16.06.2015

Como Renovar Botas de Couro?

Eu amo botas, pena que só consiga usar no inverno, porque aqui o calor é tanto que não dou conta de usar nada “fechado” o resto do ano, sabe? Daí minhas botas acabam “entulhadas” no armário por 9 meses, mais ou menos, mas a cada 3 meses uso umas diquinhas que aprendi pra renovar botas de couro e evitar que elas estraguem.

E a coisa é simples, viu? Basta fazer a limpeza e a hidratação, e quando necessário a renovação da cor. Claro que o ideal é levar a peça numa loja especializada, mas aqui em Jee não tem isso, então tenho que me virar! rs

como renovar botas de couro

1. Limpeza

O primeiro passo é remover as sujeiras da superfície, e aqui já vai uma dica pra prevenir ao invés de remediar: sempre que usar seus sapatos/botas, limpe-os quando chegar em casa. Mesmo que a gente não perceba, sempre fica uma poeira ou sujeira ali, então o ideal é chegar em casa e limpar o calçado com uma flanela levemente umedecida (não é pra molhar o couro!) e deixá-lo secando na sombra.

Mas, se você não tem o costume de limpar suas peças e elas já estão um bagaço, comece o processo de renovação com uma limpeza feita com flanela umedecida e deixando o calçado secar  (na sombra, sempre!) em seguida.

Um sapateiro aqui de Jequié, que não encontrei mais,  me explicou tempos anos atrás que existem óleos detergentes que limpam o couro, inclusive a gordura que fica na superfície, e eliminam as bactérias e os fungos, o que evitaria que a peça estragasse com o passar o tempo, mas nunca consegui achar esse tal óleo.

como-renovar-botas-de-couro

Apesar de não ter encontrado o óleo, encontrei o Renovador de Couro da Allchem (resenha aqui), que é indicado pra limpeza, brilho e proteção, e ele quebra o maior galho na manutenção dos meus sapatos, botas e bolsas.

Ah, e nem pensem em usar detergente ou álcool em peças de couro, viu? Não pode!

2. Hidratação

Com a peça limpa e seca, vamos pra segunda etapa: a hidratação!

Já me falaram que nas lojas especializadas o processo de hidratação do couro é feito com alguns produtos específicos, a base de óleos naturais, mas o que mais uso é a tal da vaselina, preferencialmente líquida.

Ela é vendida em farmácias (falei da Vasenol nesse post aqui, mas é uma “geleia”), é barata e funciona bem demais, mas não pode ser usada em camurça e em “couro cru”, tá?

como-renovar-botas-de-couro

Pego uma flanela seca, coloco um pouco de vaselina e esfrego na peça toda em movimentos circulares. Após 30 minutos, uso um pano seco pra remover algum excesso e pronto, a peça fica “de cara nova”!

Já usei Creme Nívea (post aqui), aquele da latinha azul, algumas vezes, mas prefiro a vaselina.

3. Renovação da Cor

O processo de renovação da cor deve ser feito naquelas lojas especializadas, porque elas usam produtos que realmente pigmentam o couro, sem ressecar e deixando a peça “como nova”.

Mas, quando algum sapato que tenho ganha um risquinho ou um desbotamento pequeno, tipo no “bico da bota”, uso aqueles Nugget com cor! O intuito deles é dar brilho e proteger, mas se o desgaste for pouquinho e a gente comprar na cor certa, dá uma boa disfarçada e renova a cor, sabe?

como-renovar-botas-de-couro

Isso é o que vem funcionando bem nas minhas peças, mas se vocês tiverem alguma outra dica, mandem aí!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
1 comentário
  1. Edilaine Freitas  16/06/2015 - 12h49

    Essas dicas valem ouro vou anotar aqui e com certeza vou botar a mão na massa rsrsrs valeu Ju

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo