20.11.2014

Pés Macios e Lisinhos no Verão: as 5 Melhores Dicas!

Verão é uma época em que os pés ficam mais expostos, já que a gente usa mais chinelinhos, sandálias e calçados que deixam os pés a mostra. O problema é que quase todo mundo tem os pés ressecados (e quer pés macios! rs), e isso sem falar das unhas amareladas, das rachaduras e todas aquelas coisas que a gente detesta.

E aí começa o problema, porque eu , por exemplo, não gosto de expor os pés se eles estiverem feios, sabe? Acho que as “extremidades” (pés, mãos e unhas) devem estar sempre bem cuidadas, até por uma questão de higiene. E justamente por isso já tenho meus truques pra deixar os pés bonitos, o que não é muito fácil no caso de quem, como eu, é viciado em Havaianas!

pés macios

1. Evite o problema!

A primeira dica que eu dou é ficar ligada no que causa o ressecamento e as rachaduras e evitar isso. Já fiz um post aqui no blog explicando tudo isso detalhadamente, e quem quiser conferir é só clicar aqui.

As causas mais comuns para as rachaduras, o ressecamento e a formação de uma camada de pele grossa no calcanhar estão relacionadas com o excesso de peso, com sapatos sem apoio no calcanhar (as rasteiras e chinelinhos são grandes causadoras disso!), sapatos apertados, andar descalça (#culpada), não usar creme hidratante nos pés e algumas doenças, o que expliquei direitinho no post que indiquei acima.

pés macios

2. Hidrate os Pés Todos os Dias

Além de tomar muito líquido, porque a hidratação é de dentro pra fora, é essencial, pra ter pés macios, hidratá-los todos os dias, de manhã e de noite. O ideal é usar hidratantes específicos, com ativos mais potentes e que tratem o problema mais rapidamente, como a ureia (grávidas não devem usar sem orientação médica), o lactato de amônia, o ácido glicólico, o ácido salicílico, o óleo de semente de uva e o ácido lático, por  exemplo.

Usei por muito tempo um produto formulado que era maravilhoso e até disponibilizei a fórmula aqui no blog pra quem quisesse fazer (post aqui), mas existem muitos outros produtos, e já fiz resenha de dois bem legais aqui no blog: o da Avon (post aqui), que é bom e barato, e o da Neutrogena (post aqui), que funciona bem em casos de ressecamento.

É fácil, também,  achar nas farmácias hidratantes de ureia, que são bem potentes. Eles tendem a ser um pouco mais caros, a depender da concentração da ureia, mas compensam bastante! Mas se quiser uma opção muito boa e barata pode se jogar no Creme Nivea (o da latinha azul!), que é bem pesado e hidrata bastante os pés, como mostrei nesse post aqui.

pés macios

O que eu faço é usar um produto mais leve de manhã, até pros pés não ficarem “escorregando” no sapato, e antes de dormir aplico um produto mais pesado, e se a coisa tá feia lanço mão de um truque que deixa os pés macios rapidinho: lambuzo os pés com o hidratante, passo muito mesmo, e depois pego aqueles plásticos que usamos pra embalar alimentos e enrolo os pés. Durmo com os pés “embalados” e só removo no dia seguinte, e aí os pés “amanhecem” muito mais macios, já que a absorção é potencializada.

3. Esfoliação é Essencial para ter pés macios!

Sabe aquelas lixas pra pés? Evite! O organismo vai entender aquilo como uma agressão e quanto mais você lixa mais grossa a sola do pé fica. O certo é esfoliar os pés de uma a duas vezes por semana, e você deve usar as versões mais grossas porque a pele da região é mais grossa.

Não tem nenhum desse tipo em casa? Faça um com açúcar e óleo vegetal (ou sabonete líquido) e capriche!

pés macios

O melhor é deixar os pés de molho em 1 litro de água quente e 30 ml de vinagre (qualquer um) por 20 minutos e só depois esfoliar, porque isso vai amaciar rachaduras e calos, tornando a esfoliação bem mais potente. Tente fazer pelo menos uma vez por semana!

4. Escalda-Pés Hidratante

Quase ninguém mais faz escalda-pés, o que é uma pena, porque além de ser muito relaxante pode ajudar – e muito – a tratar os pés! Basta, uma vez por semana, colocar os pés imersos em 2 litros de água morna e 10 ml de algum óleo vegetal (até oliva serve) por 20 minutos.

Se você esfoliar os pés antes o efeito será ainda melhor, e após os 20 minutos (faz enquanto estiver assistindo a novela!) é só secar os pés com uma toalha, aplicando um hidratante em seguida. Pois é, bomba de hidratação pra deixar os pés lisinhos!

pés macios

5. Unhas Amarelas Nunca Mais!

Ô coisa feia é unha amarela, né não? E deixá-las branquinhas é tão fácil (e barato!) que não existe razão pra isso! Basta, como mostrei nesse post aqui, colocar as unhas “de molho” por 10 minutinhos em uma vasilha com 1 litro de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 2 colheres de água oxigenada volume 10.

Passados os 10 minutos, enxágue os pés (e hidrate, pois a água oxigenada resseca) e as unhas estarão mais claras. Essa receita serve pras unhas dos pés e das mãos, faz diferença no primeiro uso mas quando mais a gente usa, mais clarinhas as unhas ficam. Ah, use 1 vez na semana.

Isso é o que eu faço e vem funcionando, mas se você tiver alguma dica  pra deixas os pés macios, divide aí!

Beijos, Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
37 comentários
  1. Carla Carvalho  20/11/2014 - 13h11

    eu misturo o óleo de amêndoas da Muriel com um pouco de hidratante e passo nos pés.Adoro!

    Ju, vc já usou o kit de cauterização da Keramax? preciso de um tratamento de choque nos cabelos e estou pegando várias dicas no seu blog -incluindo o pill food que conheci aqui e já estou tomando!;) -.

    bj

    • Ju  20/11/2014 - 14h11

      Carlinha, ótima ideia!
      Já sim, o verde e cinza, e eles são ótimos!
      Beijos

  2. luciana Rossi  20/11/2014 - 15h36

    Ameiii juh…. aki onde moro eh mto quente… tenho ke esta sempre de sandálias e rasteiras… dai meus pés pera mo rsrs ressecadissimos. Valeu!!!!

    • Ju  21/11/2014 - 09h19

      Lu, aqui também, sei bemmmm como é!
      Beijos

    • Eliane de souza barbos  26/08/2015 - 21h27

      MEUS PES ESTA BEM GROSSO E RACHADO
      M

  3. Ângela Ramos  20/11/2014 - 17h04

    As rasteirinhas acabam com os pés são confortáveis mas racham o calcanhar demais,BJS JU.

  4. Lara  20/11/2014 - 17h32

    Juh, outra indicação muito boa é aquele creminho pink da Granado para os pés! Gente… meu pé estava mega rachado (um horror, de fazer vergonha, sabe?) comprei esse creminho e passava todas as noites antes de dormir e vestia uma meia (é meio brochante, mas beleza!). Meu pé regenerou rapidinho :)

    • Ju  21/11/2014 - 09h18

      Lara, anotei aqui já! Adoro as coisas da Granado!
      Hahahaha Adoro dormir de meia, adoro (abapha!)!
      Beijos

  5. Nilva Fernandes  20/11/2014 - 23h18

    Ameiiiii as dicas… sempre tive problemas com pés ressecados.:(

    • Ju  21/11/2014 - 09h17

      :) Pois agora não terá mais, quero ver! rs
      Beijos

  6. Evenny Aves  21/11/2014 - 09h55

    Ju,
    a pele dos meus pés estão beeem ressecados. Na região do calcanhar já até formou uma crosta (haha). Geralmente uso muito sapato fechado, mas dá vergonha de colocar uma rasteirinha e sem falar que aqui na Ilha do amor está um calor terrível.
    Adorei essas dicas, principalmente sobre como tirar o tom amarelo das unhas!!!

