Vizcaya
14.03.2013

Rachaduras Nos Pés: Você Tem Esse Problema?

Quem aqui tem rachaduras nos pés?

Nossos pés possuem a pele naturalmente mais grossa que a do resto do corpo para proteger e suportar a pressão a qual é submetido. Por conta de toda essa pressão, e também da nossa falta de cuidado, os pés costumam ressecar, engrossar, apresentar calosidades e até rachar.

Rachaduras Nos Pés: as causas

Essas rachaduras, também chamadas de fissuras calcâneas, podem variar de espessura, que é determinada pela profundidade da lesão. Nas rachaduras mais finas a lesão ocorre na camada mais superficial da pele, enquanto que nas mais grossas pode ocorrer engrossamento da epiderme, o que faz com que o tecido perca elasticidade e sangre por conta da pressão. Em alguns casos essas lesões atingem os nervos e provocam sangramentos que vêm acompanhados de dores intensas.

São muitos os fatores que contribuem para que as rachaduras apareçam, mas hoje vamos falar apenas dos mais comuns, tá?

Rachaduras Nos Pés

Como são os pés que suportam todo o peso do corpo, o excesso de peso sobrecarrega a pele do pé que, para se proteger, engrossa ainda mais. Isso é bastante comum de acontecer em pessoas obesas e também em gestantes, mas qualquer sobrepeso, por menor que seja, já aumenta a possibilidade de rachaduras.

Os sapatos são, em muitos casos, os responsáveis pelas rachaduras.  Calçados sem apoio no calcanhar,  sandálias rasteiras, chinelinhos e sapatos sem salto fazem com que a pressão e o peso do corpo se concentre no calcanhar, o que ocasiona  aspereza e rachaduras.

Sim meninas, as havaianas tão amadas, as rasteirinhas tão confortáveis, os sapatinhos baixinhos e, aparentemente, tão inofensivos também são vilões por aqui viu? E no  verão, quando usamos mais esse tipo de calçado e quando os pés ficam mais expostos, é comum o aparecimento da aspereza e da rachadura, então o cuidado deve ser redobrado.

sapatos causam rachaduras nos pés?

Os sapatos de salto alto, ao contrário dos mais baixos,  pressionam os dedos e causam rachaduras nessa região. Dessa forma, o ideal é que usemos sapatos confortáveis, macios, de materiais mais maleáveis, que não apertem e não interfiram na circulação. É indicado, também, alternar no modelo e altura dos sapatos e sempre que possível optar por saltos plataforma, que equilibram o peso do corpo e dão suporte no calcanhar.

Rachaduras Nos Pés

Algumas doenças como diabetes, psoríase, hipertensão,  doenças cardíacas e vasculares, dentre outras,  também podem causar rachaduras.

O importante aqui é  tomar medidas protetivas e  tratar os pés antes que a rachadura se instale. Por isso evitem sapatos apertados, tomem muito líquido (água, sucos e chás, viu meninas? Cerveja e refrigerantes não contam!), evitem andar descalças e apostem em hidratantes a base de ureia , ácido salicílico, ácido glicólico e lactato de amônia.

Se a rachadura já se instalou, evitem os chinelos, seja de couro ou de qualquer outro material, até que a fissura desapareça e hidratem bastante essa região. É importante procurar um podólogo ou um dermatologista para que eles possam avaliar e tratar corretamente o problema.

No próximo post vou mostrar como cuidar dos pés com rachaduras e indicar produtos para pés rachados, tá?

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. bianca oliveira  11/10/2014 - 10h01

    olá preciso de uma dica : estou com rachaduras dolorosas nós dois pés o q devo fazer ou passar?

  2. […] A primeira dica que eu dou é ficar ligada no que causa o ressecamento e as rachaduras e evitar isso. Já fiz um post aqui no blog explicando tudo isso detalhadamente, e quem quiser conferir é só clicar aqui. […]

  3. Núbia  20/11/2014 - 15h01

    ooo Ju .. da algumas dicas sobre sudorese excessiva nos pés.. bjoos !

  4. Eliene Marinho do Nascimento Garcia  19/08/2015 - 18h05

    Adorei essa materia sobre rachaduras dos pes ,pois sofro muito com isso,desde ja obrigado

  5. marina  28/11/2015 - 01h32

    ajude no que puder, gostava de sair e os pes me prendem, seja o tipo de sapato todos incomodam a palmilha principalmente, dando ardencias, keimaçao, a ponto de tirar na rua sapato e são do meu numero. Estou desistindo de ir a rua por isso

  6. mirism da Conceição de siusa  16/04/2016 - 07h41

    Gostaria de obter informações para tratamento das rachaduras en diabéticos.

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…