13.09.2014

#100DiasDeBeleza: E Desde Quando Beleza Tem Padrão?

Um dia, não se sabe quando, alguém  que não tinha muito o que fazer (só pode, né?) definiu que bonito mesmo era ser magra. Magra não, pele e osso, e se o osso se sobressair tratem de mandar pra mesa de cirurgia. As baixinhas não teriam vez, e bonita mesmo era a mulher loira, de olhos azuis ou verdes, lábios carnudos, nariz pequeno e mais uma lista de exigências.

Não se enquadra nisso? Mas que absurdo! Trate de fazer dieta, de passar fome se preciso for, de malhar o dia todo, de fazer todos os tratamentos estéticos possíveis, se jogue nas mãos do cirurgião, do dermatologista, do cabeleireiro e só saia de lá nos padrões aceitáveis, porque aí, quem sabe assim, você consiga deixar de ser invisível.

padrão de beleza

Parece absurdo né? Mas o bombardeio diário que é feito pela mídia (com raríssimas exceções), de mulheres impossivelmente perfeitas “pede”, direta ou indiretamente, isso. E com isso nós, mulheres reais, perdemos completamente a perspectiva do que “devemos ser”, e a partir daí nada, absolutamente nada, parece bom o bastante, porque, vamos raciocinar, como “competir”com isso, gente?

Como se olhar no espelho e se achar incrível se a moça da revista ao lado nem poros tem? Não tem poros, não tem celulites, estrias, manchas… Na verdade ela não tem nada, porque ela sequer existe, não passa, em último grau, de uma manipulação de um programa de imagem…

padrão de beleza

A irmã de uma das minhas melhores amigas é modelo, dessas famosas, e um dia ligou pra casa, do alto dos seus 18 anos, aos prantos porque, pasmem, queria ser como ela era no editorial da revista. Ela queria ser ela depois de “editada”. Ela, assim como milhões de meninas e mulheres no mundo, queria o padrão impossível.  Vocês têm noção do que é isso?

Pois é isso que essa padronização burra da beleza faz. E faz mais, porque gera uma busca desenfreada por uma beleza irreal e inalcançável que é sim uma das grandes responsáveis por essa epidemia de baixa estima e de insatisfação que atinge mulheres do mundo inteiro.

padrão de beleza

E já que não dá pra “parar o mundo e pedir pra descer”, o que a gente deve fazer todos os dias é tentar não se contaminar com tudo isso, é valorizar a nossa beleza, o que nós temos de melhor, e o que nós temos de melhor é infinitamente mais bonito do que essa beleza fabricada que a gente, por vias tortas, tanto deseja.

Beleza não é um conjunto de traços perfeitos. Beleza é aquele “quê” de mágica que ninguém consegue explicar, e essa beleza não dá pra comprar e o tempo não consegue apagar, porque ela vem de dentro, e ilumina, e exala, e encanta…

padrão de beleza

Então, pare de tentar se enquadrar no que quer que seja, esqueça essa baboseira de padrões e olhe, com todo o amor do mundo, pra si mesma. Se olhou? Então trate de redescobrir o tanto de beleza que você tem aí e se apaixone perdidamente por si mesma, pela mulher incrível que existe aí dentro e que você ainda não consegue enxergar!

Beijos e bom final de semana! Ah, pra acompanhar os outros posts dos #100DiasDeBeleza é só clicar aqui!

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. Eliane Rocha  13/09/2014 - 16h25

    Arrasando como sempre, adorei as reflexões principalmente essa de que a beleza está em uma boa gargalhada! Concordo plenamente!
    Bjossss

    • Ju  14/09/2014 - 10h36

      :) que bom que gostou Liu!

  2. Magali Stanck  14/09/2014 - 14h24

    Ju concordo com todas as suas palavras. “Beleza está nos olhos de quem vê”, somos belas da forma como somos e não teriam graça alguma se fossêmos todas iguais. Infelizmente muitas e muitas mulheres sofrem com a própria imagem e não se aceitam, mal sabem elas que o poder vem de dentro delas mesmas e que o amor próprio transforma tudo a nossa volta. Sei que sou muito nova e que nem tenho experiência de vida, mas aos poucos tenho me descobrido e venho percebendo mais minha força interior, tenho muito a descobrir, a vida é assim, cheia de mudanças e transformações, e que bom não é mesmo?!Mais uma vez digo parabéns pela iniciativa desses #100diasdebeleza e que muitas mulheres tenham a oportunidade de ler seus posts e refletir sobre si mesmas. Beijos minha linda e que Deus te ilumine sempre! <3

    • Ju  14/09/2014 - 18h00

      Oi Ma!
      Exatamente isso… E obrigada, viu? Beijo enorme pra você !<3

  3. deisinha  14/09/2014 - 17h12

    Eu adorei a postagem.Parabéns.

  4. Eleni  15/09/2014 - 08h05

    Ju,que legal as suas palavras, assim todas podemos nos sentir bonitas, e a auto estima aumenta.Obrigada e Parabéns!!!

  5. Audrey Betarelli  15/09/2014 - 12h27

    Sábias palavras, Ju!
    Adorei o texto.
    Há anos sofria muito com baixa auto estima, devido ao meu nariz ser extremamente grande. Eu era meio que um ponto de referência: “Ahh, a Audrey? É aquela nariguda ali!”… aquilo acabava comigo.
    Até que resolvi o problema (do nariz) e fiz uma plástica. Achei que ia resolver, e que nada… continuei com baixa auto-estima por uns meses. O nariz ficou perfeito.
    Agora, lendo e relendo umas 500 vezes todos os textos que vc posta aqui nos “100 dias de beleza”, minha auto estima tá começando a voltar!!! Graças a você, Ju! Só tenho a agradecer eternamente por vc existir e nos dizer coisas que realmente valem à pena!!!
    Bjos, e excelente semana pra vc!

    • Ju  15/09/2014 - 15h13

      Audrey, super sei como é isso… A gente acaba virando “referência” né? Péssimo!
      Mas fico feliz demais em saber que, de alguma forma, isso ajuda, porque também me ajuda muito, sabia? rsrs
      Boa semana pra vc minha flor! E ó, você é linda!
      Beijos

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!