12.06.2015

Pra Ser Feliz com o Outro, é Preciso Ser Feliz Sozinho!

Enquanto a grande maioria, inclusive eu, comemora o  dia dos namorados hoje, um grupo de amigas vai comemorar  o “dia das solteiras”, data que, aliás, é comemorada por nós faz é tempo e que costuma ser mais constante do que o tal do dia dos namorados. É, uma ou outra sempre tá namorando, mas a fidelidade ao que chamo de “solteirice terapêutica” sempre fala mais alto.

Tempos atrás esse mesmo grupo, que hoje brinda ao fato de estar “bem consigo mesmo”, seria taxado de o grupo das encalhadas, mas a coisa mudou, o mundo evoluiu e a cada dia que passa noto que a necessidade de ter alguém ao lado diminui. A vontade existe, e vai existir sempre, eu acho, mas a necessidade, ainda bem, vem reduzindo a passos largos. Que bom!

Não posso falar pelo mundo porque ele é vasto demais, mas posso falar pelo meu mundo e pelo que vejo ao redor, e o que vejo é que estamos cada vez mais exigentes, só que no bom sentido, e isso é ótimo porque significa que ao invés de nos contentarmos com qualquer coisa só pra não estarmos sozinhas, queremos o melhor.

ser feliz sozinho

Comecei a namorar tarde, acho que com 19 anos, já estava na faculdade, e apesar de todas as coisas boas achei que aquilo era meio que um cerceamento (voluntário) da minha tão amada liberdade. Depois do primeiro namoro, fiquei mais de um ano solteira e achei aquela fase a oitava maravilha do mundo, mas eu ainda era carente e, depois disso, segui colecionando uma série de histórias que, na grande maioria, não passavam de “tapa buraco”.

Com todo mundo é assim? Não, mas eu caí várias vezes no erro que achar que era “gostar” o que na verdade era carência, e o resultado disso foi que me perdi de mim mesma, de modo que anos depois eu já nem sabia mais quem eu exatamente era. Até que um pouco antes dos 30 (acho que tinha 28…) fiquei solteira de novo e jurei pra mim mesma que antes de tentar entrar em alguma história iria me redescobrir.

Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, e disso veio uma espécie de “trato” comigo mesma: eu só abriria mão da minha  liberdade, que, pra mim, é sim extremamente importante, se valesse muito a pena. Jurei que não me envolveria mais por “carência” ou algo do tipo, porque eu, de verdade, gosto de ficar só, tenho essa necessidade, aliás.

E essa fase de solteirice terapêutica foi um divisor de águas em minha vida, porque aproveitei pra dedicar a mim mesma todo o meu amor, a minha atenção, a minha energia… E, meu Deus, como cresci, como amadureci, como eu, finalmente, me conheci! E conhecer a mim mesma, as minhas necessidades, vontades e quereres foi essencial pra que eu pudesse estabelecer qualquer tipo de relação com outras pessoas.

E hoje eu namoro por isso, porque a pessoa e a história valem muito a pena, porque sei o que quero e o que não quero não só em relação ao outro, mas o que quero pra mim e pra minha vida. E também porque não me sinto cerceada de forma alguma, porque tenho a liberdade de ser quem sou, com todos meus defeitos, manias e qualidades, sem precisar camuflar nada, sabe?

O que quero dizer é que relacionamento só compensa só for pra acrescentar, e acrescentar muito, porque não existe razão plausível pra levar uma história adiante, gastando tempo, energia e vida  simplesmente pra “não estar só” (ops, e tem solidão pior que essa?).

Sabe, a gente precisa parar com essa ilusão boba de que “é impossível ser feliz sozinho” (foi mal aí poeta!), de que um príncipe encantado (tem coisa mais chata? Eu morreria de tédio!) vai surgir um dia e transformar nossas vidas num conto de fadas e que seremos felizes para sempre.

Porque? Porque pra ser feliz com quem quer que seja você precisa primeiro ser feliz consigo mesma, não existe outra opção, e quando você é feliz  consigo mesma o que vem é pra somar, pra compartilhar, pra crescer… E se você ainda não aprendeu a ser feliz sozinha, não tem príncipe encantado ou conto de fadas que faça o milagre!

Uma vida de muito amor pra nós, por nós!

Beijos, Ju ♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
9 comentários
  1. Edilaine Freitas  12/06/2015 - 09h12

    Verdade tem muita gente se iludindo,achando que a felicidade estar no outro,todos nós temos defeitos,eu acredito sim que se vc consegue ser feliz o que vier é lucro amei esse post,Que o amor próprio alcance todos nós e envolva os que estão ao nosso redor!bjo Ju

  2. Kellen  12/06/2015 - 11h38

    Ju sua linda é a primeira vez que comento (fiz uma conta ontem)mas te acompanho desde o PE e amo seus textos, mas esse foi feito pra mim rsrs, depois de 7 anos de relação to solteira ha 3 dias, ta dificil mas é bem isso que preciso me redescobrir, me amar, me entender, ser feliz sozinha pra que eu possa ser feliz um dia com alguem, brigado pelo texto me ajudou mto e parabens pelo blog é o melhor que existe, vc arrasa!bjos e um dia lindo pra ti!!!

  3. Suelen  12/06/2015 - 14h00

    Só li verdades, Ju!!! Parabéns pelo post, super válido!

  4. Natasha  12/06/2015 - 21h02

    Seus Textos.. sempre lacrando ! (kkkk..)
    Eu acho é engraçado; as pessoas não enxergarem assim, e se contentarem com tão pouco, é uma forma de nos valorizar também!
    Qualquer tipo de sentimento chega um dia e naturalmente…

    beijos Ju

  5. Mel  12/06/2015 - 23h01

    Oi Ju! Entrei por acaso no seu blog e simplesmente AMEI! Achei você muito engraçada, verdadeira e sincera… Fora as dicas de beleza, que são ótimas e pra todos os tipos de bolso =) Detesto blogueiras que quase ‘dependem’ de tudo que é importado… Adorei todas as receitinhas de cremes caseiros, todos anotados!! E esse post tá maravilhoso, ando achando as mulheres em geral meio desesperadas e carentes… Mas você falou tudo!! O relacionamento com nós mesmas é o principal, o resto é consequência ;) Um suuuper beijo!!

  6. Helê  14/06/2015 - 14h37

    Infelizmente ainda existem pessoas que não pensa assim.
    O amor é uma aposta extravagante na liberdade” (Octavio Paz). é o amor é algo livre mesmo, só ama quem é livre. O amor não pode nunca ceder à opressão.

  7. Ale  14/06/2015 - 20h11

    Ju SUPER GRANDE verdade. Eu por exemplo SEMPRE digo que adoro ..ir ao shopping sozinha, almoçar sozinha.. ficar na MINHA companhia. Tem gente que nao entende isso. Nao é que nao queira companhia dos amigos e muito menos nao queira um companheiro de VERDADE. Mas estou bem comigo. É isso mesmo. Falou tudo. beijo linda

  8. Amanda Yumi  16/06/2015 - 13h40

    que lindo o texto !!

  9. Aline  24/01/2016 - 21h33

    Eu sinto muita falta de ter alguém do meu lado, estou a quase dois anos sozinha e como não tenho amigos, todas as minhas amigas da facul são casadas ou moram distante de minha cidade (são três amigas), queria muito ter colegas, sair, paquerar, ir p baladas, mas como sempre fui muito caseira, tímida e chata tb, fico super sozinha qdo acabo relacionamentos. Queria muito fazer novos amigos, mas não consigo, leio tudo sobre, estou tentando ser mais expansiva, mais nada. Tenho 25 anos e minha família já me taxou de “vai ficar para titia pq escolheu demais”, isso me deixa super p baixo. Mas tô na batalha. Amoo seus textos e dicas, assim que tem novidades, corro para ler. Beijos Jú, admiro muito vc, parabéns pelo blog.

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo