20.05.2016

Eu não quero que você concorde comigo…

Não mesmo!

Tenho achado interessante o clima cada vez mais crescente de “ou isso ou aquilo”, “ou preto ou branco”, como se as coisas na vida fossem simples assim, como se concordar com uma coisa significasse ser contra outra, com as pessoas agindo como doutrinadores (ou seriam ditadores?), buscando sempre aqueles que concordem com suas ideias e digam amém para seus pontos de vista… Acho interessante porque eu não quero que você concorde comigo, quero que você pense com a própria cabeça, que discorde quantas vezes achar que deve, que a gente cresça com as divergências e continue convivendo bem apesar delas.

E sabe porque? Porque isso é saudável. Porque isso torna tudo mais interessante, mais vivo, mais real. Porque isso gera crescimento. E, por fim, porque isso mostra o quão capazes somos de agir como adultos e não como crianças mimadas que batem o pé e viram a cara quando são contrariadas.

Eu não quero que você concorde comigo…

eu não quero que você concorde comigo juro valendo

Quando digo que não concordo com você, não significa que não gosto de você, que sou melhor ou pior que você, que estou contra você. Significa somente que tive experiências de vida diferentes das suas, e que isso me deu uma visão diferente, e que você, se tiver o mínimo de bom senso, não vai tentar rotular e invalidar as minhas experiências para que o seu ponto de vista pareça mais certo que o meu.

Não vai porque isso é baixo, porque isso é raso, porque você pode ser melhor que isso, eu sei.

É preciso entender o óbvio: não existe, e jamais existirá, num mundo com bilhões de pessoas vivendo realidades completamente diferentes, tendo valores e experiências mais diferentes ainda, consenso sobre a grande maioria das coisas.

Para cada caso concreto, onde a gente espera que seja meio lógico que todos concordem conosco, existe uma multiplicidade imensa de valores e fatores envolvidos, o que admite a feitura de análises a partir de perspectivas completamente diferentes e, não raras vezes, inconciliáveis, e não tem nada demais nisso. É maravilhoso, aliás, que seja assim.

eu não quero que você concorde comigo juro valendo

Sim, isso é bom, e desde que você não ache que a sua verdade é a única verdade possível, você é o tipo de pessoa que sempre quero ao meu lado, e que todos deveriam querer. Porque quem diz amém e concorda com tudo o que eu digo não me ajuda em nada. Não me faz pensar, olhar o mesmo fato sob ângulos diferentes, abrir os olhos para outras realidades. Não me faz crescer, não me mostra o quão pouco eu sei, e não me faz exercer as mais importantes virtudes: tolerância, humildade e generosidade.

Virtudes que, diga-se de passagem, evitam que eu me torne uma ditadorazinha de quinta categoria, daquelas que vivem de aplausos, todos falsos, evidentemente, e que finge acreditar neles.

Quem quiser ler mais posts com essa vibe, já escrevi esses aqui ó:

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Paula  20/05/2016 - 11h17

    Exatamente Jú! Não quero que concordem comigo tb, se os pontos de vista forem diferentes e isso é mais do que natural num mundo onde existem cabeças pensantes, mas espero sempre o respeito nas divergências… Temos visto hoje em dia as pessoas se escondendo atrás das telas para ofender. As pessoas não concordam com o teu ponto de vista e partem para um ataque desnecessário. Poxa! O que é que está acontecendo com os seres humanos???
    Desde quando todo mundo tem de dizer amém o tempo todo para viver pacificamente? Isso é fazer com que pessoas sejam tratadas como gado e anda me parecendo que elas querem ser tratadas como gado…
    Essa nova geração tem de entender que o mais legal nesse mundo é ter ideias e pontos de vista completamente diferentes, saber respeitar isso nos outros e também aprender com as divergências da vida e das situações.
    Gostei demais do teu texto! Beijo grande

  2. Karen Raquel de Souza  21/05/2016 - 22h37

    Ju! QUE POST DELICIA DE LER!
    Eu ultimamente tenho deixado de ficar no Facebook porque não aguento o mimimi da galera! E o que é pior: as pessoas acham que só a visão delas é a verdade absoluta,que se você não concorda com ela você não é amiga sabe?!
    Acho que o grande mal da atualidade é exatamente este: sua amiga gosta do shampoo x e você do y, se você não concordar que x é o melhor a pessoa cria um ódio em você e esquece que apesar de opiniões diferentes vocês são amigas!
    Eu garei um ódio nesse povo que prefiro meus cachorros do que muita gente!#falomesmo
    A sociedade tá chata demais por isso, claro que você não pode nem deve ofender ninguém com sua opinião ou modo de pensar mas pelamor né?
    Mais amor no coração né?!
    Eu sigo seu perfil pessoal(porque não consegui adicionar já que tu é muito famosinha uiuiui) e vejo sua visão das coisas. Em muitas delas eu concordo,pois penso igual.Mas em outras não concordo MAS nem por isso brigo contigo,te xingo,xingo sua família etc por isso. Temos que saber separar as coisas meu povo.
    Bom,é isso…minha humilde opinião e que não ligo que discordem né não Ju UAHUAHUA
    Um xero procê

    • Ju  24/05/2016 - 08h50

      Kaka, que bom que você gostou!
      Menina, a coisa tem ficado insuportável, Deus me livre!
      As pessoas não foram feitas pra concordarem, isso não seria bom pra ninguém, o mundo seria o lugar mais tedioso do mundo. Mas, ao invés de discordarem e crescerem com isso, as pessoas brigam, ficam inimigas, querem convencer o outro… Que coisa mais medíocre isso, cara, de verdade, é uma pena que isso aconteça!
      Beijos, sua linda!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Cabelo Misto: 8 dicas certeiras Dormir melhor Passo a passo! 4 Dicas pra organizar sua vida! Hidratação Capilar Que Funciona! Pés macios com 4 dicas fáceis!