29.08.2018

Você se Permite Merecer?

Dentre tantas outras coisas, escrever, pra mim, é também uma catarse. É como coloco pra fora, me analiso, procuro entender a mim e ao mundo. E hoje, depois de me olhar no espelho e soltar um “ei, Julliana, você se permite merecer?”, sentei pra escrever esse post pra tentar encontrar a resposta.

Cheguei nesse questionamento assustada, porque enxerguei ali medo e culpa. Medo por estar a um passo de realizar um sonho, e culpa por conseguir realizar esse sonho.

Deveria ser maravilhoso, é pra ser maravilhoso. Porque bodega, então, eu tô tão apavorada?

Onde foi parar a Julliana que trabalha arduamente para fazer as coisas acontecerem, enquanto repete como mantra uma dessas frases de Instagram que diz “quero dormir todas as noites na certeza de que nada em mim foi covarde“, hein?

se permite merecer

Tava ali paralisada. Tá aqui agora com as mãos no teclado, olhando pra tela com o coração acelerado.

Tem o medo da mudança? Claro que sim. Só que esse não é um medo que me paralisa mais. Mesmo me tremendo toda, eu encaro de frente e faço o que precisa ser feito.

Não é ele que me engole.

A questão é outra… E me lembra muito o desconforto que senti durante a maior parte da vida quando era elogiada.

É como se eu não merecesse. Como se fosse errado merecer.

E aí me dou conta de como é difícil aceitar as minhas realizações e, pior, acreditar que mereço cada uma delas, porque nada foi sorte ou acaso. Foi muito trabalho, e trabalho duro. Foi empenho, esforço,  comprometimento, persistência, paciência, confiança e uma fé absurda que me fez levantar dezenas de vezes, continuar e correr atrás depois de cada queda.

E mesmo tendo consciência de tudo isso, de que mereço sim, e mereço muito, me sinto culpada. E isso é muito cultural.

Não sei de onde vem ou quando começou essa coisa toda, mas o fato é que, inconscientemente, tentamos não chamar atenção, não fazer barulho e não ocupar muito espaço para que o outro não se sinta desconfortável. E, assim, a culpa por causar esse desconforto não venha.

Tentamos nos mostrar “menores” para que os outros se sintam melhores. Para, assim, evitarmos ser chamadas de  arrogantes, esnobes, petulantes.

Percebe a loucura que é isso? Percebe o tamanho do problema? Porque se não conseguimos sequer aceitar elogios sem abaixar a cabeça, como iremos acreditar que merecemos tudo aquilo pelo qual lutamos?

Muitas de nós sequer entende que está tudo bem querer mais, que não é errado não se conformar com pouco, com menos do que a gente quer ou sonha.

Que sermos honestas com nós mesmas, pensarmos mais em nós, fazermos mais por nós  e acreditarmos que merecemos sim, e merecemos o melhor, é o óbvio, o natural. Não tem crime nenhum, tá?

Você não tem culpa de merecer tantas coisas incríveis. Você tem é mérito. E você não só deve se permitir merecer, mas se dar o que merece. Você “fez por onde”, é seu por direito!

Vou ali seguir meus conselhos… Já conto tudo pra vocês!

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥  Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Mariana Freitas  30/08/2018 - 08h57

    Nossaaaaaaaa….. isso foi pra mim um chacoalhão!!!!
    Estou num momento desse na minha vida, medo de largar o que lutei pra conseguir por ter surgido uma oportunidade melhor ainda, me sinto como se eu não fosse merecedora dessa nova oportunidade, nova etapa na minha vida.
    Ótimo pelo lado financeiro e pelo desafio, mas presa no medo de ser ingrata pelo que tenho.
    Ontem mesmo conversei isso na terapia e ela me deu uma “bronca” por colocar o peso da culpa onde não existe.
    Não sei… talvez pelo comodismo, pelo conforto que tenho agora e que essa nova etapa tiraria.
    Mas ao mesmo tempo intrigada pelo novo, pois estou virando minha vida de cabeça para baixo nesse ano… com a saída de casa, o divórcio, voltando a estudar e ainda agora mudança de emprego?….seria 2017-A para 2018-Z….muita mudança!
    Dá o medo da mudança com o frio na barriga do desafio.

  2. Priscila Honnda  30/08/2018 - 16h54

    Por muitas vezes me parei pensando assim, o medo deixa a gente sempre com pensamentos negativos e dúvidas, muitas dúvidas, adorei demais o seu texto Ju

  3. Claudia lopes  30/08/2018 - 20h51

    Ju não é fácil reconhecer nosso valor,reconhecer que merecemos.Eu mesma vivia cercada de pessoas todos os dias que faziam questão de me dizer que eu não merecia,inclusive um comentário de uma amiga que disse que não sabia como meu marido ainda estava comigo depois de eu ter engordado tanto!Enfim a alguns anos atrás conheci seu blog,sei que Deus é infinitamente bondoso é através de cada palavra,cada resenha e de cada desabafo seu,eu fui despertando e entendendo que eu podia e merecia sim tudo que eu quisesse,me enchi de fé e fui sem medo,ainda estou em construção,mas gosto do que vejo hoje no espelho e melhor gosto do que vejo dentro da alma!

  4. Kamila Trajano  01/09/2018 - 20h41

    Nossa Ju, conversei essa semana sobre isso com um amigo e sei exatamente como se sente. E como é difícil deixar essas crenças que temos sobre nós mesmas para trás.
    Tenho a certeza de que é merecedora de tudo que lhe acontece, acompanho seu blog e sei de todo o seu esforço e dedicação em apresentar sempre o melhor para nós leitoras.
    Obrigada por dividir sua historia conosco.
    Beijo grande!!!

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • #Repost from @jurovalendo with @regram.app ... Já falei desse finalizador aqui e no blog, é o Nutri Cachos, e ele foi meu escolhido pro #PapoNaPiscina! ☀️ Ah, e a escova verde foi junto pra fazer par! Hahaha (ela é super boa, desembaraça sem quebrar, e tem pra fios mais finos, normais e mais grossos). Pra se expor ao sol tem que usar finalizador com proteção solar, não tem pra onde correr, gente! O sol danifica demais os fios, e isso inclui muito mais que desbotamento, são danos na estrutura do fio mesmo.

E, ó que coisa boa, todos os finalizadores @bioextratus têm proteção solar!🙌🏻 E pra cada cabelo tem um finalizador adequado, é só procurar o que se adeque mais ao seu. ☺️ Já testou esse? Conta aí o que achou! Quer resenha de algum outro? É só dizer! 💗

#PorUmFio #BioExtratus #JuroValendo | Publicidade ✨
  • #Repost @jurovalendo
• • • • •
Tu já conhece a Emulsão Mágica Manteiga de Tutano, da @bioextratus ? 🤔

Pois se o seu cabelo estiver ressecado, com as pontas parecendo espiga de milho 🌽, pode se jogar sem medo! 🙌🏻 Ela tem uma composição super balanceada para hidratar, nutrir e reconstruir com ativos como tutano, glicerina, manteiga de karité, óleo de coco, óleo de palma, ácido glicólico e proteínas vegetais. Adoro!😍 O efeito amaciante é dos bons, mas gosto mesmo do resultado depois que o cabelo seca, porque o bichinho seca bonito, viu? ✨

Alinha, sela bem, doa brilho e suaviza muito a textura dos fios, combatendo com gosto o ressecamento e deixando as pontas no ponto.

É um produto bem curinga, que equilibra os fios quando nada parece funcionar direito, sabe como é?💗☺
✨#PorUmFio #JuroValendo #BioExtratus
  • 🚨BLACK FRIDAY NATURA: um show de ofertas! 🔎PATAUÁ - Crescimento e força dos fios.
O óleo de Patauá acelera o crescimento e deixa os fios mais fortes e resistentes. Fragrância fresca com notas amadeiradas. Força, maciez e brilho!
🛍️🛒🏃💨(LINK DISPONÍVEL NA BIO) + Cupom exclusivo de frete grátis. Aproveite!
>> Créditos de imagem da querida Consultora Elen.
#pataua #cabelos #tratamentocapilar #transicaocapilar #Natura #naturabroficial #resenha #jurovalendo #ofertas #achadosdasemana #mercadolivre #coisasdediva #amostragratis #crescimentocapilar #forca #brilho
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo