Vizcaya
16.06.2016

Comidas de Festa Junina: Top 10 Receitas

É bom demaisss!

Por aqui já é “São João” desde o dia 01 de junho, porque a festa já começa no primeiro dia do mês com o início do trezenário de Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Daí são 13 dias de festa, com barraquinhas, quermesse e um monte de comidinhas gostosas, e depois disso tem forró em tudo quanto é canto e na casa das tias tem as comidas de festa junina mais gostosas, porque o povo aqui de casa gostaaa da coisa, sabe?

E como todo mundo mora pertinho, um dia a gente come um bolinho de milho na casa de uma, de puba na casa da outra, biscoitinhos, canjica, munguzá… Misericórdia, é um atentado a qualquer dieta! hahaha

E pra todo mundo ser feliz comigo durante esse mês (e engordar junto! hahaha), separei 10 receitas das comidinhas mais gostosas. Vamos lá!

Comidas de Festa Junina: S-o-c-o-r-r-o

1. Bolo de milho: não existe festa junina sem bolo de milho, né? O de minha mãe fica bem molhadinho e postei a receita aqui no blog ano passado, mas pra esse ano prometo fazer o meu, que é super cremoso, e divido com vocês! Veja a receita do bolo de milho aqui.

2. Arroz doce: é bom, é bom demais, gente! A receita que faço é igual essa do Panelaterapia, só que aqui a gente acrescenta coco ralado, preferencialmente fresco, e fica uma delícia! Veja a receita do arroz doce aqui.

3. Cuscuz de tapioca: não resisto nem com reza brava, porque o bichinho é danado de bom e super fácil de fazer! O que a gente faz aqui em casa é exatamente igual ao do Na Cozinha Brasil, uma delícia! Veja a receita do cuscuz de tapioca aqui.

4. Curau de milho: estou nesse exato momento tomando um cafezinho e “beliscando” meu curau de milho, que é maravilhoso e não pode faltar no mês de junho, porque né, não basta comer na semana do são joão, tem que comer o mês todo! hahaha Veja a receita do curau de milho aqui.

5. Uva e Maça do amor: sou louca por uva do amor, aquela que tem aquele troço vermelho, sabe? Mas esse ano só achei a que vem com chocolate e fiquei retada! Uma leitora aqui de Jee, a Alice, disse que tinha na parte de baixo das barraquinhas, mas o salto da minha sandália não me deixou chegar lá (#realidades), daí fiquei na vontade, mas semana que vem vou fazer aqui em casa e mostro lá no insta (@jurovalendo, segue lá!), tá? A receita da uva e da maça do amor é exatamente a mesma, e dá pra fazer também com jambo, fica uma delicinha! Veja a receita de maça do amor aqui.

Comidas de Festa Junina juro valendo

6. Vinho quente: mas é claro que a mistura de vinho, canela, cravo, maça e açúcar é o tipo de coisa que dá muito certo, né? Adoro vinho, amo especiarias, e no “friozinho” que faz por aqui nessa época vinho quente é a melhor pedida! Veja a receita de vinho quente aqui.

7. Munguzá ( ou mungunzá): amo pra vida, e acho engraçado como o nome muda de acordo com a região do país, porque quando postei uma tigelinha no insta cada menina deu um nome diferente, mas, independente do nome, o bom e velho “chá de burro” não pode faltar nas comidas de festa junina! Veja a receita do munguzá aqui.

8. Bolo de aipim: tem coisa melhor pra comer com café quentinho, gente? Tem não! Adoro essa receita do Gshow, mas coloco só 2 xícaras de açúcar e acrescento 10 ml de chá de cravo bem forte. Realça o sabor e o cheiro fica maravilhoso! Veja a receita do bolo de aipim aqui.

9. Pé de moça: quem me acompanha no Snap (jurovalendo, bora papear por lá!) bem sabe o tanto que sou viciada nisso… Ô troço gostoso, gente! Mas, além de gostoso, é fácil de fazer. E de viciar também! Boa sorte! hahaha Veja a receita do pé de moça aqui.

10. Paçoca de copinho: ai, meu Deus, é só gordice que a gente vê por aqui! Mas não tem como resistir, porque paçoca de copinho é amor. E é também muito fácil de fazer, mesmo! Veja a receita da paçoca de copinho aqui.

Tem mais algumas receitas que quero dividir com vocês, mas como não achei em nenhum site do jeitinho que a gente faz por aqui, prefiro fazer um post pra cada uma delas, com tudo explicadinho, tá? Prometo que até semana que vem tem receita de bolo de puba (puba é diferente de fubá rs), pamonha e bolo de rapadura!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Camila  16/06/2016 - 11h36

    Juh, eu nunca vi essa tal uva do amor aqui em São Paulo, mas fiquei morrendo de vontade rs!

    • Ju  16/06/2016 - 12h00

      Mila, é gostosa demais!

  2. Sandra  16/06/2016 - 13h15

    Fui seca ver o que era o tal do munguzá e a decepção: minha conhecida e amada CANJICA. Hahaha. Aqui no interiorzão de SP chama canjica e já vi a uva do amor. AMO festas juninas, mas por aqui tá cada vez mais perdendo a essência. Só tem pastel, churrasco, refri e cerveja. Ainda vou conhecer um São João daí do Nordeste.

  3. Mary  16/06/2016 - 14h24

    Juhh linda! Te amo de paixão, aqui no sul ” vinho quente” é QUENTÃO hahah, coisa mais delicia desse mundooooo!!!

    • Ju  16/06/2016 - 14h54

      Em cada canto é um nome, né? Que coisa! rsrs Mas o que importa é que é bom demaissssss!

  4. Vitória  17/06/2016 - 09h28

    Ju, Vinho quente aqui no Sul é Quentão! é uma delicia <3

  5. NATALIE  17/06/2016 - 11h38

    Eiiita deliiiiiiicia…alegria de ser baiana e de Jequié…pq é no interior que a gte vê essa coisa de ir na casa de todo mundo e descer ladeira abaixo rolando de tanto comer kkkkkkkkk

    • Ju  17/06/2016 - 12h44

      hahahahaha Não tem coisa melhor, né Nat?

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…