Vizcaya
23.10.2015

Dica de moda: o que pode ou não vestir?

Pode tudo o que você quiser, simples assim!

Faz tempo que perdi o ânimo pra ler revistas e blogs de moda, com raríssimas exceções, porque tudo aquilo me parece muito fora da minha realidade, porque tenho preguiça dessa loucura de “tem que ter” e, sobretudo, porque o “pode ou não pode” me faz perder a paciência.

O que pode é o que você quiser usar, o que te faz sentir bem e ponto final. Nenhum outro critério pode, sequer, ser sugerido, porque é o seu corpo, são as suas roupas, as suas escolhas, e ninguém tem nada a ver com isso.

Pois é, não deveria ter, mas, pelo visto, tem sim. E não tô falando mais de revistas e blogueiras de moda não, porque a coisa já ultrapassou os limites e agora, sem generalizar, claro,  até vendedoras de loja acham que podem decretar o que você pode ou não vestir, o que fica ou não fica bem em seu corpo. Pior, sem que você pergunte.

dica de moda o que pode ou não usar

É, minha gente, a síndrome de dona Maricota, que passa a vida na janela cuidando e opinando sobre a vida alheia, alcançou novos patamares.

Digo isso porque essa semana passei por uma situação, digamos, engraçada, e quando compartilhei lá na Fan Page vi que a coisa é muito pior do que eu, inocente, imaginava.

Entrei numa loja e fiquei olhando algumas peças quando uma saia midi com preguinhas chamou a minha atenção. Chamei a vendedora, que nunca tinha visto antes, e perguntei se aquela saia tinha em mais cores e na minha numeração. Ao invés de responder a minha pergunta, ela pegou a peça e disse que eu não deveria usar aquele tipo de saia porque não iria valorizar o meu corpo. Não satisfeita, foi além e disse que quem tem quadril largo não pode usar saia com pregas, e quem é baixinha não pode usar saia midi, porque corta o corpo e fica “feio”.

Se fosse num outro dia eu teria dado as costas e saído, mas nesse dia estava fazendo muito calor e eu realmente não me segurei… Delicadamente e sem alterar o tom de voz, eu fiz o seguinte questionamento:

– Eu te fiz alguma pergunta sobre o tipo de roupa que eu deveria usar, sobre o que fica melhor ou pior no meu corpo? Eu pedi a sua opinião? Eu perguntei se tinha a minha numeração e quais eram as cores disponíveis, e ao invés de responder o que eu perguntei, você acha que pode dizer o que eu posso ou não posso usar? Eu uso o que eu quiser, e não vou dizer o que você deveria fazer com a sua opinião porque não tenho paciência pra desenhar.

Depois disso dei as costas e saí, e acho sim que fui “grossa”, mas cansei de ter educação com gente sem noção, porque isso pra mim é falta de noção, é invasão, sabe? Como assim que uma pessoa que eu não conheço, que não pedi a opinião vem dizer o que eu posso ou não usar, gente? Até onde sei, é o meu corpo, e no meu corpo eu posso e devo usar o que eu quiser, o que tiver vontade, o que me fizer sentir confortável.

Sinto informar, mas quem tem que gostar do que estou usando (ou quero usar) sou eu, e se isso incomoda a quem quer que seja, o problema não é meu.

Claro que todo mundo tem “pontos fracos” ou coisas que não gosta em si mesmo, e não tem nada demais  querer disfarçar isso e valorizar os chamados “pontos fortes”. Eu, por exemplo, sempre quero coisas que me façam parecer mais alta e disfarcem meus bracinhos gordinhos, mas não vou deixar de usar camiseta ou saia midi por causa disso, e não posso permitir que um estranho venha dizer que não posso usar o que eu quero usar porque, na sua opinião, vai ficar feio.

Essa é uma decisão minha, é uma escolha minha, e a menos que eu peça a sua opinião, você deve guardá-la pra si. Foi isso, aliás, que aprendi ainda pequena, como uma daquelas lições básicas de educação. Fica a dica!

Beijos, Ju♥

 

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. MARCELA  23/10/2015 - 14h25

    Ju, você está certíssima. Não podemos ficar escravas da “moda”, do que as pessoas estabelecem como regra, certo. O mercado só quer vender. A roupa que usamos deve seguir o queremos e não o que as demais pessoas querem. Há tempos, queria escrever para dizer que seu blog é excelente. Te acompanho e acho demais. Bjão

    • Ju  23/10/2015 - 15h25

      Oi Ma, muito obrigada, meu amor! <3
      E ó, não aguento mais essa maluquice toda, querem ditar TUDO na nossa vida, não aguento! :(

  2. Thaís  23/10/2015 - 14h58

    Ju, seu blog é um dos poucos que ainda sigo! Do outro lado a gente sente que tem uma pessoa de verdade e não um manequim de loja. Me sinto acolhida e incluída (o que é muito difícil na blogsfera atual, já que a vida mostrada é sempre algo inatingível e não pertencente a realidade da maioria).
    <3

    • Ju  23/10/2015 - 15h28

      Thai, fico MUITO feliz em ler isso, de verdade, e acredite: eu também não me sinto acolhida nem incluída em 99% dos blogs, inclusive os que eu acompanhava, e isso é uma pena! Fico perguntando onde estão as pessoas de verdade, porque na internet só encontro pessoas perfeitas, com vidas perfeitas, relacionamentos perfeitos, tudo perfeito… Isso faz com que eu me sinta um ET, porque o que parece é que a gente nunca “faz parte”, né? Muito triste isso! :)

  3. Danny  23/10/2015 - 15h07

    ” a menos que eu peça a sua opinião, você deve guardá-la pra si. ” Pronto, disse TUDO! #digoerepitosempre

  4. Cindy Thais  23/10/2015 - 16h05

    Arrasou Ju !
    E como disse minha xara ai em cima, realmente, você é muito verdadeira, vemos que suas opiniões sao sinceras e que você é gente como a gente e nao busca simplesmente marketing como muitas blogueiras por ai !
    Adorei, te apoio e compactuo da mesma opinião !
    Amooooooooooooo pessoas verdadeiras e vc para mim é demais ! Adoro !

    • Ju  23/10/2015 - 16h06

      Cindy, sua linda, obrigadaaaa! <3

  5. Emanuella  23/10/2015 - 17h22

    Ju, mulher tu minha musa, verdadeira e de carne e osso, ultimamente vejo muitos blogs, mas, nem de longe se comparam ao Juro Valendo sabe por quê? Porque muitos blogueiras por aí dão umas de celebridades, só sabem, empurrar produtos que estão longe da nossa realidade e tem umas por aí que posam com umas roupas ridículas e se acham kkkkkkkk Quando crescer, quero ser igual a você!!! <3!!!

  6. Soninha  23/10/2015 - 17h36

    A-M-E-I sua atitude !!!
    O mundo tá muito chato !!!
    Todo mundo tomando conta da vida dos outros.
    Nos últimos anos eu tô numa vibe q uso o q eu quero (sim, confesso que no passado eu dava ibope prá opinião alheia);
    Tem dias q vou trabalhar de All Star, tem dias q estou com um saltão gigante, tem dias que estou de coque e cara lavada, tem dias que estou com uma make impecável.
    Meu único cuidado é quando sei que terei visitas importantes. Caso contrário, tô nem aí.
    Tô de saco cheio de regras (isso pode, isso não pode) – O povo do escritório deve achar q sou bipolar – kkkk
    Vou usar a frase das meninas do Coisas de Diva: “… use o que te faz bem.”
    Simples assim.
    Parabéns Jú !!!
    Use mesmo o q vc gosta e ponto final !
    Quem não gostar que não olhe, vire o rosto.
    bjs minha linda

  7. Camila  23/10/2015 - 22h05

    Apóiadissima!

  8. Roberta  24/10/2015 - 16h31

    Oi Jú, gostei do desabafo… Ultimamente tenho ficado mto de saco cheio com essa mania louca do mundo de dizer o q pode e o q não pode. Gosto de ficar atenta as tendências, mas sempre separo o q eu acho q funciona pra mim, e digo isso não apenas por forma física, mas principalmente pelo psicológico, de uma forma q eu esteja feliz com minhas escolhas… Os outros que se danem com suas opiniões. Bjsss

  9. Elidiane  24/10/2015 - 17h35

    É verdade Ju! A gente usa o que quer e ninguém tem nada que dá opinião onde não é chamado. Eu também fico muuuito incomodada com essas pessoas sem noção que ficam falando aquilo que não é dá conta delas! É irritante mesmoo!
    E se caso ficar feio ou não combinar, problema meu! Porque fui eu que comprei com meu dinheiro, eu que estou usando e não pedi a opinião de ninguém.

  10. bianca leal  24/10/2015 - 20h06

    Ju linda!!! Flor, vc poderia resenhar sobre o epsol color fps70 com cor? Eu uso o vichy, capital solere, mas o cheiro é muito forte. Preciso de alta proteção, tenho melasma e aqui em Sampa o sol tá de matar…. O que vc acha quando se passa um protetor solar sem cor mesmo, fps 50, mais sequinho, e depois aplicar um com cor, fps70, mas com cor por cima? Queria fazer isso, mas não sei se é desperdicio de produto…e tá tão caro… bj flor

    • Ju  26/10/2015 - 09h01

      Bia, vou procurar por aqui, pode deixar! :)

  11. Vera  25/10/2015 - 04h59

    Dá-lhe Ju!
    Você está certa: ninguém tem o direito de ditar a nossa moda, o que fica bem ou não.
    Já passei por isso muitas vezes mas não tive atitude para falar nada!
    Agora, minha flor, sai de baixo…rs…vou copiar!
    Beijos para Jequieenses…saudades do calor, da minha casa, das pessoas, de tudo, até do tédio que sentia quando morava aí sozinha, sem meus filhos e netinhos!

  12. Amanda  28/10/2015 - 14h32

    Certíssima Ju!

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…