    Beijos ;*

    • Ju  24/11/2014 - 09h35

      Eve, bora resolver isso! Tratando direitinho em menos de 1 mês a pele muda bastante, tente!
      Beijos

  7. Sabrina  21/11/2014 - 10h50

    Amo fazer escalda-pés é tão relaxante Ju, estou precisando dar um up nos pés… bjs

    • Ju  24/11/2014 - 09h34

      Sa, é mesmo, eu também adoro, principalmente quando chego em casa “acabada”..kkkk
      Beijos <3

  8. Ana  21/11/2014 - 18h34

    Olá!! Descobri a pouco tempo o blog e estou adorando, principalmente por utilizar produtos de baixo custos. Estou adorando as misturinhas, até voltei a cuidar do meu cabelo! Ah, dia desses utilizei a mistura de hidratante+glicerina+água, para recuperar o ressecamento dos pés e funcionou!

    • Ju  24/11/2014 - 09h32

      Aninha, que bom saber disso, fico muito feliz!
      Epa, já vou testar essa misturinha! rs
      Beijos

  9. Amanda  22/11/2014 - 16h27

    Ju, é preciso estar sem esmalte para tirar o amarelo das unhas com o bicarbonato? Amo seu blog! Beijos

    • Ju  24/11/2014 - 09h31

      É sim Amandinha! <3
      E que bom saber disso!

  10. Isabela  26/11/2014 - 08h49

    Bom dia!
    Sobre o item 5 – unhas amarelas, devo colocar as unhas “de molho” em água morna?

    Adorei as dicas, fiz o escalda-pés hidratante e já percebi diferença logo na primeira vez!!

    Abs

    • Ju  30/11/2014 - 10h52

      Oi Isa, é sim!
      Escalda-pés é vidaa! Adoro rsrs

  11. Lívia  30/11/2014 - 16h36

    Oi Ju, essa agua oxigenada volume 10 é da mesma que se usa pra descolorir os pelos, porque a moça da farmácia disse que a volume 10 é pra fermentos.

  12. Lívia  30/11/2014 - 21h50

    Oi Ju, essa água oxigenada é a mesmo usada pra clarear os pelos, porque a moça da farmácia disse que a volume 10 é pra ferimentos.

    • Ju  07/12/2014 - 21h53

      É a de ferimentos mesmo Liv!

      • Jack Tonon  15/02/2015 - 09h56

        Ju, amei seu blog! Eu queria uma dica sua, que creme leve e pesado você usa? Eu não uso de dia porque fica escorregando, é horrível! E sempre que passo hidratante a noite durmo de meia, mas não percebo diferença :( . vou fazer todas suas dicas! Beijos

  13. Nayara Alves  26/01/2015 - 20h09

    Meu Deus como você é fofa e simpática, responde todo mundo, adorei as dicas mas adorei mais ainda essa simpatia.

  14. SUSY  19/04/2015 - 15h00

    amei seu blog! suas dicas esta me ajudando muito beijos…

  15. Faby  23/06/2015 - 23h06

    Uauuu adorei as dicas, super super super!!!!!!!!!!!!! vou fazer nos meus pés, logo logo estarei indo pra maternidade rsrs então estou procurando um tratamento que deixe meus peZinhos lindos, mesmo com o aumento de peso durante a gestação os meus pés começaram a engrossar =( fica muitooo feiooo e estou desesperada, ja passei esfoliantes, cremes, mas aquela casca grossa horrivel, sempre volta, então eu vou testar todas estas dicas, todos os dias, beijos

  16. Ana Paula  24/06/2015 - 21h08

    Boa noite!

    Ju, amei seu blog muito bom, auto informativo.
    Gostaria de saber se você conhece algum produto ou já fez em casa. Produtos para clarearem a parte de cima dos pés. os meus estão muito escuros.
    Desde já agradeço sua tenção.

  17. Helen  25/08/2015 - 19h08

    A minha dica e em vez de usar açucar para esfoliação e usar arroz moido no liquitivicado, e so voce por têz minutos

  18. […] quem quiser mais opções, nesse post aqui tem 5 produtos bons e baratos para pés ressecados, e nesse aqui tem dicas certeiras pra deixar os pés macios e […]

  19. Aline  16/03/2016 - 16h29

    Olá meninas primeira vez q visito esse post e amei meus pés são uma vergonha pra mim …aff Mas agora so maravilha usando vários saltos lindos

  20. Jéssyca Lima  02/08/2016 - 21h15

    Gostei muito das dicas. Irei fazer já. Ando muito descalsa haha. Meus pés sofrem com isso. Tenho que dar um trato. Boas dicas.

  21. Samara  11/09/2016 - 17h07

    Amei essas dicas me ajudam muito. Valeu Ju

  22. LILIAN  14/10/2016 - 16h40

    JU, DESCOBRI SEU BLOG HOJE E ESTOU AMANDO!!! JÁ LI VÁRIOOOOOS POSTS!
    E, PRECISO TE CONTAR UMA COISA: MINHA UNHA DO DEDÃO DO PÉ ERA MUITO AMARELADA. NÃO ERA POR EXCESSO DE ESMALTE NEM POR NADA… ERA UMA CARACTERÍSTICA MINHA MESMO! SÓ QUE DESDE QUE COMECEI A TOMAR UM COLÁGENO HIDROLISADO, ELAS FICARAM BRANQUINHAS!!!!!! PENSA EM UMA PESSOA FELIZ!!!!!!!!!!!!! :)

  23. Thaís  15/10/2016 - 17h55

    Ótimas dicas Ju, você é top demais. Sofro muito com os pés ressecados, eles racham muito, o que funciona pra mim com duas aplicações é a misturinha de glicerina líquida, aspirina, água oxigenada e hidratante. Simplesmente amo. Bjoo

  24. Kaatia Alvarenga de Oliveira  02/12/2016 - 23h55

    Ja tive muitos problemas com rachaduras nos pés, ficavam horríveis, mas descobri um creme muito bom que em uma semana tirou ate as rachaduras mais profundas, agora não vivo sem ele. Por incrível que pareça é muito simples, apenas vaselina sólida, usar todos os dias antes de deitar é otimo e hidrata mesmo.

  25. edna  06/09/2017 - 16h52

    Usei todas essas dicas e amei ,foi uma bomba de resultado,pés ressecados nunca mais

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Das minhas vizinhas vaidosas, quem aí já usou o Vichy mineral 89 ?😍 @vichybrasil 🌼
.

A textura dele parece um gel super fluido e bem levinho. O ideal é usar 2 gotinhas pela manhã e duas à noite, com a Pele limpa. .

EU estou amando! 💙 ele deixa a pele incrível. É ótimo para pele oleosa, absorve super rápido e a pele respira tranquilamente. .

É bom usar antes do protetor solar. E ele substitui um hidratante fácil. .

Já usaram? Tem alguma sugestão de produto ?? Vocês são vaidosas ?? Me contem! Não me deixem no vácuo hahaha 🙌🏼🙌🏼😂😅
  • Bolo com creme de microondas e uvinhas congeladas... pode seguir a receitinha q fica perfeito de gostoso 😁😁 #meachando #jurovalendo #dessert #cremedelacreme #delicious
  • #Repost @jurovalendo (@get_repost)
・・・
Já falei desse finalizador aqui e no blog, é o Nutri Cachos, e ele foi meu escolhido pro #PapoNaPiscina! ☀️ Ah, e a escova verde foi junto pra fazer par! Hahaha (ela é super boa, desembaraça sem quebrar, e tem pra fios mais finos, normais e mais grossos). Pra se expor ao sol tem que usar finalizador com proteção solar, não tem pra onde correr, gente! O sol danifica demais os fios, e isso inclui muito mais que desbotamento, são danos na estrutura do fio mesmo.

E, ó que coisa boa, todos os finalizadores @bioextratus têm proteção solar!🙌🏻 E pra cada cabelo tem um finalizador adequado, é só procurar o que se adeque mais ao seu. ☺️ Já testou esse? Conta aí o que achou! Quer resenha de algum outro? É só dizer! 💗

#PorUmFio #BioExtratus #JuroValendo | Publicidade ✨
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo