19.05.2014

Ácido Glioxílico é formol? O que diz a Anvisa

Sempre recebo perguntas por aqui questionando se o ácido glioxílico é formol, e faz anos que bato na tecla de que o ácido glioxílico quando submetido a altas temperaturas libera formol.  É ou não é? 

Fico chocada com a cara de pau de  certas marcas, e mais chocada ainda com a ingenuidade das pessoas. Sim,  porque a coisa é bem simples: pra alisa, tem que ter ativo alisante, se não tem e alisa, tem formol ou derivados. Não existe exceção, não existe milagre, não existe mimimi.

E se bato nessa é por acreditar que se eu me nego a usar determinada substância, mas marcas precisam respeitar a minha opção, e no momento que essa substância aparece, por vias tortas, em um produto, eu estou sendo enganada, estou tendo o meu direito de escolha negado e isso é inadmissível.

ácido glioxílico é formol

Ácido Glioxílico é formol?

Pois Bem, ágora no finalzinho de abril a Anvisa de pronunciou sobre o ácido glioxílico :

“O ácido glioxílico é um ingrediente utilizado em produtos cosméticos com a função de ajuste de pH e tamponante.

Segundo dados da literatura, o ácido glioxílico submetido a altas temperaturas libera formol e isso implica risco à saúde do consumidor e do profissional do salão de beleza. Portanto, não existem dados de segurança suficientes que assegurem a utilização do ácido glioxílico em produtos com ação alisante e/ou submetidos a tratamento térmico.

Assim, produtos para procedimentos de alisamento capilar tais como “realinhamento capilar, defrisante, botox capilar, reestruturação capilar, blindagem capilar, escova progressiva” e outros cujo modo de uso esteja associado ao uso de chapinha estão todos irregulares no mercado.

Caso o consumidor e profissional do salão de beleza encontre algum produto contendo ácido glioxílico com essa finalidade deverá denunciar à vigilância sanitária estadual ou municipal: Vigilância Sanitária no Brasil.

Para produtos irregularmente notificados na Anvisa serão adotadas as medidas sanitárias pertinentes.

A Anvisa está avaliando o uso da substância em preparações cosméticas. O estudo ainda está em andamento e os resultados serão utilizados para elaboração de regulamentação específica.”

Esbanjou clareza, Certo?

+ Escova Progressiva

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
108 comentários
  1. Camila  19/05/2014 - 10h12

    Eu não entendo. Se eh irregular, como as empresas conseguem manter os produtos no mercado?

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 10h39

      Mila, o problema é que esses produtos são declarados como grau 1, ou seja, o mesmo que shampoo e condicionador, por exemplo. Eles não passam por “fiscalização”. A empresa simplesmente preenche um formulário eletrônico, diz o que quer e acabou…

      • Camila  20/05/2014 - 08h25

        Ah ta entendi, então a Anvisa eh culpada tbm, pq dá autorização para uma coisa q nem sabe se eh aquilo mesmo. Como confiar nas coisas q estão no mercado?

      • Ju Lopes  20/05/2014 - 10h04

        Mila, a nossa legislação é MUITO falha, por isso que esse tipo de coisa acontece!

  2. Fernanda  19/05/2014 - 10h19

    Opaco? Esse post está meio estranho, Ju.

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 10h37

      Nanda, obrigada por avisar! Mudamos a hospedagem e o painel tá em inglês, aí apareceu o texto como se tivesse traduzido! kkkkkkkkkkkk
      Já ajeitei!

  3. Fernanda Costa  19/05/2014 - 10h53

    Ju, as Empresas (Inoar, por exemplo) declaram que os procedimentos de progressivas, etc, o produto não libera formol por não chegarem a atingir essas altas temperaturas.
    E agora? rss…

    • Fernanda Costa  19/05/2014 - 10h55

      corrigindo: …que nos procedimentos de progressivas, etc, os produtos não liberam formol…

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 10h56

      Nanda, eles sempre vão achar meios de burlar, e muitas delas usam é formol puro, como já aconteceu com marcas que foram pegas com 8% de formol no produto… E agora eles tão declarando as progressivas como alisantes, acredita? Vai pra lá como uma coisa, como se tivesse o Tio, por exemplo, e não tem…

      • Fernanda Costa  19/05/2014 - 11h15

        Sim, Ju. É verdade, vão burlar mesmo. rss… Progressiva alisante, só na imaginação das pessoas e propaganda das Empresas. hehe… Mas eu uso a progressiva Alemã da INOAR, durante anos, com o mínimo aquele de formol (que diz ter). Não sei também. rs… Mas sobre o ácido glioxílico, alegam que, como já foi liberado na Europa como “alisante” (o que não entendi), a Anvisa vai liberar também. Que não faz mal por não atingirem as tais altas temperaturas nos processos. :/ Sinistra a coisa toda!

      • Ju Lopes  19/05/2014 - 13h00

        Duvido que liberem, ainda mais depois desse pronunciamento!

  4. Fernanda Costa  19/05/2014 - 11h16

    O teu corte químico ocorreu por causa dessa substância, não foi?

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 13h00

      Foi sim Nanda! Fiquei MUITO revoltada, porque além de ter queimado o couro cabeludo e ter cortado o cabelo no ombro, e era quase na cintura, tive uma crise alérgica enorme, fiquei no hospital, enfim, um absurdo…

      • Fernanda Costa  19/05/2014 - 13h30

        Credo, Ju! Pois eu vi no post sobre esse acontecimento contigo. E em quem é alérgico, como tu és, é pior! :/ Judiaria!
        Também acho que não será liberado. Tem gente (blogs) fazendo propaganda já… dizendo que o tal ativo é a “revolução do século”! :P Se assim fosse, todas nós não teríamos mais problemas com os “cabelitchos” rebeldes! hehehe…
        Beijocas, linda!

  5. Fabiana Manga  19/05/2014 - 11h29

    Bom dia Jú.Passei nos cabelos de uma amiga o Amend Liss Intensy, até comprei para passar nos meus cabelos, porque ele exala um pouco de fumaça só que não arde os olhos….O que vc acha????
    Bjuss.

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 12h58

      Fabi, tenho que ver o rótulo, mas se não me engano ela tem sim!
      beijos

  6. Vanessa Doria  19/05/2014 - 11h59

    Ju,a restruturação capilar da Itallian , já que o uso da chapinha para finalizar é essencial, também está irregular?

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 12h58

      Nessa, tem como me mandar a composição pra conferir?
      Beijos

  7. Vanessa Doria  19/05/2014 - 13h41

    É o Extreme-up da Itallian. Não sei dizer a composição , pois estou fazendo as aplicações de 15 em 15 dias no Salão.

  8. Geysa  19/05/2014 - 14h20

    Ju, você conhece a Exoplastia??? A Constanza do Futilish fez e postou acerca desse tratamento. Dá uma olhada nos links abaixo e, se possível, dá uma opinião a respeito, pois confesso que estou tentada a fazer! Obrigada!
    http://www.futilish.com/2013/12/nao-tem-formol-mesmo/
    http://www.futilish.com/2014/05/fiz-exo-de-novo/
    http://www.exohair.com/exoplastia/#resultado

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 14h46

      Gay, aí precisaria ver o rótulo do produto, saber qual é a composição!
      Beijos

  9. Cris Ulerich  19/05/2014 - 17h58

    Ju,

    Desde que surgiram estas questões tenho pesquisado bastante sobre o assunto e por diversas vezes encontrei artigos que diziam que a temperatura máxima de uma piastra não é suficiente para transformar o acido glioxilico em formol. Li também que na Europa o acido glioxilico é liberado para procedimentos de alisamento (pelo orgão que corresponde a nossa Anvisa aqui) e a percepção que eu tenho é que os orgãos de fiscalização lá fora são mais sérios que os nossos (posso estar redondamente enganada, mas…). E pra finalizar a Schwarzkopf está lançando ainda esse ano uma escova a base de acido glioxílico e eu penso que uma empresa de renome como ela não iria comprometer toda uma história de sucesso com algo que supostamente faria mal.
    Não estou querendo com isso te contradizer, longe de mim, só trazer informações as quais eu tive acesso para podermos investigar mais a fundo. Vou procurar as fontes onde eu li e te envio por email.
    Beijocas

    • Ju Lopes  19/05/2014 - 18h03

      Cris, a questão é que não só o calor térmico, existem muitas outras associações, por assim dizer. Por exemplo, o ácido glioxílico, essas escovas geralmente levam ácido lático, porque a reação de um com o outro gera a liberação de moléculas de formol… Isso é só uma coisa, sabe?

      Na França o formol era liberado, nem sei se ainda é, mas nenhum cabeleireiro usava… E se a Schwarzkopf tiver realmente fazendo isso é uma lástima, uma pena mesmooo!
      Mas eu acho ótimo que novas informações sejam trazidas Cris, adoro aprender com vocês! <3
      Beijos

  10. Dany  19/05/2014 - 21h24

    Oi Ju,sei que vc é contra escovas progressivas e tal mas por favor analisa a formula da EXOPLASTIA,já to 5 meses sem usar nada, o balm da lanza tava segurando a onda ,mas agora o cabelo não fica bom nem meia hora,meu cabelo é finiho arma demais,pensei em voltar para a selagem da cadiveu mais vi essa.

    • Ju Lopes  20/05/2014 - 08h14

      Dany, vc consegue o rótulo dela pra gente ver a composição?
      Beijos

  11. gaby  20/05/2014 - 08h49

    Pois é, eu comprei a Inoar argan oil system, redutor de volume e não tive coragem de fazer, está lá, a caixa com os 3 produtos de 1Litro parada, fui, queria meu dinheiro de volta… Absurdo total… Morrer com R$275 reais..

  12. Dany  20/05/2014 - 11h55

    Infelizmente não consegui em lugar nenhum a formula…. snif snif snif.

  13. Bruna Bussular  22/05/2014 - 15h25

    Ju, eu usei aquele produto que pensei que fosse progressiva, até que mandei por email pra vc e vc falou que não nenhum ativo alisante, e na verdade é um Reconstrutor, lembra??
    Então, a parada é sinistra viu? Alinhou horrores meu cabelo (hoje eu posso deixar ele secar ao natural), as ondas ficam no lugar e bem suaves e se eu secar no secador parece até que passei chapinha. Vai entender o que aquele produto faz!!! rsrsrs
    Fora que o cabelo ficou uma coisa divinaaa!!
    Vou analisar quanto tempo o bendito dura esse efeito no hair e te falo. Pq se durar um bom tempo (como já tem 6 meses no cabelo da minha amiga), é um mega achado né?
    Bjuuu

    • Rita de Cássia  27/11/2014 - 16h32

      @Bruna Bussular, que produto é esse? Durou? compartilha!! rsrs

    • Letícia  05/12/2014 - 08h10

      Bruna, que produto é esse??? Por favor!
      Estou louca procurando um “alisante natural”. É tanta informação cruzada que me desespero! Não quero usar nada muito forte, mas dizem que se não tiver formol, ou derivados, não funciona =/
      Por favor, manda o nome =/

  14. viviane  10/06/2014 - 22h27

    olá Ju, descobri seu blog e gostei muito dos seus post sobre as escovas selantes… e tenho uma dúvida … a selagem “plástica dos fios” da cadiveu tem formol ou algum produto que, uma vez em contato com o calor, gera formol? Obrigada!!

    • Ju Lopes  10/06/2014 - 22h34

      Vivi, usei ela por muito tempo e defendia com unhas e dentes. Daí tempos depois vi que teve problema com a Anvisa por ter formol acima do permitido, e isso meu cabelo já tava um bagaço! Então, eu, Ju, não indico!
      Fico feliz de saber que gostou dos posts! ;)
      Beijos

  15. Floyd  11/08/2014 - 14h43

    Boa Tarde Ju!
    Trabalho para uma empresa cujo produto de alisamento contem o acido glixilico, porém temos o passo a passo que mantem informado a temperatura ideal pra se fazer o procedimento, de fato que a temperatura maior vai ativar moleculas de formol ou nao sei como vcs chamam, se todas as pessoas usarem adequadamente o produto e ler instruçoes de uso, afirmo que nao terá problema algum com o produto e recomendo.

  16. Andrieli  13/08/2014 - 10h19

    Ju e nos outros países também é proibido ? esse método de alisar com ácido glioxílico só é usado no brasil mesmo ?

    • Ju Lopes  13/08/2014 - 10h21

      Andri, depende da legislação de cada país…

  17. Michele Priscila Do Nascimento Medrado  14/09/2014 - 23h08

    Ju, adorei o seu blog e senti muita confiança em seus comentários! Estou grávida de 3 meses e tenho cabelos crespos, estou ainda mais escrava da escova e chapinha e isso tem me incomodado. Você conhece algum modo de alisamento seguro para grávidas? Aguardo ansiosa por resposta! Um abraço, Michele.

  18. Sônia  16/09/2014 - 10h49

    Olá,Jú! Minha filha de 17 anos já usou progressivas,e depois passou para o tioglicolato. O problema é que o cabelo está péssimo,todo quebrado. E agora o cabelereiro está querendo experimentar o ácido em questão.(???). Minha filha tem o cabelo bem claro, e extremamente cheio, e não quer ter o cabelo anelado.O que Ela poderia usar de produto mais seguro, depois disso tudo que foi usado. Ela sempre faz hidratação e reposição, mas…por favor dê uma opinião. Muito obrigado!

  19. marcia leila pereira leite  18/09/2014 - 17h38

    gostaria de saber sobre o acido hialuronico, pois a escova proclivity originale tem esse acido.

  20. […] O que diz a Anvisa sobre o ácido glioxílico […]

  21. Etiana Cidade Moraes  22/09/2014 - 13h56

    Comprei a escova”sem formol” da Alfaparf (keratin lissie design)e ela possui o acido glioxílico… meu cabelo.ficou ressecado e amarelo

    Odiei

  22. wilma  22/09/2014 - 20h55

    Ju..me fala algo sobre a salvatore..é a base de tanino…me disseram que é a única q n tem formol.

  23. Marcia Campos  19/10/2014 - 01h53

    Oi Ju, gostaria de saber o que devo fazer pra acabar com o frizz do meu cabelo…é só na frente, estou a ponto de usar uma dessas químicas! Obrigada!

  24. joyce kellen  29/10/2014 - 10h10

    Ju,
    Comprei o kit shampoo anti resíduo e progressiva da Royal Max sem ler nada sobre… Me arrenpendi e fui procurar informações a cerca, fui procurar e tive dificuldade de achar… você pode me dizer algo sobre essa progressiva?

  25. Ismael Chaves  29/10/2014 - 13h19

    Ju, trabalho com a marca Ruggero, que possui uma escova inteligente e/ou progressiva chamada Amazonas, creio eu que o ativo dela é o ácido oxiacetamide. Faço propaganda dela dizendo que é 100% sem formol e alisa também 100% até porque já peguei cabelo afrodescendente e alisei com esse produto. E depois já fiz teste de mechas nas pessoas e consegui fazer mechas platinadas pro branco ou peroladas. E ela não arde olhos e você nem sente no nariz. Ela só fumaça quando prancho mechas dinas varias vezes.
    Gostaria de te enviar e saber mais sobre esse produto.
    Por favor entre em contato comigo.

  26. marleide  31/10/2014 - 11h59

    Bom dia Ju! li seus comentarios sobre as progressivas e selagens e gostaria de saber o q VC acha da progressiva Salvatore blue gold

  27. Alexandra  29/11/2014 - 01h48

    Oi Jú, tem progressiva de ácido glioxílico que antes da escovação e prancha é retirado todo o produto com água para depois escovar e pranchar.Será que ainda assim fica resíduo no fio liberando gás toxico?

  28. ana Luísa Montenegro  19/12/2014 - 18h51

    Oi ju, gostaria de saber sobre a escova ubeliss(avlon) tenho luzes e gostaria de fazer será que amarela.

  29. Tatiane  12/02/2015 - 19h13

    E a Escova London? Ela tem formol ou derivados? A maioria das celebridades usam e é a queridinha delas.

  30. nara regis  19/02/2015 - 13h01

    eu quero saber se a escova nutrilipidica da italian contem algum ativo como acido glioxilico

  31. Solange  25/02/2015 - 14h37

    Oiii ju tudo bem? isto que vc falou é vdd mesmo.E acho muito legal da sua parte que vc traga essas informações para nós. Olha gostaria de saber qual é a progressiva mais segura… e o que vc me diz da definitiva?
    Beijinhos desde já obrigada!

  32. graça da silva pedroza  12/03/2015 - 21h21

    Olà pessoal è a terceira vez que uso a escova disciplinante liso progressivo da alfaparf na caixa ja diz que è sem formol e sem parabeno .Mas no fundo da caixa em letrinhas miudas encontrei a palavra glioxylic acid .mas o fato è que naõ arde nos olhos naõ tem cheiro forte e nem arde no couro cabeludo. Resultado meu cabelo está liso sem volume sem frizz e macio simplismente adorei .E tudo isso por 25.00 reais .

  33. marcia lorena  14/03/2015 - 20h05

    Olá ju!
    acompanho muito o seu site e ano eu gostaria de saber se tem alguma selagem ou tratamento que nao danifique tao cabelo?
    Obrigada ju

  34. Mariana Braga  18/03/2015 - 10h03

    Bom dia Ju !!!

    E sobre as escovas progressivas a base de ácido hialurônico???

  35. Andreia Fernanda Sousa  06/04/2015 - 06h44

    Oi ju porque não tem resposta da escova exo já venho lendo todos seus comentários quero muito usar mas nunca vc responde a respeito da mesma por favor da um retorno à respeito dessa escova

  36. Ana Lázara  08/04/2015 - 23h31

    Olá!
    Jú,estou perdida comprei um alisamento gradativo da yellon,a base de ácido glioxílico olhando os comentários estou assustada. pois já usei tres vezes, qual o risco que estou correndo me diz qual os produtos compativeis e qual a sua opinião a respeito de eu estar mudando para um produto a base de ácido tioglicólico me ajude por favor e quanto tempo tenho que levar para fazer a mudança do produto?

  37. Mary  15/04/2015 - 18h34

    Olá, gostaria de saber sobre a progressiva da Bortoletto, vc sabe alguma coisa sobre esse produto dessa marca?

  38. Patricia  13/05/2015 - 17h52

    Ju, existe alguma escova que não tenha formol?

  39. izabel  19/05/2015 - 12h28

    Olá gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre a progressiva monoi da nutra hair.

  40. valeria  15/06/2015 - 13h42

    Progressivas q contém ácido hialurônico é igual as outras q libera o formol na chapinha

  41. Jaqueline  11/07/2015 - 23h45

    O BOTOX platinum da magnific Hair tem formol ? Tem problemas sérios se usar ?

  42. Adriana  20/07/2015 - 14h49

    Boa tarde!
    Poderia me informar se a progressiva agimax Kera X tem 0,2% de formol regulamentado pela avisa e sobre o botox da agimax pode me informar algo, bjs

  43. Katy  10/08/2015 - 17h25

    Ju vc conhece a escova progressiva da ng de france? http://ngdefrance.com.br/linha-profissional/liss-fast/
    diz ser a 1ª ser registrada pela anvisa com grau2
    vc conhece?

  44. Aline  10/09/2015 - 20h27

    Boa noite Ju gostaria de saber detalhes da progressiva da empresa up essência.
    Chama se up liss.
    Dizem que não contém formol e ser natural pois contém 7 óleos essenciais e o princípio ativo é a csrbosisteina. MAS TEM NA COMPOSISAO Otbm acido glioxilico.

  45. Debora  04/10/2015 - 17h09

    Oi Ju quero alisar meu cabelo , ele ta seco frisado e com volume , qual produto eu uso , pensei em fazer progressiva maxx da forever ,mas contem formou e agora o que faco , aguardo obrigada

  46. cristiana  16/10/2015 - 20h18

    Oi, você conhece a bioplastia de oxotanina 100? pergunto ao fornecedor qual é o acido usado, ele diz que é oxotanina.

  47. Amanda Ventura  18/11/2015 - 18h51

    Ju qual o produto que você usa para manter os fios lisos?

  48. aline  10/12/2015 - 14h52

    Ju, o que vc diz dessa composição?
    É da escova progressiva Protect Liss Redutor de Volume e Cachos Gold Black Amend
    Existe alguma escova de fato sem formol?

    Aqua, Glyoxyloyl Carbocysteine, Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, Triethanolamine, Cetearyl Alcohol, Cyclopentasiloxane, Behentrimonium Methosulfate, Shea Butteramidopropyltrimonium Chloride, Shea Butter Cetyl Esters, Parfum, Hydrolyzed Silk, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Panthenol, Polyquaternium-67, PEG-90M, Phenoxyethanol, Butylphenyl Methylpropional, Linalool, Hexyl Cinnamal, Silanetriol, Imidazolidinyl Urea, Dimethiconol, Dimethicone Crosspolymer, Sodium Benzoate, Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone.

  49. Silvia  19/12/2015 - 10h34

    Ju Lopes. Acabei de entrar no seu face, entendi tudo, vc é mais uma blogueira que vende produto e lucra muito com suas verdades, pensei que era sério. Duvido vc publicar o que enviei sobre o Acido Glioxílico, nunca vai publicar.
    Perdi meu tempo

    • Ju  19/12/2015 - 11h18

      Oi Silvia, tudo bem?
      Engano seu, linda, eu não vendo nenhum produto, o que nós fazemos aqui é resenha, e se você quer negar o que a ANVISA diz, bom, aí você me dê um parecer de um químico que não esteja vinculado a nenhuma marca de cosméticos. Beijinhos

  50. Beta  28/12/2015 - 12h59

    Ola, boa tarde…. Estou querendo comprar a selagem plastica dos fios da cadivel que diz ter na composição acido glioxilico. Ela é boa??? recomenda??

  51. M.ª Gleice Moraes  29/12/2015 - 16h48

    Ju, gostei muito de seu post e gostaria que me tirasse uma dúvida enorme, venho dando progressiva em meus cabelos que contêm o ácido glioxílico(Inoar Argan System), será que posso mudar para o tioglicolato até para poder ter meus cachos de volta através de um permanente afro??? Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo de uma breve resposta!!!

  52. Thiago Lima  24/01/2016 - 04h46

    Ju, parabéns pelas informações responsáveis e embasadas que voce passa aos internautas do site (principalmente acerca de compostos químicos, como o formol e o ácido glioxílico) que podem comprometer a saúde dos usuários.

  53. Rosana Guedes  25/01/2016 - 20h28

    Oi Ju, estou bem preocupada com esse nome Ácido Glioxílico pois descobri semana passada que a plástica dos fios da cadiveu que uso mais de dois anos contem esse acido.
    Será que teria algo tão bom pra os cabelos que eu possa substituir? tenho medo de fazer mal … mas uso de 4 em 4 meses … meus cabelos ficam brilhantes e controla o frizz.

  54. Livia  20/02/2016 - 09h07

    Adorei as dicas, me foi muito útil

  55. Simone Rodrigues  24/02/2016 - 22h50

    Oi meu cabelo era cacheado. Comecei fazendo selagem de Ouro da Clorofyla. Conhece? Já faço faz bastante tempo. Quero parar e quero que ela volte a ser cacheado. Como faço? Me ajuda. Bj

  56. Dalila França  02/03/2016 - 12h04

    Gostaria de saber se o gás liberado pela aplicação do ácido hialurônico associado a chapinha é nocivo e que gás é?
    Dalila

  57. maria bernadete carlos severino  27/04/2016 - 18h13

    Eu ontem usei essa escova de carbocisteina e quero saber porque não precisou de alizante e hoje estava com apressao alta

  58. Mirelle  12/05/2016 - 10h32

    se possivel gostaria de saber o que voce acha da progressiva enze ela é a base de acido glioxilico?

  59. [email protected]  19/05/2016 - 16h40

    Oi gostaria de saber se é melhor uza amônia ou guanidina é melhor do que as progreciva q tem formo

  60. [email protected]  19/05/2016 - 16h57

    Oi gostaria de saber se é melhor uza amônia ou guanidina é melhor do que as progreciva q tem formo gostei muito das tuas explicação

  61. Stefani  06/06/2016 - 10h54

    O que você acha da selagem passion a base de acido glioxilico? meu cabelo é encaracolado meio liso e estou querendo fazer essa selagem. Indica?

  62. Janaina  14/06/2016 - 21h25

    Boa noite ju. Estava lendo seu blog sobre ácidos em escova progressiva penso o mesmo que você. Mas nos comentário sobre isso tem uma menina a Bruna Bussular colocou que usou um reconstrutor que alisou o cabelo dela,que nao tem ácidos que ela mandou o nome pra você. Você sabe me dizer que produto foi esse?

    • Ju  15/06/2016 - 06h49

      Oi Jana, tudo bem?
      Não sei qual é, vou me informar!
      Beijos

  63. Juliana  20/06/2016 - 16h33

    Olá Ju…meu cabelereiro faz realinhamento capilar com o produto royal look. Já ouvir falar?

    • Ju  20/06/2016 - 18h57

      Conheço não, Ju!

  64. Lud  28/06/2016 - 14h17

    Oi linda , eu gostaria de saber o que você usa no seu cabelo. Qual produtos ? Obrigada

  65. Caroline Dutra  14/07/2016 - 20h52

    Oi, Ju! Tudo bem? Entendo sua preocupação, porque também sou bem encanada com tudo o que uso, estou há dois dias conversando no atendimento ao consumidor da amend, pois uso a escova da marca que tem esses dois componentes Carbocysteine, Glyoxyloyl Keratin Amino Acid. Eles me garantem que esses componentes não agem como ácido glioxílico, liberando formol em altas temperaturas. Mostrei para uma amiga recém-formada em química, ela disse que pode ser que libere, mas em uma poroporção muito menor, porém ela não especialista nessa área. O que vc acha?

  66. Miriã  20/08/2016 - 14h54

    Boa tarde Ju.. Estou há meses sem química porque meu cabelo passou por química desde os 18 anos, hoje tenho 27. Já fiz escova com e sem formol. Fiz com ácido glioxílico da última vez, em março deste ano, e meu cabelo ressecou muito. Estou há meses pesquisando sobre alternativas para domar os fios até que sejam recuperados para uma nova progressiva (porque não gosto do meu cabelo cacheado, respeito quem pensa de forma contrária). Vendo seu post, me desesperei.. Qual escova hoje em dia não tem formol? O que vc indica para gente como eu que não vive sem alisamentos? Beijos. Adoro seu blog.

  67. Matheus V  01/09/2016 - 09h20

    Ju primeiramente parabéns pela postagem, falou tudo. Sou Químico Industrial e trabalho com cosméticos a 10 anos sou especialista em Alisantes Capilares e as empresas que trabalham com Acido Glioxilico estão completamente irregulares, basta verificar o comunicado da ANVISA. Muitos questionam se libera ou não formol, mas esse não acho o ponto principal. Vamos comentar do pH desse produto que gira em torno de 0,80 a 1,30. No manual de Segurança para produtos cosméticos o minimo permitido é ph 2,00. Imagina a cliente vai no salão e faz uma progressiva sem formol com o pH 0,80 e depois faz luzes com pH próximo de 10, a variação é muito alta, acontece acidificação da fibra capilar, com o tempo a fibra capilar estará toda “desgastada” por esse tipo de procedimento. Fica a dica e mais uma vez parabéns pela postagem.

  68. Adriana  15/09/2016 - 12h43

    Ju, eu uso essa progressiva com ácido glioxílico e o meu cabelo está todo quebrado e caindo muuuuuito, será que vc poderia me indicar uma progressiva que não querbrasse tanto o cabelo? Obrigada!

  69. Amanda dos s.corrreia  30/09/2016 - 23h24

    Vi vc já pesquisou sobre a Salvatore Gold spray e vc já tem alguma progressiva que seja indicada sem causar danos a saúde

  70. yslanea bartoso  06/10/2016 - 20h05

    A inoar tem a brazilian afro progressiva com acid glyoxylic .

  71. yslanea battoso  06/10/2016 - 20h13

    E agora ju? Faço alisamento com tiogçicolato um alisante da essenza e depois o cabelereiro passa a l’avancee de pimenta . As vezes descama o couro cabeludo. Eu nao quero mais fazer queria apenas tirar o volume . Me ajuda me passa uma indicação .

  72. yslanea barroso  06/10/2016 - 20h16

    Me da uma indicação de escova que nao tenham esses componentes que fazem mal

  73. Camila  14/10/2016 - 12h09

    Bom dia
    Como faço para a Anvisa fazer um teste no produto que eu desejo utilizar, para ter certeza que nao tem nenhum risco a minha saude??

    Queria usar uma mascara reconstrutora de fios mas tenho medo de ter algum agente alisante e me faça mal.

