24.05.2016

Fadiga Adrenal Crônica: Como lidar?

Tempos atrás fiz um post aqui falando da reposição de cortisol, por causa da fadiga adrenal crônica, e até hoje recebo muitas perguntas e muitos e-mails sobre o assunto, mas evito ficar falando de “doença” por aqui, porque é um troço chato, né?

Mas, uma leitora, a Giana, comentou comigo lá no Instagram (@jurovalendo, segue lá!) que tinha fadiga adrenal, estava fazendo tratamento há um ano, não estava legal e sugeriu que eu fizesse um post sobre o assunto. Bom, como não é nada que me deixe desconfortável e que sei que pode ajudar mais gente, resolvi fazer!

Fadiga Adrenal Crônica: que troço é esse?

fadiga adrenal crônica juro valendo ju lopes

Expliquei nesse post aqui como tudo começou, quais eram os meus sintomas e como o problema foi descoberto, mas, resumidamente, eu sentia muito cansaço, do tipo que atrapalha a vida, porque não conseguia fazer quase nada, tinha uma dificuldade enorme de levantar e render pela manhã, o que era estranhíssimo pra mim, que sempre acordei muito cedo, ficava irritada por qualquer motivo (ou sem motivo), estava apática, sem vontade de fazer nada, não tinha mais condição nenhuma de lidar com nenhuma situação estressante, e eu sempre fui boa em lidar com isso, não conseguia me concentrar direito, meu sistema imunológico estava em frangalhos, porque vivia “doente”, e só tinha energia mesmo durante a noite.

Ou seja, estava um caco. Procurei dois médicos diferentes e os dois, após alguns exames laboratoriais, disseram que eu estava estressada. Aí procurei um nutrólogo, Dr. Tasso, que foi um pouco mais a fundo nos exames, verificando os níveis de vários hormônios, inclusive o cortisol, e foi aí que tive o diagnóstico de Fadiga Adrenal Crônica, porque meu cortisol estava no chão, como quase todos os meus hormônios, aliás.

Como é o tratamento da fadiga adrenal?

O meu tratamento é feito, basicamente, com a reposição do cortisol, ou melhor, da hidrocortisona duas vezes ao dia (de manhã e no almoço), e a minha dose é de 10 mg (é manipulada), mas isso aí quem vai determinar é o seu médico, porque vários são contra o uso da hidrocortisona e existem várias controvérsias, como em quase tudo, né?

fadiga adrenal crônica juro valendo ju lopes

Só posso dizer que pra mim ela foi (e é!) a melhor coisa, mudou completamente minha qualidade de vida e em pouco tempo eu voltei a ter energia pra viver, sabe como é? A única coisa chata é a retenção de líquidos, mas isso é o mínimo, sinceramente.

Claro que, além dela, precisei fazer algumas mudanças, como me alimentar de forma mais saudável, dormir direitinho e praticar atividade física, mas quando estava fazendo tudo isso e resolvi, de forma irresponsável, suspender o uso da hidrocortisona fui parar, semanas depois, no hospital. Ou seja, no meu caso ela é essencial, e mesmo existindo todo um “plano” pra estimular a sua produção, eu ainda não consigo viver bem sem ela.

Hoje tento comer nos horários certos pra controlar a glicemia, evito os alimentos de alto índice glicêmico (causam hipoglicemia de rebote e o cansaço fica ainda maior), evito alimentos ricos em potássio pela manhã, porque eles podem reduzir a absorção do sódio, o que é problemático nesse caso, evito alimentos estimulantes (exceto o café, não consigo!), pois isso pode aumentar a liberação das aminas e fazer com que as adrenais, que já estão fatigadas, trabalhem demais e consumo mais alimentos ricos em vitamina C, pois as adrenais utilizam muito essa vitamina, mais que outros órgãos, inclusive.

Além disso, aumentei o consumo de magnésio, de alimentos que são fonte de vitamina B5 e tomo alguns fitoterápicos, mas sobre eles prefiro não falar porque o uso desse tipo de coisa deve ser feito com supervisão médica, e tem gente que “vai na tora” mesmo, sabe?

Nem tudo é fadiga adrenal

Claro que nem todo cansaço é fadiga adrenal, claro que existe estresse puro e simples, mas acho importante sim falar sobre isso e buscar sempre opiniões de profissionais diferentes, sabe?

fadiga adrenal crônica juro valendo ju lopes

Já me disseram aqui uma vez que era engraçado como todo mundo que passava por um nutrólogo saia com diagnóstico de fadiga adrenal e resistência à insulina, como se fosse uma receita pronta, e eu agradeço imensamente por ter passado por um que pediu exames que outros médicos não cogitaram pedir e, graças a isso, descobriu qual era o meu problema, que quando começou a ser tratado fez (e continua fazendo) uma diferença absurda na minha vida.

É por causa dele que estou bem hoje. Foi por ter procurado outras opiniões, ao invés de ter aceitado de cara que eu estava estressada e trabalhando demais, que pude ser diagnosticada corretamente, que estou sendo tratada, porque do mesmo jeito que nem tudo é fadiga adrenal, nem tudo é estresse.

E não, não existe receita pronta, mas é meio evidente, ao menos pra mim, que essa rotina louca e extremamente estressante que a gente tem, aliada a uma alimentação péssima e cheia de porcarias vai cobrar a conta uma hora ou outra, né?

Enfim, espero que tenha ajudado, e deixo claro que só posso falar pela minha experiência, pelo que eu vivencio, porque cada caso é um caso e só o seu médico pode dizer o que é melhor para você. Mas, o meu conselho é: procure sempre outras opiniões, e se o tratamento não estiver fazendo efeito, questione, procure outros médicos, pesquise e corra atrás, porque o que não parece certo, ao menos pra mim, é não “melhorar”, é passar mal o tempo todo.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Roberta  24/05/2016 - 14h31

    Fã número 1 deste assunto, salvação de muita gente.
    inclusive a minha.
    Ô antipatia desses médicos que tudo deles é o tal do stress.
    bjus Ju..

    • Ju  24/05/2016 - 14h54

      Acho estranha essa resistência em não investigar, sabe? Não entendo…

  2. Gi  24/05/2016 - 23h17

    Obrigada! Nossa, muito importante pra mim tudo que compartilharem aqui, erano que eu precisava pra ir atrás de um nutrólogo. Toda minha gratidão!!!

  3. Gi  24/05/2016 - 23h22

    Obrigada! Nossa, muito importante pra mim tudo que compartilhastes aqui, erano que eu precisava pra ir atrás de um nutrólogo. Toda minha gratidão!!!

  4. Gi  24/05/2016 - 23h23

    Obrigada! Nossa, muito importante pra mim tudo que compartilhastes aqui, era o que eu precisava pra ir atrás de um nutrólogo. Toda minha gratidão!!!

    • Ju  25/05/2016 - 09h11

      Gi, que bom que você gostou, minha linda! Fico feliz em saber que foi útil pra você! <3
      Beijos

  5. Silvia Camargos  25/05/2016 - 09h47

    Muito bom a informação, para mim também parece stress…..

  6. Camila  25/05/2016 - 09h52

    Ju, bom dia!!!! Amo seu blog!!!!
    Eu to querendo fazer a receitinha c o oleo de rosqueta epile para as cuticulas,
    mas não sei como medir o creme hidratante para dar 10 gramas. Como vc mede?
    Bjss

    • Ju  28/05/2016 - 13h21

      Mila, eu tenho um medidor mesmo, mas se não tiver, vai de acordo com o potinho que vc vai guardar!
      Beijos

  7. Pamela  12/07/2016 - 18h00

    Juhhh , obrigado pelo post !!! Eu sinto um cansaço muito grande que acarreta em problemas na minha mas nunca consegui soluciona-lo . Agora tenho uma luz para procurar ajuda .

  8. Karina  04/08/2016 - 17h07

    Eu tbm fui diagnosticada com fadiga adrenal, com deficiência severa de Cortisol e DHEA. A nutróloga me receitou uma lista imensa de hormônios, vitaminas e fitoterápicos. No começo fiquei assustada com a quantidade de medicamentos (alguns não liberados no Brasil), mas pesquisei mto a respeito e vi que o tratamento é assim mesmo. Comecei a tomar os medicamentos essa semana e já me sinto um pouco melhor. Hoje vou começar a tomar a melatonina, pq meu sono anda péssimo e acordo a cada 15 min. Enfim, espero que esse tratamento resolva logo e que eu tenha a disposição que tinha antes.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!