Vizcaya
11.12.2015

Como Evitar Que o Ácido Irrite a Pele?

Truquezinho tudo de bom pra suavizar o efeito irritante do ácido!

Como evitar que o ácido irrite a pele? E o que fazer quando ele, teimoso, cisma de irritar? Perguntinhas das boas, que eu, viciada em ácidos, sempre me fiz, e sei que quem começa a usar, seja no rosto ou nas estrias, também se faz.

Como vocês sabem, sempre fui fã de ácidos, sobretudo do ácido retinoico [falei dele nesse post aqui], porque eles fazem muita diferença na pele e dão um resultado mais rápido, mas, como moro numa cidade muito quente, a coisa complica e agora só tenho conseguido usar no inverno, pois com o uso constante minha pele foi “afinando”, ficando mais sensível e irritando facilmente.

Mas, existem sim algumas formas de minimizar essas irritações e deixar a coisa toda muito mais confortável, e é tudo coisa simples, prometo! rs

como evitar que o ácido irrite a pele

Como evitar que o ácido irrite a pele?

Pra começo de conversa, ácido tem que ser usado com indicação e supervisão de um dermatologista, e isso é sério, porque eles têm contra-indicações e, no caso do ácido retinoico, por exemplo, a pele pode irritar, pode descamar, pode queimar, literalmente, então tem que ter acompanhamento, tem que saber como usar, tem que ter a indicação da concentração certa pro seu rosto e tudo o mais, sabe?

Já usei ácido no rosto e nas estrias, e pretendo voltar a usar quando o verão passar, e no início do tratamento tenho minhas “técnicas” pra evitar problema, porque, como aqui é mais quente e minha pele já está mais fina, tudo coça, tudo arde, tudo irrita.

Usando ácido nas estrias

No início do tratamento, pra que a pele vá se acostumando e não irrite, misturo, em partes iguais, o ácido retinoico (geralmente uso o Vitacid) com Bepantol e espalho nas estrias, porque aí a coisa fica menos irritante e mais hidratante. Já vi a dica de misturar com o Hipoglós também, mas entre o cheiro do Hipoglós e do Bepantol, sou muito mais o do Bepantol! hahaha

Outra coisa que ajuda é, no início, usar o produto em dias alternados, sempre com essa misturinha, mas converse antes com o seu dermatologista, que é a pessoa mais indicada pra te orientar.

Se a pele já está irritada, suspendo o uso do ácido por alguns dias e vou usando Bepantol e água termal até que ela fique “bem”, e só depois volto a usar do jeito que falei acima, mas a minha indicação, se isso acontecer é: fale com o seu dermato! É que isso tanto pode ser uma reação normal do ácido como uma alergia, e isso só seu médico vai poder identificar, né?

Usando ácido no rosto

Já quando estou usando o danado no rosto, no início do tratamento misturo a quantidade que costumo usar do ácido com 2 borrifadas de água termal ou de Bepantol Solução e aplico na pele, sempre em dias alternados, assim a pele vai se acostumando.

Claro que dá pra usar a versão Bepantol pomada no rosto, assim como dá pra usar a versão “solução” e a água termal nas estrias, mas minha pele, tanto do rosto quanto do corpo, reage melhor as misturas do jeito que falei aí, deixando o efeito do ácido mais suave, o que evita irritações, vermelhidões e coisas do tipo.

Sem esquecer, claro, que ácido deve ser usado, via de regra, de noite, e que o udo do filtro solar durante o dia é obrigatório, viu? Juízo, meu povo, rai ai! rs  Pra quem quiser saber mais sobre o Bepantol e suas formas de uso na beleza e nos cabelos, é só clicar aqui. E nesse post aqui tem mais 9 formas de usar a água termal na beleza.

E se você tiver alguma dica pra suavizar o efeito do ácido na pele, “faz favor” e divide aí, tá?

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Sandrinha  11/12/2015 - 17h43

    Ju, tirando uma dúvida: a água termal geladinha diminui a irritabilidade do rosto no uso da ácido ou basta usá-lo em temperatura ambiente?
    Quando inicio algum ácido começo com um fator menor e alterno os dias até a pele se acostumar, daí aumento progressivamente o fator. Sempre uso hidratante no dia seguinte juntamente com protetor solar potente e ainda uso chapéu ou sombrinha quando saio. :)

    • Ju  12/12/2015 - 10h29

      Sandrinha, ele sem gelar já reduz, mas geladinha é muito mais gostosa! rs

  2. ladyana  11/12/2015 - 17h59

    Ju me tira uma dúvida vc já usou o mousse da charmig gloss pra fixar cachos no babyliss ou só ondas queria comprar mais ñ sei se vai durar as ondas. bjs.

