28.02.2014

Reposição de Cortisol: Eu Faço!

Vocês lembram que ano passado eu passei uma fase “no hospital”, adoecendo o tempo todo e sem disposição pra nada? Então, expliquei nesse post aqui que meu organismo tava dando “pane”, e comentei por alto que minha adrenal havia entrado em falência e que eu tinha o que se chama “Fadiga Adrenal Crônica“, lembram?

Depois disso fiquei querendo escrever um post sobre o assunto, pra servir de alerta mesmo, mas fiquei pensando que é chato falar de doença, sabe? Só que umas duas semanas atrás uma seguidora, que é minha amiga, a Aninha, me disse que tinha feito uns exames, que o cortisol tava baixíssimo e que levaria pra médica, e daí achei que era uma boa hora pra fazer um post sobre o assunto.

Eu sempre fui hiperativa, do tipo que faz milhões de coisas ao mesmo tempo, que sempre tá “de boa”, animada e que não sabia o que era “cansaço”. Sabe gente que chega em casa 6 da matina e às 7 já tá pronta e animada pra um dia inteiro? Era eu!

cortisol, fadiga adrenal crônica

Só que de uma hora pra outra comecei a dormir mal,  a ficar irritada, apática, a sentir dor no corpo o tempo todo, a me desconcentrar e a sentir um cansaço absurdo, daqueles que a gente não consegue fazer nada. A sensação era a seguinte: minha mente continuava funcionando com uma mega velocidade, como sempre foi, mas o corpo não respondia, e isso tava me deixando completamente desorientada.

Achei que a falta de sono era a causa disso tudo (falei sobre isso aqui), daí fui em dois médicos, que já conheciam minha “velocidade” e eles pediram os exames “básicos”, aqueles que todos pedem, e o diagnóstico foi o mesmo: “você está estressada, você trabalha demais, você precisa desligar um pouco” .

Minha mãe achava a mesma coisa, e eu acabei achando que era isso mesmo. Acontece que precisava emagrecer, e por isso procurei um nutrólogo (Dr. Tasso, e indico pra todo mundo!), que me pediu exames que eu nunca havia feito, e dentre as várias alterações, estava o nível muito baixo do cortisol. E não era só isso, porque meu GH tava no “chão”, meus níveis de vitamina D estavam baixíssimos (direta ou indiretamente, a vitamina D controla cerca de 200 genes no organismo), foi detectada a tal da resistência a insulina e várias outras coisas.

A partir daí comecei a suplementar  o “diacho a quatro”, inclusive o cortisol (hidrocortisona), que tomo logo que acordo e após o almoço, e algumas outras coisas, como a melatonina (não é comercializada no Brasil, um absurdo!), a progesterona e por aí vai.

cortisol

É chato ter que tomar vários remédios por dia? É sim, e eu demorei pra conseguir ter disciplina, porque sempre esquecia, mas isso não é nada, né gente? É só remédio, é só um problema, não precisa fazer drama.

O que eu posso dizer é que depois disso tudo mudou, e foi como se tivessem tirado um “véu” dos meus olhos, sabe? Voltei a ter energia pra produzir, parei de adoecer todos os dias, minha irritabilidade reduziu bruscamente, não fiquei mais apática, durmo bem e quase sempre acordo animada (em dias de TPM não dá, né?).

Não tive nenhum efeito colateral, exceto a maior retenção de líquidos, mas diante do que sentia antes isso é o mínimo.

Depois disso li vários relatos de pessoas que passaram anos de médico em médico, se entupindo de remédios, simplesmente porque não foram diagnosticadas corretamente, e isso me assustou um pouco, porque são tantos os exames possíveis, então não custa investigar.

Enfim, foi só mesmo pra alertar, porque infelizmente não dá pra aceitar o “primeiro diagnóstico”, já que hoje tudo é “estresse”.  É  preciso investigar as coisas com cuidado,  porque em muitos casos o tratamento é simples, o difícil mesmo é que se chegue a causa real do problema!

Beijos

Ju

* Este ou qualquer outro medicamento/hormônio só deve ser consumido  com indicação e acompanhamento médico.

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
183 comentários
  1. vanessa  28/02/2014 - 09h31

    Ju, somente o nutrólogo pede esses tipos especificos de exames? ou existe algum outro especialista? desisti dos gastros pois eles só sabem receitar aquelas bombas formuladas antes mesmo da gente levar aqueles exames basicos!!

    • Ju Lopes  28/02/2014 - 10h08

      Oi Nessa! Não, qualquer médico pode pedir! Peça pra dosar o cortisol, a progesterona, a vitamina D, o GH…

      • Deborah  03/07/2015 - 15h05

        Ola Ju, vou fazer a reposição de cortisol e gostaria de saber quento tempo levou para você se sentir mais bem disposta depois do início do tratamento. Obrigada pelo post, foi animador saber que outras pessoas estão felizes com o resultado do tratamento.

  2. Patricia  28/02/2014 - 09h45

    Bom dia Ju que nao existe!!!!!! Que tipo de exame que a gente gaz. Para descobrir isso. A exatamente um ano eu entrei em depressão, foi um ano mal, mal. Fiquei sem trabalhar e tinha ia q eu pedia a Deus para morrer. Mas eu melhorei do finzinho do ano pra cá. Mas ainda me sinto sempre cansada, indisposta, desmotivada, minha libido e zero menos zero, irritada, nossa e muita coisa. Li agora seu post e me interessei, apesar que venho aqui todos os dias, varias vezes . Qual e o exame q a gente pede para o medico para ver isso, e fazer a reposição caso precise. Bjim.

    • Ju Lopes  28/02/2014 - 10h11

      Oi Patyyyy! Peça pra dosar o Cortisol! E peça também progesterona, Gh, vitamina D…
      Eu li muitos relatos na net de gente sendo tratada como paciente de fibromialgia e depressão, dentre várias outras coisas, quando na verdade era fadiga adrenal crônica.
      E o remédio é barato, o tratamento é simples…Beijos e fique bem viu? <3

  3. simone andrea p.santos  28/02/2014 - 09h50

    [palmas] excelente Ju ótima materia pq muitos sofrem problemas de saúde por falta de orientação e sem saber que especialista procurar pq os sintomas as vezes são os mesmos mas o diagnóstico nem sempre ! [cool]

  4. Priscila  28/02/2014 - 10h06

    Oi ju, tbm sinto tudo oq vc sentia … Já fui ao medico ele mandou manipular fluoxetina e calmante!
    Mas a falta de disposição continua entre outras coisas …
    Será se eu pedir na farmácia de manipulação eles fazem?
    Vc sempre nos ajudando bjx

    • Ju Lopes  28/02/2014 - 10h09

      Pri, não fazem não, e não pode tomar se não tiver com deficiência, porque o excesso de cortisol também causa problemas sérios! Vá em um médico e paça pra ele solicitar o exame que mede o cortisol!
      Beijos

  5. Priscila  28/02/2014 - 10h10

    Ju me passa a dosagem por favor

    • Ju Lopes  28/02/2014 - 10h14

      Pri, a minha dosagem é de 10 mg, mas só quem pode saber qual a dosagem indicada pra você é um médico, após avaliar seus exames!
      Beijos

  6. Priscila  28/02/2014 - 10h13

    Ok ju! Isso é o mais difícil animo de acordar de madru. É perder o dia esperando.
    Mas muito obrigada bjx

    • Ju Lopes  28/02/2014 - 10h27

      Afff, deve ser MUITO ruim mesmo! Mas Pri, é bom investigar, sério mesmo!
      Beijos

  7. Lais  28/02/2014 - 11h26

    Já eu tenho excesso de cortisol, que é bem pior que falta… Também tenho falta de vitamina D e o médico disse que precisa pegar sol 30 minutos por dia sem protetor solar e tomar suplemento de vitamina D, porque só a vitamina D não adianta sem o sol para poder absorve-la e que tomando com protetor não adianta… [shyy]

    • Ju Lopes  03/03/2014 - 08h42

      Lai, eu sei como é, é Cushing, né? Acho que escreve assim, não sei ao certo. Uma amiga minha tem e é bem complicado mesmo! É isso mesmo, também tô tomando sol todos os dias!
      Beijos

  8. cristine  28/02/2014 - 15h22

    Olá! Achei bem bacana seu post. Nunca havia ouvido falar sobre reposição de cortisol… é minha situação é bem parecida a de várias outras mulheres que conheço e a que vc descreveu… e eu estou colocando toda a culpa no stress… vou dar uma investigada melhor. PS: Vc tem razão, falar de doença é chato, mas achei seu post ÓTIMO e super relevante. Obrigada por ele e parabéns e sucesso no blog!!!

    • Ju Lopes  03/03/2014 - 08h42

      Cris, tudo bem?
      Ah, que bom que gostou!
      Investigue mesmo, porque nem tudo é stress, sabe?
      Obrigadaa! :)
      Beijos

  9. Luana  28/02/2014 - 19h56

    Oi ju, vi nos seus posts que você teve uma manchinha no buço provocada pelo limão,
    Eu também tive uma recentemente, e gostaria de saber o que vc usou, ou usa hoje em dia. Te agradeço bastante ! Obrigada

  10. Eny (Mimi Docinho)  02/03/2014 - 21h30

    É, depois dos 30 é fogo! hahahaha
    Também tô assim, cheia das “coisas” =x

  11. marcia  04/03/2014 - 19h35

    Amiga, muito cuidado mesmo com os corticoides. Eles são uma bomba a longo prazo, mesmo dosados. De imediato, inchaço, aumento de pressao, imunossopressao. A longo prazo, osteoporose, perda de memoria, e muitos outros. A indicaçao para doenças nao reumaticas e nao neoplasicas, é somente no periodo de TPM.