  74. TATIANA DE SEIXAS DA SILVA  16/10/2016 - 11h39

    Olá Jú, obrigado viu! Logo preciso pintar os meus belos finíssimos, então qual o redutor que podemos usar?? O Que seria menos pior Hidróxido de sódio que não exala se a fumaça da morte, o acido glioxílico ou carbocisteína?? PELO AMORR…

  75. Diana  04/11/2016 - 22h28

    Olá Lu Lopes gostei do seu post essa é minha opinião e sou cabeleireira gostaria de saber porque qdo usamos produtos qualificados tudo certinho pela anvisa formol com até 0,2% ou até as progressivas feitas de ácidos as clientes retornam reclamando q não alisou. Será q acaba existindo esses produtos perigosos por que muitas pessoas não se importam, a vaidade é tanta q querem arriscar a vida ? Gostaria q as progressivas acabassem.

  76. Renata Barbosa Baiano  06/11/2016 - 19h39

    Boa noite Ju.
    Existe no mercado, alguma escova q alise que não cause danos a saude, do cliente e profissional?
    Deus abençoe.
    Ob

  77. Cleber  19/11/2016 - 10h52

    Na escova progressiva brazilian keratin da e Cosmetics
    Nos seus princípios ativos tem formol ou derivados, pq
    Vendem dizendo que não tem
    Aguardo sua resposta

  78. Vilma  24/01/2017 - 07h59

    Juu me responde por favor se o ácido láctico tb libera formol qdo usado em altas temperaturas?? E o q é o esse ácido??

  79. Vilna  24/01/2017 - 08h01

    O q é ácido láctico?? Ele libera formol?

  80. Socorro pontes  29/01/2017 - 16h45

    Boa tarde ju. Me responde uma pergunta ? Tenho cabelos louros e descoloridos muito finos e faço progressiva, ele é alto ligeiramente ondulado. Qual escova vc me indica? Pq tem tantos nomes e marcas. Atualmente passei a G Rair da Inoar para louras ,acho que ela contém formol ou derivados mais não Arde nos olhos , nem tem cheiro forte. O que vc acha formol ou ácido gliocilico? Ótima tarde aguardo resposta. Abraços

  81. Leyany Mayara  05/02/2017 - 14h18

    Bom Dia, tem algumas progressivas ( como da infinita cosméticos, prime one, acido glioxilico) que no passo a passo o secador e chapinha só entram após o produto ser enxaguado nos cabelos. Ainda assim libera o formol?

  82. marcia  16/03/2017 - 17h38

    BRUNA BUSSULAR 22/05/2014 – 15h25
    Ju, eu usei aquele produto que pensei que fosse progressiva, até que mandei por email pra vc e vc falou que não nenhum ativo alisante, e na verdade é um Reconstrutor, lembra??
    Então, a parada é sinistra viu? Alinhou horrores meu cabelo (hoje eu posso deixar ele secar ao natural), as ondas ficam no lugar e bem suaves e se eu secar no secador parece até que passei chapinha. Vai entender o que aquele produto faz!!! rsrsrs
    Fora que o cabelo ficou uma coisa divinaaa!!
    Vou analisar quanto tempo o bendito dura esse efeito no hair e te falo. Pq se durar um bom tempo (como já tem 6 meses no cabelo da minha amiga), é um mega achado né?
    Bjuuu

    JÚ QUE PRODUTO E ESSE QUE ELA FALOU?

  83. Roberta Braga  27/03/2017 - 15h03

    Oi Ju, tudo bem?
    Me ajuda, tenho a progressiva da Cadiveu Plástica dos Fios, que diz não ter formol e ser a base de ácido acético (o mesmo do vinagre), mas to com medo de ter algum formol disfarçado. Se não tiver, vc saberia me dizer como o ácido acético funciona nos cabelos? Pelo que sei ele tem o poder de selar e não de alisar.
    Queria te enviar a foto da composição, como faço?
    Beijos!!

  84. Natalia  30/08/2017 - 08h15

    Ju
    Tentei achar aqui nas perguntas pra nso ser repetitiva mas nao achei. O que vc acha das escovas a base de ácido latico. Li que nao libera formol mas queria saber se é tao perigoso qusnto o glioxilico. Obrigada
    Aguardo ansiosa sua resposta

  85. Francisco Neto  09/09/2017 - 12h41

    Olá, amei seu post. Recentemente comprei um botox da GHair no Beleza na Web e fiquei chocado. Na composição do produto além de ter formol tinha o ácido glioxílico e nenhum momento na página da compra tinha especificando que tinha essas coisas na composição, fiquei chocado.

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…