20.10.2013

Desapegue e Viva Muito Melhor!

É incrível como nós somos condicionados ao apego, e isso desde sempre. Não doamos “aquela roupa” porque podemos precisar pra uma viagem que sequer planejamos, não doamos aquela bolsa porque podemos usar um dia, quem sabe quando a “moda voltar”, não doamos o que não precisamos mais e, pior, não doamos nem o que nos faz mal.

desapegar

Quantas vezes você deixou de abrir mão de uma relação, de uma pessoa ou de uma história por puro apego? O apego é confortável, e mesmo a situação sendo ruim, e quase sempre é, nos acostumamos com aquilo, que passa a ser um terreno seguro, que é ruim mas não pode nos surpreender negativamente (assim pensamos…), que sabemos, afinal, lidar, levar, aceitar.

Isso acontece com todo mundo, das mais diversas formas. Às vezes é uma relação que já não está boa ou nunca foi boa, mas você “não solta” pra não perder o que não teve e nem vai ter, mas que  acha que tem, às vezes é um emprego, um amigo ou tantas outras coisas.

desapegar

E porque as pessoas, inclusive eu, agem assim? Pelo medo da perda. Ninguém quer perder, e por mais que a gente peça, quase ninguém quer de verdade o novo, porque o novo sempre assusta, já que a gente nunca sabe o que vem.

O problema disso é que, por mais clichê que pareça (e é!), nada na vida é permanente e ninguém tem garantia de coisa nenhuma. Todas as coisas, histórias e situações não passam de bolhas de sabão, que o tempo leva pra onde quer e estoura quando quiser. E já que é assim, pra que se apegar? Já falei isso por aqui algumas vezes, mas vou repetir: em tudo na vida é preciso “deixar o viver o que deve viver e morrer o que precisa morrer”, senão vamos passar a vida apegadas a coisas, pessoas e situações que não contribuem em nada pra nossa história, que não nos traz felicidade e que não nos faz bem.

desapegue

Eu acho que a gente precisa viver todas as coisas e, sim, ter todas coisas, desde que você possua, mas não seja possuído, desde que você use, mas não seja usado. Muita gente acha que desapego é renúncia e isso é muito errado. Eu não sou a favor da renúncia, porque eu acho que a gente tem que desfrutar de todas as coisas que a vida nos dá, mas de forma livre, senão ficamos dependentes e acabamos escravizados por nossos apegos.

Nada de diferente vai acontecer na sua vida se você não soltar o passado e não aprender a fluir com a vida. Seja lá o que for, solte, deixe ir, encontre um novo caminho, uma nova forma de caminhar, olhe as coisas de forma diferente e viva de uma forma mais leve, mais solta e mais verdadeira com você. Solta a raiva, solta o medo, solta a dor, solta essa insegurança que te impede de andar, solta esse ódio que te envenena. Solta, vai!

desapegar

Não precisa ter medo, porque quando a gente “solta” a vida acontece, porque o novo só chega quando o velho vai embora. E não é difícil, e se dói, dói só no começo, mas depois é libertador.

Deixe ir o que não te serve mais, tira essas amarras dos pés e se abra pra vida, que pode e vai ser muito melhor. Depende só de você!

Beijos e uma semana maravilhosa pra todas nós!

Ju

 

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
18 comentários
  1. Márcia Nunes  20/10/2013 - 22h22

    Amei o texto Ju! Foi de encontro ao que tenho passado atualmente … Um beijinho e boa semana!!!

  2. Dayane Patricia  20/10/2013 - 22h27

    Que assim seja minha amiga! [inlove] [pinkheart]

  3. Karen  21/10/2013 - 14h31

    Ontem mesmo dei umas roupas pra minha vizinha…
    Mas a parte emocional é tão difíííícil….

    • Ju Lopes  21/10/2013 - 15h52

      Kaka, mas comece do jeito que puder, é aos poucos mesmo que a gente vai soltando…

  4. Wandressa Souza  21/10/2013 - 22h51

    Ow, Ju! Que lindo. Vamos praticar o desapego.

  5. Camila  24/10/2013 - 21h51

    Eu tinha uma decepção amorosa que me consumia, e eu vivi tanto tempo com ela que não quis mais largar; era a “minha propriedade” que eu guardava a sete chaves.
    Eu tinha um cabelo até a cintura que tava estragadinho e nada dava jeito, mas apesar do meu enoooorme medo de tesoura que já durava anos, eu disse “quer saber? vou cortar isso!” e cortei abaixo do ombro.
    Não sei como raios isso aconteceu, mas o desapego de cortar o cabelo foi tão simbólico pra mim que a decepção amorosa que eu gurdava foi embora junto! Ah, a mente humana…

    • Ju Lopes  25/10/2013 - 22h27

      Mila, SUPER sei como é isso! rsrs Mas às vezes um gesto desses desencadeia muitas outras coisas, porque funciona como um marco, sabe?

  6. Cynthia  21/11/2013 - 14h25

    Concordo, o ruim é qdo a outra pessoa nao deixa voce viver sua vida. Isso é bem pior.Vc ja falou, explicou que nao quer mais, mas a outra pessoa teima.
    Gosto dos seus textos viu? abraços

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 09h00

      É verdade, é péssimo isso! Que bommm flor! ;)

  7. Cynthia  13/03/2014 - 14h25

    Amei seu texto! Bom fim de semana!

    Beijokas

  8. Andréa  25/09/2014 - 22h17

    Perfeito esse texto Ju! O que vc disse é a pura verdade! Já passei por isso! Bjs p vc :-)

  9. Fabiana Cris Lopes  29/01/2015 - 09h36

    amei seu texto Ju, na verdade amo seu blog olho tdos os dias para ver as novidades

  10. simone  22/04/2015 - 20h40

    td lindo nesse blog

  11. Gabi  15/06/2015 - 22h34

    adorei o texto, parabéns.

  12. Nayara Keith  05/08/2015 - 00h17

    Exatamente tudo que eu estava precisando ler nesse momento da minha vida! Mas confesso, seria tão mais facil desapegar se ele saísse da minha vida e me deixasse em paz! O pior é que sei que tudo isso ta me fazendo mal. Coisas que não aconteciam estao acontecendo como o cabelo cair, unha quebrar. Preciso urgente por em prática o desapego.

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo