24.06.2015

Receita de Bolo de Milho

Nos últimos dias postei algumas vezes no insta (@JuroValendo, segue lá!) e na Fan Page um bolo de milho super molhadinho que minha mãe faz e um monte de gente pediu a receita, daí pedi pra que ela explicasse direitinho, porque ela já faz “no olho”, meio sem medida, sabe?

Não tem o passo a passo porque não tinha pensado em fazer disso um post, e porque quando postei uma foto dele hoje de manhã algumas meninas pediram a receita pra fazer ainda hoje, no São João, então vai só a receita mesmo, tá?

Vocês vão precisar de:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de manteiga
  • 4 xícaras de flocão de milho
  • 1 caixa de leite de coco (pequena)
  • 3 colheres (das de sopa) de óleo
  • 1 lata de milho verde
  • 1 pacote de coco ralado (sem açúcar)
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó

receita de bolo de milho

Como Fazer

1. Bata as claras em neve e reserve.

2. Bata no liquidificador o milho verde com o leite de coco até ficar bem cremoso e reserve.

3. Coloque as gemas, o açúcar e a manteiga na batedeira e bata até que fique um creme homogêneo.

4. Acrescente o flocão de milho e o óleo, e vá mexendo com uma colher de pau, não usa mais a batedeira (diz ela que isso faz toda diferença!).

5. Em seguida, vá colocando aos poucos o creme de milho verde com leite de coco (do nº2). Quando estiver homogêneo, acrescente o fermento em pó, as claras em neve e o coco ralado.

6. Misture tudo com a colher de pau e leve pra assar numa assadeira untada. Quando o bolo estiver douradinho, tire do forno e sirva!

Pra incrementar

Eu adoro esse bolo quente (#soudessas), porque fica molhadinho, mas tenho 3 truques pra “incrementar” a coisa, olha só:

1. Se colocar coco ralado em cima da massa, como naquele bolo de limão que mostrei nesse post aqui, ele fica ainda mais gostoso. Eu só espalho por cima, na quantidade que tiver em casa, e pronto.

2. Outra ideia é, depois de assado, jogar coco queimado por cima do bolo, e faço em casa mesmo! Vou colocando pequenas quantidades de coco ralado (faço com o ralado “na hora”, nunca tentei com o de pacotinho) numa panela antiaderente rasa, com o fogo bem baixo, e mexendo com uma escumadeira plástica.

Primeiro o coco vai perdendo a umidade e depois fica bem douradinho, uma delícia!

3. Eu gosto de bolo “do dia”, porque no dia seguinte ele já não tá tão molhadinho, sabe? Daí, quando sobra pro dia seguinte, fervo 200 ml de leite, deixo ficar morninho, misturo com 1 pacote de coco ralado e jogo por cima do bolo… Fica uma delícia!

Essa é a receita de minha mãe e fica molhadinho, mas amanhã posto a minha, que fica bemmm cremoso, tipo um bolo molhado, tá?

Beijos e bom São João!

Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. Edilaine Freitas  24/06/2015 - 14h52

    ai que tudooo eu vou anotar e pedir a mamis pra fazer,pq ela sim faz milagres hahahahaha

  2. ivanete nogueira  24/06/2015 - 15h05

    valeu ju vou fazer nesse final de semana.

  3. Juliana Sousa  24/06/2015 - 15h12

    Desculpe a minha ignorancia, mais o que seria esse flocão de milho?

    • Ju  24/06/2015 - 15h23

      Ju, é um fubá mais grosso, mas pode usar fubá também!

  4. Cassinha Machado  24/06/2015 - 15h44

    Vou fazer!!!!!!

  5. Lidyanne Monteiro  24/06/2015 - 15h48

    Ju, não tem trigo??

    • Ju  24/06/2015 - 16h39

      Não Lidy!

      • Lidyanne Monteiro  25/06/2015 - 11h08

        Que maravilha!!!

  6. Soeli  24/06/2015 - 16h06

    Aí que delícia Ju, vou fazer, eu tenho milho verde de espiga aqui, vou por esse.

  7. Iandara  24/06/2015 - 17h03

    Amoooo bolos, e nessa época fica mais gosto de comer né? kkk

  8. Juliana  24/06/2015 - 21h37

    Dona Ju deixando a gente cheia de vontade!!! rsrsr vo fazer u.u kkk

  9. Fernanda  24/06/2015 - 22h32

    Essa receita me fez lembrar minha mainha, inclusive na dica de não usar a batedeira rsrsr! Ò saudade do São João da Bahia!!

  10. Gabi Oliveira  25/06/2015 - 07h23

    Ontem fui dormir pensando nesse bolo…ahahahahahahahahaha

  11. Ana Sales  25/06/2015 - 08h00

    Bom dia, bom dia e bom dia…rsrsrsr..hoje ao chegar no meu trabalho e abrir a pagina do blog é claro!!! (faz parte do meu inicio de dia..rsrsrsr), ri muito com o que li na pagina do face. Não tenho face, portanto vou lhe parabenizar aqui pelo blog, pela enxurrada de palavras dirigidas a alguma mau educada e despeitada que de alguma forma lhe ofendeu e de quebra muitas de nós (também sou gordinha e não sou loura e nem alta)…rapaz tu deve de ser uma baixinha bem arretada..e eu acho isto o Maximo..kkkkk, gostaria de poder dizer boa parte do que vc disse ai no poste..povo chato que acha que só existe beleza se for magra, alta, cabelo liso e ai vai…TÁ CERTISSIMA, em tudo que disse, minha manhã de quinta feira já tá mais alegre por saber que seja que for e todos os demais da mesma opinião da (dita cuja), levou uma sova em rede social..kkkkk.
    Bjs e um dia de alegria para vc linda…

  12. Ariana Gleice  25/06/2015 - 09h45

    Hummm, deu agua na boca viu… final de semana vou fazer…

  13. Danny  25/06/2015 - 23h31

    Eita, Ju! Bem que eu digo que VC é a pessoa que mais me coloca no mal caminho (no ótimo sentido. Rsrsrs). Já estou quase falindo com esses cremes MARAVILHOSOS que vc indica. E ainda bem que meu cabelo “vai” pelo seu. O que fica bom ou não no,seu cabelo, no meu, funciona igual. Então, já vou certa. Hahaha. E agora são essas receitas. E olhe que sou um palitinho mas se tem uma coisa que gosto é comer. E aquele molho de páprica picante?! Viciadíssima. Kkkkkkkk. E bolo de milho eu AMO. Farei amanhã mesmo. Vai colocando mais receitinhas aí que estou adorando, principalmente os molhos. Beijos minha “ídola” linda!

  14. Larissa Veronessi  27/06/2015 - 23h06

    Ju, cadê o óleo no passo a passo ? Só dei falta quando o bolo já estava pronto! Kkkkk

    • Ju  29/06/2015 - 11h48

      Vixi, mistura junto com o flocão de milho! kkk

  15. […] 1. Bolo de milho: não existe festa junina sem bolo de milho, né? O de minha mãe fica bem molhadinho e postei a receita aqui no blog ano passado, mas pra esse ano prometo fazer o meu, que é super cremoso, e divido com vocês! Veja a receita do bolo de milho aqui. […]

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo