25.06.2013

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Existe um atrito enorme em relação a isso e os dermatologistas costumam divergir, mas eu, Ju, aplico tudo primeiro e o filtro depois por uma razão lógica: primeiro devem ser aplicados os produtos leves e depois os pesados. O filtro solar é quase sempre mais denso, então, como é que, por exemplo, um ácido ou um creme com vitamina C vai ser aplicado após o filtro solar? Não tem lógica!

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

Contudo, há quem sustente que, como o filtro solar é o produto mais importante, deve ser ele o primeiro a ser aplicado, porque a sua absorção é a mais importante. Mas, essa regra só valeria para filtros solares químicos e não para filtros solares físicos, já que esses últimos não são absorvidos pela pele e, por isso, devem ser a última coisa a ser aplicada.

Mas o que é um filtro químico e um filtro físico?

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

O filtro químico, também chamado de orgânico, são mais oleosos, possuem um maior potencial alérgico e contém na composição substâncias como avobenzona e octilmetoxinamato. Já o filtro físico, chamado de mineral ou inorgânico,  obrigatoriamente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio, então é fácil de identificá-los.

Acontece que a grande maioria dos filtros solares são, ao mesmo tempo, químicos e físicos e, por esse motivo, eles devem ser aplicados por último,  após o hidratante, já que o filtro físico forma uma barreira de proteção na pele que impede a absorção dos demais ativos que venham depois.

Hidratante ou Filtro Solar: O Que Aplicar Primeiro?

É complicadinha essa “regra”, mas, de modo geral, o que funciona, já que quase todos os filtros solares são uma mistura de químico e físico, é aplicar o protetor por último. Na dúvida, converse com o seu dermatologista!

No próximo post faço um resumo da ordem de aplicação de todos os produtos faciais, tá?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Patricia Batista  25/06/2013 - 10h57

    JÚ É A 1° VEZ QUE COMENTO AQUI, MAS TE ACOMPANHO HÁ ALGUM TEMPO E QUERIA TE PARABENIZAR PELO CONTEÚDO DO BLOG E PELAS DICAS QUE SÃO MARAVILHOSAS csdasadas BJSSS

  2. Simone Andrade  25/06/2013 - 11h35

    ~Eu tbém aplico primeiro o hidratante e por último o protetor… Até porque eu acho que primeiro temos que hidratar e depois proteger!!! Como vc explicou se o protetor funciona como uma barreira, como vai hidrataar???

  3. Gabriela  26/06/2013 - 08h43

    Juu, obrigada por esclarecer as duvidas!
    eu uso um hidratante com proteção solar, mas mesmo assim passo o protetor….

    MAs será que so com o creme , vou estar protegida??

    b
    beijao

    • Ju Lopes  26/06/2013 - 09h30

      Gabi, tem que usar protetor sempre, não arrisca não porque hidratante dificilmente tem PPD decente!

      • Gabriela  26/06/2013 - 10h44

        @Ju Lopes,

        Verdade neh Ju! vc fez um post super bem explicativo sobre o ppd.
        Nao irei abriri mao do meu protetor.beijao

  4. eliane  05/08/2014 - 16h22

    Jú,sempre usei o hidratante antes do filtro solar e sempre obtive ótimos resultados,Daí veio minha consultora de beleza e disse que eu estava errada.fiquei preocupada e resolvi procurar resposta.adorei você.beijos!!!!

    • Ju Lopes  13/08/2014 - 10h12

      :)
      Eu uso o protetor por último, mas muita gente faz o contrário mesmo! E obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos

  5. Maria Rosa  11/08/2014 - 19h01

    Ju adorei seu esclarecimento, tenho 55 anos e so agora que tomei conciencia que devo ter esse cuidados sempre morei na roça e a proteção sempre foi sol e agua de caçimba (sou nordertina)mais agora estou me cuidadando.
    pena que em muitos lugares esses conhecimento nao chegue.
    um cheiro.

  6. […] Hidratante ou filtro solar, o que aplicar primeiro? […]

  7. MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA  18/11/2014 - 10h38

    Ju,descobri você procurando no google a resposta para qual o 1º hidratante o protetor. Tenho 48 anos perto dos 49, mas nunca gostei de hidratante, pois sentia que ficava suada quando usava. Só agora vi a necessidade do uso, pois a pele dos meus braços estão com uma aparência de envelhecimento precose, procurei na farmácia e estou usando hidratante corporal intensivo Neutrogena. E ai qual sua opinião? Não procurei uma dermatologista, pois estava sem condições financeira. Fico aguardando sua resposta. Beijos Mazé.

  8. CRIS CANADA  20/11/2014 - 16h15

    OI JU, TINHA ESSA DÚVIDA. ACHEI SUA RESPOSTA PERFEITA!! TUDO ESCLARECIDO! BJS E OBRIGADA!

  9. Cristiane Ribeiro  10/12/2014 - 07h56

    Trabalho com cosméticos e nos cursos de cosmetologia aprendi que se aplica o hidratante primeiro e depois o filtro. Esse dias visitei uma dermato e ela teimou comigo que o filtro era primeiro e depois o hidratante. O filtro tem muitos metais pesados e até mesmo nocivos para a pele, visto a quantidade de pessoas alérgicas a filtro solar.Ensino minhas clientes a não passarem o filtro direto na pele. O hidratante além de fazer bem a pele, forma uma proteção às substâncias mais fortes do filtro solar

  10. Felipe Veber  10/12/2014 - 21h47

    Oi ,Ju brigado pela dica. Mas tenho duvida se devo usar o hidratante até na hora de dormir. Me ajude, bjs.

  11. Rayara  22/01/2015 - 09h25

    Bom dia, tenho 26 anos, meu protetor solar é a base de gel e livre óleo, comecei a usar ele quando era adolescente, pois tinha acne, hoje não tenho mais acne, gostaria de saber se este protetor é o indicado para a minha idade.

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo