Vizcaya
11.07.2016

21 Dias Sem Café: Socorro!

Ando pesquisando muito sobre alimentação para pessoas com fadiga adrenal crônica e déficit de atenção, e mesmo tendo adequado “quase tudo”, principalmente em relação a fadiga adrenal, faltava, nesse caso, o mais importante: parar de tomar café, o que nunca passou pela minha cabeça.

Café é a minha bebida preferida, é o meu vício, é aquela coisa que sempre disse que não abriria mão, porque, convenhamos, eu praticamente nasci numa fazenda de café, passei grande parte da minha vida ali dentro e não só tomo café o dia inteiro (várias e várias garrafas, sempre sem açúcar, uma delícia!), como chupo café (madurinho é tudo de bom!), faço bolo de café, biscoito de café e por aí vai.

parar de tomar café juro valendo ju lopes

Café, meu filho, te amo!

Ou seja, existe não só uma “dependência” física, mas uma carga emocional, então é altamente improvável que alguém me encontre em casa sem uma caneca, e das grandes, cheia do meu pretinho, e isso a qualquer hora do dia.

Só que uma das maiores recomendações em relação a dieta de quem tem fadiga adrenal é evitar o uso de bebidas estimulantes, em especial o café. No caso do déficit de atenção, já li que seu uso de forma moderada é indicado, mas não tomo café de forma moderada, tomo café o dia todo, sem parar, entende?

E como já uso o Venvanse pro déficit de atenção, que, em último caso, é um super estimulante, comecei a observar que estava ficando muito agitada durante uma parte do dia e extremamente cansada logo depois, e como estou tomando todos os meus remédios e hormônios, fazendo os exames a cada 2 meses e tendo todo o acompanhamento médico, comecei a achar que a coisa tinha a ver com a alimentação, mais especificamente com o café, ou a mistura dele com o Venvanse.

Mas preciso te deixar!

Aí conversei com a minha neuro, que ficou assustada com a quantidade de pretinho que tomo por dia, e decidi não só tirar o danado por 21 dias pra ver como o meu organismo reage, mas também fazer o “desmame” do Venvanse, tudo aos poucos, claro, porque quero testar outras possibilidades que não envolvam tarja preta.

parar de tomar café juro valendo ju lopes

Minha neuro concordou em relação ao café, mas não em relação as possibilidades que quero testar, mas está me orientando no “desmame” do Venvanse, porque não dá pra parar de tomar de vez, mas já faço um post (e vídeo) explicando isso detalhadamente, tá?

O fato é que a partir de amanhã não tomo mais café, e vou fazer exatamente o que fiz quando precisei cortar o açúcar (preciso voltar a ser mais radical, tô comendo muito doce!): parar de uma vez, porque essa história de reduzir aos poucos não dá certo pra mim, não tenho disciplina pra isso, prefiro o tudo ou nada mesmo, sabe?

21 dias sem café

Resolvi fazer o teste de 21 dias porque, dizem, é o tempo necessário pra que a gente mude um hábito, e porque em 3 semanas eu consigo avaliar direitinho como é que meu organismo vai reagir, se a agitação seguida do cansaço vai reduzir e coisas do tipo, entende?

Ao invés de café, agora vou tomar chás, mas eles não podem ser estimulantes, então vou  alternar erva cidreira, capim limão, camomila, maracujá, maça e alfazema. Ah, e claro que também não posso consumir nenhuma comida ou bebida estimulante ou que tenha cafeína. Socorro! rs

parar de tomar café juro valendo ju lopes

Começo amanhã e, admito, acho que vou entrar em crise de abstinência, que vou sentir muita falta do meu pretinho e já preparei uma vasilha com café torrado pra cheirar quando o desespero bater, porque, gente, não é fácil! Acho que cortar o açúcar foi brincadeira de criança comparado a isso, sabia?

Mas, se é pro meu próprio bem, vamos em frente! Vou atualizando vocês pelas redes sociais e daqui a 3 semanas volto pra contar como a coisa funcionou, tá? E se alguém já fez essa experiência, conta aí nos comentários como foi, por favor!

Caso alguém queira conferir os posts que já fiz sobre o déficit de atenção e a fadiga adrenal, os links estão aqui:

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
26 comentários
  1. mirellydarlen  11/07/2016 - 13h22

    È café demais faz mal, é bom dar uma diminuida mesmo rsrs.
    http://www.cacheandocommirellydarlen.com

  2. Marina Freire  11/07/2016 - 14h03

    Ju, boa sorte!
    Menina que coragem!
    Eu fiquei uma vez 7 dias sem café (e nada q tivesse café) E sério foi mto difícil lidar com o sono. Do tipo eu dormia sem ver. Ainda mais pq eu preciso de café para acordar de manhã cedo.
    Sério, boa sorte e força aí!

    • Ju  11/07/2016 - 15h20

      Mari, obrigada! <3
      Nossa, nem me fale, já tô pensando em como vou ficar amanhã! Aiiiii

  3. MAGALI  11/07/2016 - 14h29

    Nossa Jú, eu imagino seu desespero, mas força, vc é determinada e vai conseguir :*

  4. MARIA CRISTINA VEIGA DE VINCENZO  11/07/2016 - 15h33

    Nossa Ju, vai se preparando para as dores de cabeça… se não tomo café, l’pelo fim do dia cabeça está estourando! Boa sorte em sua cura! bjs Cris

    • Ju  11/07/2016 - 17h29

      Ma, já tô aqui me preparando, acho que vou passar uns dias meio insuportável… kkk

  5. Mary Fernandes  11/07/2016 - 17h25

    Ju amada! Força querida, não é fácil mas você vai conseguir, nós vamos conseguir… Oi? È isso mesmo, estarei com você nessa, não decidi ainda se corto os doces ou refrigerante, o que eu conseguir abdicar amanhã, abdicarei por todos os 20 dias seguintes. E no final quando nos contar sobre seu resultado, te conto sobre o meu. Vamos lá meninas que tal entrarmos nessa juntas???

    Beijoooo

    • Ju  12/07/2016 - 08h10

      Mary, linda, MUITO obrigada pelo apoio! <3

  6. Raika Andrade  11/07/2016 - 17h32

    Nossa Ju!! Eu ja estou sofrendo, pq tenho exame e tenho que fik 12h sem ingerir qualquer tipo de cafeina…imagino 21 dias, realmente eh um sofrimento rs

    • Ju  12/07/2016 - 08h09

      Nem faleee! Mal começou e já tô agoniada! rs

  7. Janiny  11/07/2016 - 17h44

    Nossa Ju, Boa Sorte viu! Sono e mal humor serão inevitáveis… Mas no fim td vai dar certo.

  8. Patrícia Souza  12/07/2016 - 09h39

    Oi Ju,
    Nossa, com todo o seu relato de relação emocional/afetiva com o café imagino que vai ser muito difícil mesmo, mas tenho certeza de que você consegue! Você é leonina como minha mãezinha, e sei que as leoninas são decididas e cumprem à risca o que decidem.
    Durante minhas férias com marido, costumo viajar por 15 a 20 dias e não tomo café por lá. Nem chego a sentir muita falta, acho que a mudança na rotina ajuda nisso.

    Beijos

    • Ju  12/07/2016 - 11h12

      Pati, muito mesmoooo :(
      Deus te ouça! <3
      Ah, a mudança da rotina ajuda mesmo, mas nunca fiquei sem café, nossa, hoje tá complicado!
      Beijos <3

  9. kellem  12/07/2016 - 10h48

    nossa rs
    SiMplismente amo seu blog
    a melhor blogueira do Brasil.
    bjs

  10. […] estudos e alguns relatos, quis experimentar o DMAE em cápsulas, justamente porque, como falei no post sobre o café, quero tentar uma outra abordagem no tratamento do déficit de atenção e tentar ficar livre do […]

  11. Bruna Bussular  12/07/2016 - 11h03

    Boa sorte Ju!
    Que o foco e a disciplina tomem a sua pessoa. E que seus resultados sejam satisfatórios.

    Amém!

    Beeeijos
    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

  12. Miriam  12/07/2016 - 16h10

    Aí,juu!!
    Eu estou sem café já faz um mês inteirinho,confesso que dei umas escapadas no descafeinado uma vez ou outra,pq casa com café e ainda sendo eu que preparo o bendito,fica difícil resistir…e vou te contar,foram quase 4 dias de enxaqueca até me acostumar,mas fui resistindo Pq se tomasse um gole,teria que começar tudo de novo,dai seriam mais dias com enxaqueca.Agora tá tudo bem….fico louca com o cheirinho,mas consigo resistir de tomar,foi difícil pacas!
    Ah meu sono melhorou,eu acordava umas 5 vezes na noite,sem falar que já dormia tarde,como vc,e estou tentando melhorar essa maratona noturna que me segue desde quando fui mãe.Bos sorte Ju

  13. Valdirene Silva  13/07/2016 - 15h12

    Eu ja fiquei sem cafe por conta da esofagite…. Nos primeiros dias sentia muito sono e muita dor de cabeça. Boa sorte!

  14. Madalena Honório  14/07/2016 - 11h38

    Ju linda, não me aguento e tenho vontade de comentar tudinho!!! Rs…Eu passei por um período em que não podia tomar café de jeito nenhum por conta de uma gastrite forte. Achei que fosse sofrer mas logo me acostumei! Fica firme porque não é o fim do mundo não! Você vai conseguir e não vai sofrer nadinha! =) Estamos com você, viu? Beijo de novo!

  15. Ericka  15/07/2016 - 10h00

    Boa sorte! Eu nao vou entrar nessa Juh :-( Se eu nao tomar café de manhã, eh certo que a minha cabeça quase explode de tanto q dói ao longo do dia.. De manhã eh lei.. bio Juh ^^

  16. Michelle  29/07/2016 - 13h22

    Valha!!! Tenho todos os sintomas desse problema do qual nunca tinha ouvido falar. Correndo para um neuro já! Obrigada, Ju

  17. Gilva  26/10/2016 - 11h26

    Oiiii será que conseguiu ficar 21 dias sem o pretinho? Bj

    • Ju  26/10/2016 - 11h32

      Foi terrível, mas consegui sim!

  18. caro  10/11/2016 - 14h30

    Oi , tudo bem?
    Atravesando o mesmo processo!!! Hoje, depois de uma semana sem, vou num descafeinado de boa qualidade! :). Aproveitando que farei minha caminhada (com um pouquinho de corrida também). E vc, como vai com a sua “intervenção”?

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…