15.04.2014

Colágeno Funciona Contra a Flacidez?

Já começo o post dizendo que eu amo colágeno, quero casar com ele, tomo todos os dias e não vou parar nunca, porque esperança é a última que morre!rs

O fato é que tomo o danado duas vezes ao dia desde os 28 anos, e minha prima, que é nutricionista, falou que eu estava jogando dinheiro fora porque ele,  seja em pó, em cápsulas ou de qualquer outro jeito não vai “entrar” no meu organismo e “correr pra pele” pra melhorar a flacidez.

Juro que fiquei chocada, porque eu sempre tomei acreditando que era isso o que acontecia, sabe? #MeJulguem

colágeno juro valendo

O que é colágeno?

A questão é que o colágeno nada mais é que uma proteína, proteína essa que é “quebrada” no estômago após a ingestão e  transformada em aminoácidos, que é a parte “menor”, por assim dizer, da proteína, sendo que essa parte é que absorvida pelo organismo.

Isso significa que ingerí-lo é o mesmo que ingerir aminoácidos, e o nosso organismo não identifica de onde veio esse aminoácido, se de colágeno, carne, ovo e por aí vai.

Claro que aminoácidos são bons, são essenciais, aliás, tanto pra pele, quanto pro cabelo e pras unhas, afinal eles compõem o tecido. Mas, o que é errado é achar que basta tomar o bonitinho pra que a flacidez da pele melhore, porque a coisa não é por aí!

Funciona Contra a Flacidez?

Simplificando: ele ajuda, como qualquer outra proteína, mas não é uma porção mágica que acaba com a flacidez, entende? E tão importante quanto o colágeno é uma dieta rica em proteínas, coisa um pouco complicada pra mim, que não consumo carnes de nenhum tipo.

colágeno

Outra coisa importante pra quem consome colágeno é procurar opções que sejam enriquecidas com zinco,  vitamina A, C e E, já que esses micronutrientes potencializam a síntese de colágeno e possuem ação antioxidante.

Cápsulas de colágeno: atenção!

Ah, e colágeno não é tudo igual, e nisso vocês precisam prestar MUITA atenção! Aquelas cápsulas que contém 500 mg (Já achei até de 220 mg) de colágeno não compensam, porque essa quantidade é irrisória e não vai fazer a menor diferença.

Procurem produtos que ofereçam pelo menos 9 gramas por porção, e isso a gente só acha nas versões  em pó, porque o máximo que achei em cápsulas foi 1000 mg (1g).

Não faz milagre, mas não abro mão, porque gente, depois dos 30 a coisa complica, né? Vocês costumam usar? O que acham?

Beijos, Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
53 comentários
  1. Rebeca  15/04/2014 - 10h26

    Ju, e aqueles que são liquidos, que vem em garrafinha e fala que é hidrolizado que vem com selenio e zinco junto,ajuda?

    • Ju Lopes  15/04/2014 - 13h03

      Beca, vai depender da quantidade de colágeno que tenha! Beijos

  2. Altalea  15/04/2014 - 11h00

    Eu tomo em pó, manipulado, e sinto diferença, sinto minha pele mais firme. Independente do que dizem vou continuar tomando.
    Bjos Ju.

  3. Aline  15/04/2014 - 11h30

    Eu usava. Até minha dermatologista afirmar que não havia comprovação de resultados. Ela indicou um outro complexo vitamínico, chamado Dermavite, e realmente, relatos que encontrei pela web a dentro pareciam reafirmar que o produto era bom. Mas nunca consegui encontrar em farmácia nenhuma, parece ter sido forçado a sair de linha, pois era mais barato que os Inneovs da vida e oferecia um resultado semelhante. Estou à caça de outra coisa que seja acessível e funcional. Bjs, Ju.

    • francieli  03/06/2014 - 22h11

      Oi Aline…tem na panvel..uma farmácia do RS que tbm vende pela internet..pode comprar que é confiável e ainda está na promoção.. Bjs

  4. FERNANDA S.  15/04/2014 - 11h42

    Nossa!! sou nutricionista, e é a primeira vez que vejo um post decente sobre o colágeno….falando a verdade!! Obrigada Ju!!! beijos

    • Ju Lopes  15/04/2014 - 12h10

      Nanda, todo mundo diz que faz milagre né? Por isso eu sempre acreditei!rsrs Beijos

  5. Carla  15/04/2014 - 15h41

    Juu, eu tomei um pote desse da body action e parei faz um tempinho, por falta de dinheiro. Acho que pra quem não consome carne (como nós, irra!)é beeeem essencial tomar, agora pra quem come carne normalmente não acho que valha a pena. Mas minha cunhada, que é nutricionista e dona de uma loja de suplementos, me indicou esse da body action como o melhor no mercado brasileiro. =D Tenho fé e esperança que ajude de fato. hahahahaha

    • Ju Lopes  20/04/2014 - 15h20

      Olha, anotei aqui já pra achar!rsrs
      Que legal saber que você também não come carne flor!
      Beijos

  6. Jeane Carneiro  15/04/2014 - 23h37

    Também já estou na casa dos 30 Ju, rsrs
    Gostei do post, vou começar a pensar nisso.
    Bjos

    http://www.blogdajeu.com.br

  7. Helo  22/04/2014 - 15h20

    Oi, Ju!

    Ótimos esclarecimentos!

    Você já viu essa nova linha da Dove, chamada Dermaseries? Recebi um e-mail da Netfarma oferecendo a linha em pré-venda e fiquei curiosa!

    Beijos

  8. cinthia d  26/04/2014 - 20h13

    Tomo o Daiso Collagen 5200mg já faz mais de ano. Não sei na pele, porque não sou boa observadora. Mas nas minhas articulações fez uma diferença enorme! Sem ele, eu não conseguia fazer certos exercícios envolvendo flexão de quadril (rotação da cabeça do fêmur)sem ter um estalo doloroso.

  9. Elaine  03/06/2014 - 21h07

    Foi exatamente isso que aprendi nas minhas aulas desde a época que cursava Nutrição.
    Mas proteína não tem só nas carnes.
    Beijo, Ju!

    • Ju Lopes  03/06/2014 - 21h26

      Lai, carne foi só um exemplo mesmo, porque é o mais comum!
      Beijos minha flor

  10. Ana  15/06/2014 - 16h51

    Desculpa, mas a sua prima e várias profissionais repetem o que ouvem por aí, sem avaliar claramente a questão lógica da ingestão de aminácidos a partir do colágeno hidrolisado. Se ele vai diretamente para a pele ou não, não é essa a questão fundamental. A questão é, se você ingere e o seu organismo utiliza ele de alguma forma, seja para as unhas ou cabelos, é sinal de que ele PRECISAVA desses aminoácidos “a mais” que você passou a ingerir, e que não estava sendo suficiente o qeu você ingeria via alimentação, concorda? Ou seja, mesmo que o que você ingerir a mais vá para a articulação, isso só pode estar ocorrendo porque o seu organismo “priorizou” digamos assim, a fabricação de colágeno em estruturas do seu corpo que ele digamos que considera mais necessárias. Ok, então por lógica, se você passa a suprir seu organismo de forma que ele possa obter o que antes não conseguia, ele não irá por exemplo desviar a fabricação de colágeno que iria para a sua pele, porque antes faltava para o restante. É essa a lógica bioquímica, embora não comprovada, já que 99% dos mecanismos bioquímicos não são comprovados ainda. Ou seja, a argumentação apresentada é tão sem comprovação quanto a de que ingerir colágeno faz efeito! É a lógica do pensar positivo ou negativo. Na dúvida, eu ingiro sim e espero que o meu corpo faça o resto, já que estou ofertando não “a mais” mas a quantidade suficiente para que todas as estruturas do meu corpo sejam supridas. Se eu conseguir que pelo menos 10% do que era antes usado em outras partes do meu corpo agora se encaminhem para a minha bela tez, já estou no lucro. Concorda? XOXO

    • Ju Lopes  15/06/2014 - 17h47

      Oi Ana, tudo bem?
      Bom, eu tomo e vou continuar tomando porque tenho esperança que funcione, mas prefiro não opinar sobre o funcionando disso porque não tenho conhecimento suficiente, sabe?
      Claro que as teorias nutricionais mudam a cada dia, e mudam mesmo, e o que é bom hoje é péssimo amanhã, e sempre tem que ache que funcione e quem sustente que não, mas fiz o post pra dividir o que me foi explicado por alguém que estudou sobre isso, que tem formação na área, e como sou Macabeia total nesse assunto, prefiro reproduzir as palavras de um profissional.

      Ah, eu tomo tem anos e acho que super funciona, se é real ou placebo só Deus sabe!
      rs
      Beijos

  11. Ana  15/06/2014 - 16h53

    As teorias nutricionais mudam a cada mês, hoje em dia, não a cada década. Vamos começar a questionar, o que não se conhece é infinitamente maior do que se conhece.

  12. Daiana  26/06/2014 - 17h51

    Ju, também tomo colageno tenho 25 anos, já estou me precavendo, sinto sim uma melhora na pele e no cabelo o que eu tomo é da Nutraway que além de colageno tem vitaminas e minerais, mais vitaminas do que os que você postou.

  13. Marília Carvalhos  01/10/2014 - 21h46

    Jú parece que você leu meus pensamentos, ontem eu estava lendo uma dieta elaborada por uma nutricionista e lá orientava a tomar colageno em pó 1x ao dia, achei interessante e resolvi que vou comprar e tomar e agora com seu post sobre o assunto vou tomar sem medo… ;)
    Obrigada!

  14. Lela  04/10/2014 - 23h49

    Oi Ju, bacana! Estou pensando em tomar tbm. Bj http://dicadalela.blogspot.com.br/

  15. Andressa  12/11/2014 - 13h45

    OI Jú… não vejo o Blog com frequência será que pode me responder no e-mail?
    Então… estou tomando o Colágeno Hidrolisado,tomo á alguns meses as capsulas com vitamina C da marca Neonutri. porém hoje vi que cada capsula contem apenas 1,1mg, o que é muito pouco.
    agora vou passar para p em pó, gostaria que você me indicasse uma marca confiável, Moro em Porto Alegre e aqui no mercado publico tem uma banca só com produtos deste tipo. também gostaria de saber a medida certa (quantas colheres) e com o que posso misturar. pode ser com aguá?? bjosss

  16. Sonia  16/11/2014 - 15h42

    Tenho 52 anos e tomo colageno em capsulas a anos…todos dizem q parece ter quarenta ou menos…Se é por conta do colageno não sei…mas não paro de tomar…vai saber né.

  17. Tatiana  30/11/2014 - 10h37

    Oi Ju! Então eu tenho 28 anos e tomo colágeno em pó faz +ou- uns 7 meses, e posso te dizer que pelo menos em mim fez MUITA diferença!!! Por exemplo, no primeiro mês já senti as unhas mais fortes e o cabelo praticamente caía muito pouco, antes de um mês já com 2 semanas tomando todos os dias senti diferença na pele do rosto, que parecia mais macia e as linhas de expressão pareciam ter diminuído. Depois de 2 meses eu notei na pele do meu corpo, e na celulite principalmente (que tenho MUIIIIITA!rs) diminuiu bem. Lembro que antes, mesmo me matando nos aeróbicos, tomando litros e litros de água elas não saiam!! Depois do colágeno elas melhoraram bastante mesmo… Bom, é esse meu relato, faz tempo que leio seu blog e nunca comento, mas hoje senti uma vontade de comentar rsrs…

    Bjão Ju ;)

    • Monique  12/03/2015 - 12h44

      Tatiana, vc toma colageno em capsulas ou em pó?
      Qual a marca?
      Bjos!

  18. Izabel  05/02/2015 - 13h55

    Boa tarde, queria uma informação, tenho 52 anos, queria tomar o colageno, comecei fazer academia e foi me dito que não adianta mais, pois não vai mais ser utilizado pelo meu organismo

  19. julia  27/04/2015 - 13h55

    Tenho 26 e comecei a tomar o colágeno Fáscia (Sachê em pó)… É enriquecido com biotina, vit C e E. Comecei a tomar pensando na elasticidade da pele, pq sou magra mas tenho muitas estrias. Não cheguei nem a metade da caixa e senti uma diferença enormeeee nas minhas unhas que eram muito finas e quebravam com muita facilidade. Só por isso já deu pra perceber que faz efeito, está valendo a pena e não pretendo parar de usar. Quanto a pele tbm adotei novos hábitos, hidratante com ureia, bepantol e rosa mosqueta como sugerido em um dos posts e tentando ingerir pelo menos 1,5l de água por dia, pq bebia muito pouco.

  20. Uêdna Reis  08/05/2015 - 12h40

    Me deu vontade de tomar um monte coisa, pra me sentir cuidada sabe? até hoje só tinha tomado vitamina b infantil (risos, minha mãe me obriga). Vou no médico ver se posso tomar pill food

  21. Patricia  08/05/2015 - 23h52

    Ju minha dermato me receitou um colageno chamado fascia.Já ouviu falar??Ela falou que o colageno hidolizado que é o que eu tomo não é absorvido pelo organismo e esse outro sim…ainda nao comprei!

  22. Luana  09/05/2015 - 14h33

    Oi ju oque vc acha do femme hair skin?

  23. Mirian  05/07/2015 - 21h50

    Ju tenho 31 anos e estou fazendo regime qual melhor colageno que devo tomar e marcar?

  24. Rafaela  03/08/2015 - 22h42

    Oi Ju,
    por curiosidade quanto e com o que você mistura o colágeno? Água, chá, ouvi falar que misturar até com café preto (?) o pó hidrolisado?

  25. Elisângela  01/11/2015 - 15h27

    Eu tomo colágeno já faz anos e depois que comecei a tomar percebi que minha fome diminuiu , e também perdi a barriguinha, minha cintura afinou….pasmem, é notável em minhas fotos de antes e depois do uso do colágeno , o meu rosto está mais bonito, minha pele, tudo….só colhi frutos bons após o uso, a melhor comprovação científica quanto ao consumo de colágeno é a própria experiência em usa-lo. Eu usava o da sanavita, agora estou usando p da nutraway que da uma diferença de quase R$10,00 …..é o hidrolisado.

  26. Mari  23/11/2015 - 22h11

    Olá! Tenho 24 anos de idade, acha que teria algum problema utilizar o colágeno?

  27. Anne  03/12/2015 - 21h57

    Oi Ju
    Como faco pra saber as gramas de colágeno oferecido em cada porção?
    Olhando na tabela?
    Como vc disse seria legal uma dosagem de 9/10 por porção!
    Como vejo isso ?
    Obgda

  28. Paula  27/01/2016 - 00h36

    Amei, parabéns!

  29. Jessica  20/02/2016 - 10h21

    Bom dia ! Tenho 23anos e estou dando celulite e flacidez o que posso tomar pra isso parar e Horrivel tenho mt vergonha !

  30. Juliana  17/04/2016 - 17h57

    Eu tenho 27 anos e comecei a tomar colágeno há 2 meses. Senti minha pele mais firme e o melhor de tudo foi notável nas celulites que reduziu uns 50% estou amando…..
    Viva o COLÁGENO!!!

  31. Joelma  15/06/2016 - 23h24

    Olá. Eu ando de moto e quando sofri um acidente e fiquei com machucados no joelho, braço, rosto e dedos resolvi comprar colágeno para ajudar na cicatrização. Confesso que senti grande diferença pq os ferimentos fecharam rapidamente e a pele fica mais firme sim. Pelo menos nessa minha fase de machucados. Também fiz uso de um outro produto manipulado que fez grande efeito que é o silicio orgânico. Esse vc sente que a pele está incrivelmente hidratada. Vale a pena. Abs.

  32. Marlene  22/06/2016 - 19h42

    Pode pelo menos misturar umas capsulas de colageno
    no creme facial
    Abrir e misturar claro

  33. MARCO ANTONIO  15/08/2016 - 11h36

    Bom dia
    Sou vegetariano, venho sentido dores , como dores reumaticas
    faz 3 anos que vou a reumato, ela nunca me falou em colageno
    Afinal, funciona ou nao funciona ?
    Como o colageno , ouvi muito tambem do CLORETO DE MAGNESIO
    tomei e nada e muito barato ao contrario do colageno

  34. JULIANA  16/08/2016 - 11h10

    Encontrei uma pesquisa que saiu essa semana, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, comprovando o efeito do colágeno hidrolisado em pós em mulheres de 45-60 anos. Segue link da pesquisa:

    https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/suplemento-de-hidrolisado-de-colageno-melhora-firmeza-e-elasticidade-da-pele-mostra-pesquisa/

  35. Patrícia Libório  13/09/2016 - 16h51

    Olá, vi os diversos comentários referente ao uso de colágeno. E é verdade que perdemos a partir dos 25 ou 30 a capacidade de produzir colágeno. Eu descobri um Maravilhoso da Jeunesse e chama Naara. Um colágeno hidrolisado com 12gr por porção a base de frutas desidratadas, vitamina C , B6 , B12, Zinco, Niacina e ácido pantotênico. A diferença eu percebi quando minhás amigas me perguntavam o que eu estava usando. A pele fica mais sedosa, hidratada, as unhas deixam de quebrar e o cabelo fica brilhoso e cresce mais rápido. Eu uso ele diariamente e minhas amigas que usaram, também aprovaram. Eu considero o melhor do mercado.

  36. Rosangela Ramos  26/09/2016 - 10h23

    Gostei muito esclarecedor.

  37. Laisa Lipari  28/09/2016 - 07h24

    Oi Ju!!! Adorei a matéria!!! Tenho 28 anos, emagreci 18kg (de maneira saudavel, reeducacao alimentar e exercicios fisicos) e menina…. minha pele sempre foi super bonita, macia… acho que pela idade e emagrecimento (em 8 meses) ando percebendo uma grande diferença, principalmente no rosto. Acordo com os odiados bigodes chinês e por aí vai… Li em um comentário a indicação do colágeno da body action. Vou comprar em breve! Como foi em 2014 que indicaram, caso tenha outro que vc esteja usando ou ouviu falar coisas boas, por favor me indique pois sou totalmente nova nesse assunto!! rsrs
    Um grande beijo!!

  38. Janaina  30/09/2016 - 19h28

    Oi Ju! Excelente post! Queria saber se conhece e qual colágeno prefere, Novun ou Fascia? Bjo!

  39. Ana clelsa  22/10/2016 - 13h23

    Minha pele e muito flacida meu Deus. E resolvi tomar
    já tô no segundo espero que de certo.

  40. Laucenir Alves de Souza e Faria  29/01/2017 - 21h13

    Ju tb não deixo de tomar.Tenho 50 anos e estou melhor que muitas da minha idade kkkk.

  41. Tais  08/05/2017 - 11h04

    Eu estou tomando colágeno faz uns 5 meses e noite muita diferença na pele e cabelos! Senti a pele mais firme também, faço pilates e sinto que deu uma boa ajuda para firmar a pele! Enfim não faz milagres, mas vale a pena!

  42. Fernanda  16/05/2017 - 22h44

    FASCIA e NAARA!! Sem duvida as melhores maecas do mercado!! Super vale a pena este investimento.

  43. FATIMA ROSANE VERÇOSA CREMONTE GIODA  03/07/2017 - 16h48

    Mas o colágeno é feito de qual Proteína?

  44. VIVI  13/07/2017 - 00h33

    MULHEEEER, tu arrasa.
    adorei o post e vou fazer o teste com o colageno da marca SANAVITA .

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!