10.08.2016

Colágeno no cabelo: É tudo de bom!

#DesafioDoCabelo

O post do #DesafioDoCabelo de hoje é sobre uma coisa que não é especificamente para os fios, mas que ajuda muito: o uso do colágeno no cabelo!

E não, não estou falando no colágeno que vem nas fórmulas dos produtos capilares, que também é ótimo, mas naquele que as mocinhas que, assim como eu, já chegaram (ou passaram! rs) nos 30 conhecem bem, que é o colágeno em pó.

Sim, é aquele mesmo que a gente mistura com água e toma todos os dias rezando por um milagre!rs

Como Usar Colágeno no cabelo

É que o colágeno é uma proteína, e após a ingestão essa proteína é “quebrada” no estômago e, simplificando, transformada em aminoácidos, que serão absorvidos pelo organismo.

Isso ajuda o organismo como um todo, claro, porque proteína é essencial, inclusive para a saúde e beleza da pele, das unhas e dos cabelos, que, ressalte-se, é formado, em grande parte, por essa substância.

Então, quando a gente consome colágeno, a gente tá “nutrindo” o cabelo de dentro pra fora, que é o mais importante, e isso garante que os fios fiquem mais fortes e resistentes, e, consequentemente, que quebrem menos.

Se o cabelo é “alimentado” continuamente com a quantidade adequada de proteínas, através da alimentação, ele vai ficar cada vez mais forte, e isso é bem interessante, sobretudo pra quem faz química e tem uma perda maior de proteínas.

E o colágeno nos produtos capilares?

Isso não significa, contudo, que o colágeno dos produtos capilares seja ruim, de jeito nenhum. É ótimo, aliás, pois além da função reconstrutora (leve), ele vai ajudar a reter água nos fios.

Como retém água, melhora a hidratação e reduz o ressecamento, deixando a aparência do cabelo mais bonita, e os fios mais suaves ao toque.

Nesse caso, com a intenção de manter a hidratação, o ideal é apostar nos finalizadores com colágeno, já que suas moléculas são grandes, têm mais dificuldade em penetrar na cutícula e, via de regra, agem na parte externa do fio, agarrando-se, sem penetrar, nas cutículas e cumprindo a função de reter a água.

colágeno no cabelo juro valendo ju lopes

No caso das máscaras, como elas ficam pouco tempo em contato com o cabelo, o melhor é que o colágeno seja uma das substâncias principais da composição e que tenha um peso molecular menor, pois assim ele consegue penetrar mais facilmente na cutícula e, até certo ponto, ficar retida ali.

O uso de fonte de calor pra ajudar a abrir a cutícula durante a ação da máscara também ajuda.

Indicações e resultados

Tomo colágeno há anos, sempre os mais concentrados (usei por anos o da Sanavita e agora tô usando o Naära), e garanto que ele faz diferença, assim como uma alimentação rica em proteínas, mas o resultado não vem da noite para o dia.

Aos poucos a gente começa a notar que as unhas estão mais fortes, a pele mais bonita e os fios mais resistentes e saudáveis, mas pra funcionar o uso deve ser contínuo, porque quando a gente para de usar os efeitos cessam, claro.

Já falei de alguns colágenos hidrolisados nesse post aqui, e se alguém tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários, tá?

Ah, e pra ver todos os posts do #DesafioDoCabelo é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Alessandra  11/08/2016 - 07h43

    Ju linda, bom dia! Ótimo post, adorei a dica! :D Eu queria saber algum complemento/vitamina, algo que ajude no crescimento dos cabelos.

    • Ju  11/08/2016 - 08h34

      Oi Alê, o Pill Food, o Pantogar e similares, todos ajudam!
      Beijos

  2. Renata  11/08/2016 - 09h29

    Bom dia, Jú!!! Posso chegar na farmácia e comprar? Ou (creio que a resposta seja essa) tenho que ir ao médico? Pq sempre que eu falo pra minha dermatologista ela fala pra eu continuar tomando o Centrum Mulher, mas não acho que ele seja tão bom assim… Sou doida pra experimentar outras coisas…

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…