        Beijos

  13. Elidiane  18/06/2014 - 13h54

    Ju, em qual etapa da reconstrução o Sebastian Penetraitt entra, na nutrição ou reconstrução? Bjs adoro seu blog.

  14. Elidiane  18/06/2014 - 13h56

    Desculpe! Eu quis dizer em qual etapa do cronograma capilar.

  15. Mariana  09/07/2014 - 23h58

    Ju a proteína do Spa Dios é hidratação, nutriçao ou reconstruçao?
    Bjsss

  16. Karolina Lima  11/08/2014 - 13h37

    Oi Ju,li um post e uns artigos onde fala que não existe diferença entre hidratação, umectação, nutrição, e reconstrução.. Pois o cabelo nada mais é que uma celula morta, que NÃO se recontroi, pois todo e qualquer produto não penetra no cabelo, formam apenas um filtro superficial, que sai com as lavagens, quando danificado com alguma quimica o cabelo so voltará a ser normal quando crescer, dentre outras informações. Sempre entro no seu blog e gosto muito das suas resenhas de produtos, levo muito em consideração sua opinião, mas gostaria que vc desse uma olhada no que vou te mandar.. pois fazem muito sentido. Te enviei por email. beijão!!

    • Ju Lopes  11/08/2014 - 14h35

      Rol, te respondi no e-mail e vou colocar aqui também, tá?

      “Olha só, vou te dar a minha opinião… Não tenho formação nenhuma na área, não sou tricologista, mas posso falar como consumidora, como uma pessoa que faz e acontece no cabelo o tempo todo…

      É o seguinte, cabelo é sim matéria morta, mas a lógica da coisa é muito mais complexa, porque isso de que “é morto e nada funciona, tudo é maquiagem”, como já me disseram várias vezes, é, pra mim, absurda, porque se fosse assim nada iria interferir no cabelo, afinal ele tá “morto”. Só que influencia sim, claro que influencia… Alimentação influencia, pill food, pantogar e dezenas de outros suplementos influenciam, fórmulas que estimulam o crescimento influenciam…

      Quanto aos ativos, não é só olhar se é macro ou micromolécula… Por exemplo, a queratina da L´anza é de baixo peso molecular, penetra mais facilmente nos fios, é absorvida mais facilmente e trata muito mais. Ou seja, é um ativo reconstrutor, é queratina, mas tem diferenciais…

      É impossível recuperar um cabelo de modo a deixá-lo como era antes, como um cabelo virgem, mas isso não pode significar que “nada recupera, não adianta tratar”. Se você descolore e não trata, se você faz química e não trata o cabelo vai, a cada dia, ficar pior, mais fraco, e vai chegar um momento que ele não vai aguentar.

      Existem produtos ” e produtos”. A grande maioria dos produtos comerciais só maquiam, é fato, mas existem centenas de produtos que tratam realmente o cabelo, ajudando a repor o que foi perdido.

      Se eu puder te dar um conselho é esse: veja o resultado no SEU cabelo. Todo mundo fala uma coisa, cada dia tem uma moda nova, cada um tem suas verdades, mas vá sempre pelo que funciona pra você, sabe?

      E procure por artigos e blogs com opiniões de tricologistas, que são médicos especialistas em cabelos. Esses sim podem falar com muito mais propriedade, e por tudo que já li, tanto em livros médicos quanto em blogs e sites gringos de tricologistas, funciona sim.

      Procure matérias do Dr. Ademir Junior, ele tem blog, já publicou livros e escreve pra vários portais, e fala sobre cabelos, pois ele é dermato e tricologista. Nesse aqui, por exemplo, ele fala do uso de aminoácidos (reconstrução) por via tópica e oral pra cabelos : http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/2663-aminoacidos-cabelos-mais-fortes

      Espero ter ajudado!

      Beijos

  17. Cristal  20/08/2014 - 20h19

    Oi Ju, amei o teu blog!

    Tenho aqui um Bálsamo Reconstrutor que veio junto quando comprei a progressiva de Óleo de Argan da Inoar (na verdade “Smooth system” segundo o nome que vem nela). O bálsamo tem cisteína, óleo de Argan e óleo de jojoba.

    Tu acha que eu poderia usar ele em alguma fase do cronograma? Meu cabelo não está muuito ruim, na verdade mais nas pontas que estão elásticas e meio quebradiças :/

  18. Camilla Leocádio  09/10/2014 - 07h24

    Juuu, estou querendo dá um ombré hair nos meus cabelos, gosto de ser loira, mas não quero que ele fique estragadinho sabe?! Eu adaptando o cronograma capilar após tingir os cabelos você acha que consigo manter ele ok? lisinho, macio, sem quebrar, estou disposta a começar o cronograma na semana qe eu tingir!! Beijos

  19. Carla  21/10/2014 - 08h39

    Faz um ano q luto para recuperar o meu cabelo depois q uma cabeleireira atendendo várias pessoas ao mesmo tempo deixou descolorante por muito tempo no meu cabelo. A princípio ficou elástico. Sem saber a diferença entre as máscaras abusei de máscaras reconstrutoras. Resultado: meu cabelo ficou duro, espigado e sem movimento, com excesso de proteína. Para tentar recuperar fiz peeling o q deixou ele elástico novamente. Voltei pras máscaras e ficou duro de novo. Já havia desistido e estava prestes a cortar curtíssimo quando achei esse post. Comprei as máscaras certas e estou fazendo o cronograma. Na primeira semana meu cabelo já está molinho, com movimento e brilho. Estou extremamente feliz. Diante de tantos profissionais despreparados no mercado eh muito bom encontrar quem está disposto a compartilhar experiências reais. Obrigada!!

  20. jeane  09/11/2014 - 14h40

    Meu cabelo é misto com as pontas muito porosas. Me indique produtos pro cronograma capilar.

  21. jeane  09/11/2014 - 14h44

    Me indique quais os produtos que VC comprou pra o cronograma capilar?

  22. Eliane  11/11/2014 - 11h19

    Oi,Ju amo os seus post’s, inclusive comprei a Moisture Recovery da Joico depois q li o post q vc fez dela. Gostaria de saber se posso usar ela como nutrição,no cronograma, e para reconstrução o Repair Rescue e para hidratar uma das mais baratas.

    Obrigada!!!

  23. ines  04/12/2014 - 17h03

    meu cabelo cai mto o q faço

  24. Nathália Silva  11/12/2014 - 14h50

    Eu tenho uma dúvida: qual etapa usar no dia que eu pintar o cabelo? H ou N?

  25. Lua  16/12/2014 - 18h34

    Olá! Gostaria de saber de como cuidar de cabelos cacheados e qual tipo de progressiva que posso fazer para abaixar o volume dos cabelos n danificando seus cachos?

  26. Lua  16/12/2014 - 18h34

    Olá! Gostaria de saber de como cuidar de cabelos cacheados?

  27. Amanda  17/12/2014 - 14h44

    Ju, recentemente acompanho seu blog e venho precisando de umas dicas!! Li muitos sites falando sobre cronograma capilar, porém tive dúvida sobre quais tipos de shampoos usar durante as fases de hidratação, nutrição e reconstrução, mais especificamente que tipo usar antes de fazer essas etapas.

  28. Débora  14/01/2015 - 18h29

    Ei ju! Passando para agradecer pelo seu blog, sério! Meu cabelo foi salvo por você! Resolvi descolorir as pontas ano passado por minha conta com produto ruim e com ansiedade, ou seja, ficou detonado e eu já não sabia mais o que fazer! Antes do seu blog eu não entendia nada sobre cabelos, não sabia diferença entre nutrir, reconstruir e hidratar nem quando eu deveria fazer cada um! Seu blog foi um achado na vida e já indico pra todas minhas amigas!

  29. Helen  21/01/2015 - 21h17

    Oi Ju, amei o seu post. Eu fiz o cronograma capilar e deu certinho, o meu cabelo estava um bagaço e depois do cronograma ficou lindo! Mas tem que seguir corretamente, contei tudo aqui no meu blog: http://testesdebeauty.blogspot.com.br/
    Parabéns pelo post, muito bem explicado!
    Beijo

  30. Tarcy  20/02/2015 - 22h33

    Olá!
    Conheci seu blog essa semana e já estou viciada!!! Kkkkk
    Parabéns pela dedicação!
    Em agosto de 2014 passei por corte químico devido a barbeiragem de uma cabeleleira ao descolorir todo meu cabelo na tentativa de platinar!Meu cabelo se encontrava castanho escuro( é a cor natural,mas tinjo por conta dos brancos),extra longo,fazia progressiva de 2 em 2 meses.
    Mas vamos falar de coisa boa,né? rs Passado o susto,com cabelos curtíssimos, iniciei o cronograma capilar e hoje meu cabelo é outro!!! Muito mais bonito do que antes!E 6 meses sem progressiva! Nunca pensei!
    Agora é continuar seguindo as suas ótimas dicas,Ju.
    Bj

  31. […] com hidratações e reconstruções e você terá um resultado muito melhor. LEIA MAIS: – Cronograma capilar: o guia completo (Blog Juro Valendo) – Saiba o que é cronograma capilar (Blog Coisas de […]

  32. Isabella  13/05/2015 - 19h50

    gostaria de saber se devo usar o shampoo da mesma linha da máscara. nas três etapas. tipo, pra cada mascara um shampoo.

  33. […] Posts que me ajudaram a entender o cronograma capilar • Cronograma capilar: O guia completo – Juro Valendo • Saiba o que é cronograma capilar – Coisas de Diva • Cronograma capilar: como funciona […]

  34. karynna  12/09/2015 - 16h22

    ju, por favor me salve! rs… a mascara de Lee Stafford
    Hair Growht treatment age como hidrataçao ou nutriçao?
    preciso saber, pois estou usando-a!!! help

    • Ju  13/09/2015 - 19h21

      Reconstrução! <3

      • karynna  14/09/2015 - 08h38

        mais ja que é de reconstruçao pq é indicada para usar toda vez que lavar, ate que o cabelo atinga o tamanho que vc almeja! eu por exemplo lavo meu cabelo 3 vezes na semana(seg, quar, sex) e nas 3 vezes uso ela! e de 15 em 15 faço uma reconstruçao com a mascara sleek e shine rebonding da keune! to indo pelo caminho certo ou nao? me da uma luz Ju please…

  35. Daila  14/09/2015 - 12h14

    Oi Juh. Parabéns pelo seu blog, é perfeito. Estou numa duvida tremenda de quais produtos usar no meu cronograma. Tenho cabelo liso sem quimica, porém muito, sem brilho, seco nas pontas e bem danificado. Eu tenho a linha Aussie, Silicon mix tradicional e bambu, e Leave In Oniq One. Não faço a minima ideia de como usar, poderia começar em o cronograma, sei lá, apenas pra deixar o meu cabelo com mais brilho e mais forte. Por favoooor me ajuda, me diz como posso usar esses produtos e devo incluir ou retirar algum…

  36. Marcia  15/09/2015 - 12h24

    Ju, o óleo de rícino é usado em qual dia do cronograma?

  37. Angélica  21/09/2015 - 16h02

    Olá Ju, faço mechas e só tenho a máscara matizadora da oikos, em qual momento posso usá-la dentro do cronograma capilar?
    Outra coisa, preciso ter um shampoo, um condic. e uma másc. com as composições para hid., nut. e rec.? Ou posso usar meu shampoo e condic. msm para as três etapas? Aí só compraria as máscaras d hid., nut., e rec. Meu shampoo é Pantene brilho extremo e condic. é da vita charm pós-escova progressiva.

    Obs.: amei seu blog, tem super dicas, tá me ajudando mto.

    Bjs e obgd!

  38. Angélica  22/09/2015 - 11h14

    Oi Ju, faço mechas e só tenho a máscara matizadora oikos, gostaria d saber qdo posso estar usando essa máscara dentro do cronograma capilar. Outra dúvida, é se tenho de comprar um shampoo, condic. e másc. para hid., nut., e rec., ou se posso usar o meu shampoo e condic., para as 3 etapas, meu shampoo é pantene brilho extremo e condic. vita charm pós escova progressiva.

    Obs.: Amei seu blog, está me ajudando mto.

    Obgd, aguardo resposta, bjs

  39. Juliane  23/09/2015 - 22h25

    Oi Ju tudo bem? Sigo vc no istagran,e sempre velo seu blog e adoroooooo,preciso sua ajuda,tenho vários produtos bons de cabelo aki,mas nunca sei usar,as vezes uso o Unique On Revlon fica lindo meu cabelo,outras vezes fica feio,pesado,grudento,porfavor me passa seu email,para vc me dar algums dicas,tenho tanto produto aki,mas não sei usar!! Bjo

  40. Marcos  09/12/2015 - 21h05

    Olá, tudo bem? Sou homem e tenho os cabelos muito secos. Os fios são afro! Eu tenho o hábito de pintar os cabelos. Posso deixá-los crescerem para tratá-los? Posso conquistar cabelos bonitos mesmo eles sendo extremamente secos?

  41. Katy Castro  10/12/2015 - 10h22

    Seu cabelo é maravilhoso e eu adorei o post. O meu cabelo é bem cacheado, mas agora aprendi a cuidar dele, também fiz um post sobre cronograma capilar, depois você dá uma olhadinha lá e me diz o que você acha. Bj. http://docecomomel.com/cronograma-capilar/

  42. […] mundo procura por isso, e um exemplo claro é o sucesso que o cronograma capilar [tem guia completo dele aqui], que nada mais é do que um “programa de tratamento”, faz até hoje, […]

  43. ERINALDA MENEZES  14/12/2015 - 12h03

    Oi Jú, bom dia! já faz uns dois meses que acompanho o seu blog, e venho absorvendo muito sobre cada produto. Faço o cronograma capilar 3x por semana ( hidratação, nutrição e reconstrução). Comprei duas máscara que simplesmente AMEIIII ( Joico para a hidratação, Bc Schwarzkopf para a reconstrução e suas receitinhas para a nutrição)elas valeram cada centavo. Pena que não tenho foto para te mostrar do antes e depois, mas ta completamente reconstruído. Só que percebi uma coisa; o meu cabelo está caindo com mais intensidade, e isso só começou 02 meses após o cronograma. fiquei bem preocupada. Você tem algum relato de pessoas que se reclamaram do mesmo problema com o uso do cronograma capilar?

  44. Camila Silveira Cruz  06/01/2016 - 11h59

    Ju queria saber se posso passar óleo Johnson no meu cabelo ele é seco

  45. Camila Silveira Cruz  06/01/2016 - 12h01

    Ju posso passar óleo Johnson no meu cabelo ele e muito seco

  46. […] Cronograma capilar: o guia completo […]

  47. Ketelyn Beatriz  21/06/2016 - 02h27

    Oi Ju, Fiz Um Mês De Cronograma e Vi Que É Indicado Dar Uma Pausa De 15 Dias Para Iniciar O Próximo Ciclo Você Concorda?
    E se sim Durante Esse Tempo Posso Fazer Hidratações Caseiras?
    Adoro Seu Blog! PARABÉNS.
    Beijos, Aguardo Resposta.

  48. Bruna Costa  08/08/2016 - 19h46

    Ju, simplesmente adorei seus posts (esse não foi o único que li), encontrei todas as respostas que estava procurando e não achava a “resposta completa” em nenhuma resenha ou post! Obrigada!

O que você acha do JV?
Jú, te todos os sites, blogs e youtuber que sigo, você é a melhor. Sempre mostrando produtos acessíveis e respondendo nossas dúvidas. Beijo lindona!
As leitoras mais incríveis da vida
  • Chegaram meus  livros. #livrariasaraiva. Dicas de @jurovalendo #jurovalendo
  • OPA!!!! Que chegaram os meus livros da Saraiva. #cureseucorpo #louisehay #enfim30 #camilafrenderejanarosa #recauculandoarota #alanatrauczynski @jurovalendo pode indicar mais viu sua linda #jurovalendo
  • Hoje foi o relançamento de #NaturaEkos, que sempre me identifiquei, mas só estando aqui, no Pará, conhecendo as comunidades onde tudo acontece, vivenciando essa experiência, que pude entender que a coisa vai muito além de
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo