Vizcaya
08.07.2013

Cabelo elástico : O que fazer?

Nessa semana do cabelo vamos falar sobre cabelo elástico, frágil e emborrachado!

O Que é um Cabelo elástico?

O cabelo emborrachado, elástico ou “chiclete” é um cabelo em que a fibra perdeu a elasticidade natural, além da umidade, o que o deixa muito fino, seco e frágil, sendo que essas características são mais visíveis quando ele está molhado.

Um cabelo saudável, ao ser esticado, sem forçar,  volta ao estado normal, pois tem resistência e elasticidade para isso. Já o cabelo emborrachado não, ele parece mesmo um elástico velho, e ao ser esticado ele fica “engrunhado” ou, se estiver muito fraco,  se parte.

Porque o Cabelo Fica Emborrachado?

O cabelo pode ficar emborrachado por vários motivos, mas quase sempre os motivos estão  relacionados as  químicas capilares.

cabelo elástico, o cabelo emborrachou, como tratar cabelo elástico

Descolorações, relaxamentos, alisamentos, químicas mal feitas e químicas incompatíveis são os maiores responsáveis pelo emborrachamento dos fios, assim como a nossa mania de querer fazer várias químicas no mesmo dia (é preciso um intervalo de, no mínimo, 20 dias) e de insistir para descolorir ou alisar um cabelo fragilizado.

É muito importante que o profissional que vá fazer o procedimento químico no seu cabelo saiba o que está fazendo realmente, que faça testes para verificar se o seu cabelo vai resistir ou não ao procedimento e utilize sempre os melhores produtos.

Cabeleireiro que não faz teste da mecha não toca no meu cabelo, porque isso é o básico do básico. Já vi cabelo “virgem” partir todo e cair aos bolos após uma selagem. O cabelo da menina não tinha nenhum tipo de química, então não ocorreu incompatibilidade com outros ativos, assim como era um cabelo forte, resistente e saudável.

cabelo elástico

O que aconteceu, então? Aconteceu que, por algum motivo, o cabelo dela não regia bem ao princípio ativo presente na selagem, e isso pode acontecer com qualquer pessoa. Então, não importa se você usa ou não química, não importa qual seja o procedimento: teste da mecha é obrigatório e ponto final.

Incompatibilidade Química deixa o cabelo elástico

É preciso que você saiba, ainda, o que aplicam no seu cabelo, porque, dependo dos ativos, pode ocorrer o que chamamos de incompatibilidade química.

Via de regra funciona assim:

  • O  tioglicolato é incompatível com a guanidina e o hidróxido de sódio.
  • A guanidina é incompatível com o hidróxido de sódio e com o tioglicolato
  • O hidróxido de sódio só é compatível com ele mesmo, e não aceita colorações ou descolorações.
  • Colorações e descolorações devem ser analisados individualmente, pelo teste da mecha, pois há ressalva em relação às compatibilidades e é preciso verificar o grau de resistência do cabelo ao procedimento.

cabelo emborrachado

Cabelo elástico: o que fazer

No mais, qualquer cabelo que passe por um procedimento químico precisa repor o que foi perdido durante esse procedimento. E o que se perde? A matéria do qual ele é feito, o “cimento” capilar. E se não tem “cimento”, o cabelo não se sustenta.

Então, ao fazer qualquer tipo de química saiba que o seu cabelo não será mais o mesmo e que você vai precisar recuperá-lo, caso contrário vai chegar uma hora em que ele não vai aguentar.

Além disso, se o cabelo, por algum motivo, está frágil, ele não deve passar por nenhum procedimento químico até ser recuperado, justamente para evitar que os fios fiquem elásticos.

Esse foi um post “geral”, e no próximo post explico como evitar que os cabelos fiquem elásticos e o que fazer se eles ficaram elásticos!

Quem quiser mais dicas de como tratar um cabelo elástico é só clicar aqui.

Beijos, Ju

Quer mais dicas de cabelo como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
48 comentários
  1. Raika Andrade  08/07/2013 - 16h25

    [chorado] O meu esta na fase.molhou emborrachou [xora] [xora] [xora]
    foi devido a progressiva sem formol q nau deu certo no kbelo
    estou nesse passando por esse trauma
    e ainda nau achei um profissional q m sinta segura….. [ish]

  2. Polli Siqueira  08/07/2013 - 17h19

    Aguardando ansiosamente o próximo post [palmas]

  3. Tami  08/07/2013 - 17h59

    Cabelos elástico é uma tristeza… [ish] Eu quero ter uma cabelo loiro saudável, mas ele não aguenta =( Até que quando está seco, não fica feio não…Mas é só lavar que as luzes ficam “moles”.. Juuu, será que existe alguma forma de ser loira e não gastar tanto? Faço hidratação sempre, mas não uso produtos tão caros como gostaria.
    Fiz o pedido da máscara da Joico, será que vai ajudar?
    Beeeeijãooo

    • Ju Lopes  08/07/2013 - 22h09

      Ajuda sim flor! E não precisa de produtos caros! Muitos produtos baratinhos apresentam excelentes resultados!

      • Tami  09/07/2013 - 14h57

        @Ju Lopes, Tem algum que você já usou e recomenda, pra esse tipo de cabeloo? Brigadaaa Juuuu *–*

      • Ju Lopes  09/07/2013 - 19h18

        Tami, amanhã tem post com os produtos!

  4. Carol  08/07/2013 - 19h17

    Ju, ouvi dizer que o excesso de queratina é tão prejudicial para o cabelo quanto a falta dela… Podia fazer um post esclarecendo pra gente! [kiss]

    • Ju Lopes  08/07/2013 - 21h56

      É sim flor, o cabelo fica duro! Faço sim, pode deixar!

      • Alessandra  11/10/2014 - 20h00

        Ju fiz progressiva sem formol e meu cabelo ficou muito mas muito duro? É normal? Como faço para que ele volte ao normal? A cabeleireira indicou q cauterização mas tô com medo de ficar pior por conta da queratina. Me ajuda, please! Bjssssss

      • Daniele Frazão Ramos  22/03/2015 - 01h02

        Conheco um caso q o cabelo emborrachou por muita queratina…e o meu esta emborrachado da raiz as pontas e acho q e excesso tbm.pois descobri q o leave in q usava tem queratina..agora to desesperada sem saber como tratar!!!

  5. Elizângela  08/07/2013 - 19h36

    Post de como tratar… PLEASE!!!!!!!!!!

  6. fatima  08/07/2013 - 22h28

    [king] ju amei a materia nao vejo a hora de ver o resto bjs

  7. cristiane  08/07/2013 - 22h48

    meu cabelo esta assim quando esta molhado,fica elastico nas luzes,e eu trato toda semana ,com hidratação ,nutrição faço umectação,ja faz 3 meses que fiz as luzes e 2 meses que fiz progressiva e sempre tratando toda semana,e ele mesmo assim molhado continua elastico porque sera heim?? [oremos]

    • Ju Lopes  09/07/2013 - 19h24

      Porque ainda precisa de reconstrução!

      • cristiane  09/07/2013 - 23h48

        @Ju Lopes, quais marcas de reconstrução vc me indica?? [domo]

      • Ju Lopes  11/07/2013 - 21h13

        Cris, amanhã tem mais post com reconstruções, e ontem postei algumas! Beijos

  8. Deborah  08/07/2013 - 23h13

    Oi Ju, passei por isso após luzes e selagem com carbocisteína,gastei bastante,mas o que melhorou foi a receitinha do Bepantol,eu usava ele puro antes de dormir tbém e com o tempo ele foi melhorando,mas não é fácil!

  9. Jandeilma de Sá Medeiros Ramos  09/07/2013 - 11h20

    bom dia ju meu cabelo está demorando muito para crescer o que eu faço bjss me ajude ….

  10. Elaine Olimpio  04/07/2014 - 21h22

    Juh, sempre acompanhei seus posts no patricinha esperta, mas nunca comento, gostaria de saber se o não uso do neutralizante em alisamentos causa emborrachamento

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 10h18

      Oi flor, que bom uma leitora “das antigas” aqui! ;)
      É essencial usar pra normalizar o pH dos fios, senão o cabelo pode detonar sim!

  11. Keila  05/07/2014 - 12h28

    Meu cabelo ficou igualzinho o da foto! Faço progressiva há 4 anos e passava tintura preta, tava lindao! Mas fui inventar de ficar loira e no segundo retoque, como a cor não abria, a cabeleireira deixou mais do q devia e ainda fez a tal da selagem. Resultado: emborrachou e nem chegou na cor q eu queria! Agora já tem um mês e melhorou uns 40%, mas graças às dicas aqui do blog e já nem lavo com condicionador, só hidratação, nutrição e reconstrução, tenso demais :(

  12. Luzia Souza de Oliveira  07/11/2014 - 17h03

    Olá Ju Lopes
    Meu cabelo é fino ralo seco, indisciplinado, quando o vento bate ele levanta preciso ficar passando a mão para que ele baixe,
    a cabeleireira falou que necessito de uma selagem, será que não irá baixar demais o pouco volume que tem? já dei uma reconstrução melhorou um pouco, sei que devo fazer de 15 em 15 dias, mas nesse caso a selagem resolve o meu problema?

    Beijos!
    Luzia

  13. Yarah lanuz  10/12/2014 - 10h54

    O meu cabelo e virgem, fui no salão e fiz uma escova normal, mas quando fui lavar ele fedeu química, e emborrachou e esta caindo, qual shampoo q posso usar pra fortalecer os fios

  14. Roseli  27/01/2015 - 15h13

    Eu inveitei de ser loira e ja gastei uma boa grana com esse cabelo e nao estou feliz com o resultado, ele fica meio alaranjado , por mais que eu peça pra cabelereira que quero acizentado o cabelo nao chega no tom. ta horrivel parece palha . e eu resolvi entao que vou pinta-lo de ruivo. mas tenho medo tbm. me ajude me de uma dica….

  15. Livia  29/05/2015 - 23h11

    Meu cabelo é virgem, liso e fino, com ondas. Brilha muito, é macio. Mas observei que está elástico, quando estico o fio ele deforma todo. Ele aparenta um cabelo super saudável. Por qual motivo ele pode estar elástico??

    Adorei suas dicas, virei sua seguidora!

  16. Mariangela Nóbrega da Cruz  26/06/2015 - 22h25

    Ju o meu cabelo sempre foi preto aí derrepente eu resolvi fazer uma mudança ,fiz umas mechas douradas,então achei pouco fiz um umbre hair então depois disso o meu cabelo ficou horrível ,não obteve a cor que eu queria e ficou alaranjado,vermelho e agora quando eu molho o meu cabelo está elastico ,não sei o que fazer ,fui procurar a cabeleireira que havia feito o serviço e ela colocou carboxisteina no meu cabelo e o meu cabelo continua o mesmo,e só faz 8 dias a estou com o cabelo assim ,eu quero mudar essa cor e tirar elasticidade o q fazer me ajude!

  17. lidia  23/09/2015 - 17h04

    posso fazer selante no cabelo que emburrachou?

  18. Angelina  19/10/2015 - 23h33

    Ju, amei o blog, olha o que aconteceu comigo, ganhei de presente um dia de beleza num salão aqui em Salvador, estou com depressão e todos os dias de ansiedade eu descoloria meu cabelo, até que consegui parar com isso, como ia viajar para os EUA na segunda, a mulher do salão me convenceu a fazer uma progressiva só na franja pra ela ficar mais jogadinha e me mandou ficar 3 dias sem lavar, ocorre que fui dar banho no filhinho e ele jogou água em mim e molhou o cabelo, deixei secar e fui dormir, quando acordei levei um susto, parecia que meu cabelo tinha esturricado no fogo, ai liguei para minha cabeleireira e ela disse para ir lá que ela faria um tratamento com queratina e que eu ficasse 10 (dez) dias sem lavar o cabelo, já achei estranho, quando cheguei nos EUA morta de cansaço acabei tomando um banho e lavei o meu cabelo, o que aconteceu? Minha franja derreteu eu via os pedaços caindo, comprei de tudo lá até peruca, isso foi em setembro e até hoje ele continua elástico, gastei uma fortuna com um kit Morocanoil, mas não resolveu nada, por isso nem saio de casa a minha franja quando seca fica dura e em pé nada abaixa nem chapinha, perdi toda autoestima pois sempre tive um cabelo maravilhoso, pelo amor de Deus me ajuda me dê um passo a passo e quais produtos usar, por favor aguardo um retorno seu. Muito obrigada esse é um apelo de uma desesperada é doente! Me ajude por favor, como faço para saber sua resposta?

  19. Gabriela  21/10/2015 - 20h27

    Eu queria saber se pode pintar as pontas de loiro com cabelos elastico mais ja estou tratando dele?

  20. aleandra Cristina Bento Rocha  31/10/2015 - 09h56

    Fiso aprogresiva definitiva meu cabelo está estaticando o eu posso no cabelo será que foi muito formol

  21. Juliana  04/01/2016 - 20h37

    Preciso da sua ajuda para identificar o erro do meu cabelo! Pensei que fosse fio elástico, mas ele não está fino, pelo contrário. Não faço químicas e estou seguindo o cronograma, mas gostaria de identificar o que meu cabelo mais pede neste momento.
    Alguns fios (sim, isto não ocorre no cabelo todo) são mais grossos, uma vez peguei um que achei que fossem 2 fios juntos, mas era um só e ele tinha aspecto de “fita”, sabe? Como se fosse uma fitilha ao invés de fio (cilíndrico). Esses fios são mais grossos e “franzidos”, além do aspecto elástico. Tipo, se eu puxo ele volta, como se fosse uma borrachinha. Ao toque percebe-se o aspecto de “ondulações” rígidas. Mas todo lugar eu leio que cabelo elástico é fino, só que este é mais grosso e parece uma fita (pense naquelas fitas cassetes de música que a gente rebobinava hahaha o cabelo parece aquelas fitilhas que a gente rebobinava). Por favor, o que há com o meu cabelo e como faço pra recuperar? =(

  22. Elaine  16/01/2016 - 12h58

    Ola, Meu cabelo é virgem. Nunca fiz nada no meu cabela alem de escova e chapinha.. Mas raramente. E meu cabelo é longo, não corte ele e embaraça muitooo depois de lavar.. e a ultima vez que fui no salão apos lavar ele embaraçou como sempre.. E a cabeleireira falou que meu cabelo esta super emborrachado. E ele me questionou e falei que não fiz nada e que uso a linha ceramidas da seda. Na hora ela mandou eu parar de usar, porque seda emborracha cabelo e é ruim.. Qual sua opinião sobre isso.. obrigada

  23. Tuani  17/02/2016 - 11h43

    olaa floor .
    eu tinha cabelo bem vermelho ai quiz mudar
    pintei de chocolate dpois passei pro loiro ñ deu mto certo
    ficou borracha agora quero volta pro vermelho sera q ele aguenta ?

  24. Thais  09/03/2016 - 15h23

    Oi, tudo bem? Ju, uma dúvidao cabelo pode ficar elástico por excesso de hidratação?

  25. Erick  24/04/2016 - 23h42

    Depois que fiz selagem meu cabelo ficou uma bosta, duro e enrolado. O que eu devo fazer?

  26. lay  06/05/2016 - 07h20

    Oi Ju, eu estou desesperada, tenho cabelo comprido, últimamente percebi que ele espicha muito quando puxa um fio (como uma liga), nunca fiz nenhum procedimento químico. É normal o cabelo espichar?? Se não, o que eu faço??

  27. Elizabeth  06/06/2016 - 10h27

    Olá bom dia, gostaria muito de saber onde encontrar tratamento para cabelo emborrachado e ressecado me ajudem por pois o meu cabelo está horrível com depois de uma tintura e relaxamento. Obrigada

  28. ana clara  19/07/2016 - 23h50

    Oi tenho um cabelo longo e muito seco e sem vida m
    eu ja passei de tudo que me indicaram e nada ele e cachiado
    o

  29. Luiza leão  15/08/2016 - 10h30

    Ju, estou hidratando meu cabelo com a máscara de hidratação da Redken, do potinho marrom claro, junto com o shampoo da loreal profissional,comecei essa semana, fiz terça, quinta e Sábado, quando meu cabelo tá seco fica macio, mas quando lavo fica todo embolado, e a parte descolorida seca bem antes da parte sem descoloração, fica todo embaraçado os bolos de linha, mesmo eu lavando com o shampoo da loreal profissional, ele fica super embolado e seco, não está adiantando, eu também estou fazendo a parte de nutrição com óleo de cocô, mas quando eu lavo, não adianta nada, só falta eu fazer a parte da reconstrução, qual diga você me dá pra ele parar de ficar assim, pq tá caindo muito e quebrando também.

  30. Antônia  30/09/2016 - 19h27

    Oi jo meu cabelo tá com corte químico como vc sabe ele fica com um cor feia daí queria escurecer só q tou com medo pois ele está emborrachado esso faz uns 5 messes daí falei com uma cabeleireira e ela falou. Q não tem problema o q fasso

  31. antonia  30/09/2016 - 19h32

    Oi jo tou com meu cabelo emborrachado e esso já faz 5 messes só q agora
    Eu queria pintado de preto só q tou com medo de acabar com o restinho do meu cabelo o q fasso? Falei com dois cabeleireiro e eles falaram q não tinha problema de pintá-lo msm eu explicando q tá emborrachado o q fasso..!!!

  32. suelma  20/10/2016 - 12h35

    Oi

  33. suelma  20/10/2016 - 12h45

    Oi meu cabelo ta um pouco elastico faz 4 meis que deu uma redutora ficou bom poso da uma selagem a raiza ja ta grande

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…