08.08.2016

Cabelo Quebrado: Como Evitar que o fio quebre?

#DesafioDoCabelo

Vamos pra mais um post do #DesafioDoCabelo? O de hoje é sobre cabelo quebrado, ou melhor, sobre como evitar que os fios, sobretudo os quimicamente tratados, quebrem.

Como o assunto é mais longo, vou dividir o post em “como evitar” e “como tratar, tá? Assim dá pra explicar tudo direitinho!

Esse tema, aliás, nem estava na minha pauta, mas a Giovana Rigotti perguntou ontem lá no Instagram (@jurovalendo, segue lá!) o que eu fazia pro meu cabelo não quebrar, já que ela, que também é loira, já estava quase desistindo.

Daí achei que a coisa deveria ser transformada em post, porque com certeza muita gente passa por isso!

cabelo quebrado juro valendo ju lopes

Porque o cabelo quebra?

A quebra do fio, que é diferente da queda e muita gente confunde, pode acontecer por vários motivos, tanto físicos quanto químicos e mecânicos.

Aqui dá pra citar a falta de hidratação e reconstrução, o ressecamento intenso, a fragilidade decorrente de tratamentos químicos (luzes, progressiva, etc), o uso excessivo e/ou sem proteção de chapinha, secador e babyliss, dentre outras coisas.

Claro que a alimentação também influencia muito, porque se damos aos fios, através da alimentação, os nutrientes necessários, ele torna-se mais forte e saudável, o que, claro, reduz as chances de quebra em alguns casos.

Mas, a regra é que a quebra tem a ver com fatores externos. E, quando acontece, o fio, que, via de regra, se torna mais fino, parte-se em dois, geralmente soltando pequenos “pedacinhos” e deixando uma aparência que desagrada bastante.

cabelo quebrado juro valendo ju lopes

Cabelo quebrado: como evitar?

O mais importante é, primeiro, conhecer as causas e, na medida do possível, evitá-las e combatê-las. Além disso, a rotina de cuidados e uma alimentação rica em nutrientes essenciais para os fios também são muito importantes.

Mas, vamos por partes!

1. Use e abuse do filtro solar para cabelos!

Os raios solares causam ressecamento intenso e, mais grave ainda, atingem dois aminoácidos essenciais para a resistência da queratina (tirosina e fenilalanina).

E, pra piorar, a radiação solar atinge a matriz, o que faz com que a fibra capilar encontre mais dificuldade em reter a umidade, o que resulta em fios ásperos, porosos, opacos e sem brilho.

Pra proteger os fios e “blindar” o cabelo disso aí é só usar finalizadores que ofereçam proteção contra os raios solares. É melhor que seja o finalizador, ao invés do shampoo e condicionador, porque ele fica em contato com os fios por mais tempo.

Pra entender melhor isso e ver boas opções de produtos confiram esses posts aqui:

2. Hidrate, nutra, reconstrua!

Já vi muita gente dizer que cabelo quebrado precisa apenas de reconstrução, o que é um erro, porque o cabelo é formado não só por proteínas, mas por lipídeos, água, minerais e por aí vai.

E se o cabelo não está hidratado, ele fica ressecado, áspero e sem “flexibilidade”, o que implica em quebra. A falta de reconstrução também causa quebra, e aqui a textura do cabelo fica “elástica” e extremamente frágil, o que torna difícil o manuseio sem que ocorra a quebra.

cabelo quebrado juro valendo ju lopes

Se você não consegue descobrir se a quebra está sendo causada por falta de hidratação ou de reconstrução, confira esses posts:

3. Cuidado com o excesso de reconstrução!

O excesso de reconstrução, sobretudo de queratina, é tão prejudicial quanto a sua falta e pode levar a quebra dos fios, como expliquei nesse post aqui. Cuidado!

4. Chapinha, secador e babyliss

Quem usa chapinha, secador e/ou babyliss precisa, obrigatoriamente, usar um protetor térmico antes pra evitar que o cabelo desidrate e quebre.

Pra entender a importância desse produto, confira esse post aqui. E nesse aqui tem várias opções boas e baratas. Ou seja, não tem desculpa!

5. De olho no shampoo!

Shampoos muito agressivos, com pH mais alto, como a maioria dos antirresíduos, devem ser usados com bastante cuidado, já que ressecam facilmente, podendo levar a quebra do cabelo.

Cuidado, também, durante a lavagem, pois ali o cabelo está ainda mais vulnerável, completamente “esticado”, então nada de lavar de forma agressiva.

E, falando em lavagem, tem que prestar atenção na água, gente, que não pode ser muito quente. No mais, em muitos lugares a água está repleta de resíduos metálicos que podem facilmente deixar os fios porosos e quebradiços, como expliquei nesse post.

cabelo quebrado juro valendo ju lopes

6. Químicas capilares: muita calma nessa hora!

Tem um mundo de coisas pra falar sobre químicas capilares e quebra, mas as regras básicas são essas:

  • Jamais faça um procedimento químico se o seu cabelo estiver frágil ou elástico.
  • Prepare os fios antes da química com produtos reconstrutores.
  • Teste da mecha é essencial pra verificar se o seu cabelo vai aguentar ou não a química, e se ela é compatível com alguma outra que já tem no seu cabelo. Não dá pra dispensar!
  • Não faça mais de uma química no mesmo dia, a menos que o seu cabelo esteja muito forte.
  • Cuidado com o excesso de química. A cada procedimento os fios vai ficando mais frágil, então aumente a pausa entre um procedimento e outro!
  • Fez a química? TRATE! Seu cabelo vai precisar de reposição de nutrientes, então invista pesado em reconstrução, hidratação e nutrição.
  • Progressiva não trata cabelo, jamais. E a grande maioria dos botox, selagens e similares, que são vendidos como tratamentos, não passam de progressivas disfarçadas.

7. Cuidados extras com cabelo quebrado

  • Penteie os fios com cuidado, desembaraçando suavemente. Seu cabelo não é tão forte como você supõe!
  • Não torça os fios com toalha após a lavagem. Todo mundo faz, mas está errado e quebra o cabelo!
  • Evite prender os fios ainda molhados, não estique demais o cabelo nos penteados (ele não aguenta, gente!) e use prendedores mais “molinhos”. Elásticos durinhos podem, com muita facilidade, causar o rompimento dos fios.

Essas são as dicas que tento seguir sempre e que me ajudam, e no próximo post falo sobre tratamentos e suplementos, e sobre como cuidar direitinho do cabelo quebrado, tá?

E pra conferir todos os posts do #DesafioDoCabelo é só clicar aqui!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Madalena Honório  08/08/2016 - 11h55

    Ju linda, vc acha que o phill food (ou o forcee) podem ajudar na quebra? Pinto meu cabelo todo mês e queria que ele ficasse mais forte de dentro pra fora, sabe? Obrigada!! Linda semana para vc!

    • Ju  08/08/2016 - 15h16

      Ajuda se o cabelo estiver quebrando por estar fraco! Uma semana linda pra você, Ma!

  2. Karina  08/08/2016 - 13h16

    Juuuu…este post é sobre td ke estou passando…tenho um problema grande com quebra…faz 3 anos ke meu cabelo é do mesmo tamanho…e as pontas super finas..o meu problema é as luzes e uso mta chapinha….quanto tempo tenho ke ficar sem fazer esses procedimentos p meu cabelo parar de quebrar?????

  3. Elaine Olimpio  08/08/2016 - 14h07

    Glycolic Acid é ácido do formol?

  4. BRUNA SOUZA  08/08/2016 - 15h01

    Oi lindonaaa!!!!
    Usei ontem a proteína, deixei agir 30 min. Lavei e hidratei com a máscara doctor inoar. Juuu… Você tá certa! A gente vê a diferença na hora! Os fios ficaram mais selados,super suaves, macios e muito brilhantes! (Meu cabelo é castanho escuro natural!) e o cheiro que é Divo também! ¡ mesmo lavando e hidratado o cheiro dele prevaleceu!!! Ameeiii!!!! Agora amanhã vou fazer reconstrução e adicionar a queratina da bioextratus pra experimentar!!! A mascara que vou usar vai ser a anabolizante da forever liss. Ela dá uma leve reparada nos fios! Vou acrescentar a queratina e ver os resultados! Volto pra te contar depois!!!
    Mas a proteína foi tão boa que tinha que vir falar! Kkkkk… Vou usar ela 1x por semana. E 1x por semana eu faço umectação com meu amado óleo de coco! Como você fala: óleos são vida! Minhas pontas são muito boas! E olha que meu cabelo é comprido(até o bumbum com corte reto!) e dizem que é difícil manter as pontas hidratadas num cabelo muito longo né?! Pois depois que conheci seu blog (à dois anos a traz) e sua loucura por óleos…. Meus cabelos são outros!!! Só recebo elogios! 1x por semana no dia da umectação eu faço aquela hidratação com água de coco que te ensinei. O cabelo derrete igual manteiga no cuzcuz como você diz! Kkkkkkk….. E o brilho?? O óleo de coco me ganhou fácil! Não vivo sem! Agora comprei o de Argan pra testar! Mas é muito caro então vou usar ele pra potencializar máscaras de hidratação! Vamos ver se é essa maravilha toda! Depois venho te contar se gostei!
    Ah! Não posso deixar de falar sobre o condicionador Tentação acidificante da Novex! Ju é muiiitooo bommm! Tem vários aminoácidos, queratina, manteiga de karite…. E vinagre de maçã! Pensa num bichinho potente!!! 2x por semana uso ele! O cabelo derrete e fica muito brilhoso!!!
    Vichi escrevi um livro! Kkkkkkk… Só queria dizer que amo suas dicas!!! Nos ajudam muito! Continue sempre dando suas dicas maravilhosas Ju!
    Beijo flor! Fica com Deus!!!

  5. Elaine Olimpio  08/08/2016 - 17h03

    Que bom achei um botox da amávia to querendo usar , mas achei esta substância suspeita ele é cheio de silicones e proteinados eu fiquei com medo qualquer coisa eu mando a fórmula completa.

  6. Carol  19/08/2016 - 14h55

    Oi Ju!
    Curti muito o texto…. E apavorada com meu cabelo… o topo da minha cabeça, todo tem esse tipo de cabelo… Sempre tive os fios bem fininhos, com bastante frizz… Depois q comecei a fazer escovas e progressivas, vi q o cabelo foi raleando e com falhas em muitos lugares…. Acabei desistindo do método, e resolvi assumir e investir em produtos pra cabelos cacheados… Mas como tenho muito cabelo branco, pinto eles a cada 28 / 30 dias…. A tinta pode estar afetando esse processo de quebra? Até tento manter o cronograma, com mascaras baratas e caras… Mas isso não funciona tão bem qto gostaria… Será q o uso de protetor solar ajuda? Ja tentei tomar o pill food por um tempo, mas me deu dor no estomago… O minoxidil ajudaria? Beijokas :*

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo