18.07.2016

Meu Cabelo Não Melhora Nunca! Porque?

Por um monte de coisas! rsrs

Sempre que peço pra que vocês deixem perguntas e dúvidas sobre cabelos chovem comentários do tipo “meu cabelo não melhora nunca“, e as causas são tantas que achei que seria legal fazer um post pra tentar ajudar.

Como não existe um único culpado, e como cada cabelo é único, possuindo necessidades diferentes,  não dá pra generalizar, assim como não dá pra chegar aqui e, em um único post, falar sobre todas essas causas, mas as mais comuns são:

Pausa incorreta entre as químicas capilares

Sempre tive preguiça de salão e acho um tédio passar horas por lá “sem fazer nada”, então quando vou quero fazer tudo de uma vez, o que funciona agora porque a única química que faço nos fios é descoloração (luzes), mas quando fazia progressiva era tudo no mesmo dia, o que é um erro.

cabelo não melhora juro valendo ju lopes

Eu sei que a ideia é sair do salão com o “cabelo pronto”, mas é preciso dar uma pausa de, pelo menos, 20 dias, entre uma química e outra, e aproveitar esse período para tratar bastante o cabelo, porque toda química causa danos, gera perda de nutrientes e enfraquece, em maior ou grau, os fios.

Quando a gente, por exemplo, descolore, o cabelo perde massa, fica mais frágil, e se, ao invés de dar um tratamento de choque pra repor um pouco do que foi perdido e fortalecer os fios jogamos um alisamento ou progressiva por cima, o cabelo vai ficar ainda pior, ainda mais danificado, e recuperar isso aí é problema, porque chega uma hora, sobretudo pra quem faz química constantemente, que os fios não aguentam, não respondem direito aos tratamentos/produtos, e começam a partir e cair.

Portanto, evite fazer mais de uma química no mesmo dia, e quem faz químicas regularmente precisa ter cuidado redobrado, aumentar as pausas entre os retoques, investir em tratamentos e manter uma rotina de cuidados constante.

E essa lavagem?

Falando em rotina de cuidados, vamos começar com a lavagem, né? Se você quer um cabelo saudável, tem que lavar direito, tem que deixar o couro cabeludo limpinho, livre de resíduos e oleosidade excessiva, o que é péssimo para os fios e ainda compromete a oxigenação.

A lavagem incorreta vai, com o passar do tempo, comprometendo a saúde do cabelo e até a eficácia das máscaras de tratamento, porque como é que os ativos vão penetrar corretamente se tem uma verdadeira “muralha da China” de resíduos e impurezas? Não dá!

cabelo não melhora juro valendo ju lopes

Expliquei tudinho sobre a lavagem dos fios nesse post aqui, vale conferir: O jeito certo de lavar o cabelo faz muita diferença!

Tratamentos errados

É preciso identificar o que o seu cabelo precisa e dar a ele exatamente isso, e na medida certa, porque assim como a falta de tratamento causa danos, o excesso, em muitos casos, também. E não existe isso de “melhor tratamento” que se enquadre em todos os casos, que “quanto mais melhor”.

É preciso ter bom senso e entender que o melhor tratamento para um cabelo é o que, naquele momento, e na medida certa, ele precisa.

Um exemplo claro de “tratamento errado” é o uso excessivo de reconstrutores, principalmente os que contém mais queratina, que tende a deixar os fios extremamente rígidos. Se você vai além do que o seu cabelo precisa, se você pesa a mão na reconstrução quando os fios já não precisam tanto desse tratamento, o cabelo vai piorar dia após dia, e já falei sobre os danos que isso pode causar nesse post aqui ó: Excesso de queratina estraga do cabelo!

Quer ver onde está errando? Pode dar uma conferida nesses posts:

O jeito certo de usar as máscaras

Você compra as melhores máscaras e elas simplesmente não funcionam? As causas podem ser muitas (não está lavando direito, essa máscara não é o que seu cabelo precisa nesse momento, etc), mas a mais comum é a “canguinhagem” mesmo! hahaha

Máscara é pra ser usada regularmente, e usada na quantidade certa, não é pra “enfeitar banheiro”. Não adianta comprar uma máscara maravilhosa e usar “uma vez na vida” pra que ela não acabe logo, assim como não adianta usar “uma gotinha de produto” e esperar que ele funcione porque não é assim que a banda toca!

cabelo não melhora juro valendo ju lopes

É preciso usar o produto na frequência correta, aplicando de mecha em mecha, em quantidades adequadas, senão pode esquecer porque o resultado não vai aparecer!

Tem dois posts aqui sobre isso que podem ajudar, ó:

Já tentou acidificar?

Outra possibilidade que pode justificar o “meu cabelo não melhora nunca” é o desequilíbrio no pH dos fios, que pode ser causado por químicas e produtos capilares, dentre outras coisas. Uma boa forma de testar se esse é o problema e “estabilizar” o pH é acidificar os fios, o que pode ser feito com produtos profissionais (o da K.Pro é ótimo!) ou com uma receitinha baratex que é tiro e queda: a acidificação caseira!

É culpa da água!

Pois é, a “culpa” para a situação de muitos cabelos pode ser, parcialmente, da água usada para lavar os fios! Como expliquei nesse post aqui, “existem vários problemas relacionados a água, e muitos deles têm a ver com os tratamentos que são feitos pela empresa de distribuição de água, com a limpeza das caixas de água ou com os canos de ferro e de cobre.

O “xis” da questão são os tais dos resíduos metálicos, e nesse casos os mais comuns são os derivados de ferro, de cobre e de alumínio. Como possuem um peso molecular bem baixo, esses resíduos penetram facilmente nos fios, de modo que o contato com a água e o oxigênio leva, como bem disse o visagista Felipe Restine, a oxidação do metal, que enferruja dentro da fibra capilar.”

E quando isso acontece o cabelo fica frágil, poroso e, em alguns casos pode ocorrer, inclusive, a destruição da estrutura dos fios, e aí o cabelo só piora, né?

Existem outros motivos pra que o cabelo não melhore, e posso falar mais sobre isso se quiserem, mas é fundamental entender, também, que não dá pra ter pressa, porque, dependendo do grau do dano, a recuperação dos fios pode ser bem lenta, coisa que já expliquei nesse post aqui.

Portanto, tenha um tiquinho de paciência e cuide direitinho que, garanto, a coisa vai melhorar!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Fran Deluca  18/07/2016 - 10h48

    Otimo post Ju, sempre arrasando !

    Fiz luzes mes passado e meu cabelo ta suuuuper ressecado. Nunca vi meu cabelo tão ressecado como agora
    To hidratando ele com a mascara da mandioca umas duas vezes na semana e reconstruindo a cada 10 dias mais ou menos. Mas ser loira não é facil. Preciso comprar um leave-in urgente. Qual vc me indica Ju ?

    Beijos

    • Ju  19/07/2016 - 08h43

      Fran, linda, obrigada! <3
      Fran, compra algum que tenha aminoácidos e algum óleo vegetal ou ceramidas, vai ajudar!
      Beijos

  2. Elisa  18/07/2016 - 18h35

    Oi, Ju! Entrar no seu blog já faz parte da minha rotina diária! Como você falou sobre cabelos, deixa eu aproveitar, pois sempre fico na dúvida: o que é mais prejudicial para o cabelo, usar secador todos os dias ou fazer uma progressiva leve? Tenho cabelo muito fino e, ultimamente, bastante oleoso por causa da tireoide, então tenho que lavar todos os dias. Meu cabelo é nem-nem: nem liso, nem enrolado e encrespa perto da raiz…

    • Ju  19/07/2016 - 08h42

      Oi Elisa!
      Que bommm saber disso! <3
      A progressiva estraga mais, mas faça sempre o que for te deixar mais confortável, o que for facilitar sua vida, sabe?
      Eu não gosto de progressiva, mas entendo que pra um montão de gente ela é a opção mais viável!
      Beijos

  3. Marcia  18/07/2016 - 18h55

    ju eu gostaria de saber se pode usar pré shampoo toda semana ou faz mal?? É porque nunca usei e estou pensando em começar a usar o da pantene! Bjusss

    • Ju  18/07/2016 - 19h58

      Ma, não tem problema não, eu nunca tive problema!
      Beijos <3

  4. Paty  18/07/2016 - 19h00

    Boa Noite Jú!!
    Adorei a matéria. :-)
    É a primeira vez que comento no site.
    Minha amiga falou que a chapinha de turmalina com íons não estraga o cabelo. Procurei na internet mas não achei nada concreto e lógico que justifique isso, afinal…calor é calor. Mas o cabelo dela está maravilhoso e ela fala que é desde que trocou a chapa. Ela sempre faz cachos nas pontas e o cabelo continua bem forte e com poucas pontas duplas.
    Vc sabe se isso procede?
    Ah, vc já experimentou a nova mascara da Bonacure Fibre Force (preta)?
    Obrigada!!
    Um grande beijo.

    • Ju  19/07/2016 - 08h40

      Oi Paty, seja bem-vinda!
      Olha, vou pesquisar isso direitinho e te respondo, tá?
      E a preta ainda não, mas já quero! hahaha
      Beijos <3

  5. AMANDA BARROS  19/07/2016 - 10h30

    Bom dia Juu!
    Amooo seu blog, sempre que vou comprar algo, procuro saber se você aprova ou não rs.
    Há uns 03 meses comecei a praticar varias dicas suas, meu cabelo estava lindo, nunca tinha amado tanto meu cabelo, mas ai fui madrinha de casamento e fiz um penteado e meu cabelo está detonado, nada mais funciona e eu não sei mais o que fazer, não quero fazer progressiva mais. me de um Help Pleaseee!!!
    Beijos.

  6. Aguida  20/07/2016 - 10h12

    Oi, Ju! Excelente publicação!

    Queria te perguntar: você já testou o Keratin Healing Oil, da Lanza? Eu tenho que comprar um outro óleo finalizador, pois meu Orofluido está acabando, e estou na dúvida entre esse e o da linha Healing Strength, que você já resenhou.

    O que você acha?

  7. magaly  20/07/2016 - 14h59

    Super esclarecedor esse post Ju!amo esse blog!!
    Ju me tira uma dúvida:como devo analisar a composição da mascara pra saber se posso fazer misturinha hidratante com glicerina?tenho algumas máscaras aqui e fico com receio de fazer mistura pois parece que com algumas esse efeito seria contrário né ?
    também gostaria de saber a máscara amo da yenzah é hidratacao ou nutrição.meu cabelo é volumoso e por conta disso não gosto muito da etapa de hidratação,gostaria de saber entre essa amo e acquaflora qual vc prefere?

  8. magaly  21/07/2016 - 21h04

    Muito esclarecedor!ju eu gostaria de saber como analisar a fórmula do creme pra saber se pode fazer a misturinha hidratante!não pode ser qualquer creme né ?

  9. yascara marinho  27/07/2016 - 16h54

    oi Ju, se por exemplo no meu caso for “a culpa da água”… o que eu posso estar fazendo para melhorar o cabelo? vc acha que um anti residuos ajuda?
    aguardo sua resposta bjjjj

  10. Ana Maria  05/09/2016 - 20h30

    Ju fala um pouco da linha forever liss do banho perolado
    e do SOS, vc conhece?. Aii muito obrigada!!! Bjsss

  11. Joilma  13/09/2016 - 11h28

    Olá Ju!
    Oq vc acha desse shampoo q alisa, é bom, funciona?
    E a pergunta que não qr calar… Danifica os cabelos ou tem algum risco?
    Claro que não poderia deixar de dizer que sou sua fã de carteirinha… Bjinhos!

  12. Rita  07/04/2017 - 23h26

    Oi Ju. Minha cidade ( Governafor Valadares), sofreu com a queda da barreira em Mariana. Desde então a água ta comprometida. Consumo água mineral. Acho que você descobriu a causa da fragilidade excessiva dos meus fios. Valeu pela dica. Vou utilizar água mineral no último enchague pelo menos.

  13. Rita  07/04/2017 - 23h30

    Oi Ju.
    Acho que você descobriu a causa da fragilidade dos meus fios. A água. Sou de Governador Valadares e o rio que abastece a cidade foi contami ado pela queda da barragem em Mariana. Consumimos água mineral. Valeu pela dica.

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo