04.09.2015

Unhas Fracas: Dicas para fortalecer as unhas!

Da última vez que pedi sugestões de posts lá na Fan Page, várias de vocês reclamaram de unhas quebradiças e pediram dicas para unhas fracas, daí resolvi fazer um post com dicas para fortalecer as unhas, porque né, ninguém merece ficar com as unhas “lascando”!

Unhas fracas: quais as causas?

As unhas podem ficar fracas por vários motivos, desde alterações na dieta até doenças dermatológicas como micoses e psoríase, passando por hábitos ruins, como roer as unhas, manipular produtos químicos e muitas outras coisas.

É preciso, então, verificar o que está “por trás” do problema, porque só eliminando a causa é que a gente soluciona o problema, sabe? E isso quem faz, via de regra, é um dermatologista, mas é claro que você pode dar uma forcinha evitando fazer coisas que a gente sabe que enfraquecem as unhas.

unhas fracas

Unhas fracas:  elimine as causas!

Pra quem não sabe ainda o que pode enfraquecer as unhas, olha aqui uma listinha de coisas a evitar/maneirar:

  1. Cuidado com o esmalte! Use apenas esmaltes de qualidade, preferencialmente de marcas já conhecidas e produtos que sejam hipoalergênicos, pois eles costumam ser menos agressivos às unhas. E se as suas unhas não estiverem saudáveis, dê um tempo no uso do esmalte pro problema não piorar!
  2. Evite o uso de acetona! A acetona é extremamente agressiva e resseca as unhas, o que propicia aquela descamação chata e a quebra. Então, opte por removedores de esmaltes, e escolha os que contenham substâncias hidratantes e/ou fortalecedoras, porque ajuda nunca é demais! rs
  3. Mantenha as unhas hidratadas! Sim, meninas, as unhas também precisam de hidratação, porque sem isso elas quebram mais facilmente.  No mais, manter as cutículas bem hidratadas é essencial pra saúde das unhas! Gosto muito de usar uma misturinha que é maravilhosa pra afinar as cutículas, já que evito tirar, e hidratar as unhas, e ensinei como fazer nesse post aqui, mas a Cera Nutritiva da Granado é uma boa opção, assim como  o Bepantol e os hidratantes para mãos, sobretudo os que contém ureia, manteigas e/ou óleos vegetais. Ah, e não dá pra esquecer do Deep Comfort Hand and Cuticle Cream, da Clinique, tão bom quanto caro! rs
  4. Mantenha as unhas lixadas e cortadas! É muito importante lixar e cortar as unhas, pra tristeza de quem ama unhas enormes, pois isso remove justamente a parte mais frágil, que quebra com mais facilidade.  O “corte” precisa ser retinho nos cantos, e a lixa é importante pra deixar a ponta mais uniforme, o que evita que as unhas “lasquem” facilmente.

Luvas: Use!

Use luvas nos serviços domésticos! O uso de detergentes e produtos de limpeza são abrasivos e muito agressivos para as unhas, assim como ficar muito tempo em contato com a água quando lavamos pratos ou pra quem não usa a máquina para lavar roupas, então o uso de luvas impermeáveis é essencial pra evitar que as unhas fiquem ainda mais frágeis e descamativas.

unhas fracas

Como anda sua alimentação?

A primeira coisa a se perguntar quando notar que as unhas estão mais frágeis, descamando ou quebrando facilmente, é como anda a sua alimentação, porque embora essa não seja a única, é uma das principais causas do problema.

É que a gente come muita besteira e, em muitos casos, acaba tendo deficiência de vitaminas, minerais e demais nutrientes essenciais, inclusive proteínas. Como as unhas são formadas basicamente por queratina, ou seja, proteína, uma dieta pobre em proteínas vai interferir na saúde das unhas, que ficarão frágeis e quebrarão com facilidade.

Aposte numa dieta equilibrada, e invista com força em alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas, sobretudo as do complexo B.

Biotina para unhas fracas: é tudo de bom!

Na grande maioria dos casos, o principal tratamento para unhas fracas é a suplementação de Biotina, que também é tudo de bom para os cabelos e a pele, estando presente, inclusive, em quase todos os suplementos pra estimular o crescimento dos fios, inclusive no Pill Food que eu tanto amo, e já falei mais sobre essa bonitinha nesse post aqui.

Dá pra manipular facilmente a Biotina em farmácias de manipulação, e através da dieta também é possível alcançar os níveis ideais de Biotina, é só aumentar a ingestão de leite, nozes, peixes, levedura, fígado e gema de ovo.

3 Dicas certeiras para fortalecer as unhas

unhas fracas

1. Invista numa boa base fortalecedora!

Não dá pra aplicar o esmalte sem usar antes uma base, porque ela ajuda a criar uma barreira de proteção que evita que o esmalte, que é mais agressivo, entre em contato direto com as unhas. Melhor ainda se essa base for fortalecedora, porque além de proteger, elas “endurecem” as unhas, evitando a quebra e ajudando na recomposição da sua estrutura.

Existem várias bases fortalecedoras disponíveis, mas a Base Fortalecedora da Risqué faz sucesso aqui no blog e já apareceu em muitos Top 10 da leitora e também no “melhores do ano”, onde vocês escolheram os melhores produtos para unhas (veja aqui).

2. Fórmula para unhas fracas

Tempos atrás compartilhei a fórmula de uma base para unhas fracas lá na Fan Page, e disponibilizei aqui no blog também (post aqui) e até hoje tem gente que vem dizer o quanto ela é boa, porque não só fortalece as unhas, mas combate o ressecamento e evita que as unhas fiquem descamando e lascando, sabe?

Ela custa, em média, R$15,00, rende muito e pode ser formulada em qualquer farmácia de manipulação, basta que você leve a composição, que é essa aqui:

  • LN2 5%
  • Biocalcium 1%
  • Prodew 1%
  • Pure Intense 0,3%

unhas fracas

Óleo de cravo Para unhas fracas

O óleo de cravo ajuda sim as unhas fracas, mas não é aquele óleo de cravo que você compra na farmácia, e sim o óleo essencial de cravo, que deve ser diluído em algum óleo vegetal (3 gotinhas pra 10 ml) ou misturado em algum hidratante (poucas gotinhas, porque ele é muito forte) e aplicado nas unhas sem esmalte ou base.

Funciona bem quando as unhas estão frágeis e descamativas, mas é preciso, no período de tratamento, evitar o uso de esmaltes ou base, ou, caso deseje usar, aplicar o óleo de cravo antes.

E vocês, conhecem mais alguma dica? Quero saber!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Angelica M,ª Martins Ornelas  04/09/2015 - 13h37

    Olá !
    Tenho duas dicas ótimas, uma é colocar um cravo dentro da base
    e outra é colocar um pedaçinho de alho !
    Abraço !

  2. Elidiane Oliveira  04/09/2015 - 13h40

    Amei o post Ju! Era justamente isso que precisava! Minhas unhas nao estão crescendo fortes e logo lascam e quebram. Vou rapidinho comprar uma base fortalecedora, removedor de esmalte e claro o pill food porque o meu acabou um tempão já. Já estou viciada no blog e nas suas dicas de ouro. Obrigada por nos ajudar, lindona! Beijos

  3. Karla  04/09/2015 - 13h52

    Oi Ju, Tudo bem??
    Me indicaram essa base da YNC, estou usando, mas ainda tem pouco tempo pra eu dizer alguma coisa, será que ela e boa mesmo? Já ouviu falar dela?

    Protect Nail: Base Niveladora e Fortalecedora

    Tratamento Intensivo – Base de tratamento com Partículas de Diamante e D-Pantenol de dupla ação: protege as unhas e duplica a duração do esmalte. Sua película protetora é super aderente, evitando manchas provenientes dos pigmentos do esmalte. Além disso, fixa o esmalte permitindo um acabamento uniforme. O D-Pantenol auxilia no espessamento da lâmina, reduzindo a descamação, proporcionando brilho natural e força.

    P.S: Amo seu Blog e suas dicas!!! Bjs

  4. Edilaine Freitas  04/09/2015 - 16h33

    Dessas dica que eu estava precisando pq a teimosa aqui usa e abusa de acetona e quer que as unhas resistam hahahaha adorei essa fórmula já vou correndo comprar pq ta osso minha unhas viu

  5. Bruna Souza  04/09/2015 - 17h18

    Oi Ju! Eu uso uma base manipulada já com óleo de cravo! Vi bastante diferença! Minhas unhas do pé que sempre descamavam. Agora estão lisinhas.

  6. Danny  04/09/2015 - 21h36

    Eeeeita que esse Blog consegue ficar cada dia melhor! Ju, és a MELHOR! Bjo no ❤

  7. Marina  06/09/2015 - 17h17

    Acho que os nutricosmeticos ajudam muito! Biotina é excelente para fortalecer as unhas. Outra dica é aquele produtinho da Mavala. Eu sei que muitas possuem receio ja que tem formol, mas eu perguntei pra minha dermato e ela disse que se vc nao tiver alergia, a utilizaçao esporadica nao faz mal, nao! Eu uso 1/2x por mes! Minha unha nunca mais lascou ou quebrou.

    Ju,
    Eu ameiiii seu blog, serio! Descobri faz pouco tempo e viciei!! Vc é uma fofa e muito simpatica. Uma duvida de cabelo. O meu é castanho escuro, virgem e fino. Queria tanto fazer aquele cabelo morena iluminada que tem aparecido por ai mas sinto tanto medo! Sera que arrebenta muito? Tenho medo pq meu cabelo é fino!!!

  8. Shey  08/09/2015 - 09h08

    Ju, parei de tirar a cutícula das unhas da mão e consegui isso só hidratando a cutícula e retiro com alicate apenas as pontinhas que aparecem para incomodar! E arrisco a dizer que elas não quebram mais como antes!
    A única coisa que ainda faço é usar acetona, mas da vou providenciar um removedor!!

    Ótimas dicas!

  9. Laryssa Rafaella Santos  03/10/2015 - 00h10

    Oi Ju, adorei seu blog e queria saber se essa base manipulada é aquela amarela e que deixa a unha amarela. Assim como você também sou louca por unha, maquiagem e cabelo. Rsrs… Obrigada! Parabéns pelo seu trabalho. Beijos

  10. Janaina  08/08/2016 - 21h01

    Fui em duas farmácias em BH, e disseram que está fórmula não existe é impossível, está fórmula está certa?

  11. Lilian  25/09/2016 - 10h08

    Ou Ou…vc já usou o mavala??? Os 2 Passos e o endurecedor??? Bjao

  12. Maria Jailda  04/03/2017 - 11h07

    Amei as dicas. Muito importante para ajudar as pessoas que tem unhas fracas. Parabéns

  13. Maria Jailda  04/03/2017 - 11h08

    Amei as dicas. Muito proveitoso

  14. […] adianto que se o seu caso não for esse, tem esse post aqui, com dicas super boas para fortalecer unhas fracas, já que as causas podem ser muitas: de alterações na dieta a micoses, passando pelo uso de […]

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Hoje chegou meu #ringlight do aliexpress, #jurovalendo tudo de bom, veio super rápido!
Levou 1 mês e 15 dias e paguei só 15 dinheirinho por ele. Tô mega feliz e satisfeita com a minha compra. Se alguém quiser o link do vendedor so.me pedir no direct que eu mando. .
.
.
.
.
.
.
.
#maquiagem #fotinho #iluminaçao #valendo #luz #maquiadora #sulbloggers #sublimmers
  • Unha da semana ✅
Sabe aquele esmalte que te deixa com mão de Rhyca?! Pois esse é o #Linho da coleção de esmaltes da #anahickmann ❤️
  • Busque ser feliz, sem ocultar a felicidade de ninguém! E e tô bem feliz com as marcas alcançadas pelo blog, só tenho a agradecer a cada um que dedicou alguns minutos do seu tempo para ler o que escrevo lá! Que venham mais coisas boas! Se você ainda não conhece o #BlogBelleAlmeida vai lá, tem link na bio 😘😘 #blogger #bloggerlife
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo