Acne em pele madura? Sim, ela existe, infelizmente, e se não for tratada vai continuar atacando até quando bem entender.
Ou, muito melhor, até quando resolvermos cuidar.
É essencial saber que existem inúmeras causas possíveis, que vão do estresse a alimentação, mas no caso da mulher adulta os fatores predominantes são o uso de cosméticos ou maquiagens inadequados (acne cosmética) e os hormônios.
Mas então como acabar com as espinhas? Além do dermatologista, é essencial conversar também com o seu ginecologista.
Acne em pele madura e hormônios
No caso hormonal a disfunção que, em regra, causa a acne tem a ver, na fase adulta, com a produção exagerada dos hormônios andrógenos, responsáveis pelo estímulo das glândulas sebáceas, bem como a síndrome dos ovários policísticos, problemas na adrenal, dentre outros.
Mas, quando o problema é causado por uso indevido de cosméticos e maquiagens, bem como a falta de cuidados, sobretudo na limpeza, que gera o acúmulo de sebo e sujidades na superfície da pele, entupindo os poros, é indispensável pensar em uma rotina de cuidados adequada, que inclua necessariamente a limpeza facial.
Sem esquecer da escolha de cosméticos indicados ao seu tipo de pele, não comedogênicos, e a limpeza facial profunda para remover totalmente a maquiagem.
Já falei por aqui sobre isso, até porque tenho problemas hormonais e durante o período menstrual o bicho pega, e algumas coisas me ajudam muito, tanto a tratar como como evitar espinhas:
Cuidados com a pele madura
Pra começar, não abro mão de sabonetes ou géis de limpeza específicos para peles oleosas, com ativos que auxiliem na redução da formação dos comedões, evitando a obstrução dos folículos pilo-sebáceos e no controle da oleosidade.
E faço a higienização completa com meu LUNA 2, da FOREO, que faz uma limpeza de pele profunda e ainda me ajuda a remover os resíduos finais da maquiagem.
Desde que comecei a usar meus quadros de acne reduziram drasticamente, e é justamente por isso que não abro mão dele de jeito nenhum.
Com a pele muito mais limpa, os poros não acumulam sujidades e os produtos de tratamento são melhor absorvidos, inclusive o que uso para tratar a acne em pele madura, que é o Epiduo Gel.
Ele me ajudou muito no ano passado, inclusive fiz resenha aqui, quando suspendi o anticoncepcional e não estava fazendo a remoção correta do protetor solar (sem a limpeza de pele profunda a acne aparece, não tem jeito!).
Agora, uso o Epiduo apenas 1 vez por mês, mas jogo duro na limpeza duas vezes por dia com um sabonete facial tudo de bom e meu FOREO LUNA 2. E, claro, continuo cuidando dos hormônios.
A diferença da minha pele é visível!
E vocês, já passaram por isso? O que usaram? Dividam aí com a gente!
Beijos, Ju♥
Bora papear mais? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Eu tenho síndrome do ovário policístico e minha pele só começou a dar jeito depois do tratamento que faço com anticoncepcional,me fazia muito mal a quantidade de acne que eu tinha devido a isso,fazia limpeza de pele e nada,agora estou caminhando no meu skin Care e já vejo resultados .
Ju o que você considera pele madura? A parir de quantos anos? Adoraria ter “coragem” de comprar o Luna (porquê eu sou canguinha igual a tua (hihihi). Eu já uso o Epidac OC em gel, pontualmente encima das malditas espinhas.
Tai,mas tem outras que limpam também, e tem sabonetes faciais que limpam super!
Olha, a partir de 35…
Beijo <3
Adorei as dicas…. Adoraria se falasse mais sobre produtos de diversos fins para pele madura/acneica/oleosa.
Oi Ju!! Primeiro quero agradecer por compartilhar tantas informações incríveis como vc fazo muito das suas resenhas, são simplesmente ótimas!! Estou com uma dúvida sobre o seu aparelho Luna: pesquisei a pouco na internet e vi q tem vários modelos, com diversos preços. Esse que estão mais em conta tem o mesmo efeito? Tem alguns de 50 ate mil reais. Fiquei super em dúvida…me ajuda Juuuuu
Beijo!!