Ontem a Caroline Codorniz comentou no nosso grupo no Facebook que tinha abusado do sol e estava com a pele completamente queimada, e como queimadura solar é bem comum nessa época, achei que seria legal fazer um post sobre isso!
Eu sei que a gente não deveria deixar isso acontecer, afinal temos um verdadeiro arsenal de guerra pra evitar o problema: protetor solar de todo tipo, chapéu que mais parece sombreiro, roupas anti-UV, barracas de praia, proteção solar oral e várias outras coisas.
Mas, acontece, tem vezes que a gente esquece, que se empolga com alguma coisa e não se dá conta que o sol tá “queimando no centro” e por aí vai. Já aconteceu comigo, quando estava brincando com Ozzynho na praia, e simplesmente não percebi. Só fui me tocar do desastre quando a coisa começou a arder e, sim, doer.
E quando acontece tudo o que a gente quer é alívio imediato, de preferência sem ninguém pra ficar buzinando no nosso ouvido que isso era evitável, pererê, caixinha de fósforo! hahaha
Como aliviar a ardência da queimadura solar
A sua pele está vermelha, muito vermelha, ardendo e quente, e provavelmente você está desidratado, então comece bebendo bastante líquido gelado para tentar reduzir a temperatura corporal.
Feito isso, vamos “acalmar” a pele e aliviar a ardência infame que deve ter aparecido em sua pele umas 2 horas após a exposição solar. Mas, essas dicas só valem para queimadura solar artificial. Se a sua pele estiver com bolhas e a queimadura for mais profunda, tem que procurar um médico, e rápido!
Compressas de água gelada ou, ainda, de água gelada misturada com maisena, aplicadas no local da queimadura ajudam, assim como água termal, preferencialmente gelada, que acalma a pele, e/ou Bepantol, que pode ser a pomadinha ou o líquido.
Se tiver o líquido, coloca na geladeira que o alívio é ainda maior quando aplicamos na pele.
É muito importante resfriar o local da queimadura porque o trauma térmico aumenta a permeabilidade vascular, o que ativa substâncias que danificam a parede externa dos capilares sanguíneos, ocasionando o extravasamento de um liquidozinho pelos poros. Esse líquido é rico em substâncias importantes para o funcionamento celular, e quando ele extravasa formam-se as bolhas e o edema. Pra retardar ou, em alguns casos, evitar esse processo é preciso resfriar o local da queimadura.
Mas, atenção aqui, é pra resfriar com água gelada, não pode usar gelo em contato direto com a pele queimada!
Pomadas que ajudam a acalmar a pele
A boa e velha pasta d´água, super baratinha e versátil, também pode ser usada em casos de queimaduras, assim como o Cutisanol.
O spray de lidocaína dá um alívio imediato na ardência, e é vendido em farmácias, e já usei também a pomada Topison, que é um creme com corticoide, mas precisa de prescrição médica (não usem corticoide sem indicação e orientação médica, por favor!).
O cuidado deve ser constante nas horas seguintes, e o alívio vai acontecendo aos poucos. Tem que ter paciência e, enquanto a pele estiver ardendo, não se expor ao sol.
Com certeza existem outros produtos e dicas, mas esses são os que conheço e já usei, tá? Se conhecerem mais algum, avisem nos comentários!
Beijos, Ju♥
Pra mim o bom e velho Caladryl sempre foi tiro e queda! Era só dormir com ele para já estar beeem melhor no dia seguinte, só não sei se continua a mesma coisa em relação a fórmula e eficiência uma vez que faz muito tempo que não uso.
Juuu adoro seu blog! Bjo
Fui pra praia à três semanas e me queimei de um jeito!!!!! Sofri muito! Comprei um creme chamado Calamed, passei pós sol da Nívea mas o que resolveu mesmo foi a pasta d’água! Na próxima me cuidarei mais! Bjo e te adoro!
Cutisanol é maravilhoso pra irritação na pele, inclusive evita aquela assadura que dá entre as pernas. Leite de magnésia também é ótimo pra aliviar a queimadura de sol.
Adoro seu blog!