06.01.2014

12 Resoluções de Ano Novo: 12 Semanas Pra Realizar!

Todo ano faço listas das coisas que quero fazer e sempre acabo deixando boa parte das resoluções inacabadas, mas esse ano decidi me dar prazos, porque assim é muito mais fácil de cumprir. Pior, estabeleci que, como tenho 12 resoluções principais, tenho 12 semanas pra dar andamento a todas elas.

Qual a motivação pra realizar essas coisas? Fiz um acordo com a Vivi de que só volto a ficar loira após essas 12 semanas, e somente se cumprir cada uma dessas “decisões”. Parece besteira, mas não é, porque sequer me reconheço morena, então sei que, em prol da “loirice”, minhas resoluções serão cumpridas!

resoluções de ano novo

Vou atualizando vocês toda semana aqui, explicando o que fiz e o que não fiz pra conseguir realizar cada uma dessa coisas, e diariamente vou postando no insta (@jurovalendo, segue lá!) e na Fan Page, tá? Me cobrem todossss os dias, por favor, porque a ajuda de vocês é essencial pra que eu consiga ir em frente!

1.Aprender a Ser Saudável

Eu adoro frutas e verduras, não como carne, mas tenho uma alimentação péssima, porque sou viciada em açúcar. Mas não quero só “cortar” o açúcar, quero ser saudável, quero comer de forma inteligente, quero dar ao meu organismo o que ele realmente precisa e não o que meus olhos querem.

ser saudável

Preciso reaprender a sentir o sabor dos alimentos e a fazer escolhas certas, e isso inclui evitar açúcar, gorduras ruins, frituras e esquecer o fast food amado.

2.Emagrecer

Nunca fui magra e isso nunca me incomodou de verdade, mas agora começou a incomodar e não quero conviver com isso, sabe? Se alguma coisa incomoda,  a gente tem que resolver e ponto, sem desculpas!

emagrecer

Acho que tratar a ansiedade (falo sobre isso logo abaixo) vai ajudar muito, mas tenho absoluta consciência que sou uma “viciada” em doces, e que isso precisa ser tratado. E é isso que vou fazer, mas com leveza, vivendo um dia de cada vez, porque é assim que se lida com vícios.

3.Me Exercitar Todos os Dias

Faço treinamento funcional e adoro, mas sou enrolada e vivo faltando. Não quero mais faltar, não quero mais desculpas, quero fazer o que precisa ser feito pra que eu me sinta bem. Nos dias que não der pra ir pro treinamento, vou andar, pular corda ou fazer alguma coisa que ajude a queimar calorias.

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4. Cuidar da Ansiedade

Eu sou muito ansiosa, quero tudo pra ontem, faço tudo pra ontem e não paro, sou acelerada total e extremamente focada, e isso pode ser ótimo, mas também complica porque  não consigo (mesmo) parar, simplesmente não consigo. Isso precisa mesmo ser controlado, porque atrapalha  a vida, só que nunca tratei porque a velha desculpa “não tenho tempo” sempre colou, mas isso acabou!

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Procurei um bom médico, comecei a ser medicada essa semana  e, de acordo com o que conversamos, em duas semanas, mais ou menos, começo a sentir melhoras.

5. Voltar a Fazer Reiki Todos os Dias

Acho muito importante separar um tempo durante o dia pra cuidar de mim mesma, me “centrar”, e o que mais me ajuda nesse quesito é o reiki, mas mesmo sendo mestre em reiki (ou seja, não preciso pagar pra que ninguém faça nem me deslocar pra algum lugar) acabo sem paciência pra fazer, sabe? O problema é que não consigo desacelerar pra fazer o reiki, mas me comprometi a fazer todos os dias.

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Além disso, voltei a usar florais, óleos essenciais e e aura soma, porque tudo isso ajuda a controlar minha ansiedade, que é uma carreta desgovernada.

6.Tomar Sol

É um absurdo que uma pessoa que more na Bahia, numa cidade conhecida como cidade sol, tenha deficiência de vitamina D, mas eu tenho, e isso me preocupa, já que a vitamina D está relacionada com cerca de 200 genes, ou seja, a coisa pode acabar complicando.

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Faço suplementação tópica de vitamina D, mas não está sendo suficiente, porque minha taxa continua muito baixa, então preciso tomar sol ao menos três vezes na semana, nem que seja meia horinha. Sairei de “fantasminha com icterícia” pra Saci Pererê (assim espero, porque vermelha não quero ficar! rs)!

7. Tratar a Pele dos Olhos

Não tô dando conta de recuperar os estragos que 8 meses sem dormir deixaram. Já expliquei por aqui o meu (ex) problema, mas o fato é que passei muito tempo dormindo bem pouco, e mesmo estando bem melhor agora, a pele em volta dos meus olhos continua problemática.

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Preciso largar de ser preguiçosa e aplicar os cremes nos horários certos, e farei isso por 12 semanas, daí no fim a gente vai saber se o bendito funciona ou não!

8. Ler 1 Livro Por Semana

Sempre li muito, todo tipo de coisa, mas no último ano foram só 31 livros e achei pouco pra mim, que já cheguei a ler dois livros por semana. A parte boa disso é que o “livro da semana” vai voltar pras pautas do blog!

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9. Acordar Mais cedo Pra Andar Com Ozzy

Tenho andado muito preguiçosa pra fazer caminhadas e sempre começo lá pelas 7 da manhã, o que não dá certo, porque o sol aqui tá muito forte e fico com receio de que a patinha de Ozzy acabe machucando. Fora isso, esse sol mais forte e o calor absurdo que faz por aqui faz com que eu acabe andando menos, e como quero (e vou!) emagrecer, é importante caminhar mais.

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10. Ser Menos Exigente Comigo 

Sabe gente que se cobra tanto e de tal forma que sente o estômago “queimar”? Sou eu. Acho ótimo ser obstinada, e isso me trouxe muitas coisas boas na vida, mas não preciso ser tão cruel comigo, sabe? Quero mais leveza na vida, e prometo “trabalhar” nisso todos os dias.

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11.Ter Disciplina

O penúltimo item da minha lista talvez seja o mais importante, porque sem disciplina as coisas complicam muito e tá aí uma coisa que nunca tive! Disciplina, já dizia Renato Russo, é liberdade, e essa é uma liberdade que quero ter. Já comprei um quadro pra anotar, de forma organizada,  todas as coisas que preciso fazer, porque acho que isso ajuda na formação do “hábito da disciplina”. Vamos ver se funciona!

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12. O Aprendizado Eterno: Não Reagir!

Uma das coisas mais importantes que aprendi na vida foi “não reagir”, porque quando a gente reage, acaba como fantoche dos outros e das situações, acaba como um ser previsível e facilmente manipulável. O problema, na verdade, não é o outro ou a situação, é a nossa reação, o que significa que quando a gente reage não tem poder nenhum, não tem controle nenhum da própria vida, e não é isso o que quero pra mim.

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O que os outros pensam, fazem ou falam não pode interferir no que nós somos, e isso é um trabalho interno diário, coisa que andei falhando, mas que “voltei a lembrar”.

O post ficou gigante, mas são essas as minhas 12 resoluções! E vocês, o que querem conseguir fazer esse ano?

Beijos

Ju

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20 comentários
  1. Suellen Linhares  06/01/2014 - 10h14

    Jú adorei as suas resoluções, animei de fazer as minhas tb!!!!
    Quero acompanhar sua evolução heim e te ver loira logo!!!
    Grande beijo e um ano de 2014 repleto de bençãos em sua vida!!!!

    • Ju Lopes  06/01/2014 - 11h14

      Su, que bom que gostou! ;)
      Ahhh, faça e realize! E pode deixar que vou postando tudinho aqui, tá? Um 2014 incrível pra vc e recheado de TUDO de melhor!
      Beijos

  2. Su Riveiro  06/01/2014 - 11h31

    Oi Ju,

    Também fiz minhas resoluções para este ano. Tenho certeza de que vamos conseguir! Você está linda morena, mas acho que sua alma é loira e vou torcer pra vc voltar logo à tua loirice, rs. Bjs, uma ótima semana!

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h14

      Su, vamos conseguir sim, forçaaa! ;)
      Também acho que nasci pra ser lora, viu? kkkk
      Boa semana! beijos

  3. Daniany  06/01/2014 - 14h45

    Ju, tb AMOADORO ler e escrever, mas no último ano fiz as duas coisas menos do que deveria e bem menos que gostaria. Não sei se conhece mas adoro a Martha Medeiros (crônicas), no momento acabei de ler A graça da coisa, mas como já li tudo dela indico Montanha Russa e Trem Bala, ambos são cronicas (sou tão ansiosa que as vezes não tenho paciencia de ler algo grande, quero saber o final). Tem tb Divã que é ótimo até virou filme, mas confesso que não consegui saber qual ficou melhor de tanto que adorei. Beijo grande

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h13

      Oi Dani!
      Adoro ela sim, e fico feliz de saber que gostas de ler e escrever, porque isso só faz bem!
      Beijos

  4. Thaís  06/01/2014 - 15h26

    Ju, feliz ano novo!! Boa sorte com suas resoluções!!
    Hoje eu comecei a ler um livro que minha prof de yoga indicou e estou amando. Se chama “yoga para nervosos” (é um livro antiguinho até, do Hermógenes). Não gostei muito do nome, mas, agora que comecei a leitura, estou achando o máximo e sentindo que vai me acrescentar muito! O começo do livro fala exatamente da ansiedade (tb sofro dessa danada), de como a vida acelerada, no automático, nos prejudica… e ainda fala da ‘não reação’ como forma de lidar com esses momentos.
    Fica a dica pra um dos seus livros da semana (adorei essa resolução)!
    Um bj e boa sorte com a lista!! Certeza que vc estará loira (e muito mais feliz) em breve!
    Thaís

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h12

      Oi Thai!
      Obrigada minha flor e um 2014 incrível pra você! <3
      Ops, já anotei aqui, ótima dica! Ah, que bom que gostou... A gente precisa ler mais, né? rs
      Nem me fale, tô agoniada pra ficar loira de novo! rsrs
      Beijos

  5. Luísa  06/01/2014 - 16h04

    Ju, acompanho teu blog e adoro. Amei suas resoluções e achei ótimo estabelecer um prazo. Vou tentar fazer o mesmo com as minhas metas.
    Deixo apenas uma sugestão para você acrescentar no tratamento da ansiedade: fazer terapia.
    Sou psicóloga, mas não falo da terapia apenas para vender meu peixe ou dar uma de psicóloga chata. Mas, por experiência – profissional e pessoal! – aprendi que a medicação ajuda muito, mas não trata a causa do problema. Há um motivo para você ter esse padrão de ansiedade e no fim a ansiedade é “só” o sintoma. Tomar medicação trata o sintoma mas a causa continua lá. A terapia ajuda a encontrar a causa e cuidar dela, o que traz autoconhecimento, qualidade de vida e uma série de outros benefícios. Fica a dica para você e as outras leitoras pensarem a respeito.
    Acho “errado” quando dizem que “todo mundo precisa de terapia”. Não concordo. Mas se a tua ansiedade te incomoda a ponto de te fazer buscar medicação, então acho válido buscar a psicoterapia também, pois os tratamentos são complementares.
    Um beijo e um 2014 maravilhoso! [kiss]

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h09

      Oi Lu! Que bom que gostas flor, fico feliz! Faça e vá me contando!
      Lu, minha flor, eu concordo absolutamente com você e sei que isso só vai tratar o sintoma, não vai resolver o problema… Meu problema é que não conheço aqui em Jee nenhum bom psicólogo, sabe? Quando morava em SSA fazia terapia, mas por causa do TDAH, e me ajudou muito, só que aqui não tenho muitas referências e isso complica, porque sou muito desconfiada…
      Mas vou procurar direitinho, obrigada, viu?
      Um 2014 incrível pra você!
      Beijos

  6. Priscila  06/01/2014 - 19h40

    Faz algum tempo que acompanho sua page mas nunca comentei. Quero dizer que gosto muito dos seus posts. Você é muito inteligente e simpática. Engraçado que suas resoluções para esse novo ano são muito parecidas com as minhas hahahaha e até carência de vitamina D também tenho..e moro em Maceió que é tão quente quanto a Bahia. Então boa sorte(sei que vai conseguir) e eu vou tentar aqui também! Beijo [oremos]

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h04

      Oi Pri! Então muito prazer, bom conversar com você! rs
      Obrigada flor, fico feliz de saber que gostas!;)
      Ahhh, então estamos numa sintonia boa! Menina, eu AMO Maceió, já fui várias vezes e acho uma delícia!
      Vamos tentar juntas, e vai me contando, viu? Boa sorte e um 2014 incrível pra você!
      Beijos

  7. Ana Clara  06/01/2014 - 23h04

    Sei que não tem nada a ver com o post mas quero sua opinião,vc já usou o leavin SH RD ? Meu cabelo é pouco com raiz oleosa e pontas secas que embraacma muito a ponto de quando passar os dedos quebrar uns fios o que vc acha…hidrato faco reconstrução e nutrição com bons produtos como john frieda joico loreal,mas uso a chapinha 2 vezes na semana.

    • Ju Lopes  07/01/2014 - 06h11

      Aninha, essa linha é excelente ( a máscara eu amo!) e vale sim tentar. Meu leave-in preferido é o Trauma, da L´Anza, mas ele é mais pra cabelos com luzes ou coloridos, sabe? Beijos

  8. Luana Kajda  07/01/2014 - 08h14

    Ju, adorei suas resoluções e confesso que vou ‘copiar’ algumas pra mim rsrsrsrsrsrsrsrsrs Preciso organizar muitas coisas na minha vida… Quem sabe se listando ajuda, né?! Não sou muito de interagir aqui no blog, mas leio sempre suas postagens e hoje sinto como se você fosse uma amiga bem próxima com quem ‘tomo’ conselhos de vem em quando! :) Xêru

    • Ju Lopes  10/01/2014 - 09h29

      Oi Lu! Pode copiar a vontade! rs
      Ahhh, pois trate de papear mais comigo, oras! rsrs
      Fico feliz em saber disso… Muitooo!
      Beijos

  9. Graci  09/01/2014 - 12h26

    Oiii Ju! Super me identifiquei com as suas resoluções. Preciso urgente mudar meu jeito de encarar as coisas, sair do comodismo e partir para ação, ao invés de só pensar em fazer as coisas.
    Sou extremamente ansiosa. O que está todmando para ansiedade, qual o tipo de tratamento? Moro em Curitiba e queria muito encontrar um bom profissional aqui. Bjks

    • Ju Lopes  10/01/2014 - 09h28

      Oi Graci!
      Então se dê esse presente esse ano… Mude, por vc! É o que tô tentando fazer!
      Tô tomando Ansitec, mas também outras coisas naturais, vou postar essa semana!
      Beijos

  10. Isabela  10/01/2014 - 11h52

    Muito legal essa atitude Ju, até me motivou a fazer uma lista tbm, só que além de ansiosa, tenho o péssimo hábito de não focar nos meus objetivos, então mudo minhas prioridades de uma hora pra outra. Acho que uma lista seria ótimo.

    • Ju Lopes  11/01/2014 - 10h03

      Oi Isa! Que bom que gostou e que te motivou, fico feliz!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…