Vizcaya
27.10.2013

Você Não é o Dono da Verdade…

Eu não tenho, sinceramente, o menor saco pra lidar com gente que acha que é dono da verdade, como se ela, a verdade, fosse uma só. A vida seria bem mais simples se só existisse uma verdade, só que a verdade tem múltiplas faces e quem não entende isso corre o risco de perder amigos, amores e histórias, e acabar sozinho com suas verdades.

Mas, como assim que a a verdade não é uma só?

dono da verdade

A verdade não é uma só, e jamais poderia ser, porque, como bem diz o velho clichê, “cada cabeça é um mundo”, e dependendo de como se enxergue uma situação, diferentes verdades podem surgir dali. Parafraseando Leonardo Boff, (A Águia e a Galinha), “cada ponto de vista é o ponto de vista de um ponto”, e a partir de cada ponto de vista e de cada ponto (pessoa), chega-se a uma verdade completamente diferente.

Só que as pessoas, e eu já fui muito assim,  sequer cogitam a hipótese de que exista alguma verdade além do que elas julgam ser verdade absoluta. Sim, a grande maioria se comporta como dona absoluta da verdade e é aí que o problema começa, porque sendo a verdade algo relativo, o que é verdade absoluta pra mim pode não ser pra você, e eu preciso aceitar isso, claro, porque as verdades de cada um dependem das experiências que cada um teve, do que foi vivenciado, do que foi aprendido.

verdade absoluta

Um mesmo fato pode – e deve – ser observado de ângulos distintos, o que gera visualizações diferentes e verdades diversas. Uma mesma pessoa pode ser generosa, egoísta, verdadeira, falsa, boa ou ruim, e tudo isso ao mesmo tempo, e mesmo sendo coisas completamente opostas todas elas podem ser verdade, só depende de quem olha, do momento em que se olha e do parâmetro que se usa.

Portanto, é absurdo querer impor a sua verdade pra outra pessoa, além de ser de uma arrogância sem tamanho… Pequeneza de alma, sabe? O fato é que cada um vê as coisas de uma forma e todas as formas podem ou não ser corretas, porque tudo vai depender de como cada um enxerga e vivencia a situação.

Assim, é muito mais bonito explicar que aquela é a sua verdade, mas que você respeita a verdade do outro, do “que bater o pé e fazer bico” tentando impor a quem quer que seja as suas certezas. Sim, suas certezas são suas, são certas pra você, então faça o lógico, guarde-as para você, que é, afinal, a quem elas devem interessar.

donos da verdade

No mais, pra quê perder tempo, mais que isso, pra quê perder vida só pra mostrar que você está certo? Isso vai te trazer o que de bom afinal? Certezas… Mas certezas preenchem a vida? Não, porque quem tenta manter as suas a qualquer custo, sem sequer cogitar as certezas alheias, sempre acaba só e vazio, porque não existe possibilidade de se relacionar de verdade, e isso vale para amigos e amores, com quem não “troca”, com quem se fecha em seu mundo com suas certezas, com quem não se abre  pra verdades diversas e pra formas diferentes de viver e de enxergar a vida.

Posso estar errada? Claro, mas essa é só, nesse momento, a minha verdade!

Beijos e bom domingo!

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
5 comentários
  1. Karen  01/11/2013 - 09h08

    Aiiii… Magnífico texto… Como sempre! ^^

    Beijo, Ju!

  2. Angelica  03/04/2014 - 20h18

    q texto viu!! parabens Ju ja disse q tem q escrever livro!!bjooo

    • Ju Lopes  04/04/2014 - 14h37

      :) :) Ahhh, ele vai sair Angel, pode deixar! <3

  3. Neiri  27/08/2015 - 00h58

    Nossa…adorei! É respeitar a verdade do outro, mesmo não concordando. Gosto demais do que vc escreve, estou viciada no seu blog!

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…