05.08.2014

Cabelo Elástico : Guia Rápido Pra Recuperar o Cabelo!

Já fiz alguns posts aqui sobre cabelo elástico, mas tenho recebido tantas perguntas sobre isso que resolvi montar um “guia rápido” pra deixar as coisas mais fáceis de serem encontradas.

O que é e como identificar

O cabelo elástico é aquele em que o fio perdeu a elasticidade natural, o que resulta num cabelo fino, frágil e seco, sendo que essas características são mais visíveis quando o cabelo está molhado. Como identificar? Puxe o fio do cabelo e observe se ele volta ou não ao normal. O cabelo saudável volta ao estado normal, já que tem elasticidade pra isso, enquanto o cabelo elástico fica “engrunhado” ou, em muitos casos, se parte.

cabelo elástico

Uma coisa que já aconteceu comigo e é bom ficar muito atento é o tal do corte químico. Em muitos casos o cabelo “parte” e cai na hora, mas em outros o cabelo fica emborrachado (elástico), muito frágil e vai partindo aos poucos, como expliquei nesse post aqui: Corte Químico – O Que É e Como Identificar.

Porque o cabelo fica emborrachado?

O cabelo pode ficar elástico por vários motivos, quase todos relacionados com químicas capilares como progressivas, alisamentos, relaxamentos, colorações, descolorações, botox capilar e por aí vai. O excesso de química, bem como a teimosia de fazer algum procedimento quando os fios estão fragilizados são as razões mais comuns pro “emborrachamento” do cabelo.

Já fiz um post completinho sobre isso aqui no blog, e lá tem todas as informações sobre isso, então sugiro a leitura: Porque o Cabelo Fica Elástico.

cabelos elásticos

Como Evitar que o cabelo fique elástico?

O mais básico de tudo é avaliar o estado do cabelo antes de fazer qualquer procedimento químico, e aqui é preciso muito cuidado porque não são poucos os salões que vendem como tratamento o que é, na verdade, progressiva disfarçada, e já dei uns toques sobre isso aqui e aqui.

Se o cabelo estiver frágil não deve receber nenhum procedimento químico, porque o risco de emborrachar e/ou partir é enorme. E aqui vai outra dica: progressiva não recupera cabelo, não caiam nessa (tem post sobre isso aqui).

Tem um post super detalhado explicando como evitar que o cabelo fique elástico, e pra conferir é só clicar aqui.

cabelos elásticos

Como recuperar um cabelo elástico

Pra tratar o cabelo elástico você vai precisar de 3 coisas:

1. Parar de fazer química até o cabelo se recuperar: O cabelo está frágil e elástico, e você quer descolorir, fazer progressiva ou algo do tipo? Pode tirar o cavalinho da chuva! Eu sei que a vontade é enorme, mas é preciso fazer uma escolha entre ter ou não cabelo porque, a depender do grau do dano, o cabelo pode ficar destruído, e aí só a tesoura pra resolver!

2. Mudar a rotina de tratamento: A rotina de tratamento de um cabelo elástico é diferente da de um cabelo saudável, e nesse post aqui expliquei tudinho, indicando os melhores tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, a ordem de cada um e tudo o que você vai precisar pra recuperar o cabelo. Outro post que tem várias informações pra recuperar o cabelo elástico é esse aqui.

O “calendário” de tratamento varia muito, e  sou da opinião de  que regras nesse caso só atrapalham, porque quem vai “dizer” o que precisa é o cabelo, e cada cabelo é uma sentença, então não dá pra generalizar! Expliquei tudo isso nesse post aqui.

cabelo elástico

3. Paciência: Essa é a parte mais difícil porque nós somos imediatistas, claro, e queremos resultados rápidos, só que quanto maior o dano mais demorada será a recuperação. Claro que usando os produtos certos, na frequência certa e da maneira certa a coisa se torna mais fácil, mas é preciso tempo pra que o cabelo se recupere. Nesse post aqui expliquei quanto tempo demora pro cabelo se recuperar e o que fazer pra que isso ocorra, então sugiro a leitura.

+ Tratamento para cabelos elásticos

Selecionei mais alguns posts que podem ajudar e já estou preparando um guia de produtos bem completinho pra esses casos, tá?

Quem quiser mais dicas de como tratar um cabelo elástico é só clicar aqui.

Beijos, Ju

Quer mais dicas de cabelo como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
29 comentários
  1. Sandrinha  05/08/2014 - 12h42

    Arff… Nunca tive coragem de fazer esses procedimentos químicos, o único que faço é tingir uma vez por mês e uso tintura sem amônia, porque sou alérgica. Sempre hidrato e corto regularmente. Não tenho medo de ter cabelos curtos, porque acho mais fáceis. Eles ficam no máximo até o meio do pescoço.
    Já me ofereceram escova x para alisar meus cabelos naturalmente lisos. Eu olhei para o dito cujo e fiz…”What!!??” Hmph.
    Adorei o post, está muito completo e bem informativo.
    Abraços. :)

  2. Diana  05/08/2014 - 19h20

    Olá, Ju!

    Tentei achar por aqui, mas não encontrei. Qual o seu condicionador preferido?
    A gente fala muito em máscaras, mas eu gosto bastante de condicionador, é mais rápido, e durante a semana é o que eu uso mesmo. Comprei o Aussie porque não tinha a composição, mas depois que chegou, vi que os ingredientes realmente não jutificam a fama não.
    Qual você indica, que seja bem hidratante? Qando eu era novinha, eu amava um da Revlon chamado Outrageous, lembra?
    Meu cabelo é fino (textura fio), mas bem volumoso e seco.Preciso de algo que hidrate, mas sem pesar.
    Outra dúvida: qual leave in você recomenda?

    beijos,

    • Ju Lopes  06/08/2014 - 11h44

      Di, eu gosto muito do da mesma linha da Moi Moi, é incrívellll o tanto que ele trata o cabelo!
      O Trauma, da L´anza, ele é maravilhoso!

    • camila  18/08/2015 - 20h52

      Linha shine blue é maravilhosa experimente

  3. Ludmila Gomes  05/08/2014 - 20h37

    Sempre me ajudando!! Esses posts vão a cada dia me fazendo entender o que o meu cabelo diz! To cada dia mais intima dele. Obrigada por ser tão generosa e doar seus conhecimentos!

    BjoO

  4. Darlene  05/08/2014 - 21h16

    Felizmente o meu cabelo é saudável. Tb n abuso de processos químicos e faço muita hidratação , reconstrução etc.
    Bjs

  5. Millena Brandão  05/08/2014 - 21h27

    Ju quando a gente vai aplicar máscara de hidratação no cabelo e ele fica embaraçando quando a gente tá massageando(enluvando) é sinal de que ta muito quebrado??

  6. Rafaela Minuzzi Zanchetta  01/10/2014 - 12h53

    Ju, faz um post para cabelos porosos. A minha mãe tem aquele cabelo que quase nada funciona. Até fica macio, mas sempre com friz e cara de seco. Bju

  7. Camilla J  01/10/2014 - 19h40

    Juuuu, meu cabelo está elástico.
    consigo identificar quais são as mechas mesmo com o cabelo seco, pois são as mechas que ficaram mais “brancas” com a descoloração. Li tudo o que você postou sobre o assunto e vou dar inicio aos tratamentos, mas… você que é entendida do assunto, acha que até dezembro, próximo ao natal, ele já vai estar ok, para eu “mexer” nele, ou devo tirar meu cavalinho da chuva?
    (sei que é dificil opinar, mas quero me preparar psicologicamente rs)

  8. rosimere  16/10/2014 - 17h30

    Ju o meu cabelo esta muito seco e poroso
    ate ja cortei bastante ate pq
    eu tenho cabelos curtos e pouco .. ja fiz hidratação ja fiz tudo eu acho rsrs
    mais ele continua do mesmo jeito as pontas parece Bombril o q fazer? bjos

  9. Mona  18/03/2015 - 14h13

    Jú, você já ouviu falar no alisamento cientifico chamado exoplastia? Dizem que o responsável pelo alisamento é uma proteína chamada exovitim, e que ele é totalmente sem formol. E aí, será que essa informação procede!

  10. Deiziane  09/04/2015 - 13h37

    oi ju…comprei um oleo de arroz REFINADO.. POSSO USAR PRA FAZER UMECTAÇÃO?

  11. nanny  28/05/2015 - 16h12

    A oito meses eu fiz uma “inteligente” na qual a dona do salao disse queo nao tinha formol. Bom foi a unica vez que fiz qualquer tratamento quimico no cabelo…(sim ele era virgem rsr)
    Bom hoje fui lavar meu cabelo, como tava começando dar umas caspinhas eu usei shampoo pra caspa shampoo normal o meu de costume, creme de tutano pra nutrir hidratar e condicionador…mas a medida que eu enchaguava ele caia cada vez mais, e notei que ele estava totalmente elastico….agr to desesperada,nao sei pq ta assim, nem sei o que fazer…nunca pintei, nunca descolori e so fiz tratamento quimico 1 vez a 8 meses como eu disse :( se puder me ajudar…me respindendo nao sei mesmo o que fazer

  12. Luana Macagnan  22/07/2015 - 22h12

    Querida, suas dicas me ajudaram muito. Passei por duas descolorações em menos de 15 dias. A primeira foi uma derrota, meu cabelo ficou verde, a segunda foi pra dar jeito na primeira, resultado, cabelo elástico, lendo suas dicas, corri no salão fazer uma reconstrução e encomendei os um dos produtos que VC indicou em outro post, eles nem chegaram ainda mas, depois da segunda reconstrução no salão e muita nutrição em casa, acho que nem vou precisar usa los por hora, pois meu cabelo já está lindooo, com brilho e quase todo recuperado.
    Gostaria de deixar aqui o que usei nesses dias, para quem, como eu, não puder encontrar os produtinhos que VC recomendou tão facilmente. Fiz duas reconstruções em salão com produtos da davines, usei a linha absoluto beautifying, também da davines, as ampolinhas nano dose da Kaedo e o finalizador da linha nano oil da Kaedo, que também ajuda a reconstruir. Meus cabelos saíram da UTI em pouco mais de uma semana. Outra dica eh usar aquelas escovas que não puxam os fios, pra evitar a quebra, e secar o cabelo logo depois de lavar. Beijos

  13. antonia da silva sousa  27/07/2015 - 15h34

    ju meu cabelo é bem fino e sensível,é do tipo ruim mas com fios fino,sempre faço progressiva com a linha wellastrate amônia suave da wella ou optismot da matrix…mas gostaria de testar outro produto qual você me indicaria ?? um lógico sem formol.

  14. Paula  29/09/2015 - 13h12

    Boa tarde Ju! Obrigada pelo seu trabalho que é super bacana e pela atenção e carinho que tem conosco! Tive um corte químico mês passado infelizmente, primeira vez por relaxamento com luzes mto triste : ( Estou no segundo mês do cronograma de tratamento para recuperá-los e o quê mais me intriga é que hje qndo passo a mão nos fios de cabelo que quebraram, eles ainda continuam quebrando, sai uns pedacinhos pequenininhos de cabelo na minha mão toda vez que passo a mão nas partes curtas. Fico tão arrasada com isso ainda mais por ter um xodó grande com meu cabelo. Faz dois meses que não tonalizo meu cabelo por isso, ele de marrom está hje laranja, agua de salsicha, prque não tonalizei mais, estou morrendo de medo de tonalizar e ele voltar a cair mais, o que eu faço Ju?? To grilando demais? bjos.

  15. Rosana  09/10/2015 - 19h26

    Ju muitaaaaa gente indica o glicopan pet para cabelos emborrachados e com resultados incríveis. Vc já usou? Sabe se realmente é bom?

  16. Lisinha Aroucha  28/11/2015 - 18h45

    Olá ju.
    Fiz umas luzes e meu cabelo ta super emburrachado
    Como recuperar rapido ,logo pro final do ano.

  17. STEFANY  14/12/2015 - 11h50

    Ju, fiz um relaxamento sendo que antes usei um tonalizante preto ja tinha uma semana, minha cabeleleira falo que eu podia fazer o relaxamento ate pq o tonalizante nao tem amonia e tinha uma semana ,
    passei o relaxamento em casa normal quando lavei e fui pentear meu cabelo começou a cair por inteiro fiquei desesperada na frente caiu muito, e agora ele estar emborrachado elastico parece ate bombril quase nao da pra passar um pente nem a prancha ta resolvendo. Me ajudaaaaaaaaaaaaaa o que faço????? quais tratamentos devo fazer

  18. Elizete  28/12/2015 - 07h25

    Fiz luzes californianas e fiquei com o cabelo elástico, e agora quero fazer selagem posso fazer isso

  19. Ludmila  03/02/2016 - 10h20

    Boom dia Ju, encontrei um site chamado FEELUNIQUE.COM, queria saber se você já comprou dele ou pelo menos conhece, por não ser nacional fico com pé atrás de comprar, la achei o JOICO que sai por 13 Euros, ou seja 56 diilmas sem frete nem nada , neeem acreditei pq nos sites nacionais vc não acha por menos de 150,00

  20. QUEZIA  13/02/2016 - 15h36

    Juh.. As cápsulas da ElC- forthair nutrição capilar é boa???

  21. TALITA CARVALHO  05/07/2016 - 19h54

    ola..tudo bem? o meu cabelo esta precisando de uma hidratacao boaaa…. qual creme de hidratacao vc me indicaria? bjsss

  22. Jacira borges  15/09/2016 - 09h03

    No site ensinando leite de coco com limão eu passei no meu cabelo, acabou deu corte químico quebrou muito e ta caindo muito, e não pra de cair no muito preocupada com medo de perder meu cabelo todo ,ainda bem que tinha muito cabelo, mas agora tá caindo e quebrando muito me ajude

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!