A gente tende a “esquecer” dele, mas faz tempo que bato na tecla da importância de manter o couro cabeludo saudável para que o cabelo fique bonito, saudável e tenha um bom crescimento, né?
E sim, gente, a saúde do couro cabeludo interfere diretamente no crescimento dos fios e está relacionada com a queda capilar, dentre muitas outras coisas.
É ele o grande responsável pela sustentação e nutrição das glândulas sudoríparas e sebáceas, que produzem “gordura” e a oleosidade natural ligadas tanto ao folículo piloso quanto ao bulbo capilar, que é o local onde ocorrem todas as trocas metabólicas essenciais para a nutrição, formação e oxigenação do folículo, que vai emergir e formar o fio do cabelo.
É dali que o fio nasce, e é ali também que a gente consegue resultados muito mais rápidos para vários problemas capilares, já que essa região é extremamente vascularizada e porosa. Isso significa que a penetração e absorção dos ativos é muito mais fácil e rápida.
Cuidados com o Couro Cabeludo
E cuidar do couro cabeludo não é difícil nem requer grandes gastos. A coisa depende mais de prestar atenção nas suas características e necessidades, evitar algumas coisas e mudar hábitos.
Se a gente não faz isso, a raiz fica mais oleosa, surge a caspa, a descamação, as coceiras e as feridas, a oxigenação fica prejudicada, assim como a nutrição dos fios, e aí o cabelo começa a cair e demora muito mais para crescer.
Evitar isso é fácil, basta ficar atenta a essas dicas, ó:
1. Enxágue bastante e não deixe resíduos nos fios
Um dos maiores erros que a gente comete é não remover completamente os produtos do cabelo. E isso vale para todo tipo de produto, inclusive shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores.
A remoção incompleta dos resíduos, comum com os enxágues “meia boca” que a gente faz no dia a dia, acaba gerando acúmulos na raiz, o que entope os poros do couro cabeludo e prejudica a nutrição e oxigenação dos fios.
Quando isso acontece, quando o couro cabeludo não fica completamente limpo, raiz tende a ficar mais oleosa, a queda aparece, assim como a caspa, e o cabelo não cresce como deveria.
Já fiz um post aqui falando sobre o jeito certo de lavar o cabelo, e como isso faz diferença, recomendo muito a leitura!
2. Água quente é o fim da picada!
Eu sei que no friozinho a gente quer mesmo água quente, muito quente, mas isso não é nada bom para o couro cabeludo.
A água muito quente causa um desequilíbrio na camada hidrolipídica que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais, aumentando a oleosidade na raiz e causando ressecamento no comprimento e pontas.
O ideal é lavar os fios com água em temperatura ambiente, mas como nos dias frios a gente não dá conta, que seja pelo menos com água morninha, nunca muito quente.
Eu sei que não é fácil, mas tenta lembrar que quanto mais oleosa estiver a sua raiz, mais difícil será o crescimento dos fios.
3. A escolha do shampoo faz toda diferença!
Eu, como tenho uma raiz mais oleosa, tento usar, sempre que possível, um shampoo que faça uma limpeza mais profunda, mas não agressiva, na raiz, o famoso pré shampoo, e isso faz muita diferença pra mim.
E, no meu caso, shampoo 2 em 1 e lavagem com condicionador não funcionam de jeito nenhum. A raiz fica mais oleosa, começa a coçar e, em pouco tempo, a caspa aparece. Mas isso, claro, depende de cada cabelo.
O importante é usar um produto que limpe bem o couro cabeludo, mas de forma suave, sem agredir ou irritar. Ah, e a remoção tem que ser completa. É preciso enxaguar muito bem os fios pra não deixar nenhum resíduo de shampoo.
4. Esfoliação do couro cabeludo
A esfoliação do couro cabeludo ajuda na eliminação de células mortas, remove resíduos mais resistentes, combate a oleosidade excessiva e, assim, ajuda no crescimento dos fios.
Ela pode ser feita em salões, pode ser feita, de forma mais suave, com shampoos esfoliantes, como o Pré Shampoo Esfoliante Capilar, da Natura, e o Pré Shampoo Purificante Argiloterapia, de O Boticário, e também com receitas caseiras.
Pra saber mais sobre o assunto e ver a receita caseira de esfoliação do couro cabeludo é só clicar aqui.
5. Cuidado com os produtos aplicados na raiz
A gente sabe que não deve aplicar, em regra, condicionadores e máscaras na raiz, exceto os específicos, mas eu, por exemplo, sempre que testo um produto pela primeira vez aplico também na raiz pra ver se vai dar alguma reação alérgica ou algo do tipo.
Está errado, claro, e não deve ser feito por vários motivos. Na raiz a gente só aplica o que for indicado para essa região, porque são produtos com características farmacológicas compatíveis para a aplicação local.
A máscara de hidratação da Head & Shoulders, por exemplo, era indicada para uso na raiz, mas foi descontinuada. A marca, contudo, continua com outros produtos específicos para couro cabeludo e é vendida em mercados e farmácias, tendo um ótimo custo-benefício.
Mas, não é só com o condicionador e a máscara que a gente tem que se preocupar. Colorações, alisamentos e qualquer outra química capilar deve ser usada com muito cuidado nessa região. Não são poucos os casos de descamações, irritações e até queimaduras nessa região, o que, claro, pode causar danos graves a estrutura do bulbo capilar.
Outros cuidados com o couro cabeludo
1. Ao usar o secador, mantenha uma distância mínima de cerca de 20 centímetros da raiz. Quando for usar chapinha ou babyliss, é importante manter pelo menos 1 centímetro de distância do couro cabeludo.
2. Evite o uso de finalizadores na raiz, exceto os específicos. Além disso, tem que lembrar que é preciso remover muito bem esses produtos do cabelo no momento da lavagem.
3. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas. Massagear com as pontas dos dedos é excelente e estimula a circulação local, massagear com as unhas agride e prejudica.
4. Na praia ou na piscina o recomendável é usar chapéu ou boné para proteger a região, sobretudo nos horários onde o sol está mais “forte”.
5. Lave os cabelos frequentemente, sempre que perceber que os fios estão sujos e/ou oleosos. O acúmulo de oleosidade e sujeira na raiz provoca descamações, coceira e caspa. Se a sua raiz é muito oleosa, dá uma olhadinha nesse post sobre como tirar oleosidade do cabelo.
Com esses cuidados, que são simples, a gente garante a saúde do couro cabelo e, consequentemente, a beleza, força e crescimento dos fios.
Alguém tem mais alguma dica? Divide aí com a gente!
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
SEMPRE COM AS MELHORES DICAS
Beijos
Ju, o link para a receita de esfoliação caseira está direcionando para o post de como tirar oleosidade do cabelo. Mas eu achei o post correto. Comprei esses dias o shampoo de limpeza profunda da Natura e estava com a ideia de fazer a esfoliação com argila branca. Pena q a Natura parou de comercializar o shampoo esfoliante. Bjus.
Lu, vou ajeitar, obrigada por avisar!
Gostei das dicas, mas não dou conta de lavar o cabelo com água morna com a temperatura aqui onde eu moro beirando os 11 graus.
Ju, gostaria de saber se é errado lavar o couro cabeludo primeiro com shampoo “normal” e depois lavar com o anti-caspa? Eu faço isso, pois meu cabelo resseca muito se usar só o anti-caspa.
Nunca tentei assim não, mas se tá funcionando pra você, continua!
Beijos
Ju achei o Pré Shampoo Purificante Argiloterapia, do Boticário, aqui em SP não saiu de linha não . Comprei hoje
Vou no Boti daqui hoje saber disso, porque aqui já procurei várias vezes e não achei, e aqui tem 3 lojas. Pode isso???