    • Ju  12/12/2015 - 10h28

      Lady, tem o link com a foto dele? Nunca consigo diferenciar direito os produtos da marca, as embalagens são iguais! rsrs

  3. Ana Mara  11/12/2015 - 22h11

    Tenho manchas ao redor do mamilos, e essa área por si só eh muito sensível e com ácido entao…!!! Usei água termal da Roche, muito boa!! Aliviou bastante a sensibilidade e ardência

  4. FLÁVIA TEIXEIRA  13/12/2015 - 19h33

    Oi Ju, você teve resultado do ácido nas estrias?

    • Ju  14/12/2015 - 17h46

      Fau, muito, é que sou indisciplinada, começo e paro, esqueço, mas o ácido retinoico ajudou bastante!

  5. Bruna  14/12/2015 - 10h45

    Era tudo o que eu precisava saber!! Já tenho o ácido em mãos, mas não comecei a usar ainda justamente porque estava preocupada com a irritabilidade, minha pele é muito sensível e até com esfoliação um pouquinho mais forte ela já fica ruinzinha. Obrigada Ju, vou tentar isso aí. Bjs!

    • Ju  14/12/2015 - 10h45

      Tenta e me conta, Bru! :)

  6. Bruna  20/12/2015 - 07h18

    Oi Ju, voltei! Usei o ácido ontem pela primeira vez (sem a água termal, pq comprei na Internet e n chegou ainda), mas eu não vi diferença alguma, é como se eu não tivesse passado nada, meu rosto não ficou vermelho, nem descamou (nem um pouquinho) e não senti minha pele mais fragilizada, ela ta tranquila, pensei que pelo menos um pouquinho vermelhinha ela ficaria por não estar acostumada com o ácido, mas não ficou. Isso é normal? Eu estive hidratado ela um pouquinho antes do uso e o protetor solar q uso todo dia tem água termal, será que tem a ver um pouquinho com isso???? Me socorre rs

  7. Maíra  30/04/2016 - 23h57

    Oii ju!!!!! No rosto, qd vc mistura com bepantol, vc passa um deles primeiro e em seguida, passa o outro por cima ou vc mistura num recipientizinho e aplica? !
    Ontem acho q passei mt e ta ardendo mttttt.. melhorou porque passei hipoglos e depois bepantol! !!
    E depois de qto tempo retorno o uso do acido? Qdo a pele voltar ao normal?

  8. […] A coisa fica mais suave e não irrita tanto a pele. Recomendo! Falei mais sobre isso nesse post aqui: Como evitar que o ácido irrite a pele? […]

  9. Rainara  13/05/2016 - 15h37

    Oii Ju, sempre leio seu blog e hoje resolvi tirar uma dúvida que tenho faz tempos, fui na dermato e ela me diagnosticou com dermatite seborreica, e então me passou um creme dermatológico, um corticoide na verdade, e depois que li sobre corticoides fiquei com receio de continuar usando ( usei só pra melhorar a dermatite). Parei de usar, e esta voltando tudo (ela disse que isso não tem cura :'( enfim, o que queria era um post seu sobre esse assunto, isso afeta demais a autoestima da gente né, sem contar com esse bendito corticoide que a longo prazo e uso continuo pelo que li, ele causa muitos efeitos colaterais. Obg , aguardo o post rsrs . Bjos

  10. Patricia Pontes  14/05/2016 - 09h29

    Oi, Ju! Sou de Fortaleza, te acompanho a um tempo e amo suas dicas! Parabéns pelo belo trabalho, pois sentimos nele muita seriedade e amor! Olha, estou usando Vitanol A 0,5% e minha pele tá um pouco sensível mesmo, minha dúvida é, qual é o melhor demaquilante pra usar, quando a pele está assim? Uso maquiagem todo dia para trabalhar e percebo que na hora de tirar, a pele irrita mais ainda. Água micelar, é uma boa? Uso o demaquilante 3×1 da Mary Kay. Bjs!

  11. Fernanda  06/07/2016 - 20h51

    Juuuu, me ajuda numa coisinha… rsss #confusa! vou começar
    usar o acido retinoico hoje, só esqueci de perguntar pra minha
    derma qual sabonete uso? Uso o granado tradicional… Sabe se posso continuar
    vou demorar pra conseguir falar com ela… Já li o blog quase todo procurando…kkkkkk
    beijossss

  12. Amanda  08/06/2017 - 09h50

    Qual demaquilante você usa quanto passa ácido?

    • Ju  08/06/2017 - 10h25

      Água micelar,sempre!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…