    • Ju Lopes  04/03/2014 - 19h39

      Oi Marcinha! Pois é, mas isso acontece quando existe o excesso, né? No meu caso o meu organismo não produz a quantidade mínima, e sem ele fico péssima! :(

      • Lizza  16/05/2015 - 11h47

        Olá,

        Adorei seu jeitinho de ser e a maneira que vc espalha o que lhe fez bem!!!
        Os corticóides que causam mal não é A HIDROCORTISONA que pode ser tomada por muito tempo e NÃO engorda e nem incha. Foi isso que eu entendi assistindo as palestras no youtube dos maravilhosos Doutores Lair Ribeiro, Arnoldo Veloso, J.R. Kater, e outros.
        Voce poderia me dizer qual o nome comercial da Melatonina que vc encontrou no exterior?
        Muito obrigada e meu grande abraço a você que compartilha tantas coisas boas!

        Lizza

  12. Daline  04/03/2014 - 21h57

    Ju acredita que eu sempre tive o problema contrario? A minha taxa de cortisol era 3x maior que o indicado. O medico chegou a cogitar até tumor… Mas fiz outros exames, e descobri que era stress… Resultado? Lutas constantes com a balança. Nunca mais fizemos as pazes
    O layout ficou lindoooo!

    • Ju Lopes  05/03/2014 - 10h07

      Dali, nossa, imagino o quanto isso é ruim! Uma amiga minha teve cushing, acho que é assim que escreve, e foi por causa de muito cortisol…
      Ainda bem que era só estresse!
      Obrigadaaa <3
      Beijos

  13. Ana  05/03/2014 - 14h58

    Oi Ju!!! Você Como sempre, se dividindo e dando atenção a todas nós!!
    Legal você ter encontrado um médico Bom, pois no meu caso levei os exames a um endocrinologista e mais passei raiva. Tudo era culpa do excesso de peso e, em partes concordo, como a pressão alta, gama gt, agora o cidadão me fala que meu cortisol estava baixo pq estou gorda. Me passou só uma dieta, apesar das queixas que já havia feito.Acredita?! Enfim, agora estou em dieta forçada, pois Sou teimosa como uma mula e quero provar que ele está errado!!!

    • Ju Lopes  05/03/2014 - 15h38

      Ana, isso me preocupou, sério mesmo, porque teus níveis tão MUITO baixos! Sim, eu também tô acima do peso, e mesmo assim tenho que fazer a reposição… Vc tá conseguindo fazer a dieta? Tem que ver isso, sério! Beijos

  14. Mircea  30/07/2014 - 13h59

    olá querida, queria saber quanto deu o teu exame de cortisol basal 8 horas, acabei de fazer o exame e estou na expectativa dos resultados, tenho consulta só daqui a 15 dias e não aguento esperar!!!beijos

    • Ju Lopes  31/07/2014 - 10h42

      Mi, não tenho mais ele aqui, mas foi abaixo de 5!
      Beijos

  15. Mircea  31/07/2014 - 11h47

    Muito obrigada Ju, o meu deu 12, será que não tenho então?rs

  16. Rosane Santos  01/08/2014 - 09h17

    Amiga, tenho procurado respostas para baixo cortisona a 10 anos, infelizmente a maioria dos médicos não peitam uma supra renal e nos medica como depressão, è impressionante! Gostaria de saber, em quanto tempo vc melhorou mesmo com o uso da hidrocortisona? E como lida com a retenção de líquidos.

    • Ju Lopes  01/08/2014 - 12h40

      Ro, isso é um problema sério… Procure um nutrólogo, é o conselho que te dou…
      Assim que comecei a tomar, comecei a melhorar, foi imediato MESMO!
      E incha um pouco sim, mas com chá de cavalinha dá tudo certo!
      Beijos

      • Kevin  06/09/2015 - 18h34

        Olá Ju
        Começastes a sentir melhora assim que tomou o primeiro comprimido ou levou alguns dias?

  17. Laís  04/08/2014 - 17h44

    Poxa adorei seu post ! Foi tão explicativo e confortante, acabei de receber o resultado dos meus exames e deu um pânico ver meu cortisol tão baixo. Bom saber que um remédio resolve tudo, amanhã vou no meu médico, obrigada por compartilhar sua experiência.

  18. lívia  19/08/2014 - 08h15

    Afinal. Engorda ou não ? Ou somente ajuda na retenção de liquido ?

  19. Leilane Magesty  20/08/2014 - 15h53

    Boa tarde!

    minha mãe tem problemas sérios com o cortisol que não consegue aumentar de jeito nenhum, ficando sempre na casa 0,03.Gostaria de saber se você pode me passar o contato do seu medico.

    desde já agradeço.

  20. Eduarda de Fátima G S Saraiva  03/09/2014 - 19h16

    Olá ! Será que vc poderia passar o tel do Dr Tasso, o médico que vc cita?

  21. Fátima  27/10/2014 - 16h12

    Nossa, achei o que eu precisava. Estou me sentindo até mais leve. Sabe já faz mais ou menos uns 2 anos que não paro de engordar, já fui em nutricionista, tomei remédio para emagrecer e nada. Tenho uma canseira que parece que carrego um fardo nas costas de 60 kgs ou mais. Dores até nos fios dos cabelos. Já fui em tudo quanto é medico nada resolve. Afinal, eles nem colocam a mão na gente. Semana passada lendo sobre cortisol, me interessei e fui no postinho da minha cidade e pedi para fazer o exame que deu 4,6 enquanto que o normal é de 6,2 a 19,4, colesterol la nas nuvéns. Agora estou na dúvida que médico devo procurar. Estou agendada com uma nutróloga para o dia 20/11. Será que o meu problema é esse? Que médico devo procurar? E quando a Você, você conseguiu perder peso?
    Hoje ganhei na loteria de ter achado essa reportagem, vc nem imagina de como estou me sentindo mais leve. Aguardo por orientações suas o mais breve. E continue sempre fazendo isso para ajudar as pessoas. Att. Fátima Gil

  22. janete de oliveira  03/11/2014 - 08h02

    Oi tenho falta de cortisol e tireoide,depois de fazer radioterapia para retirada de tumorde hiposife ja tem 6meses o meu tratamento com corticoide e purant meu colesterol alto e meu gh caindo provavel que eu tenha q repor .tem quanto tempo q vc usa estas medicacoes e vc tem pressao alta por causa do corticoide???? Obrigado !!!

  23. celso luiz barros  04/12/2014 - 21h59

    Legal ,seu comentarista venho sofrendo a 3 anos com vários tipos de doença cada medico me dizia uma coisa ,desde de alergia ate deus sabe la mas realmente tive que procurar um ortomelecular aqui em campinas particular pois ele não atende plano de saude e estou tratando fadiga adrenal tb tomando hidrocortisona ja estou bem melhor grande abraço…

  24. Luciana Valente  07/12/2014 - 13h25

    Olá, estou descobrindo agora meu problema de insuficiencia de cortisol. Já tenho falencia hormonal do LH e FSH a 5 anos e fiquei em menopausa aos 38 (hipofisária). Nesta epoca foi avaliado por ressonancia a hipotese de adenoma de hipofise do qual não houve confirmçao de imagem. Diagnóstico: Stress. Apos 4 anos meu quadro piorou com sintomas de apatia e fadiga crônica e fui refazer a ressonância: Adenoma Hipofisário com Hipopituritarismo (caminhando para panhipopituritarismo). Ou seja, a glandula esta sendo pressionada e não consegue secretar os hormonios. Portanto, deve etsar atentas para esse diagnostico de Stress com sintomas de causa idiopática. O estresse pode sim provocar falencia adrenal, mas precisa descartar se o caso não vem la de cima, da glandula mestre, HIPÓFISE. Ela é muito sensível e por ser pequena pode falhar ao menor tumorzinho. Alerta para pedirem acompanhamento anual de ressonancia da sela Turcica (o bercinho da Hipófise). Fica a importante dica.

  25. jonathan  09/12/2014 - 11h34

    ola , eu tenho todos os sintomas que você teve
    foi diagnosticado com depressão fiquei internado por vários dias
    nao me pediram exames para ver o nível de cortizol, me receitaram fluoxetina tomei por vários meses rsrsrs mas quem disse que os sintomas sumiram sinto tanta canseira ate de escrever aqui já cansei

    sera que seria hora de investigar o nível de cortizol
    dizem que corticoide engorda e faz mal como faz então toma o remédio ou fica sem o remédio

  26. SIMONE  27/12/2014 - 09h18

    Olá Ju, tenho o mesmo problema seu, estou escrevendo somente como advertência da necessidade de se fazer acompanhamento com um bom endócrino, ele sim é o especialista indicado para o acompanhamento deste problema. Veja bem a fadiga adrenal crônica não inclui déficit de GH por que ele é produzido na hipófise, por isso o diagnóstico certo é: hipopituitarismo.Um falha na hipófise. Tive os mesmos sintomas e dificuldade de diagnóstico que vc,descobri a 1 ano e meio, porém o corticoide já está trazendo seus resultados negativos também. Quanto vc toma por dia? Tomo 7 mg + 5 mg de hidrocortisona por dia. Reponho o GH também. Bjs e muita força

  27. vivi  11/02/2015 - 09h03

    Eu esto com os mesmo sintomas ,,mais não encontro medico para diagnosticar,ja estou quase morrendo, vivo de medico em medicos.Fquei sabendo disso nos videos do Dr Lair Ribeiro,,,mas como falar com ,ele …Dificie,,estou precisando de ajuda e estimulo,,,,bjs Vivi

  28. Melanie  19/02/2015 - 23h50

    Ola! Você poderia passar o contato do seu medico? Obrigada

  29. Ana Carolina  25/02/2015 - 21h03

    Ju, por favor, você poderia me dar o contato do seu médico. Por favor…….

  30. virgolina  09/03/2015 - 08h56

    jU POR FAVOR MANDA O CONTATO DO SEU MEDICO.POIS ESTOU HA DEZ ANOS TENTANDO UM DIAGNOSTICO,ja estou no final exaustão adrenal,,,muito mal mesmo..bjs;

    • Ju  10/03/2015 - 10h04

      Vi, o nome dele é Tasso, o tel é (73) 3525-9967
      Boa sorte pra você, sei bem como é isso! <3

  31. Jane Leda  15/03/2015 - 12h25

    Olá Jú tudo bem? vi seu depoimento, gostei muito de saber do seu resultado e do sucesso. Uma semana atras assistir um vídeo com doutor Lair Ribeiro sobre o assunto de deficiência de cortisol, sinais e sintomas que são justamento o que eu estou sentindo no momento. Já estou em busca de solução. Se possivel quero saber quanto tempo durou seu tratamento total. Desde já muito obrigado

  32. Luciana Soares  20/03/2015 - 11h27

    Onde fica esse médico? Preciso de uma boa indicação no RJ.

  33. Thaís Marinho  26/03/2015 - 00h53

    Oi Jú! acompanho teu blog e ja faz um tempo, inclusive adoroo! Vi esse post e pensei até que enfim encontrei alguém que compartilha desse treco! então minha endócrino me diagnosticou com Insuficiência adrenal, meu cortisol deu 0,4 numa media que seria entre 6 e 11, então pensei tô muito ferrada! Dai ela me receitou a Hidrocortisona mas nao achei em drogaria alguma, então vi que o seu é manipulado, foi uma opção sua ou realmente só existe manipulado?

    • Ju  13/04/2015 - 12h27

      Oi Thai! Olha, só manipulado mesmo!

  34. Elisangela  11/04/2015 - 15h26

    OI JU ESTOU COM O CORTISOL BAIXO NAO SEI QUE MEDICAÇAO O MEDICO VAI PASSA MAIS JA ESTOU COM MEDO DE ENGORDAR QUANTOS QUILOS VC GANHOU SOU DE SAO LUIS MA BJS

  35. Mateus Lima Soares  13/04/2015 - 08h45

    Olá Ju,você usa o hidrocortisona manipulado? Fui orientado a fazer o tratamento com esse medicamento mas a médica me avisou para não tomar o manipulado por que pode trazer riscos a saúde!

  36. Luciana  19/05/2015 - 21h36

    Olá, td bem? Adorei ler o seu relato, gostaria de consultar com o seu nutrólogo, mas moro em Joinville – SC, e assim fica complicado. Mas gostaria de saber se vc pode me dizer quais foram os exames que vc fez, pra eu pedir para o medico, pois faz 6 anos que tenho os mesmos sintomas e nao fechamos um diagnóstico. Um beijo e obrigada.

  37. malvina  20/05/2015 - 21h25

    Por favor me ajude estou com um filha assim ja não sei ais o fazer

  38. Julius Fortes  25/05/2015 - 02h12

    Boa noite querida. Desde já agradecemos por expor o teu relato. Parabéns pela superação.
    Gostaríamos muito de sabe quais exames foram solicitamos para que você tivesse um diagnostico exato de fadiga adrenal. Poderia compartilhar conosco ?

    Desde já agradeço

    Um forte abraço

  39. Daiana Visinheski  27/05/2015 - 12h52

    Ju, boa tarde
    Acabei de achar seu post e adorei, não estou produzindo cortisol a 11 meses por um problema durante minha gestação e o remédio que estou tomando não esta fazendo efeito a reposição não ocorre. Tem o e-amil do Dr. Tasso pois sou de Joinville SC gostaria de conversar com ele. O meu endrocrino pediu para suspender a medicação até achar uma solução. Mas você deve saber como é parece que estou “morrendo” todo tempo e preciso melhorar tenho um bebê para dar atenção. Obrigada..
    Aguardo seu retorno.

  40. Victoria  10/07/2015 - 12h34

    Nossa! Ju né? Por acaso entrei no seu site! Queria primeiramente te dar os Parabéns! Excelente! Mas essa notícia me chamou atenção! Eu! Depois de sair de 2 neuro, 4 psiquiatra, na alegação que eu tinha “depressão devido ao stress”. Minha mãe, meu marido, os médicos diziam: Voce trabalha demais, estuda demais, tá estressada, ta deprimida! E eu não conformava! Ficava pior quando diziam: Dificil aceitar a depressão! Meu corpo não respondia, vivia a base de estimulantes (garrafa de café), porque ficar quieta que me deprimia, rsss! Até que me indicaram um nutrólogo na minha cidade, foram litros de sangue para exames, mas, desde a primeira consulta ele me deu o diagnóstico de “Fadiga Adrenal Crônica” que não é uma doença, explicou ele, eu apenas não conseguia responder ao stress, e, dessa forma, não dormia, vivia irritada, explodia por qualquer coisa, e com a maior angústia de querer fazer e não conseguir, aí que eu explodia mesmo. Psiquiatras me receitavam antidepressivos e passei a dormir só com remédio. Antes dos exames ficarem prontos, o nutrólogo me receitou Magnésio, Hidrocortisona e D-Ribose, nunca mais tomei nenhum remédio! Conclusão: Não vou a lugar nenhum sem minha consulta com o Nutrólogo! é caro? é! Mas é bem mais barato que ficar pulando de médico em médico, que por desconhecer as deficiencias do seu organismo, te dá um dignóstico de depressão, ansiedade ou stress! Poxa! O mundo é deprimido, ansioso e estressado, e mesmo assim temos uma coisa que chama auto-controle! Todo mundo tem! Parabens pela notícia, e nem é chato falar de doença (também achava!), respirei aliviada, rss. Pensei q só eu acordava pulando e dormia rindo, e acordava disposta! Até que um dia eu não entendia porque! Não fui a única! Beijos. Seguindo sempre aqui!

  41. Andrea Magalhaes  11/07/2015 - 19h40

    Ola Ju e meninas, tenho a sindrome da fadiga cronica o q inclui a fadiga adrenal cronica e tomo 20mg de cortizol por dia e gostaria de ajudar muitas pessoas por dar um detalhe importante: segundo minha medica maravilhosa não precisa a pessoa estar com o nivel de cortizol baixo para repor o hormônio e se beneficia dele pois ela me explicou q quando a pessoa tem alto nivel de stress o cortizol medido da alto como o meu e ainda assim faço reposicao hormonal e minha vida mudou radicalmente. Segundo minha medica se a pessoa tiver com fadiga independente se tiver alto ou nao tem q repor pra ajudar a desestressar a glândula e deve ser medido pra ver os picos , os autos e baixos do hormonio q nos acompanham.

  42. Gustavo  14/07/2015 - 12h18

    Oi Ju, eu tb como muitos de vcs, passei por dezenas de médicos, que me passara de cirurgia a cpap, pq dormia muito mal.
    Aqui em gyn tem um nutrólogo muito bom tb, vou começar amanha com 10mg, que segundo o Dr Lair Ribeiro, é uma prova terapêutica inicial o qualquer caso. Além disso suplemento vários outros hormônios agora.

    Gostaria de saber se toma uma dosagem única de 10mg ou se é dividida entre café da manha e almoço.

    Na fadiga adrenal geralmente o cortisol noturno fica bem alto e não conseguimos dormir. DPS do cortisol diurno, conseguiu voltar a dormir normalmente?

    Eu depois de quase 15 anos nessa, acabei desenvolvendo artrose e estou em fase inicial de uma doença autoimune. Vergonha da classe medica q só conhece Cushing ou Addison e nada sabem sobre Fadiga Adrenal, que é o grande mal do nosso século.

  43. Elainy  15/07/2015 - 19h34

    Oi. Também sinto o mesmo cansaço. Fui ao médico e ele disse que tenho depressão. Já havia pesquisado sobre fadiga adrenal mas ele não deu importância. Agora vou tentar fazer i exame e levar a outro Médico. Tenho certeza q e cansaço mental. Sou estudante e costumava a fazer mil coisas e gostava da correria. Agora só gosto da minha cama mas ela já não está resolvendo o meu cansaço.

  44. maria dilamar  29/07/2015 - 23h35

    Ju,também fui diagnosticada com fadiga adrenal. é horrivel como a vida muda, de repente vc é hiperativa faz mil coisas, e o que é pior gosta da correria, e de repente mas que de repente vem alguém, médico ou uma doença e diz que tens que parar, tomar remédio,fazer uma atividade fisica. Depois do choque to tentando tomar o remédio e fazer a atividade fisica afinal como vc falou é só remédio.Embora seja dificil pois uma pessoa que foi a vida toda saudavel é complicado aceitar facil essa situação.Vendo muitas pessoas com esse problema faz eu não me sentir a unica no mundo ( doente )pois é assim que me sinto, o exame que fiz foi o da saliva minha genecologista que achou que era mas especifico,pois tenho 48 anos. Obrigada pelo apoio,

  45. Ellen  30/07/2015 - 15h44

    Boa tarde! Esse exame de cortisol é aquele feito com a saliva?
    Obrigada ^^

  46. Laís Santolin  04/08/2015 - 07h41

    Ju, vou precisar suplementar também! Tenho uma vida corrida e ando meio ”caidinha’. Porém eu tenho pânico de engordar (não é futilidade), o médico jura que não vou. Porém vc mesmo disse q reteve líquido, isso deixa a gente inchada! Eh um efeito colateral só do uso do hidrocortizona?! Ou de toda suplementação?! Vou tomar vitaminas, ômega 3 e outras coisas!

    • Ana  21/08/2015 - 15h22

      Estou usando o cortisol base manipulado há 11 meses e faço acompanhamento com endócrino a cada 2 meses.
      Nos primeiros meses devido já estar acima do peso, me matava fazendo exercícios para não engordar… Em 3 meses não engordei nem a grama mas tbm não emagreci…. Foi aí q minha endocrinologista me puxou a orelha… Me proibiu de fazer minhas corridas, estou desde fev/2015 fazendo apenas caminhadas de 1 hora, 5 dias na semana e fazendo uma dieta especifica para fadiga adrenal, eliminei neste período fev a julho/2015 – 11 kg. Ela tbm pediu que eu dormisse sempre que sentisse a necessidade, e segui a orientação… Sai do meu emprego, e estou dando uma atenção as orientações dela. Já me sinto bem melhor, em breve pretendo retornar as minhas atividades.

      • Carla  12/09/2015 - 01h54

        Estou iniciando o tratamento com a hidrocortisona bioidentica. Meu médico preferiu iniciar devagar, com a dose pequena de 8mg , tb com anemia e tenho hipotiroidismo- uma coisa vai levando a outra.

        Ainda nao estou sentindo melhora. Meu exame de saliva deu que estou produzindo quase nada de cortisol. Pelo nível ja estava na fase de exaustão. Passei por tudo o que todas têm relatado desde antidepressivos até estimulantes. Muito duro passar por essa romaria de médicos e terapias alternativas. Cada um tem uma teoria.
        Minha dúvida a quem já está tratando:
        A hidrocortisona engorda? Melhora os sintomas em média qto tempo?
        A dieta para adrenal funciona?
        Existe luz no fim deste túnel?

  47. Sara Souza  07/08/2015 - 11h42

    Olá,
    estou passando pela mesmíssima situação.
    só que estou com receio de engordar com a hidrocortisona. voce engordou?

  48. Nati  18/08/2015 - 20h25

    Ju, boa noite!
    Quais exames você fez? Estou com esses sintomas há “seculos” e nunca descobrem o que é… Vou pedir ao meu médico para fazer esses exames que você fez. Obrigada!

  49. WELLINGTON  23/08/2015 - 02h18

    OLA, FIZ EXAMES DE ROTINA E MEU CORTISOL DE 0,4
    QUAL FOI O SEU RESULTADO QUANDO VOCÊ FEZ
    ESTOU MORRENDO DE MEDO, SERA QUE TEM CURA, QUE ISSO PODE MATAR ETC

  50. Maria Helena Duarte Rodrigues  29/08/2015 - 18h08

    Ju por favor de qtas gramas é o comprimido de hidrocortizona?
    beijos e obrigada

  51. Kevin  03/09/2015 - 14h33

    Olá, tambem tomarei, 20 mg pela manhã e 10 mg no início da tarde. Gostaria de saber em que horário você toma pela manhã, pois me esqueci de perguntar para o médico, vi num video que o recomendado é antes das 8, tem problema tomar depois do café da manhã? Ou melhor depois que acordar em jejum?

  52. Graciele  03/09/2015 - 15h16

    No interior não acho farmácia que manipule este tipo de hormônio, gostaria de saber aonde você os manipulou?

  53. Ju  11/09/2015 - 10h02

    Essa semana estou iniciando a reposiçao de varios hormonios tb. Me sinto exatamente da menira como vc descreveu, mas acreditava ser em razao de ter uma filha pequena para cuidar sozinha e ainda ter que trabalhar. Parece que nunca durmo o suficiente…espero me sentir bem disposta em breve! Boa sorte para todas nos!

  54. Patricia  18/09/2015 - 12h05

    Genteeeee! Passada de ver quanta gente tem o mesmo problemaaaaaaaaaaaaaaa!!! Os medicos só dão fluoxetina e pronto! Ontem me receitaram a tal da hidrocortisona…Veremos! Ju: Super identificada com o q vc passou. Bjo!

  55. Flavia Rabelo  22/09/2015 - 23h06

    Olá.
    Essa história se parece com a minha. Mas, para piorar tive comprometimento com hormônios que me levaram a endometriose, continuando após retirar os ovários. Faço reposição de cinco hormônios na pele.
    Médicos especializados em reposição hormonal cuidam disso. Os exames de saliva são mais precisos

    Muito sofrimento!

  56. Cristina santos  23/09/2015 - 09h36

    Sou acristina de Coimbra e tenho cuschyg neste momento tou com 30mg de hidrocortisona e mesmo assim sintoma muito cansada e muito mal quase não posso andar,será que tou com muita dose?

  57. Sabrina  28/09/2015 - 15h39

    Olá Ju!
    Primeiramente quero te parabenizar pela iniciativa. Muito legal vc falar sobre fadiga adrenal e ajudar outras pessoas com os mesmos sintomas. Quando comecei a ler este post parecia que estava me descrevendo… Acho q pessoas hiperativas acabam tendo essas coisas :-(
    A pouco tempo, mais ou menos 2 meses, fui diagnosticada com fadiga adrenal. Estou tomando cortisol 10 mg e 5HTP para ajudar a dormir, pois não consegui comprar a melatonina, mas ainda não senti uma melhora significativa. Em quanto tempo de tratamento vc começou a sentir melhor?

    Abs,

    Sabrina.

  58. Mara Giehl  01/10/2015 - 21h07

    Oi Ju, preciso trocar informações com você pois tb faço reposição de cortisol; por favor se puder fazer contato, fico no aguardo

  59. Meroveu  19/10/2015 - 18h35

    Ju, primeiramente você é linda! Bom, fiz tratamento com Cortisol e pregnenolona e de fato melhorei muito. Se você vai num clinico ele vai passar fluexetina, sendo que não resolve nada, e piora o libido, então, essa reposição mencionado acima foi tudo de bom, inclusive vivia doente, com sinusite, cansado, sem disposição para fazer pequenas coisas, e minha vida melhorou muito. Parabéns pela dica, que aliais, não fiz uso do medicamento porque li seu post, mas trato com um médico que ele é incrível, e pesquisando agora sobre tais medicamentos encontrei teu comentários que endosso abaixo. Bjs

  60. Sueli Aparecida Roa  20/10/2015 - 12h55

    Boa Tarde!

    Lí seu artigo sobre a reposição do cortisol, eu também tomo diariamente e pro resto da vida por outros motivos. Você teria algum artigo relacionado de como evitar os efeitos do cortisona tipo inchaço? tudo fica gordo o rosto a barriga é muito chato. Tem alguma dieta especifica?

    Grata

    Sueli

  61. Michelle  20/10/2015 - 16h49

    Engraçado ! É resposta pronta??? Todo mundo que vai a nutrólogo tem resistência insulínica e fadiga adrenal? Q a vida de todo mundo é estressante não precisa estudar anos na faculdade para saber, mas pegar exames de pessoas diferentes e dar uma resposta moldada pra todo mundo é um jeitinho fácil de ganhar dinheiro. Apósto que te passou dieta paleolítica tbm.

    • Ju  26/10/2015 - 13h14

      Mi, olha, eu rodei muitooo pra ter esse diagnóstico, viu? Todos os médicos que eu ia diziam que era estresse, que eu deveria relaxar mais, e nenhum se aprofundou nos exames. Sou imensamente grata ao meu nutrólogo, porque só ele pediu exames detalhados, de tudo que você puder imaginar, e depois que comecei o tratamento TUDO mudou, graças a Deus!
      E quanto a dieta, quem cuida da minha dieta é um nutricionista, tem nada a ver com nutrólogo não! Beijos

  62. Tereza barreto  24/10/2015 - 21h20

    Oi Lu!Poderia me indicar um nutólogo aqui no Rio de janeiro?que segue a linha do Dr. Lair Ribeiro?Obrigada

  63. Carla foro  04/11/2015 - 00h07

    Olá Ju gostei muito do seu blog, só ficou uma dúvida essa suplementação com o cortisol é feita pra sempre ? Ou quando os níveis normalizam vc corta? Agradeçeria muito se puder responder.

  64. Fernanda Ferreira  04/11/2015 - 17h33

    Querida, onde você mandou manipular? a farmácia de manipulação tem site?

  65. Gleicy  05/11/2015 - 18h06

    Olá ju, Quanto tempo durou sua recomposição de cortisol? Tomo os remédios por quanto tempo? Durante esse período fez dieta alimentar? Mudo o estilo de vida? Ou comia de tudo? Beijos

  66. Gleicy  05/11/2015 - 20h26

    Olá ju, Quanto tempo durou sua recomposição de cortisol? Tomo os remédios por quanto tempo? Durante esse período fez dieta alimentar? Mudo o’estilo de vida? Ou comia de tudo? Beijos

  67. Cesar  06/11/2015 - 08h37

    Ju, deixa eu te perguntar uma coisinha, rs. De quantos mg era a hidrocortisona que tu tomava ? Tomava em jejum ou com comida? Abraços.

    • Ju  06/11/2015 - 09h14

      Eu tomo, vou tomar, provavelmente, pro resto da vida. No momento é de 15, de manhã e meio dia.

  68. Édila Pacheco  14/11/2015 - 01h16

    Ola Ju
    Hoje recebi meu exame salivar,deu fadiga adrenal cronica,
    passei toda a minha vida com cansaço insonia enfim vegetando,indo de medico em medico e nada
    depois que conheci a física quântica fui em uma medica que pediu esse bendito exame
    estou muito esperançosa que agora eu me cure.Mas quero te fazer uma pergunta essa reposição de cortisol não engorda?
    Faz trinta anos que me sinto assim!
    Foi na procura por informação que encontrei teu post,obrigada por compartilhar.
    Bjus
    Édila

  69. Carolina Rocha  14/11/2015 - 21h15

    Olá Ju. Gostei do seu blog e da forma como escreve. Também iniciei o tratamento com hidrocortisona base bioidentica 10 mg 2xdia. Minha pergunta pra você é: vc sentiu ou sente algum efeito colateral? Tenho sentido dores de estômago, fui pesquisar e vi alguns vídeos (inclusive um do dr. Marcos Natividade) no youtube onde ele ressalta que hidrocortisona bioidentica via oral não tem a mesma eficácia da hidrocortisona bioidentica transdermica (creme ou gel), pois a oral, quando metabolizada pelo fígado, deixa de ser bioidentica. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Será que as cápsulas que estou tomando vão surtir efeito? Será que não vou desenvolver gastrite? (vou falar com o médico a respeito). Procurei muito nos vídeos do Dr Lair Ribeiro mas não encontrei nenhum onde ele fale sobre a diferença entre tomar cápsulas de hidrocortisona ou passar o creme. Como vc já toma a um tempo em forma de cápsulas resolvi te perguntar, afinal vc tem mais experiência do que eu nisso, rsrs. O que vc acha? Te agradeço desde já. Abraços

  70. Marcos  15/11/2015 - 15h53

    Ju, estou sentindo tudo isso! Mas como dependo do hospital público as coisas ficam meio difícil. Você é do Rio de janeiro? Poderia me ajudar? Em que Clínica se consultou? Foi muito caro? O tratamento é eficiente? Não são todos os médicos que reconhecem uma fadiga adrenal, help-me, please!

  71. Rosangela  17/11/2015 - 17h36

    Olá, você voltou a dormir bem?Foi necessário usar remédios para dormir? Todos os remédios para dormir me fazem mal e a melatonina pra mim não resolve. Por favor me passe sua experiência que melhorou a qualidade do sono. Aguardo ansiosa.

  72. estela  20/11/2015 - 00h18

    ola, estou com este problema e o medico me passou o remedio cortisol manipulado, não consigo achar, e moro em Cristalina e o medico e de Goiania, acho que vou mandar fazer este seu, deve ser a mesma composição

  73. CRISTINE  28/11/2015 - 11h10

    Bom dia ! Também estava com a vida “uma tragedia ” e fui a uma médica Orthomolecular – infectologista . Meu organismo está um colapso e apresento FADIGA ADRENAL CRÔNICA . Iniciei o tratamento a uma semana apenas ! Como foi recente , estou com meus exames em mãos . Meu exame foi realizado pela manhã , e deu 10,40 . A médica passou HIDROCORTISONA BASE 10 mg entre outras mil coisas ! Minha PROGESTERONA deu 0,3 e o ideal seria 8-18 ( quase cai para traz ) . Minha vitamina A deu 0,37 mg/L , mas o bom seria 0,9- 1 . O magnésio de 1,8 mg/L e o bom seria acima de 2,4. A HIDRÓXI VITANA D deu 22,8 mg/ml e o bom seria entre 70 -100 . Vale a pena investigar como anda o funcionamento do nosso corpo meninas .

  74. Juliana  01/12/2015 - 20h41

    Interessante postagem. Acabei de receber meu exame do cortisol basal. O resultado? 0,6, sendo o ideal entre 5-25. Alguém já recebeu um resultado tão baixo??

  75. Cleidiane  07/12/2015 - 20h47

    Eu sinto exatamente isso, só muda no sono. Eu tenho um sono absurdo, não passa por nada. Se deixarem eu durmo o dia todo. Enfim, depois de passar mal várias vezes na academia , resolvi procurar um endocrinologista, e o mesmo pediu que eu fizesse vários exames, tanto de sangue, quanto d urina. Olha foi um livro de exames, eram tantas guias médicas.
    E o resultado foi cortisol baixo, insuficiência de vitamina D, cálcio no sangue alto, anemia. Eita!
    De princípio me receitou uma vitamina D, e pediu que eu repetisse os exames para confirmar o tal do cortisol.
    Estou aguardando o resultado desse novos exames, mas certeza confirmar. Pq o que sinto não é normal, desanimo, tontura, fraqueza…

  76. Cristiane  16/12/2015 - 09h35

    Olá! Nossa, aconteceu exatamente o mesmo comigo! E estou fazendo a suplementação bioidêntica de cortisol, vitD, dhea e coenzimaQ10.

    Achei engraçado um comentário ali falando que “corticóide” é perigoso. É, mas o que estamos tomando é “cortisol” e não tem nada a ver com corticóide!!!!!

  77. RENATO  04/01/2016 - 17h43

    Boa tarde.
    Gostaria de saber, onde consigo comprar os comprimidos de de HIDROCORTIZONA?

  78. litza  05/01/2016 - 16h43

    oi tudo bem , ja ouvi falar q hidrocortisona engorda q retem liquido, e qdo procuro as reacoes nao saem da hidrocortisona e sim do corticoide, acha q nao e a mesma coisa , ou e?

  79. Rubia beal  07/01/2016 - 22h21

    Isso está acontecendo comigo recebi o diagnóstico nesta semana, estava sentindo exatamente os mesmos sintomas (menos as dores que eram eventuais ) mas o cansaço e a mente a mil e não me reconhecer – nossa esses eram os mais fortes – vou iniciar o tratamento, li que para você fez muita diferença, entao me aconselha a seguir sem medo???

  80. Eduardo  12/01/2016 - 16h22

    Ju Lopes, boa tarde! Primeiramente quero te parabenizar pela coragem de expor algo da sua vida privada e íntima como forma de informação e orientação sobre esse tema tão polêmico: fadiga adrenal. A minha dúvida, como a de muitos, penso eu, é se a hidrocortisona engorda. Há quanto tempo vc faz uso dela?Também queria saber qual a periodicidade dos exames que vc faz para checar os seus níveis hormonais. Aguardo suas resposta. Saúde, paz e prosperidade. Abraço

  81. Daniel  12/01/2016 - 20h36

    Ju Lopes, boa noite! Quero, primeiramente, parabenizá-la pela iniciativa de dividir um espaço de sua intimidade e vida privada com os seu leitores, a fim de informá-los de um problema frequente, porém tormentoso: fadiga adrenal.
    A minha dúvida, que acredito ser de outros, é a seguinte: a hidrocortisona engorda? Vc passou a ter irritação? Com qual frequência você realiza exames para checagem dos níveis hormonais? Agradeço pela sua atenção. Saúde, paz e prosperidade.

  82. Bianca  11/02/2016 - 14h48

    Ju, vc está repondo com os sintéticos ou com bioidênticos? Fazem anos que estou nessa situação. Fico a maior parte do tempo deitada. Já fiz vários tratamentos: labirintite, depressão e nada. Vou começar o tratamento certo (depois de quase uma década). Tem um grupo legal no face que você pode trocar experiências e ver os benefícios dos bioidênticos. É o grupo “Modulação Hormonal Bioidêntica”. Boa sorte a todas! Beijo

  83. Adriana  19/02/2016 - 14h48

    Ju, boa tarde
    Me vi agora nas suas palavras…ano passado depois de uma Páscoa exaustiva com muito trabalho, comecei passar mal direto, começou subir a pressão e dar dores fortes no peito, depois de vários exames e alguns meses o resumo foi: meu coração está ótimo, tudo o que eu sentia era por ser e stressada e agitada, descobri que tenho refluxo que dava as dores ao deitar e estou tomando medicamento para manter a pressão controlada.
    Deveria estar tudo bem, mas me sinto exausta, em “slow motion” o sono vem no fim da tardé, e quando posso dormir o sono se foi e fico bem disposta, durmo de madrugada, mas no outro dia falta força pra sair da cama, tento ao poucos iniciar as minhas atividades, que só começam se desenrolar após as 14h…me sinto culpada pelo dia que párticamente se foi.
    Será que se eu pedir esse exame o médico me achará com cara de doída hipocondríacA?

  84. jussara  02/03/2016 - 13h01

    olá Ju,
    Por quanto tempo vc fez a reposicao de cortisol ?
    continua sentindo-se melhor ?
    onde atende o Dr Tasso ?
    obrigada

  85. Manoela  14/03/2016 - 11h57

    ola Ju, tudo bem?

    super obrigada por compartilhar sua experiência, estou vivendo algo parecido agora…., com alguns problemas da tiróide junto.
    poderia me dizer se com a reposição do cortisol o inchaço que descreveu perdura?
    aguardo seu retorno
    Obrigada
    Manoela

  86. Veronica laranjeiras  27/03/2016 - 13h24

    Boa tarde!!!

    Minha médica passou o cortisol sem fazer exames !! Só em sabe da minha moleza e tbm com probleminha de um cisto na tireoide !! Estou tomando vinho d+k usando pomade de progesterone !! Visio e tenho sempre nela robins mas sabe querida nem uso mas durmo bem e as dores deminuiram tbm com magnesio pa!!!

  87. Lucilena Amorim  30/03/2016 - 18h41

    O ju o meu ta baixinho sinto tanta coisa q me incomoda a boca arde o olho fica vendo umas manchas pretas diarreia dor na coluna acho q tenho doenças graves

  88. Marcos  31/03/2016 - 14h01

    Hidrocortisona precisa de receita médica ?

  89. Erika  05/04/2016 - 00h09

    Ei, Ju! Meu médico me passou o hidrocortisona base 10 mg após exame de sangue, e eu tenho esses mesmos sintomas que vc tinha. Gostaria de saber por quanto tempo durou o seu tratamento? Fora que ele tbm receitou vitamina D que estava mt baixa. Um grande abraço e valeu pelo post!

  90. Raquele  07/04/2016 - 14h25

    Oi Ju!
    Você fez aquele teste do ACTH pra medir o funcionamento das adrenais?

  91. Alexa  08/04/2016 - 06h59

    Olá Ju! Me identifiquei totalmente com o que vc escreveu no seu blog!! Ontem fui ao médico e fui diagnosticada com fadiga adrenal tbm! Já fazem 2 anos do seu tratamento, vc ainda continua coma hidrocortisona? Algum efeito colateral? Obrigada bjs

    • Ju  17/04/2016 - 11h16

      Tomo sim, Alexa. O maior problema, pra mim, é que incha, né?

  92. Suellen Fonseca  19/04/2016 - 15h21

    Ju muito bom seu artigo. Estou passando pelo mesmo problema, cortisol e dhea baixos. Sem vontade de fazer nada, às vezes com muito sono e outras sem nenhum. Mas o meu alerta foi a queda de cabelo excessiva ( ah mexeu no cabelo a gente fica loka….rsrs) Bem mas meu nutrólogo me indicou um tratamento alternativo ortomolecular, já percebi alguma melhora. Ele disse que caso não funcione iremos para o convencional. Realmente precisamos insistir de que algo não vai bem, procurar quantos profissionais necessários até o diagnóstico certo!!! Bjus
    PS: Os artigos de reconstrução de cabelos louros são os meus favoritos

  93. Jéssica  25/04/2016 - 19h22

    Ju, estou na mesma situação que você estava passando ,sempre fiz zilhões de coisas e nunca cansava da forma que ando, eu tenho hisurtismo excesso de pelos e ai começei a tomar diane ha 1 ano e meio , o problema é que de um tempo pra ca ando exatamente com os sintomas que você contou, só que ja passei em dois médicos e dizem que é strees e etc, só que eu ando me sentindo até depressiva as vezes sem motivo, com muito sono e falta de energia. Pesquisei e vi falando mesmo sobre a resistência a insulina e que pode ocasionar hisurtismo , porém não encontro um médico que de atenção ao meu problema, esse exame que você fez qual foi ,se puder dizer pra eu poder pedir pro proximo médico que eu for.
    Obrigada por compartilhar tantas informações enriquecedoras

  94. Ana paula  27/04/2016 - 12h33

    nossa estou péssima ja fui a vários médicos e nada. sou cansada até cantar me cansa. sem contar que estou gorda e os médicos so sabem me olhar de dizer que é por causa da gordura. tomo 8 remedios pra pressão arterial e ela não regula. o pior e ser taxada por preguiçosa.

  95. Sueli Roa  05/05/2016 - 11h55

    Boa Tarde!

    Ju, Hidrocortisona não é corticoide?
    Se for corticoide não deixa a pessoa inchada?
    Eu Tomo predsin, pois não produzo mais este hormonio cortisol, mas estou com medo de virar um balão.

    Grata

    Sueli

  96. Carla  08/05/2016 - 13h34

    Boa tarde
    É o que está acontecendo comigo. No primeiro momento os médicos passam vários remédios., como passou 4 meses sem emagrecer e eu ter stress muito alto, me pediu exame de cortisol.. Que deu muito baixo, estou preocupada.. Quero logo ver com El o que fazer.

  97. Lucilia Cardoso dos Santos  10/05/2016 - 00h06

    Obrigada pelo post. Já fui em vários médicos e sempre fui diagnosticada com ansiedade e tal. Mais acho que agora descobri meu problema, na semana passada fui em uma endocrinologista e ela me pediu esse exame de cortisol, nunca ninguém havia me pedido. Recebi hoje o resultado e deu 0,8 mcg pelo que pesquisei esta bem baixo. Ainda não levei para ela, mais pelo que li não é bom. Sempre fui acima do peso, mais trabalhava muito, tinha muita energia e me sentia muito bem, de um tempo pra cá engordei 20kg, foi com de 7 meses, me sinto cansada, dói tudo, muito irritada, sem pique pra nada. Vamos ver o que a médica fala, depois volto aqui pra te contar. Você estava acima do peso? emagreceu?

    Obrigada
    Bjs

  98. salma  13/05/2016 - 05h03

    onde posso comprar cortisol aqui em sp ?

  99. Elizabeth  16/05/2016 - 20h35

    Amei sua postagem e foi uma luz no fim do túnel para mim. Venho convivendo com um cansaço sem fim , faço tratamento para depressão e ansiedade por quatro anos e não melhoro. Já cansei de ir a médicos e só escutar que é o famoso stress. Agora estou aposentada e tranquila. Sem stress. Fora da sala de aula e continuo com stress ? Amanhã mesmo vou marcar uma consulta e já pedir exame do cortisol. A parte da tarde e a noite são períodos em que só fico na cama. Prostada mesmo. Obrigada pelo alerta !

  100. CLEUSA DE SOUZA SILVA  19/05/2016 - 07h34

    Ju muito legal seu blog, !! Vc pode me informar de qual cidade é seu medico??? Estou procurando um nutrologo tbm, moro em Curitiba. Bjs

    • Ju  19/05/2016 - 08h20

      Oi Cleusa, obrigada!
      Meu médico é daqui de Jequié, na Bahia!
      Beijos

  101. Talita Ludi  30/05/2016 - 17h30

    Oi Ju, estou passando pela mesma situação. Todo tipo de virose tá se instalando em mim, meu cérebro não para de funcionar mas meu corpo não reage. Fui ao neuro, não me receitou remédio pra dormir mas já é insuportável não dormir e precisei ir ao psiquiatra e ele me receitou rivotril e sertralina. Mas nada resolve! Meu neuro me passou para um endocrinologista porque havia uma alteração no meu TSH somente. A médica passou pra refazer o exame e acrescentou a medição de cortisoç no sangue apenas. Vou fazer 21 anos ainda. É possível que eu tenha fadiga adrenal nessa idade? Não tem nutrólogo onde moro. Beijos e aguardo a resposta!

  102. Ana Roberta  01/06/2016 - 06h10

    Amei esse,artigo estou nno inicio do tratamento e desejo ficar atualizada

  103. MARCUS ANTONIO LEITE  03/06/2016 - 17h03

    BOA TARDE VENHO TENDO ESTES MESMOS SINTOMAS A MUITO TEMPO E SEMPRE SENDO DIAGNOSTICADO COMO ESTRES TENHO UMA ANSIEDADE INCONTROLÁVEL AS VEZES ACORDO ANOITE PRA COMER , ATE QUE UM DIA FUI EM UM MEDICO QUE ME SOLICITOU VÁRIOS EXAMES OS QUE DERAO ALTERADOS FOI O CORTISOL 1,0 E A FERRITINA 1,7 ACHO QUE POR ESTES EXAME MEU MEDICO AGORA VAI PODER SEGUIR UM TRATAMENTO MAIS CERTO NE?

  104. Mari  15/07/2016 - 21h44

    Flor, também sentia tudo que vc disse sentir, fui diagnosticada com depressão, comecei a tratar com antidepressivos, mas a indisposição, o cansaço, a fadiga, a vontade de ficar na cama o dia todo continuavam, e aí eu procurei Tasso porque precisava engordar, e ele tb descobriu que meu cortisol estava baixo, mas a minha vit D normal. Então, estou repondo o cortisol com hidrocortisona 10mg tb, só que não sinto melhora ainda (estou no segundo mês do tratamento). Vc demorou quanto tempo pra sentir melhora? Beijos!

  105. Bruno Oliveira  20/07/2016 - 11h09

    Oi Ju. Achei seu site no google pq tbm estou fazendo reposição de Cortisol e fiquei com uma dúvida. Eu fiquei com muitoooo sono de manhã. Mas muitooooo mesmo. Tipo parece q eu fico em coma para levantar. É horrivel. Levanto até mais tarde. Vc tbm ficou assim? Meu cortisol tbm estava muito baixo, dai minha endocrina receitou para mim, mas desse jeito não dá. Dai eu acordo e tomo o remédio e parece mágica. Mas o sono de manhã é muito ruim.

  106. Estela Ferreira da Silva Munhoz  01/08/2016 - 03h01

    Olá ju Lopes ! Vi no seu blog que vc passou por problemas de saúde
    Cortisol baixo. ..pois é amiga ,todos os seus sintomas eu tenho e é um
    Desespero SÓ! Fui ao médico fazer uma bateria de exames e irei levar
    Para o médico …o que me chamou atenção que vc comentou que o seu
    Cortisol esta 5 …Então estava olhando o resultado no meu deu 2,2 !
    Por isso que estou me sentindo tão mal…não vejo a hora de melhorar e ter
    Minha vida de volta! Obrigada Ju pelo seu comentário!

  107. Ana luiza  19/08/2016 - 08h37

    Oi querida!!!! Adorei seu post!!!! As informações valem muito e são de valiosa ajuda!!!! Parabéns pela iniciativa!!! Poderia passar o nome do médico por completo e a especialidade???? To precisando urgente de um check up!!! Bjinhos

  108. Helen  31/08/2016 - 17h51

    Oi, adorei sua matéria. Já faço a reposições de Hidrocortisona a alguns meses, estou adorando, tenho uma disposição absurda. Estou tomando vitamina D e K e a melatonina, que infelizmente não encontramos no Brasil. Super indico também, procurei um médico esportista, fiz vários exames (mais de 60 exames) e deu falta de algumas vitaminas. Estou mega feliz!!!

  109. willians alexandre  08/09/2016 - 00h15

    Boa noite!!

    Sinto esses mesmos sintomas, fiz exames essa semana e deram dentro da normalidade, inclusive o de cortisol base (19.14) ug/dl. Vc fez o exame por sangue ou saliva? abraço!@

  110. Martinha  19/09/2016 - 03h03

    Genteee que descoberta !!!
    Já não me aguentava mais !
    Em meu Dermatologista conversando
    Sempre chorando sem animo nem para falar é bem assim
    Dai ele disse vou tentar te ajudar me passou uns cinco exames
    É nesses exames deu que estava com falta de vitamina D e o cortisol baixo
    Dai passou outro exame para conferir à falência de cortisol.
    Um exame feito pela saliva
    Colher na parte da manhã
    Tarde e noite bingo era isso também
    fadiga nível três e cortisol de 7
    Todos psiquiatra me passando remédios que eu só piorava
    O Dhea tb agora aguardando esse remédio chegar pq não vende aqui no Brasil quem merece isso ( ninguém ) já estou com a vitamina D e o outro ré médio do cortisol tem uma semana acreditem já estou falando kkkkk olha eu aqui !!!!
    Espero ter ajudado alguém que esteja no mesmo caso
    Assim procure um médico e se ele não pedir peça vc !!! Os exames bjs espero poder ter ajudado alguém bjs

  111. Henrique  27/09/2016 - 19h45

    Puxa, gostei demais da matéria e quase não acreditei que vc está aqui perto em Jequié, pois moro em Vitória da Conquista, liguei para vários médicos mas eles nem sabem o que é fadiga adrenal ou então não acreditam que isso existe!

  112. Jeniffer de Lima Lobo  28/09/2016 - 16h05

    Ju, depois de muito tempo sofrendo com os mesmos sintomas que você, procurei por um médico ortomolecular. Meus exames deram muuuuito alterados, quase iguais aos seus e um pouco mais.
    Meu médico me receitou a hidrocortisona, comecei a tomar ontem, 10 mg em jejum e 7 mg após o almoço.
    Minha pergunta a você: quanto tempo levou para você perceber alguma diferença na sua disposição?
    Adorei o blog!
    Obrigada por compartilhar essas coisas conosco.

    Beijos,

    Jeniffer

  113. Sara  06/10/2016 - 09h55

    Oi tenho tb, parabéns pela postagem
    então tenho os mesmos sintomas e já fui diagnosticada com baixo cortisol.
    Me passa o contato do seu nutrólogo por favor.
    Grata.

  114. ANNY BARRETO  06/10/2016 - 16h31

    Bom,isto esta acontecendo com meu filho de 4 anos,a um mês atras ele deu convulsão,tratamos como infecção,depois de 15 dias isto aconteceu novamente.Fui as pressas para o medico,onde uma endocrinologista diagnosticou com insuficiência adrenal(conhecido por sidrome de addison)e nos exames de sódio estava baixo e o potássio alto,a glicemia dele foi pra 20,este sintoma de cansaço,sem atenção,sonolento,demorou pra andar,falávamos com as pediatras muitas falavam que era normal,que cada criança tinha seu ritmo.Por acreditar esperamos,e foi quando ele deu convulsão,mais Deus é maravilhoso encontramos esta medica,que nos disse que esta glândula que temos acima dos rins produzem 3 hormônios e o dele produz 2 ,o cortisol não,foi quando ele começou a usar a hidrocortisona e graças a Deus ele esta ótimo,tudo esta recente mais os resultados estão sendo visíveis.

    um abraço

  115. Rogerio Lopes  27/10/2016 - 10h44

    Bom dia, procurando sobre o uso do hidrocortisona 10mg cheguei ao seu site, gostaria de lhe fazer uma pergunta se quando vc estava com essa fadiga e tendo esses sintomas terríveis, seus cabelos estavam caindo mas digo assim drasticamente?, sabemos que são cerca de 100 fios por dia.

  116. Ana  02/11/2016 - 20h41

    Ju, parabéns pelo depoimento, você com certeza irá ajudar muita gente com ele!!
    Tenho tudo o que você tinha e nada de descobrirem. Estou sofrendo há anos com isso. Vou procurar um nutrólogo . Mas preciso saber se você também tinha uma queda de cabelos acentuada como eu tenho. Também tenho sudorese alguns dias por mês, sempre depois de dormir.
    Pelo que li você já descobriu há quase 3 anos. Você continua tomando o remédio? você engordou nesses anos?
    Responda por favor!
    Obrigada, beijo.

  117. TATIANA APARECIDA LIMA tanya li  12/11/2016 - 14h05

    Ju, mas como se sente atualmente, voltou ao normal? Ainda precisa tomar.medicação?

  118. tati lima  01/12/2016 - 21h53

    Jú há quanto tempo vc se trata? Quando vc comecou a sentir melhoras?

  119. LiLi MeLLo  09/12/2016 - 18h50

    Estou tomando hidrocortisona, uso contínuo, compro na farmácia da USP – Hospital das Clínicas, entregam pl correio em td o Brasil, porém sinto mts dores nos ossos, articulações etc

    Cansaço continua etc etc
    Vou ao médico endocrinologista de 3 em 3 meses.
    Meu problema é crônico não tenho a glândula q produz este hormônio.

    E ainda na luta p tentar ver qual a melhor dose.
    Obrigada vc sempre me ajuda!

  120. Ana Paula  16/12/2016 - 12h07

    Oi ! Estou com o mesmo diagnóstico de Fadiga Adrenal Crônica! Tb estou tomando hidrocortisona de 10mg ! Acho que estou bem inchada , até meu rosto ! Mas a médicas disse que demora pra ter resultado, até 2 anos ! Estou assustada com o inchaço! Mas tenho que esperar !

  121. Martha  04/01/2017 - 15h13

    Esse hormonio6 engorda?

  122. Márcia Teixeira  10/01/2017 - 10h15

    Nossa, você sou eu? Também tive fadiga adrenal e graças a Deus encontrei um excelente nutrólogo que está me ajudando, Dr. Julio Higashi em Londrina/PR.

  123. Ana Karina  11/01/2017 - 20h53

    Ju , você sempre me ajundando. Gratidão. Fui a uma endócrina e ela não aceita me passar o corticoide. Não acredita em seu uso é que só dieta resolveria. Bem já estou há 2 meses sem carboidratos, realmente melhorei muito, mas final da manhã e final da tarde ainda tenho fadiga que me desestrutura por causa do cortisol. O seu médico é em Jequié? Tem alguma indicação em Itabuna? Quanto tempo tomou o corticoide?

  124. vanessa de holanda barros  12/01/2017 - 01h08

    Olá,
    Vim aqui por acaso, hoje passo pelo mesmo problema, também estou fazendo uso do mesmo medicamento e me sinto muuuuuuito melhor e tb estou tomando injeções de vit. D que serão 3, por 3 meses.
    Muito obrigada por compartilhar seu problema que tb é o meu!!!!

  125. Simonni Correia  12/01/2017 - 07h02

    Olá
    Também estava com esses sintomas, fui diagnosticada com uma leve depressão, pensei até em consultar um reumatologista , pois sentia dores nas articulações. Passei com um médico especialista em modulação hormonal, fiz muitos exames. Estou tomando os manipulados há uns 10 dias, estou me sentindo ótima, sinto mais força muscular…bjs

  126. Roberta Amaral Palmeira Santos  23/01/2017 - 21h49

    Olá Ju Lopes. Estou com um problema na Adrenal, fiz o exame da saliva e o meu cortizol já amanhece baixíssimo. Quando não durmo bem, acordo irritadissima, com uma sensação ruim, fico depressiva e tenho bastante falha na memoria. Já há muitos anos sofro com esses sintomas, fui a muitos médicos, comecei a ter problema de tireoide e outros. Ano passado graças ao bom Deus, de tanto eu pedir a minha cura e rezar, fui num medico da Medicina Integrativa que me pediu muitos exames , inclusive o da saliva e descobriu que estou com exaustão adrenal. Comecei fazer o tratamento a dois meses, estou um pouco melhor, to tomando vários suplementos e o hidrocortisona base de manha 10mg e após o almoço 7mg. Li que vc já passou por isso. Poderia falar me um pouco e me dar ainda mais esperança que vou melhorar. Já agradeço a sua atenção. Deus nos abençoe!

  127. Maíra Larissa  27/01/2017 - 15h21

    Olá,

    Faz uns 4 anos que tenho os mesmo sintomas, já fui a um endocrinologista e ele identificou meus níveis de cortisol baixo, mas disse que era psicológico e não passou nada, isso já faz uns dois anos. De lá pra cá, minha situação só tem piorado, porque todos esses sintomas de dormir mal, a ficar irritada, apática, a sentir dor no corpo o tempo todo, falta de concentração, esquecimento, o cansaço absurdo, fraqueza grande no corpo só tem aumentado ainda mais, o pior de tudo é que parei com todas as minhas atividades porque simplesmente é tudo muito difícil de fazer e até agora não encontrei nenhum médico que possa me ajudar de verdade, sinto que estou definhando. Desculpa o desabafo =/
    Então, esse Dr. Tasso… você tem o endereço e o telefone de onde ele atende? Sim! como sou do RN me diz o estado onde ele atende também. Fico agradecida! =D

  128. antonio ferreira rosa  28/01/2017 - 17h41

    Descobri ha dois anos, por conta própria, que sofro dessa fadiga e os FDP dos médicos não fazem a investigação …

    Como faço a reposição? Onde compro?

  129. SILVIA LISETE DUARTE  03/02/2017 - 16h22

    Olá. sobre seu post me identifiquei muitoooooo. Porém aqui no RS os médicos acham que só o stress que te deixa assim. Sabe indicar algum bom aqui no Sul região de Porto Alegre? Não tenho mais vida à +- 4 anos. Falei sobre o assunto e nem sequer pedem exames.

  130. Cristina  05/02/2017 - 09h59

    Eu estou ha muitos anos de medico em medico ( psiquiatras clínicos endocrinos) buscando a razão de tanta depressão desanimo irritação e recentemente muitO muito desanimo. APATIA . E pesquisando muito na internet , conclui que tenho exatamente isso que falasse. Minha tristeza e decepcao que medicos psiquiatras só ficam nos entupindo de antidepressivo, reguladores de humor

  131. Andrea  10/02/2017 - 00h24

    Estava pesquisando onde comprar a hidrocortisona, pq minha filha tem insuficiência adrenal secundaria (ela teve um tumor no cérebro) e a endocrinologista prescreveu essa medicação para ela, mas pelo que sei a hidrocortisona não é produzida no Brasil. Onde vc conseguiu?

  132. Lourdes  11/02/2017 - 01h11

    Ju, boa noite!
    Por favor, me informe o endereço completo de Dr Tasso.
    Resido em Salvador, mais posso procurar esse médico para me ajudar. Me alimento pouco e ñ elimino peso. Sei que sou dona do meu corpo e sinto que tem algo errado, difícil é encontrar o médico certo. Pelo que você está relatando, como certeza esse é o profissional que procuro.
    Obrigada querida!
    Abraços,
    Lourdes

  133. Priscila Aparecida Borges Camões  14/02/2017 - 00h16

    Boa noite Ju! Me identifiquei muito com seu post pois não aguento mais a indicação médica para tomar antidepressivos e ansioliticos. Minha nutricionista me passou um medicamento natural, chamado Fisioton, que ajudou um pouco mas disse que o mais indicado seria procurar um ortomolecular. Você poderia me indicar seu médico? Sou de Minas Gerais mas estou disposta a buscar ajuda onde for preciso… no último sábado, às três da manhã, estava no hospital achando que estava a beira de um enfarto… falta de ar, dores no braço direito e taquicardia… tudo fruto do stress! Que Deus abençoe a todos que tem passado por isso e que o Senhor Jesus ilumine os médicos em srus diagnósticos!

  134. Roberto Dias  16/02/2017 - 20h50

    Ju, estou com essa fadiga.
    Que especialista vc procurou?
    Vi. Obg

    • Ju  17/02/2017 - 11h25

      Roberto, fui em vários médicos, mas só quem pediu todos os exames detalhadamente e identificou foi o nutrólogo!
      Beijos

  135. Lisandra  17/02/2017 - 15h38

    Oi ju…tenho insuficiência adrenal por excesso de corticóide….. Ou seja apos anos tomando tive cushing e depois elas pararam….uma duvida é q meu médico disse q nao tem como manipular hidrocortisona e eu vi na imagem q o seu é manipulado….e eu nao tomo nem um outro Tipi de remédio a nao ser prednisona….pra que servem os outros? E em dias de calor e da menstruação vc se sente fraca e pior? Desde ja obrigada

  136. ellen  25/02/2017 - 17h01

    esse remedio e bom p quem tem lupus

  137. Fabiano  06/03/2017 - 18h49

    Tive o mesmo diagnóstico e vou começar a suplementar com hidrocortisona + 1g de vitC e B5 e 50mg de zinco. Adorei seu blog. Sucesso

  138. Diana  08/03/2017 - 00h19

    Boa noite, tenho o cortisol muito alto e gostaria de saber o telefone ou endereço do Dr. Tarso, ou se existe outro médico pra indicar no Rio de Janeiro. Obrigada.

  139. LUCIA HELENA ALBUQUERQUE  13/03/2017 - 14h50

    Ótima matéria !!! tbm vou colher o exame de cortisol, quem me pediu foi uma endocrinologista , vamos aguardar o resultado, estou com muita dificuldade para emagrecer e muito cansada.

  140. America Serrao  07/06/2017 - 08h26

    Bom dia
    Gostaria de saber o melhor horário para tomar o cortisol

  141. Joaquim  14/08/2017 - 14h05

    Vc vai ter q tomar esses remédios pelo resto da vida ?

  142. RAQUEL  19/02/2018 - 22h18

    BOA NOITE! ESTOU SUPLEMENTANDO CORTISOL 1 E MESES ,AS COM MUITOS EFEITOS COLATERAIS. QUANTO MG VOCÊ TOMA?

  143. Jose  04/10/2018 - 09h14

    É preciso lembrar do ritmo circadiano do cortisol. Na normalidade existe um pico de cortisol pela manhã, entre 7 e 8 horas, e depois ele vai decaindo naturalmente durante o dia, até ficar bastante diminuído à noite. E a melatonina, hormônio do sono, que lhe faz oposição, fica muito baixa durante o dia e vai aumentando, e tendo 02 picos durante a noite. Usar 02 doses de cortisol, uma de manhã e outra à noite, portanto não acompanha o que a natureza faz. A dose total de cortisol deveria ser usada em uma tomada no inicio do dia, Se for usada uma segunda dose, não tomá-la depois das 15 horas. Ou atrapalha o ritmo circadiano que a natureza imprime em todos os seres humanos.

  144. Ana  31/01/2019 - 01h04

    Oiii, queria saber se voce nao engordou com a reposição de cortisol. Obrigafa!

  145. Cristiana  22/03/2019 - 09h34

    Oi ju.
    Me identifiquei muito com o seu relato, estava assim também, e nenhum médico descobria o que eu tinha, até que também procurei um nutrologo, e fiz vários exames que nunca havia feito antes, e descobri que o cortisol estava baixa, mediu corpo estava produzindo anticorpos que estava atacando minha tireoide, enfim comecei hoje a tomar os medicamentos e espero melhorar .
    Bjs
    Cris

  146. Cláudia Gandra  06/07/2019 - 07h53

    Bom dia Ju, Vi seu post e não pude deixar de comentar. Passei pelo mesmo problema. Também tomo Hidrocortisona, por causa dos efeitos colaterais fiquei aborrecida no início, pois dá muita retenção de líquido e a gente fica com a impressão de ter engordado todo dia. O rosto fica inchado demais. Mas é verdade tudo isso que vc falou. A minha mente ficava a mil por hora e o corpo não respondia, sem contar o estado nervoso. Minha glicose subiu assustadoramente, e eu nunca tive diabetes, subiu colesterol, triglicérides, eu fiquei apática, meu Deus, achei que estava ficando louca, até que minha cardiologista pediu um monte de exames e detectou o cortisol 0,5, sendo que o valor mínimo de referência deveria ser de 5,22. Comecei a repor com a hidrocortisona 10 mg, e fui melhorando aos poucos. É verdade tudo isso que vc disse. Tem que procurar um médico quando sentir essas coisas antes de sair se entupindo de remédios que não têm nada a ver coma situação, e somente os exames acompanhados por um bom profissional podem detectar. Parabéns pela postagem!

  147. Claudia  08/09/2019 - 00h45

    Quanto que vc toma De hidrocortisona para repor ?
    Obrigada

  148. Rosely Arguelo  06/06/2020 - 18h20

    Oi…parece que vc estava falando de mim…estou no mesmo processo…incrivel…sou outra pessoa…estava bem receosa em tomar esse hormônios bioindenticos…mas é outra vida! Obrigada por dividir sua experiência.

  149. Priscila Cristina Amorim Silva  30/11/2022 - 12h46

    Gostei muito da sua mensagem Ju, eu tbm estava assim e achava que era só canseira. Até que fui no cardiologista e ele pediu uns 20 exames, foi onde vi que o cortisol está baixo. Comecei a tomar hidrocortisona e já estou vendo os resultados. Graças a Deus, porque nem sei onde ia parar se não fosse o doutor descobrir isso.

  150. Rita  17/05/2023 - 22h37

    Olá, Ju!
    Após quanto tempo o tratamento com Hidrocortisona começa a fazer efeito. No meu caso é cortisol elevado, mas a Nutróloga passou Hidrocortisona 5mg após o almoço e antes de dormir.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!