Vizcaya
15.06.2016

Shampoo que Alisa: The First, Richée e Bian Ton

Nas últimas semanas várias meninas mandaram e-mail perguntando sobre o shampoo que alisa e resolvi pesquisar pra saber um pouco mais, porque, apesar dessas coisas me deixarem desconfiada, tudo o que mais quero é encontrar uma solução segura pra quem quer alisar os fios mas não pode usar os alisantes tradicionais, que são incompatíveis, via de regra, com outras químicas.

 Ou seja, quero uma solução para as “órfãs da progressiva”, que não querem formol ou derivados.

O mais famoso shampoo que alisa é o The First, da Sweet, que diz ser o primeiro shampoo alisante do mundo, mas procurando um tiquinho mais a gente encontra outros, como o Shampoo Alisante Richée e o Smoothing, da Bian Ton.

Shampoo que alisa o cabelo funciona?

shampoo que alisa

Não tive acesso a composição completa do The First, mas na embalagem que vi na internet e no site da marca consta a informação de que ele contém ácido salicílico, ácido lipóico, ácido glicólico, ácido lático e ácido hialurônico, mesmas substâncias presentes no shampoo da Bian Ton.

Já a composição do Shampoo Alisante Richée tem ácido glicólico, ácido esteárico, ácido lático, ácido málico e ácido hialurônico.

Todos eles são compatíveis com todas as químicas, inclusive guanidina, tioglicolato, hidróxido de sódio, coloração, descoloração, carbocisteína e por aí vai, mas existe a ressalva de fazer o teste da mecha antes, como em qualquer química capilar.

A promessa é de um procedimento rápido e prático,  com o mesmo efeito da progressiva, alisando os fios, reduzindo o volume e eliminando o frizz, sendo que esse resultado dura de 3 a 4 meses.

Nos comentários das lojas que comercializam os produtos, vi a ressalva de que eles não devem ser usados em gestantes e lactantes sem recomendação médica.

Antes de qualquer coisa, fui olhar se os produtos eram registrados, se estava tudo ok, porque isso é o básico quando se trata de química capilar, até porque ninguém quer correr riscos desnecessários, né?

Aí fui no site da Anvisa, na parte de consulta de cosméticos, e como produtos para alisar cabelos são grau 2, procurei logo lá. Não achei.

Olhei a ficha técnica do Shampoo Alisante Richée, lá no site da Belíssima Cosméticos, e o EAN é 7898594740548, mas quando procurei por esse código, que no campo de pesquisa de cosméticos da Anvisa só existe para grau 1, a resposta foi “ nenhum registro encontrado para essa consulta”.

 Shampoo alisante: Atenção!

shampoo que alisa

Procurei pelo EAN do The First, que, de acordo com o site da Belíssima, é 7898584621598, e a resposta foi a mesma do produto anterior. Resolvi procurar pelo nome e não encontrei nada na Anvisa para Shampoo Alisante ou Shampoo Que Alisa.

Como achei o CNPJ da empresa responsável pelo Richée, procurei também lá no site da Anvisa e não achei esse produto, com esse nome. Não achei o CNPJ da empresa responsável pelo The First, então não pude fazer a consulta, mas como grau 2, de produtos que alisam, que é o que ele (e todos os outros) promete, não encontrei na busca pelo nome do produto nem do fabricante.

Fuçando no Mercado Livre, encontrei nesse link aqui a informação “Anvisa 25.351.258204” para o The First, mas também não encontrei nada lá no site da Anvisa. Contudo, como essa informação não consta no site do produto nem no produto, porque só posso falar pelo que vi, não levo em consideração porque né, Mercado Livre cada um escreve o que quiser…

Assim como os demais, não encontrei nenhuma informação no site da Anvisa sobre o shampoo da Bian Ton, e quem quiser conferir e procurar direitinho é só clicar aqui.

Como não encontrei informações sobre os produtos na Anvisa, sequer vou tecer comentários sobre eles, já que precisaria saber, no mínimo, se eles estão registrados como grau 1 ou 2 (se alisa tem que ser 2…), mas infelizmente não encontrei nada.

Existe algum shampoo que alisa o cabelo? Cuidado!

Se alguém aqui tiver a embalagem dos produtos e puder mandar fotos do rótulo pra que a gente possa pesquisar tudo direitinho, agradeço, porque o que mais quero é dar opções, desde que sejam seguras, a quem quer o cabelo liso sem formol ou derivados.

Sobre escova progressiva sem formol já falei nesse post aqui, e vale pra qualquer coisa que prometa alisar sem substância alisante. Recomendo a leitura!

E se as marcas puderem fornecer o número do processo ou da autorização na Anvisa, agradeço e, aí sim, posso falar, com a ajuda de um químico, alguma coisa sobre a composição.

P.S: A Sweet entrou em contato comigo e informou o número do processo (25351.034460/2016-78), e lá consta que ele é grau 1, está no grupo de shampoo sem finalidade específica e é isento de registro. Quem quiser conferir é só clicar aqui e aqui.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
52 comentários
  1. Erica  15/06/2016 - 12h21

    A minha cabelereira disse que não vai usar o tal do the first, pq, segundo ela, o acido salicilico presente não é compativel com luzes, por isso ela preferiu não ter este produto no salão dela…

    • Ju  15/06/2016 - 12h28

      Érica, é complicado… Preferi nem entrar no mérito da composição até ter uma resposta da Anvisa (mandei e-mail pra lá pedindo informações)…

  2. Patricia  15/06/2016 - 13h12

    Ju,você é muito inteligente. Já sabemos a resposta né? No meu cabelinho,nem pensar….. rssss

  3. janiny  15/06/2016 - 14h46

    Bom para produtos que alisam e são sem formol uso a Organlux da Vogue Cosmetics , minha cabeleira gravida aplica. Pode ser usada por gestantes e lactantes. E no meu cabelo duro uns 3 meses e é compatível com outras químicas. Então depois que usei não troco so uso ela minha cabeleireira fala que foi um achado.

  4. Islania Leite  15/06/2016 - 14h47

    Ju, qual o procedimento então que você orienta para quem quer ter cabelos lisos, não vive sem progressiva? Confio muito em você e em tudo que está no blog

    • Ju  16/06/2016 - 08h49

      Isla, esse é o grande problema, a gente acaba sem opção … :(

  5. Sue  15/06/2016 - 14h59

    Bacan Ju, você passa muita segurança. Estava pensanodo em comprar um destes shampoos mas depois desse post já desisti…
    Você já ouviu falar do Bioextratus Transformação? Ele promete alinhamento dos fios e hidratação. Fiquei curiosa pra saber se ele pode fazer algum mal pro cabelo…

    • Ju  16/06/2016 - 08h48

      Sue, obrigada pela confiança! <3
      Não conheço não, vou procurar!
      Beijos

  6. Darlene Fontes Andrade  15/06/2016 - 15h03

    Oi Jú
    Eu comprei o the first, eu mesma apliquei e realmente diminuiu o volume. Ficou natural e hidratado. Gostei muito e vou continuar a usar. Não sei quanto tempo vai durar o efeito pq lavo o cabelo todo dia. Tenho luzes na frente do cabelo e n vi diferença. Não gostei do cheiro qdo passa, achei enjoado. Meu couro cabeludo coçou em alguns lugares qdo passei, mas isso é comum no meu cabelo qdo uso química.
    Ah, meu cabelo diminuiu muito de peso e volume depois de várias escovas marroquinas. Já tinha quase um ano q eu n usava nada, e para ele ficar aceitável eu precisava dar uma escovada básica. Agora já dá p ver o modelo do corte mesmo sem escova.
    Se eu pudesse sugerir algo ao fabricante diria p vender em tamanho menor. Eu só comprei e usei pq sou muito corajosa e desencanada , já q n sabia se iria prestar.
    Abç

  7. Tatiana  15/06/2016 - 15h18

    Adorei essa dica e amei mais ainda seu blog! Parabens!

  8. LIJANE  15/06/2016 - 16h52

    Oi Ju,

    Li seus outros posts sobre esse tema e gosto demais quando vc fala de forma técnica, com o respaldo dos especialistas. Não tem como ” não abrir o cabeção ” assim. :)
    Agora eu queria saber, pq já entrei uma vez no site da anvisa procurando sobre a máscara QOD 30 dias efeito liso, mas não encontrei. Não sei se não soube procurar…. Mas enfim, vc sabe alguma coisa sobre esse produto? Se tem formol disfarçado….
    Beijocas…

  9. LIJANE  15/06/2016 - 16h56

    Oi Ju,

    Li seus outros posts sobre esse tema e gosto demais quando vc fala de forma técnica, com o respaldo dos especialistas. Não tem como ” não abrir o cabeção ” assim. :)
    Agora eu queria saber, pq já entrei uma vez no site da anvisa procurando sobre a máscara QOD 30 dias efeito liso, mas nao encontrei. Não sei se não soube procurar… Enfim, vc sabe algo sobre esse produto? Se tem formol disfarçado…
    Beijocas…

  10. LIJANE  15/06/2016 - 16h57

    Oi Ju,

    Li seus outros posts sobre esse tema e gosto demais quando vc fala de forma técnica, com o respaldo dos especialistas. Não tem como ” não abrir o cabeção ” assim. :)
    Agora eu queria saber, pq já entrei uma vez no site da anvisa procurando sobre a máscara QOD 30 dias efeito liso, mas nao encontrei. Não sei se não soube procurar… Enfim, vc sabe algo sobre esse produto? Se tem formol disfarçado…

    Beijocas…

    • Ju  16/06/2016 - 08h47

      Li, obrigada, fico feliz em saber que, de alguma forma, eu ajudo, sabe?
      Então, vou olhar a composição dele!
      Beijos

  11. Larissa Oliveira  15/06/2016 - 18h17

    O ácido glicólico quando exposto ao calor se torna formol, e as vezes até mesmo num nível mais alto que o permitido. Um produto que eu sou louca pra usar é a progressiva de chuveiro, vê se tu fala sobre ela Ju. Muitas loiras reclamavam do efeito no cabelo , olha só os comentários.

  12. Mirella  15/06/2016 - 18h30

    Ju, acido glioxilico e acido glicolico são primos? Nenhum desses acidos corre o risco de liberar formol com calor?

    • Ju  16/06/2016 - 08h47

      São diferentes, Mi!O primeiro, pra mim, é um terror!

  13. Caroline Beltrame  16/06/2016 - 09h26

    Larissa, o ácido glioxílico que libera formol, não o glicólico

  14. Caroline Beltrame  16/06/2016 - 09h27

    Larissa, o ácido glioxílico que libera formol, o glicólico não

  15. Flavia Nogueira Lino  16/06/2016 - 09h36

    Bom dia, Ju.

    Tomei conhecimento de um sistema de alisamento ABSOLUT LISS FAST da NG de France, aparentemente o produto esta no mercado desde meados de 2015 e é “tudo de bom”. Vc conhece? Tem alguma observação quanto a veracidade de toda a propaganda?
    Desde já, obrigada!
    Bjs.

  16. flavia nogueira lino  16/06/2016 - 09h41

    Ju, bom dia!

    Fiquei sabendo de um sistema de alisamento (ABSOLUT LISS FAST, da NG de France), que segundo a propaganda é 100% livre de formol e seus derivados. Gostaria de saber se vc conhece? Se tem alguma observação sobre o produto e a marca?
    Desde já, Obrigada!
    Bjs

    • Ju  16/06/2016 - 10h59

      Fau, bom dia!
      Não conheço não, mas vou me informar!
      Beijos

  17. LIJANE  16/06/2016 - 11h37

    Ju, desculpa a repetição nos comentários, é que não apareceu a primeira vez, então, eu fiz de novo e não apareceu de novo, aí acabou ficando repetido. E eu imaginava que nem ia aparecer, tanto que mandei o mesmo comentário pro seu e-mail achando que não tinha dado certo aqui.
    Sorry..

    • Ju  16/06/2016 - 12h00

      Li, imagina, isso acontece! :)

  18. Ana Paula  16/06/2016 - 17h06

    Ju, o olaplex pode ser usado junto com a progressiva? Pode se tornar uma opção menos agressiva não?

  19. Vanessa Aquino  17/06/2016 - 10h05

    Prefiro ficar com os braços doendo na hora de fazer escova mesmo! rsrs
    Ta cada vez mais difícil confiar nesses produtos que dizem que alisam os fios!
    Beijo Ju!

  20. Jaqueline Cosmach  17/06/2016 - 13h26

    Quando vi alguns insta de cabeleireiros postando esse shampoo The First, fiquei instigada a usar, mas sei que é novidade, lançaram agora e acho que os prós e contras só apareceram depois. Por isso não usei, não quero meu cabelo como cobaia.

  21. aina  21/06/2016 - 08h47

    Ju, vc chegou a ver o boato de q o pH do shampoo The First da Sweet é de 0,69? Vi sobre isso no grupo Cronograma Capilar. Um professor foi fazer um teste em aula do pH do produto e acusou 0,69. Absurdo! Não sei se é verdade mesmo mas não acredito que se altera a estrutura de um fio drasticamente sem causar danos agressivos…
    Nesse mesmo post sobre o pH no grupo tem relatos.

    • Ju  21/06/2016 - 09h18

      Aina, não vi não, mas achei estranhíssimo ele ser definido como “shampoo sem finalidade especial”, não ser grau 2, como são os alisantes, enfim, complicado….

  22. Camille Lopes  21/06/2016 - 16h42

    Ju, vi uma nova linha da Bioextratus que promete alisar, reduzir volume, frizz, essas coisas. Já tava sabendo? Conta pra gente sua opinião sobre eles quando puder. Beijos.

  23. adriana  22/06/2016 - 12h33

    Oii, ju vc conhece o xampu the grand cru plancton?
    Está uma febre dele por aqui mas não é compatível com outras químicas e o fornecedor insiste que oque alisa são os óleos que contém, oque vc acha da kerasoft ou inovattor? Desde já agradeço

  24. Fernanda  22/06/2016 - 13h49

    A felps também tem um shapoo alisante . Algo a dizer sobre ele?

  25. NANCI ZANATTA  28/06/2016 - 11h23

    Ju,
    já ouviu falar da Exoplastia Capilar, da EXO Hair?
    Queria muito que você pesquisasse a respeito e falassa pra gente o que acha!
    beijo

  26. Carla  06/07/2016 - 18h05

    Oi! Estou sempre procurando alguma novidade que não faça mal e nos ajude a disciplinar os cabelos. Eu li sobre a Bio Extratus, Transformação, e tem registro no site da anvisa como grau 2. Você conhece? Parece bem interessante. Outro que tem registro é o produto da marca NG de France. Poderia falar um pouco mais sobre eles? Obrigada!

  27. Suzana  11/07/2016 - 09h43

    Ju, sobre aquele relaxamento da loreal, x tenso, o que você acha? Diz ser compatível com luzes e descoloração. Queria muito sua opinião

  28. Gislaine  13/07/2016 - 12h50

    Ju, acho que você já deve ter olhado a composição do ácido glicólico, pela Wikipédia já se tem informações sobre ele.
    Uma observação que consta lá no Wikipédia é: O ácido glicólico é altamente irritante. Como o etileno glicol, é metabolizado a ácido oxálico, o que o torna perigoso se ingerido.

  29. Viviane Alves  18/07/2016 - 15h38

    Ju, queria saber sua opinião a respeito da escova NATURALE 100% ORGÂNICA?…
    Tem algum produto proibido? É msm liberado pra qualquer tipo de química? Grávidas e crianças podem msm usar? Tem alguma coisa na composição que faz mal a saúde???
    Queria muito saber sua opinião.
    Obrigado lindona.

  30. Laura  24/08/2016 - 14h21

    Ju,

    Tenho o rótulo do shampoo alisante da Zarref, que dizem ser orgânico, mas não sei como anexar aqui. Pelo que sei ele é a base de ácidos e, no site da ANVISA, consta como grau 1, o que achei estranho, pois alisa os cabelos.
    Me diz como faço para anexar o rótulo dele aqui.
    Beijos e sucesso, flor!

  31. Micheline  15/10/2016 - 20h51

    Oi Ju.

    Tudo bem?

    Comprei hoje o Shampoo da Richeé, ainda não usei.
    Assim que eu usar, contarei a experiência.

    Bjão

  32. Bruna Jorge Rolim de Oliveira  13/12/2016 - 12h04

    Olá Ju, tudo bem? Busco uma alternativa que alise sem formol, e meu cabeleireiro me recomendou o The First. Você acha que é confiável? Alguém já te mandou a composição? Me ajude. Obrigada. Beijos

  33. Ana  13/12/2016 - 14h13

    Ju, oq vc tem feito no seu cabelo? Ta lindo, to sem profressiva ha quase 2 anos, mas queria alguma coisa que “domasse ” a fera kkkk

  34. Débora Rodrigues  02/01/2017 - 14h23

    Oii Ju, estava pesquisando e quase comprando o produto quando vi seu post. rs então desisti… porem a proposta da marca ainda é tentadora , por isso gostaria de saber se você obteve alguma resposta quanto a aprovação da Anvisa ?!

    obrigada
    beijo de luz

  35. Lu  17/01/2017 - 03h02

    Ju, tenho o The True Shampoo, Richee e o número do processo que consta é 25351.048122/2016-11 e CNPJ: 08.682.143/0001-32 =) não consegui achar no site da anvisa

  36. Fabiana  21/01/2017 - 22h20

    Ola!
    Usei o shampoo The First pela primeira vez ano passado apos ler uma reportagem na Veja!
    Resumidamente o que posso dizer sobre ele é : MARAVILHOSO PARA MIM! Digo PARA MIM porque ja estava mais que cansada das eternas escovas progressivas que acabaram com meu cabelo nesses sei la quantos anos de uso.
    Em termos de DURABILIDADE, DE NOVO ao menos pra mim que lavo o cabelo todo dia por conta da malhação, nao passa de um mes!
    Em compensação, aplico em casa mesmo e só faço a chapinha no salão!
    Meu cabelo (muito fino e ondulado) se adaptou super bem, fica muito macio e brilhante nos primeiros 15 dias depois da aplicação. Depois de um mes vai voltando o ondulado e aí reaplico. Não tive nenhuma reação alergica, nenhum desconforto na chapinha (cheiro forte ou intoxicação) meu cabeleireiro tb amou.
    Progressiva PRA MIM NUNCA MAIS!
    Meu vidro do The First acabou e acabei de comprar uma pequena do Richee pra testar. Se gostar posto aqui.
    Bjks a todas!

  37. Luciana  30/01/2017 - 23h41

    Oie Ju !!! Encontrei seu site por obra do destino umas semanas atrás, e ja estou amando e te amando ! rsrs… estou pesquisando produtos pro cabelo, pq não pretendo fazer mais progressiva, mas com cabelo complicado e com tatos processos, tá complicado … Ai, hj eu vi com outra blogueira um teste q ela fez com a the first, mas como não tenho mais essa de amor a primeira vista, resolvi pesquisar … e não encontrei nada sobre sua composição completa… aí resolvi te procurar, e vc já tinha “resenhado” …rsrsrs,… mas tb não encontrou td a composição né … bom se tiver alguma novidade sobre o caso, me fale, por favor…pelo amor de Deus ! rsrs… bjs e fica com Deus!

  38. Regeane  01/02/2017 - 16h32

    Olá! Estava procurando pelo The First, resenhas etc., e como já tinha visto que tem bastante informação boa no teu site, vim procurar sobre ele aqui. Sou bem leiga nessa parte e gostaria de saber mais informações sobre a composição dele, se possui algum composto não recomendado, ou que possa ser prejudicial para o cabelo ou saúde. obrigada!!

  39. Nice  21/02/2017 - 21h59

    Vc poderia fazer a gentileza de nós informar qual tipo de alisamento seguro? Citando o nome é marca do produto. Eu e muitas vão adorar!!!
    Seria interessante se vc pudesse citar a intensidade do poder alisante,pois cada tipo de cabelo requer uma intensidade diferente.
    Pois tem cabelo mais fácil de alisar e outros mais complicados que requer um alisante mais forte.

  40. Débora  28/02/2017 - 10h55

    Ju, alguma novidade sobre o The first? Estou querendo comprar,entretanto aguardo o seu feedback . Abs

  41. gina nabosne  06/04/2017 - 12h54

    Boa tarde. Gostei muito dos seus comentários, e pela sinceridade com que trata os assuntos.

    Gostaria de saber mais sobre os produtos da linha AREWA Cristal liss, e novo no mercado e tem muitas promessas ….principalmente sobre o selamento capilar :::: diz ser ZERO formol.

    É uma linha profissional….. Tem como você pesquisar e passar a informação ? Gostaria de ter mais informações sobre a composição. Desde já agradeço.

  42. Ceça Araújo  23/08/2017 - 09h09

    Nunca consegui na minha vida, tirar uma dúvida sequer sobre produtos na Anvisa.Nem de uma simples tintura.Numerações e graus confusos….não se chega a lugar nenhum efetivamente. Já tentei escrevendo ou telefonando diretamente…e eles nunca conseguiram responder de forma clara. Sempre encaminha para os registros… e o resultado é como vc acabou de relatar roda, roda e resultado é nada.Bem, ficamos entregues a própria sorte!! A progressiva THE TRUE já uso a quase 1 ano,e ela cumpre o que promete….alisa de forma natural sem a aparência esticada…o cabelo não muda de cor….hidrata e não quebra.Sempre tive uma enorme queda de cabelos, com produtos anteriores.E após usá-la cessou 100%.Por ser tão inofensiva ela tem uma durabilidade um pouco menor. Mas diante de tantos benefícios vale muito a pena.Dou-lhe nota 10.

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…